domingo, 19 de abril de 2009

Análise do Grande Prêmio - China/Xangai (19/04/2009)

Leia também: Vitória esplêndida de Sebastian Vettel no GP da China

Análise dos pilotos:

Sebastian Vettel. Absolutamente perfeito. Nota 10
Mark Webber. Não fosse Vettel seu companheiro, teria tido seu dia de glória. Nota 8
Jenson Button. Percebeu a superioridade da Red Bull e se estabeleceu em terceiro. Nota 7
Rubens Barrichello. Prejudicado por problema de freios, fez prova burocrática. Nota 5
Heikki Kovalainen. Manteve o carro na pista e mostrou que sabe ser eficiente. Nota 8
Lewis Hamilton. É excelente na chuva, mas dessa vez errou um pouco demais. Nota 7
Timo Glock. Valente, teve todo tipo de problemas, mas jamais desistiu. Nota 7
Sebastien Buemi. Já provou que merece um lugar na Fórmula 1. Nota 8
Fernando Alonso. Ótima classificação, estragada por uma tática desastrosa. Nota 7
Kimi Raikkonen. Pouco combativo, ficou preso no tráfego e não marcou pontos. Nota 5
Sebastien Bourdais. Está levando um vareio do companheiro Buemi. Errou muito. Nota 4
Nick Heidfeld. Muito apagado, quase não foi notado na pista. Nota 4
Robert Kubica. Vive a pior fase da sua carreira na Fórmula 1. Nota 3
Giancarlo Fisichella. Batido facilmente por Sutil na briga interna da Force India. Nota 4
Nico Rosberg. Arriscou com pneus intermediários e se deu mal. Nota 4
Nelsinho Piquet. Uma corrida horrorosa. Está ainda pior do que no ano passado. Nota 1
Adrian Sutil. Estava perto de um excelente sexto, mas bateu no fim. Coitado. Nota 8
Kazuki Nakajima. Não justifica ser titular de uma equipe de Fórmula 1. Nota 2
Felipe Massa. Teria sido quinto colocado, no mínimo. Merece melhor sorte. Nota 7
Jarno Trulli. Quando bate água no capacete, o italiano fica para trás. Nota 3

Análise das equipes:

Brawn. Perdeu para a Red Bull, mas ainda não há motivo para desespero. ****
Red Bull. Um fim de semana dos sonhos. Não poderia ter sido melhor. *****
Toyota. Só os japoneses e a Force India seguem sem vitórias na F-1. ***
McLaren. Já está reagindo mais rápido do que a Ferrari. ****
BMW. Performance fraca e desanimadora. *
Renault. Mais um fim de semana para esquecer. **
Toro Rosso. Ao contrário das previsões, vai se afastando da lanterna. ****
Williams. Precisa começar a aproveitar o potencial do carro. **
Ferrari. Um início de ano tenebroso. *
Force India. Ficou no quase, de novo. Já merece marcar o sonhado pontinho. ***

Análise da corrida:

O GP da China foi agitado como qualquer corrida com chuva, mas teve poucas disputas entre os primeiros colocados. Apesar disso, a prova teve uma boa dose de saídas de pistas, ultrapassagens e acidentes.
Nível da corrida: Boa

Análise do campeonato

A Brawn GP já tem uma rival na briga pelo título. Embora ainda pareça estar um pouco atrás da equipe-sensação, a Red Bull provou que o campeonato deste ano não será um simples passeio de Jenson Button e Rubens Barrichello.
Nível do campeonato: Ótimo

Balanço dos palpites:

Vitória: Rubens Barrichello. O vencedor foi Sebastian Vettel
Pole: Rubens Barrichello. O pole position foi Sebastian Vettel.
Melhor volta: Jenson Button. A melhor volta foi de Rubens Barrichello
Tempo da pole: 1:36.250. O tempo da pole foi 1:36.184
Primeiro abandono: Sebastian Vettel. O primeiro abandono foi de Jarno Trulli
Zona de pontuação:
1. Rubens Barrichello (Sebastian Vettel)
2. Jenson Button (Mark Webber)
3. Nico Rosberg (Jenson Button)
4. Jarno Trulli (Rubens Barrichello)
5. Kimi Raikkonen (Heikki Kovalainen)
6. Timo Glock (Lewis Hamilton)
7. Felipe Massa (Timo Glock)
8. Heikki Kovalainen (Sebastien Buemi)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Rubens Barrichello (segundo)
Malásia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
China - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Rubens Barrichello (terceiro)

De bom, mesmo, apenas o palpite sobre o tempo da pole position - errei por menos de um décimo! No resto, entretanto, meu desempenho foi bem fraco. Passei perto de acertar as posições de Button e Glock, mas quase todas as apostas foram tiros n'água.
Nível dos palpites: Ruim
Placar da temporada: Um acerto em três possíveis

Por hoje, é só. Até a próxima!

16 comentários:

Henry disse...

Gustavo,
Ferrari, Renault e BMW estão meses atrás dos outros carros. Só a McLaren mostrou seu costumeiro poder de reação. Muito trabalho pela frente. Não adianta desespero.

Não descarto a Toyota, nem a superioridade da BrawnGP, porque esta prova foi atípica, mas a Red Bull é uma realidade e a Williams lamentavelmente não é uma realidade.

1abraço

Anselmo Coyote disse...

Kkkkkk!!!

Que piada!

Vendo essas avaliações conclui-se que é melhor não correr!

Massa não correu, ganhou 7 pontos.

Alonso larga em 2o com duas gotas de gasolina, chega em 9o, roda horrorosamente, ganhou 7 pontos.

O Hamilton enfrenta a onça, corre a corrida inteira debaixo de um aguaceiro com um carro de merda, roda como todo mundo, faz mil ultrapassagens e ganha 7 pontos.

PS. Será que o Massa vai dar birrinha para ficar com o carro do Nelsinho?

Kkkkkkkkkkkk!!!!!!

Luis Raposa disse...

Nível dos palpites, péssimo!
Realmente nota 7 pro felipe canelone foi demais!!!
Já o guerreiro hamilton com todas as rodadas, levou a outra carroça da f1 até o fim recebe tb 7...

Guilherme disse...

Gustavo,

Essa nota 7 pro Massa pode estar exagerada, principalmente pela ilusão provocada pelo abandono quando estava em 3º lugar e, ainda mais, pela sensação de que poderia ter realmente pontuado não fosse a quebra. Ele teria que ir aos boxes, talvez duas vezes, enquanto a maioria já havia feito uma parada, além disso, Massa ultrapassou Trulli e kimi, ambos visivelmente com rendimento sofrível, estavam sendo ultrapassados por qualquer um que chegasse neles.

Não achei que fez uma boa corrida, até porque quase metade da prova ele cumpriu atrás de safety-car, mas que dava pra marcar 1 ou 2 pontos isso dava, se ele realmente conseguisse continuar na prova, mesmo sem o carro ter lhe deixado na mão.

Enfim, não vejo que ele mereça nada mais que nota 5. Se ele terminasse e pontuasse aí sim valeria esse 7 pra ele.

Ah, Nelsinho e Nakajima... 0 pra eles, sem dó! Não fosse pelos sobrenomes, já estariam limados da F1. Haja paciência com eles. Até o final da temporada ainda vão pontuar, mas estão ridículos!

As demais análises foram pertinentes.

Grande Abraço!!!

Andre Martin disse...

Interessante resumo e avaliação, como um todo. Espero que consiga manter esse rítimo até o fim da temporada, com o mesmo pique e dedicação analítica.

Outra coisa que percebi foi um renascimento das apostas/palpites no tão criticado, satirizado e para muitos desacreditado RB.

Pessoalmente, eu o considero bom piloto. Não é dos melhores, nem tão rápido, mas é habilidoso e experiente, e PRINCIPALMENTE decente e honrado (coisa rara e digna de admiração! Perder posições e corridas jogando limpo do que comprometer a segurança dos pilotos).

A sorte, que muitas vezes não andava ao seu lado, parece que neste ano excepcionalmente resolveu andar a seu lado... Mesmo quando as coisas parecem azarar, ele tem tido sorte!! kkkk

Seu único problema talvez seja pensar que por seu companheiro não ser mais o mitológico MS, que sua vida seria fácil e garantida... JB é rápido, jovem, inglês e com muita gana! Osso duro pro valente quase aposentado.

Sem dúvida, esta é sua maior (talvez a única e última) chance de tentar ser campeão, mas a virada quem ser marcada no próximo GP, senão dança de novo.

Abraço.

Leandrus disse...

Eu diminuiria a nota do Buemi pq ele quase botou a corrida dele e do Vettel a perder ao acertar o bico do carro na traseira do alemão. Perdeu um tempinho e se não fosse isso poderia até conquistar uma posição melhor. De resto, concordo com as notas, até com a do Alonso: tinha tudo pra fazer boa corrida, mas teve a estratégia estragada e rodou quando fazia boa prova de recuperação. E o Massa tinha tudo pra ficar na frente das Mclarens, pelo menos na frente do Hamilton, contado com os erros do inglês.

Ateh!

Anselmo Coyote disse...

Kkkkkk!!!!

O Sutil rodopiou sozinho e saiu no mesmíssimo lugar em que rodou o Nelsinho. Só que o Nelsinho ficou e embora tenha feito uma corrida horrorosa levou o carroção até o fim.

Notas:
Sutil - errou e saiu: 8.
Nelsinho - errou e ficou: 0.

Esse blogueiro como avaliador é um fanfarrão!

Jean-BH disse...

Gustavo,

Como havia dito no post dos palpites que vc estava enganado ao colocar o Vetel como primeiro abondono. E lá comentei que apostava nela pra podium e atá vitória. Ponto pra mim!
Até tento torcer pelo Rubens, mas ele teima em ser segundão! Aí fica difícil!

Ron Groo disse...

Anselmo, Massa correu sim. Enquanto seu carro deixou ele foi muito bem. Mas problemas acontecem, mais com a Ferrari que com o resto do mundo. Mas acontecem.

Gustavo, vimos a mesma corrida.

Blog F1 Grand Prix disse...

Ancelmo,

Sugiro que você pegue o mapa da prova e avalie, volta a volta, o desempenho de Sutil e Nelsinho. Enquanto o alemão andou no ritmo de McLaren, Toyota e Williams a corrida toda, o brasileiro foi o mais lento da pista quase que o tempo inteiro.

Alonso e Massa tiveram resultados ruins por culpa de suas equipes - uma errou a estratégia e a outra preparou um carro que não chegou ao fim da prova. Fizeram boas corridas, os dois. Hamilton, por outro lado, definiu sua performance como "uma das piores que já tive na Fórmula 1". Mesmo assim, terminou em sexto.

Não é a primeira vez que você usa uma linguagem chula aqui no Blog. Estou avisando: você pode discordar de mim, mas jamais me destratar. Da próxima vez, seus comentários serão deletados. Este é o último aviso.

Att.

Gustavo Coelho

Blog F1 Grand Prix disse...

Aos demais: obrigado pelos comentários educados e construtivos, como sempre! Valeu mesmo pelos elogios e pelas críticas. Não respondo individualmente por pura falta de tempo.

Grande abraço a todos!

Edgar Ganta disse...

Isso aí o coelho vai caçar coyote..rss

Gustavo, concordo com vc em partes, mas todo mundo tem direito de dar seus palpites se eles serão certos ou errados, ninguem pode dizer.

Mais uma vez parabéns pelo blog ja está nos meus favoritos.

Ps:Anselmo vc é um fanfarrão!!
kkkkkkkkkkkkkk

Beatle Ed disse...

Calma gente, vamos pegar leve.

Ancelmo gente boa,

se você pegar os tempos do Massa poderá ver que ele tinha um ritmo muito bom, mesmo com o tanque cheio.

Naquelas condições ele talvez conseguisse um lugar no pódio sim mas eu calculo que um quinto lugar já estaria de bom tamanho.

Os problemas da Ferrari são velocidade e confiabilidade, como os tempos de todos eram baixos por causa da chuva Felipe conseguia acompanhar bem o pelotão da frente.

Até que o motor deixou o Massa a pé … uma pena.

Agora vergonha mesmo foi a Renault jogar fora a corrida do Alonso com aquela "estratégia".

abraços

Andre Martin disse...

"Os problemas da Ferrari são velocidade e confiabilidade"? Acho que os problemas da Ferrari são muito mais de competência, estratégia e sorte (dos pilotos), que qualquer outra coisa mais mecânica e eletrônica....
Colocar pneus de chuva extrema para Raikkonen com a pista úmida não é nem confiabilidade nem velocidade... Olhar e calcular relógio erradamente no qualify do Massa não é nem confiabilidade nem velocidade...

E, cá entre nós, toda corrida na chuva é uma loteria (exceto pro que anda na frente): mas se enxerga a pista, muitas poças d'água para aquaplanar em qualquer lugar, carros não podem sere reajustados para as condições molhadas da pista, tudo isto contribui para qualquer piloto fazer uma corrida ruim e rodar, (uns mais que outros) ou andar menos...

Todos parecem esquecer que não é só o difusor em "V" que é diferente: os assoalho do carro contém furos que facilitam a passagem do AR... Já imaginou ÁGUA passando por ali? Faz o efeito oposto. Por isto os carros "com difusores espertos" não se sobressaíram neste GP.

Henry disse...

Gustavo,

O Anselmo é um fanfarrão!

E gente boa!

Anselmo Coyote disse...

Gustavo,

Só agora vi o seu post.
Como não tinha conhecimento dele, fiz ontem um outro comentário no post "Vitória esplêndida de Sebastian Vettel no GP da China". Lamento.

Eu discordei de vc do meu jeito. Não usei linguagem chula neste nem em nenhum outro comentário neste blog. E nem usaria. Aquele comentário foi a minha leitura da corrida e do seu post. Portanto, é a minha opinião. Lamento também.

Henry, Beatle ED e Edgar,
Obrigado pela consideração. Nos veremos por aí. Afinal, esse esporte é apaixonante.

Groo, sobre a corrida do Massa vou escrever mais detalhadamene no seu blog.

Ah! E repito, vc são todos uns fanfarrões mesmo. Aprendam a escrever, seus marmanjos. Meu nome é AnSelmo Coyote, com "S" de NelSinho Piquet.....rsrsrsrsr!!!

Abs.