sábado, 11 de julho de 2009

Webber, enfim, quebra o tabu e conquista a primeira pole

Nada como uma chuvinha para animar as coisas.

O treino de classificação para o GP da Alemanha, neste sábado, foi certamente o mais emocionante de toda a temporada.

No fim, melhor para o australiano Mark Webber, que conquistou a primeira pole da carreira. Rubens Barrichello larga em segundo, seguido pelo líder do campeonato Jenson Button.

Com 130 GPs nas costas, Webber foi o piloto que mais tempo demorou até obter a primeira pole. Já estava mais do que nada hora, sem dúvida.

E o australiano teve mérito. Líder no "Q1", evitou os percalços da chuva que caiu no "Q2" e, no momento da superpole, foi preciso e eficiente.

Webber possui um carro mais pesado que o de Rubinho e Button. Como Vettel só larga de quarto, o australiano tem amanhã a melhor chance de vitória da carreira.

Mas não será tão fácil assim. A chuva já embaralhou o grid e promete interferir na corrida também.

Rubinho e Button, dois veteranos bons de água, mantém suas chances.

Na classificação, o brasileiro foi apenas ligeiramente melhor do que o inglês. A dupla da Brawn está quase no mesmo nível em Nurburgring.

Interessante será observar a atitude da equipe se Rubinho e Button estiverem em disputa de posição. Será que o inglês terá a preferência? Muito provavelmente não, mas nunca se sabe.

Em casa, Vettel decepcionou a torcida e larga só de quarto. Pela primeira vez no ano, foi batido por Webber em treinos. A superioridade do australiano sobre o companheiro, dessa vez, foi clara.

Depois de liderar os treinos de sexta e também a sessão de sábado pela manhã, o campeão Lewis Hamilton manteve o bom ritmo.

Tirando os pilotos de Brawn e Red Bull, foi o único que brigou pela pole e até teve chance de chegar lá. No fim, caiu para o quinto posto, ainda um resultado de bastante respeito.

A McLaren, aliás, também emplacou Heikki Kovalainen no sexto lugar do grid. Um bom desempenho, especialmente para impressionar a parceira Mercedes.

Por melhor que tenham sido as performances de Webber e Hamilton, porém, ninguém fez mais no sábado de Nurburgring do que o alemão Adrian Sutil.

Aproveitando-se das condições adversas, o piloto da Force India conseguiu um excepcional sétimo lugar com o pior carro do grid.

Pontuar ainda será uma tarefa bastante complicada para Sutil. Mas, de qualquer maneira, o alemão já conseguiu uma façanha.

As Ferrari não deram vexame, mas ficaram longe da disputa pela pole. Felipe Massa e Kimi Raikkonen vão largar de oitavo e nono, respectivamente, sem muitas esperanças na corrida de Nurburgring.

Em décimo, Nelsinho Piquet finalmente conseguiu superar o parceiro Fernando Alonso, o 12º, mas talvez seja tarde demais.

Os rumores sobre a demissão do brasileiro são cada vez mais consistentes. Se Flavio Briatore está mesmo decidido a dispensar Nelsinho, dificilmente o piloto pode mudar a cabeça apenas com a prova de amanhã.

Em Nurburgring, a expectativa é de uma corrida mais emocionante do que as mais recentes. Especialmente se chover. Tomara que São Pedro ajude.

Depois de semanas de intensa agitação política, um GP emocionante é o que a Fórmula 1 precisa para abafar um pouco todo o bombardeio nos bastidores.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Hamilton lidera, mas briga mesmo é entre Brawn e Red Bull

Nos primeiros treinos para o GP da Alemanha, a liderança ficou com o campeão Lewis Hamilton.

Em Nurburgring, na terra da Mercedes, a McLaren precisava mesmo mostrar algum serviço. Mas o desempenho do inglês dificilmente vai se sustentar durante o resto do fim de semana.

A briga mesmo é entre as duas protagonistas da temporada: Red Bull e Brawn GP. E entre seus principais pilotos, Sebastian Vettel e Jenson Button.

Nesta sexta-feira, Vettel ganhou o primeiro round e finalizou em segundo, uma posição à frente do líder do campeonato.

No sábado, o fator decisivo no duelo pela pole position será a temperatura da pista. Quanto mais frio, melhor para a Red Bull - no treino da manhã, com termômetros apontando só 10ºC, Mark Webber liderou com tranquilidade.

À tarde, esquentou um pouco: 12ºC. Hamilton foi o mais rápido e Vettel conseguiu superar a dupla da Brawn.

Para a classificação, entretanto, a previsão do tempo aponta que a temperatura ambiente pode chegar a até 20ºC. Button, portanto, ainda está na jogada.

E Rubens Barrichello também. O brasileiro foi só o sétimo nos treinos desta sexta, mas é outro nome que não pode ser descartado na disputa pela pole.

Entre os coadjuvantes, vale a pena destacar o ótimo desempenho da Force India, um dos melhores da história da equipe.

Pela manhã, Giancarlo Fisichella foi o quinto. De tarde, Adrian Sutil terminou em sexto. Sem dúvida, uma performance animadora.

Nelsinho Piquet também apareceu relativamente bem, em décimo, apenas duas posições atrás de Fernando Alonso.

O brasileiro da Renault, mais do que nunca, precisa de um bom resultado: segundo a imprensa alemã, o GP da Alemanha pode ser o último de Nelsinho pela equipe francesa.

O mais provável, porém, é que tudo não passe mesmo de especulação.

A Ferrari teve uma atuação bastante modesta. Felipe Massa não passou de 12º. Kimi Raikkonen, de 16º.

A escuderia italiana investiu pouco na evolução do carro e, pelo visto, terá dificuldades até para entrar na briga por pontos.

Neste sábado, o treino de classificação para o GP da Alemanha está marcado para o tradicional horário de 9h, em Brasília.

Red Bull ou Brawn, Vettel ou Button, qual é a sua aposta?

Na briga da pole, ao menos, o Blog joga suas fichas em Vettel.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Palpitão do Grande Prêmio da Alemanha

Depois de um breve recesso, o Blog F1 Grand Prix volta ao ritmo normal com aquilo que mais gosta de fazer: dar palpites.

Neste fim de semana, três semanas após o GP da Inglaterra, a Fórmula 1 vai a Nurburgring para o GP da Alemanha, nona etapa da temporada 2009.

Correndo em casa, Sebastian Vettel busca a segunda vitória consecutiva. Mas o líder do campeonato, Jenson Button, está muito motivado para apagar o frustrante sexto lugar na corrida de Silverstone.

Qual dos dois vai levar a melhor? Ou será que um terceiro nome vai conseguir surpreender os dois favoritos?

A disputa pela vitória parece realmente ser um tira-teima entre Button e Vettel. Entre a Red Bull e a Brawn GP.

Em tese, o traçado de Nurburgring favorece a equipe do inglês. O problema é que a previsão do tempo para este fim de semana aponta frio e chuva para a região onde fica o circuito, o que é um ponto a favor do alemão.

Na dúvida entre Button e Vettel, sem enxergar um favorito claro, o Blog aposta em... nenhum dos dois.

Pela terceira vez nesta temporada - e última, se não der certo dessa vez - o palpite para a vitória vai em Rubens Barrichello.

Como? De novo? Você ainda acredita nele?

Sim, acredito. Neste fim de semana, ao menos, Rubinho tem uma boa chance de quebrar o tabu de vitórias neste ano.

Em Nurburgring, o veterano teve uma das maiores atuações da carreira, quando derrotou Michel Schumacher num duelo particular no GP da Europa de 2002 e venceu aquela corrida.

Três anos depois, em 2005, Rubinho terminou em terceiro, deixando Schumacher para trás, em quinto.

E, mais importante, nas últimas duas provas em Nurburgring - 2006 e 2007 - Rubinho não só se classificou à frente do companheiro Jenson Button como também terminou a corrida melhor do que o inglês.

Barrichello, portanto, se entende bem com o circuito. E a previsão de chuva é sempre uma esperança para quem torce pelo veterano.

Para o resto da zona de pontuação, o Blog também faz algumas apostas de risco.

A primeira delas: Kimi Raikkonen, pressionado pelos boatos de Fernando Alonso na Ferrari, vai fazer uma boa corrida e chegar perto do pódio.

Outra: em casa, Timo Glock vai superar o companheiro Jarno Trulli e marcará uns pontos para a Toyota.

Também em seu quintal, a BMW vai se esforçar para salvar alguns pontinhos e Robert Kubica conseguirá alcançar o objetivo.

Por fim, aí vai o palpite mais arriscado do fim de semana: num dia chuvoso, Adrian Sutil vai levar a Force India ao oitavo lugar e somar o primeiro ponto da história da equipe. Difícil, mas...

Sem enrolar mais, abaixo temos o palpitão do Grande Prêmio da Alemanha:

Vitória: Rubens Barrichello
Pole Position: Sebastian Vettel
Melhor Volta: Jenson Button
Grid aleatório (10º lugar): Robert Kubica
Tempo da pole: 1:30.975
Primeiro abandono: Sebastien Bourdais
Zona de pontuação:
1. Rubens Barrichello
2. Sebastian Vettel
3. Jenson Button
4. Kimi Raikkonen
5. Mark Webber
6. Timo Glock
7. Robert Kubica
8. Adrian Sutil

Os primeiros treinos acontecem nesta sexta-feira, às 5h e 9h de Brasília.