quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Kubica e Renault: os franco-atiradores de 2010

Pouco a pouco, o grid da próxima temporada vai tomando forma.

A Red Bull foi a primeira a confirmar seus pilotos: Vettel e Webber, que permanecem em 2010.

Na McLaren, Hamilton continua e o companheiro ainda é uma incógnita - pode ser Kovalainen, pode ser Raikkonen, pode ser Rosberg ou até mesmo uma surpresa como Sutil.

Como todos já sabem, a Ferrari anunciou Alonso e continua com Massa no ano que vem.

Agora, foi a vez da Renault revelar parte de seus planos. O time francês confirmou a esperada chegada de Kubica, mas não adiantou quem será o parceiro do polonês em 2010.

Ex-protegido da Renault quando ainda corria nas categorias de base, Kubica retorna às origens e forma com a equipe uma dupla promissora.

Os dois andam em baixa na atual temporada. Kubica está perdendo a disputa para o companheiro Heidfeld na BMW, embora continue muito melhor cotado do que o alemão.

Já a Renault, nem precisa dizer, quer esquecer 2009 e os acontecimentos que foram desenterrados de 2008.

Em 2010, tanto Kubica quanto a Renault tentam um recomeço na Fórmula 1. Ninguém espera que o polonês dispute o título já no ano que vem, mas certamente é esse o pensamento que passa pela cabeça dele.

Kubica e a Renault são franco-atiradores. Se chegarem a brigar pelo campeonato, ótimo. Se não conseguirem, poucos vão cobrá-los por isso.

Agora, é esperar pelos próximos lances para a próxima temporada. Muitas vagas estão em jogo e um número razoável de pilotos de bom nível continuam no mercado - gente como Glock, Trulli, Heidfeld, Kovalainen, Sutil, Senna e Di Grassi, por exemplo.

Isso sem falar em Raikkonen, a grande dúvida do momento. À exceção de Ferrari, Red Bull e Brawn GP, o finlandês tem o poder de escolher a equipe que quiser.

As próximas semanas serão interessantes. Mesmo depois que o campeonato acabar, a Fórmula 1 ainda terá bastante assunto para os jornais.

domingo, 4 de outubro de 2009

Análise do Grande Prêmio - Suzuka/Japão (04/10/2009)

Análise dos pilotos:

Sebastian Vettel. Domínio total do início ao fim. Uma corrida perfeita. Nota 10
Jarno Trulli. Foi um valente segundo. Será o canto do cisne de sua carreira na Toyota? Nota 9
Lewis Hamilton. Não foi brilhante, mas obteve mais um bom resultado. Nota 8
Kimi Raikkonen. Após ser demitido, mostrou que não perdeu a velocidade. Nota 8
Nico Rosberg. O safety car deu sorte. Um quinto lugar acima das expectativas. Nota 8
Nick Heidfeld. Discreto como de costume, somou mais uns pontinhos. Nota 7
Rubens Barrichello. Lutando com o acerto do carro, foi um frustrante sétimo. Nota 5
Jenson Button. Perto de se tornar um dos campeões mais sem graça da história. Nota 5
Robert Kubica.
Combativo, brigou para chegar aos pontos, mas não conseguiu. Nota 6
Fernando Alonso. Mal nos treinos, nem apareceu direito na corrida. Nota 4
Heikki Kovalainen. De bom, apenas a esperta ultrapassagem sobre Fisichella. Nota 4
Giancarlo Fisichella.
Pouco à vontade, não consegue se acertar na Ferrari. Nota 3
Adrian Sutil. Merecia mais. O acidente com Kovalainen foi culpa do finlandês. Nota 5
Vitantonio Liuzzi. Largou lá atrás e manteve um ritmo de corrida decente. Nota 5
Kazuki Nakajima. É lento demais. Nem mesmo em casa conseguiu aparecer direito. Nota 2
Romain Grosjean. Andou em último quase o tempo inteiro. Nota 1
Mark Webber. Fez a volta mais rápida só para mostrar que também correu. Nota 4
Jaime Alguersuari.
Até que vinha correndo direitinho, mas aí destruiu o carro no fim. Nota 4
Sebastien Buemi. Pela primeira vez, foi batido pelo inexperiente companheiro. Nota 3
Timo Glock. Arrebentou-se no treino e viu a corrida pela TV. Sem nota

Análise das equipes:

Brawn GP. Esteve longe de brilhar, mas ficou a um passo dos títulos. **
Red Bull. Não fossem os problemas de Webber, teria feito uma dobradinha fácil. *****
Ferrari. Terá dificuldade para vencer a McLaren entre os construtores. **
McLaren. Perdeu para a Red Bull, mas continua competitiva. ***
Toyota. Confirmou sua evolução com o segundo pódio consecutivo. ****
Williams. Como sempre, só pontuou graças a Rosberg. ***
Renault. Uma corrida fraquíssima, sempre entre os últimos. *
BMW. Vai encerrando sua passagem pela Fórmula 1 com dignidade. ***
Force India. Caiu de produção, mas ainda tem condições de brigar por pontos. **
Toro Rosso. Seus pilotos parecem empenhados em destruir todos os carros do time. *

Análise da corrida:

O retorno de Suzuka ao calendário não rendeu um GP do Japão emocionante. Tudo bem que os treinos de sexta, em meio à chuva, e de sábado - com todas as pancadas na classificação - foram animados. Mas a corrida, em si, foi uma das piores da temporada. Prova de que nem mesmo um circuito de verdade é suficiente para proporcionar um GP marcante.
Nível da corrida: Chata

Análise do campeonato:

Agora, sim, a parada está praticamente definida a favor de Button. O inglês ainda pode perder o título para Barrichello e Vettel, mas precisa apenas de um quarto lugar nas duas corridas que restam para levantar o caneco. A reta final do campeonato está menos emocionante do que nos últimos anos.
Nível do campeonato: Poderia ser melhor

Balanço dos palpites:

Vitória: Sebastian Vettel. Na mosca!
Pole Position: Sebastian Vettel. Na mosca!
Melhor Volta: Mark Webber. Na mosca!
Grid aleatório (16º lugar): Romain Grosjean. O 16º no grid foi Fernando Alonso
Tempo da pole: 1:42.450. O tempo da pole foi 1:32.569
Primeiro abandono: Jarno Trulli. O primeiro a abandonar foi Sebastien Buemi
Zona de pontuação:
1. Sebastian Vettel (PALPITE CORRETO)
2. Rubens Barrichello (Jarno Trulli)
3. Mark Webber (Lewis Hamilton)
4. Lewis Hamilton (Kimi Raikkonen)
5. Jenson Button (Nico Rosberg)
6. Kimi Raikkonen (Nick Heidfeld)
7. Timo Glock (Rubens Barrichello)
8. Nico Rosberg (Jenson Button)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Rubens Barrichello (segundo)
Malásia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
China - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Rubens Barrichello (quarto)
Bahrein - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Sebastian Vettel (quarto)
Mônaco - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Mark Webber (quinto)
Turquia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
Inglaterra - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Jenson Button (sexto)
Alemanha - Vencedor: Mark Webber. Palpite: Rubens Barrichello (sexto)
Hungria - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Sebastian Vettel (abandono)
Europa - Vencedor: Rubens Barrichello. Palpite: Sebastian Vettel (abandono)
Bélgica - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Kimi Raikkonen (PRIMEIRO)
Itália - Vencedor: Rubens Barrichello. Palpite: Lewis Hamilton (abandono)
Cingapura - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Rubens Barrichello (sexto)
Japão - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Sebastian Vettel (PRIMEIRO)

A bola de cristal do Blog funcionou neste fim de semana. O palpite principal - Vettel para a vitória - foi na mosca. Além disso, também acertei a pole do alemão e a melhor volta de Webber. Erros aconteceram como sempre - o chute do tempo da pole, por exemplo, ficou 10 segundos acima da marca de Vettel no sábado - mas, no geral, o Blog mandou bem.
Balanço dos palpites: Muito bom
Placar da temporada: Cinco acertos em 15 possíveis

Por hoje, é só. Até mais!

Vitória tranquila de Vettel e Button tem o título nas mãos

O GP do Japão frustrou as expectativas.

Corrida chata, com quase nenhuma ultrapassagem e posições definidas principalmente nas paradas de pit stop, para variar.

Lá na frente, Vettel chegou perto de conseguir uma façanha.

O alemão largou na pole, liderou todas as voltas das provas e venceu. Só faltou cravar a melhor volta para fazer o que os ingleses chamam de "Grand Slam" - na Fórmula 1, isso não acontece desde a vitória de Schumacher no GP da Hungria de 2004.

De qualquer maneira, foi um triunfo maiúsculo do piloto da Red Bull. Que se mantém na briga pelo campeonato, embora ainda com chances remotas.

Perto de ser dispensado pela Toyota, Trulli conquistou um excepcional segundo lugar. Resultado que o italiano nem comemorou direito, talvez por saber que o futuro continua bastante incerto para ele...

Hamilton fechou o pódio, levando a McLaren ao limite. Raikkonen também merece elogios por terminar em quarto com uma Ferrari que não está lá essas coisas.

Com uma tática diferenciada, Rosberg ganhou três posições nos boxes ao permanecer mais tempo na pista e fechou em quinto. Mais alguns pontinhos para o alemão, que já deve estar contando os dias para sentar num carro mais competitivo em 2010.

Heidfeld largou em quarto, terminou em sexto e consolidou sua vantagem sobre o companheiro Kubica no campeonato. Apesar disso, está em situação muito mais complicada do que o polonês quando se trata de arrumar uma vaga para o ano que vem.

Na briga pelo campeonato, mais um empate técnico. O que, no caso, é vantagem para Button.

O inglês finalizou em oitavo, marcando apenas um pontinho. Mas o resultado da corrida foi ótimo para ele: como Rubinho não passou de sétimo, a distânica entre os dois ainda está em 14 pontos, restando apenas duas provas.

Para o brasileiro, a corrida da Suzuka foi uma frustração.

Logo de início, ficou claro que Rubinho não conseguiria evoluir muito. Mas o segundo "stint" do brasileiro foi particularmente lento e tirou qualquer possibilidade de melhor resultado.

Se Button não tivesse perdido tanto tempo atrás de Kovalainen e Sutil na parte inicial da prova, certamente teria terminado à frente de Barrichello. O ritmo do inglês era, de fato, mais forte que o do companheiro.

Rubinho ainda se manteve à frente de Button, mas não adiantou muito. Tirou apenas um ponto - se fosse sempre assim, precisaria de quase um campeonato inteiro para virar o jogo. Tem apenas duas corridas para tentar a recuperação.

O título segue indefinido, mas tudo indica que a decisão será mesmo no Brasil. O Mundial de Pilotos e o de Construtores devem ser confirmados para Button e a Brawn GP em Interlagos.

Para Barrichello e Vettel, ainda resta esperança. A distância deles para Button é de 14 e 16 pontos, respectivamente. Menor do que os 17 que Raikkonen tinha atrás de Hamilton em 2007, a duas provas do fim. Naquele ano, o finlandês foi campeão.

Mas é muito difícil que a história se repita.

Button tem as duas mãos na taça de campeão. Só falta levantar mesmo.