sábado, 8 de março de 2008

Previsão de tempo bom para o Grande Prêmio da Austrália

A exatos oito dias do Grande Prêmio da Austrália, que abre a temporada 2008 da Fórmula 1, os institutos metereológicos já liberaram a previsão do tempo para o final de semana da corrida. Para decepção daqueles que gostam de corrida com chuva, a possibilidade de precipitação para os três dias de atividades em Melbourne é bastante limitada: apenas 5%.

Segundo o MSN Weather, os treinos de sexta-feira devem se realizar numa temperatura agradável, com céus parcialmente cobertos. No sábado, a previsão indica sol para todo o dia. Por fim, a corrida de domingo provavemente vai acontecer num clima um pouco mais frio, sem possibilidades de chuva. A princípio, o tempo só deve fechar em Melbourne na segunda-feira após o G.P., quando a chance de precipitação sobe para 35%.

Para esta temporada, aliás, a Bridgestone traz uma novidade para os pneus de chuva. Com o objetivo de facilitar as transmissão de TV, a fábrica japonesa promete colocar uma faixa branca nos compostos para pista molhada, o que deve diferenciá-los dos pneus intermediários. A solução é idêntica à utilizada pela própria Bridgestone para demarcar os compostos duros e macios.




A Ferrari foi a última equipe a encerrar sua programação de pré-temporada. O cronograma do time de Maranello só encerrou-se hoje, com uma derradeira sessão de ensaios no circuito italiano de Fiorano. Apesar de enfrentar bastante chuva, o piloto de testes Luca Badoer conseguiu completar o planejamento da equipe, que concentrou-se principamente em simulações de pit stops. Agora, a Ferrari embarca amanhã todo o seu equipamento para Melbourne, sede do G.P. da Austrália.

Enquanto isso, Fernando Alonso conversou hoje com a emissora Figaro TV, mantendo uma postura muito cautelosa para a próxima temporada. "Nossa equipe tem bastante potencial, mas eu estaria mentindo se falasse que me vejo campeão neste ano. Vai ser bem difícil", admitiu o bicampeão. De fato, Alonso não deve ter equipamento para lutar pelo campeonato em 2008. Algumas vitórias ocasionais, porém, não seriam nenhuma surpresa...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma curiosa declaração do alemão Timo Glock, que comentou os feitos de Lewis Hamilton no ano passado. "Ele teve sorte. Estava no lugar certo, e na hora certa. Seu trabalho foi bom, mas Hamilton não foi um herói solitário. Acredito que sou tão agressivo quanto ele, e mostrei isso na última temporada da GP2", falou Glock.

Sem dúvidas, Hamilton estreou na McLaren num ótimo momento da equipe, e soube aproveitar-se disso. Mas superar Fernando Alonso - ainda mais em seu primeiro ano na Fórmula 1 - não é fácil assim não...




Já que a Fórmula 1 só inicia a sua temporada daqui a uma semana, a principal atração deste domingo é o G.P. do Catar da MotoGP. Pela primeira vez, a categoria vai realizar uma prova à noite, num cenário que promete ser espetacular. Na classificação de hoje, o estreante Jorge Lorenzo surpreendeu e cravou a pole, com James Toseland e Colin Edwards aparecendo logo atrás. Os três usam pneus Michelin, que parecem estar rendendo bem melhor do que os Bridgestone dos principais favoritos.

O atual campeão Casey Stoner larga de quarto, enquanto Valentino Rossi sai da sétima posição. A corrida terá transmissão ao vivo do Sportv, a partir das 17 horas de Brasília.




O vídeo do dia é uma excelente dica para quem gosta dos aspectos tecnológicos da Fórmula 1. Trata-se de um comparativo entre uma Benetton de 1992 - modelo que deu a Michael Schumacher seu primeiro triunfo na categoria - e a Ferrari do ano 2000, que encerrou o jejum de títulos da equipe vermelha. Comandando pelo ex-piloto Martin Brundle, o teste mostra bem as diferenças entre os dois modelos, separados em menos de dez anos. Vale a pena conferir:


Esse eu vi no Blog do Ico

Até mais!

Crédito das fotos:
Pneu intermediário - http://www.f1technical.net/

sexta-feira, 7 de março de 2008

Indianapolis negocia para voltar à Fórmula 1 em 2009

A Fórmula 1 está mais perto de retornar ao maior templo do automobilismo mundial. Nesta sexta, o dono do Indianapolis Motor Speedway, Tony George, confirmou a jornalistas americanos que deseja voltar a sediar o G. P. dos Estados Unidos, embora ainda faltem recursos financeiros para viabilizar a prova. De qualquer maneira, as negociações com o chefão da Formula One Management, Bernie Ecclestone, já estão em andamento.

Segundo o Speed Channel, uma empresa local - a Just Marketing - teria sido contratada para procurar patrocinadores, algo vital para a realização do G.P. "Se a gente conseguir o apoio necessário, a corrida poderia se realizar já em 2009", revelou hoje o presidente da Just Marketing, Zak Brown. Em suas palavras, Tony George e Bernie Ecclestone têm "grande interesse" em reatar o mais rápido possível, e a possibilidade de encontrar um bom patrocinador para a corrida é "bastante razoável".

Após estrear na Fórmula 1 em 2000, Indianapolis continuou no calendário da categoria até o ano passado. Durante esse período, o público do G.P. dos Estados Unidos foi caindo, e o fiasco da edição de 2005 - quando apenas seis carros largaram para a prova - piorou muito o panorama. Há alguns meses, porém, a MotoGP anunciou a realização do seu primeiro G.P. de Indinanaplis. E o circuito desenhado para as motos (à direita) passou a ser visto como uma nova alternativa para a Fórmula 1.

Na teoria, Indianapolis e a Fórmula 1 deveriam formar um casamento perfeito. Não é bem assim, mas a categoria não pode se considerar verdadeiramente "mundial" sem uma corrida nos Estados Unidos. Nesse caso, nada melhor do que organizar um G.P. no lendário templo de Indy...


Depois da Williams, é a BMW quem avisa: a vantagem de Ferrari e McLaren não é tão grande assim. Falando hoje ao diário Sport Bild, Nick Heidfeld deu a entender que a equipe alemã tem condições de surpreender as duas favoritas. "Desde janeiro, quando começamos o desenvolvimento do novo carro, a distância da BMW para os líderes diminuiu. A diferença de tempo já não é tão significativa agora", falou Heidfeld. Mais uma vez, o Blog repete: se tem uma equipe que pode ter escondido o jogo na pré-temporada, foi a BMW...

Enquanto isso, a Honda completou hoje seu terceiro e último dia de ensaios particulares em Jerez de la Frontera. Além dos titulares Rubens Barrichello e Jenson Button, o piloto de testes Alexander Wurz também participou das atividades. Ao longo da semana, a equipe completou 603 voltas no total, experimentando novos componentes aerodinâmicos para o G.P. da Austrália. Os tempos de volta não foram divulgados, o que não pode ser interpretado como um bom sinal...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma entusiasmada declaração do presidente esportivo do grupo Toyota, Katsuyuki Watanabe. Comentando as perspectivas do time para 2008, o dirigente foi, digamos, um pouco otimista demais: "Eu sei que já falaram isso antes, mas tenho convicção de que iremos quebrar a barreira de vitória neste ano. Já estamos mais perto das escuderias de ponta, e ainda falta testar um novo pacote aerodinâmico", disse Watanabe.

Toyota vencendo em 2008? Falando sério: alguém aí acredita apenas um pouquinho nessa possibilidade?


O vídeo do dia é uma antiga propaganda do Ford Escort XR-3, estrelado por Ayrton Senna em 1984. No fim do clipe, o futuro tricampeão garante: "Eu tenho um". Será que tinha mesmo? Melhor dar uma rápida conferida:


Esse eu vi no Blig do Gomes

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Largada em Indianapolis - http://www.f1-facts.com/
Novo circuito de Indianapolis - http://www.paddocktalk.com/

quinta-feira, 6 de março de 2008

Rubinho garante: "Ainda quero correr mais alguns anos na Fórmula 1"

O péssimo desempenho da Honda no ano passado abalou a reputação de todos na equipe, e levou especialistas a prever um fim melancólico para a carreira de Rubens Barrichello. Se depender do brasileiro, porém, a sua trajetória na Fórmula 1 ainda tem outros capítulos para serem escritos. Falando hoje à revista Autosport, Rubinho garantiu não ter perdido nem um pouco da sua motivação para continuar correndo na categoria.

"Estou mais próximo do fim do que o início, sem dúvidas. Na verdade, eu já teria tido para casa se não continuasse apaixonado pela velocidade. Enquanto eu sentir esse friozinho na barriga antes de testar um novo carro, não vou querer abandonar a carreira. Ainda quero correr mais alguns anos na Fórmula 1", disse Rubinho, cujo contrato com a Honda encerra-se no final desta temporada.

Para um veterano como Rubinho, é fundamental manter esse "apetite". A Fórmula 1 não suporta pilotos desmotivados por muito tempo, ainda mais quando eles já têm tanto tempo de estrada. Rubinho e seus colegas mais experientes - como David Coulthard e Giancarlo Fisichella - precisam provar que ainda podem render na categoria. Caso contrário, podem acabar como Ralf Schumacher e Scott Speed, apenas para citar os mais recentes demitidos por falta de interesse.

A Honda continua apostando em Rubinho, que também conta com o apoio irrestrito de seu novo chefe Ross Brawn. Agora, é na hora de retribuir essa confiança...



Depois do fracasso de 2007, a Honda inicia a próxima temporada com algumas mudanças importantes fora da pista. A principal delas é a troca de Yasuhiro Wada por Keita Muramatsu no cargo de presidente da Honda F1, reflexo direto do péssimo desempenho no ano passado. Ainda é cedo para esperar um salto de performance da Honda neste ano, mas a escuderia tem potencial e estrutura para reagir. Resta saber se o chefe de equipe Ross Brawn vai conseguir colocar ordem na casa.

A esperança da Honda é o regulamento de 2009, que vai igualar as equipes por conta das limitação das pesquisas aerodinâmicos. Na prática, porém, esse equilíbrio já deve começar a ser notado neste ano, como explicou hoje o diretor técnico da Williams, Sam Michael. "Ferrari e McLaren continuam à frente da concorrência, mas a vantagem delas é bem menor. Já estamos bem mais próximos", falou Michael à revista Autosport. Boa notícia para os fãs de BMW, Renault, Williams e companhia...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar que a categoria desistiu de realizar testes coletivos à noite, como forma de preparação para o G.P. de Cingapura. Sem a luz do dia, o asfalto fica mais frio, o que afeta bastante o comportamento dos pneus e o acerto dos carros. Além disso, existe a óbvia diferença de visibilidade, uma preocupação generalizada entre os pilotos. Apesar de tudo, o site Autosport garantiu hoje que as atividades não vão ser realizadas.

Ou seja: as equipes da Fórmula 1 vão iniciar o G.P. de Cingapura no escuro. Literalmente.



Este Blog prometeu que não comentaria mais assuntos não relacionados com a Fórmula 1, mas não pode deixar passar batida a triste notícia do falecimento de Aurélio Batista Félix. Idealizador da Fórmula Truck, ele morreu ontem à noite na cidade gaúcha de Passo Fundo, vítima de um infarto. Um grande entusiasta do automobilismo, Aurélio dedicou boa parte dos 48 anos de sua vida à divulgação do esporte que ele tanto amava, tendo conseguido um sucesso extraordinário na direção da Fórmula Truck.

Que descanse em paz, e que o seu legado não seja esquecido.



Michael Schumacher está em cartaz com o filme "Asterix nos Jogos Olímpicos", em que o alemão faz uma ponta "interpretando" um personagem chamado Schumix. Antes disso, porém, Schumacher já havia feito uma participação especial na animação "Carros". O vídeo do dia mostra justamente o divertido trecho em que Schumi aparece, disfarçado de Ferrari vermelha:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
G.P. de Cingapura - www.globoesporte.com/motor

IMPORTANTE: Mudanças no formato do Blog

Este talvez seja o post mais difícil que eu já tive de escrever para o Blog. Tentei buscar outras alternativas antes de publicá-lo, mas não tenho outra opção.

Amigos: desde o início da semana, eu estou trabalhando num pequeno projeto da minha faculdade. Não se trata de nada sensacional: apenas um estágio como outro qualquer. É o primeiro que eu consigo, e não quero posso abrir mão dessa oportunidade. O horário não me deixa muito tempo livre: de segunda a sexta, sempre ocupando todo a parte da manhã.

Ainda fiz uma tentativa de continuar com o formato tradicional do Blog, mas não está dando. Cheguei a um ponto em que estava quase perdendo o prazer de fazer este espaço, porque ele estava me dando mais preocupação do que satisfação. A primeira alternativa que eu considerei foi terminar tudo. Não demorou muito, porém, para que eu desistisse dessa opção. Mas estou sendo obrigado a cortar a maioria das seções do Blog, como explico a seguir:

- De todas as decisões que eu precisei tomar, nenhuma doeu mais do que eliminar a seção de maior sucesso deste Blog. Infelizmente, os posts de Os 10+ do Blog F1 Grand Prix sempre me deram muito trabalho, e eu não teria a mínima condição de continuar com ela. Os próximos temas já estavam separados: em março, eu falaria dos Dez Momentos Mais Geniais de Ayrton Senna, para depois comentar as Dez Maiores Malandrages de Nelson Piquet. A seção pára por aqui, mas pode voltar caso eu arrume mais tempo no futuro...

- A partir de agora, o Blog passa a dedicar-se apenas à Fórmula 1. As outras categorias podem ganhar destaque eventualmente, mas isso não será tão comum. Portanto, também anunciou o fim das seções Agenda do fim de semana e Weekend Update, que estavam acabando com o meu tempo livre nos fins de semana. Agora, trabalhando de manhã, estudando à tarde e fazendo o Blog à noite, vou precisar de descanso em algum momento...

- Das seções regulares do Blog, a única que continua é a Análise do Grande Prêmio, sempre nos domingos de Fórmula 1. Além de analisar o desempenho de pilotos e equipes, a seção também vai contar com o Balanço dos Palpites. Minhas apostas para cada G.P. devem ir ao na quinta-feira anterior à corrida.

- O Blog vai continuar sendo atualizado regularmente, com posts de opinião e de informação. Na maioria das vezes, a postagem deve ir ao ar no fim da noite, incluindo notas sobre a Fórmula 1 e o "vídeo do dia". De vez em quando, porém, o texto deve diminuir de tamanho ou até deixar de ser publicado, principalmente nos momentos em que eu estiver atolado de trabalho...

Agradeço a compreensão de todos vocês, que construíram este Blog junto comigo. O espaço pode até perder um pouco de sua qualidade com as mudanças que estou sendo obrigado a fazer, mas vai continuar sempre por aqui!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Post em OFF - Hoje é dia de futebol!

Peço desculpas aos amigos do Blog, mas hoje não dá para falar de esporte a motor. Depois de 23 anos, meu time vai voltar a disputar a Taça Libertadores, e eu não posso perder esse acontecimento inédito para mim. Já estou profundamente frustrado por não estar lá no Maracanã - culpa de alguns probleminhas burocráticos de última hora - e não iria me perdoar se trocasse o jogo pelo Blog.

Assim, aproveitando que o dia não foi dos mais movimentados no esporte a motor, deixo passar as notícias dessa vez. Espero que vocês entendam! Amanhã, o Blog volta comentando as principais novidades do mundo da velocidade. Até mais e...

Força Fluzão!

Crédito das fotos: www.globoesporte.com

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1 - Apostas e Observações Finais

Terminamos, ontem, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo foi fazer uma espécie de apresentação da próxima temporada da Fórmula 1, incluindo análises e palpites sobre cada uma das equipes da categoria. O ranking final ficou assim:

10. A Force India vai ter um ano de estréia bastante modesto

Em cada um dos posts, o Blog apresentou análises para cada um dos pilotos e equipes, distribuindo "estrelas" segundo sete critérios diferentes. No caso das escudeiras, os quesitos foram Confiabilidade, Experiência, Potencial de Evolução, Retrospecto Recente, Orçamento e Staff Técnico. A classificação final das equipes ficou assim:

1. Ferrari e McLaren, 31 "estrelas"
3. BMW e Renault, 27
5. Williams, 26
6. Red Bull, 24
7. Toyota e Honda, 23
9. Toro Rosso, 19
10. Force India, 17
11. Super Aguri, 16

De modo geral, essa ordem é a "previsão" do Blog para o Mundial de Construtores deste ano. Ferrari e McLaren devem se destacar do resto do pelotão, mas BMW e Renault têm chances de lutar até por vitórias. A Williams vem logo a seguir, com a Red Bull um pouco mais atrás. Honda e Toyota estão praticamente no mesmo patamar, enquanto Toro Rosso, Force India e Super Aguri fecham o pelotão.

Se todos os pilotos fossem do mesmo nível, a classificação entre as equipes seria parecida com essa. Mas a "peça que fica entre o volante e o motor" ainda faz diferença na Fórmula 1. Por causa disso, ainda é possível que a Toro Rosso, por exemplo, supere as dificuldades de seu carro para conseguir belos resultados.

Nas últimas semanas, o Blog também analisou cada um dos 22 pilotos da Fórmula 1, usando os critérios de Capacidade de Adaptação, Capacidade de Recuperação, Experiência, Potencial de Evolução, Regularidade, Retrospecto Recente e Volta Rápida. A ordem final foi essa:

1. Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, 29 "estrelas"
3. Lewis Hamilton, 28
4. Felipe Massa, 26
5. Heikki Kovalainen, Nick Heidfeld, Robert Kubica, Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Jenson Button, 25
11. Nelsinho Piquet e Sebastien Bourdais, 24
13. Mark Webber e Adrian Sutil, 22
15. Jarno Trulli, Timo Glock, David Coulhard e Rubens Barrichello, 21
19. Kazuki Nakajima e Takuma Sato, 20
21. Anthony Davidson, 18
22. Giancarlo Fisichella, 17

Sem ficar em cima do muro: é assim que eu vejo os pilotos da Fórmula 1 atual. Fernando Alonso e Kimi Raikkonen são os melhores, mas Lewis Hamilton também está quase lá. Felipe Massa aparece um pouco mais distante, liderando um vasto grupo de candidatos à glória. De Heikki Kovalainen a Jenson Button, todos estão no mesmo nível, e têm potencial até para disputar campeonatos.

Nelsinho Piquet e Sebastien Bourdais ficaram mais para atrás por conta da inexperiência, mas ainda possuem muito espaço para evolução. Entre os "piores" da Fórmula 1 - porque um piloto que chega à categoria nunca pode ser considerado ruim - estão Anthony Davidson e Giancarlo Fisichella. Talvez o julgamento de "Fisico" tenha sido rigoroso demais, mas o Blog aposta que o italiano vai perder a sua motivação ao longo da temporada. E, assim, o seu desempenho tende a cair bastante...

Essa pode ser a última oportunidade para fazer apostas antes do início da temporada. Sendo assim, o Blog preparou uma listinha com uma série de palpites para o campeonato que está para começar. Espero que vocês gostem do meu exercício de futurologia! Tudo não passa de brincadeira, é claro. No fim do ano, porém, vamos ver quantos foram os meus acertos:

Apostas do Blog para as disputas internas das equipes (ou seja, quem vai marcar mais pontos no ano):
Ferrari: Kimi Raikkonen x Felipe Massa
BMW: Nick Heidfeld x Robert Kubica
Renault: Fernando Alonso x Nelsinho Piquet
Williams: Nico Rosberg x Kazuki Nakajima
Red Bull: David Coulthard x Mark Webber
Toyota: Jarno Trulli x Timo Glock
Toro Rosso: Sebastian Vettel x Sebastien Bourdais
Honda: Jenson Button x Rubens Barrichello
Force India: Giancarlo Fisichella x Adrian Sutil
McLaren: Lewis Hamilton x Heikki Kovalainen

Primeiro piloto a perder o emprego:
Anthony Davidson. A Super Aguri não tem suporte financeiro, e a chegada de um piloto pagante - o que não é lá tão improvável - causaria a demissão imediata do pobre Davidson.

Piloto envolvido no maior número de acidentes:
Kazuki Nakajima. Nada contra o japonês, muito pelo contrário! Mas pelo que Kazuki mostrou no último G.P. Brasil, a Williams vai precisar ter paciência. O jovem piloto nipônico tem muito potencial. Só que continua errando bastante...

Recordista de pole positions:
Felipe Massa. Dos pilotos do grupo da frente, o brasileiro ainda é o mais rápido em condições de classificação. Apesar de apostar em Kimi Raikkonen para o título, o Blog acredita que Massa termina com o maior número de poles pelo segundo ano consecutivo.

A temporada 2008 será a última para:
David Coulthard e Giancarlo Fisichella. O contrato do escocês com a Red Bull termina no fim deste ano, e não deve ser renovado. Por sua vez, Fisichella vai correr pela pior equipe do grid, e pode perder sua motivação com facilidade. E Rubens Barrichello? Pois bem: por pior que seja a temporada da Honda, o Blog aposta que Rubinho continua em 2009. Ross Brawn conhece a capacidade do brasileiro, e vai querer contar com ele durante mais um tempo.

Estreante do ano:
Na disputa entre Nelsinho Piquet, Kazuki Nakajima e Sebastien Bourdais, o título vai para... nenhum dos três. E sim para a Force India. Ninguém espera nada do time indiano em sua estréia na Fórmula 1. Por isso mesmo, qualquer bom desempenho já vai chamar atenção. Além disso, a Force India promete reviver o clima da antiga Jordan, conhecida por realizar concertos de rock em pleno fim de semana de G.P. O carro pode não andar nada, mas a Force India tem boas chances de se tornar a equipe mais simpática do grid.

Equipe que vai abandonar mais corridas ao longo da temporada:
Toro Rosso. Não é segredo para ninguém que a Red Bull tinha o carro mais frágil do pelotão em 2007. A equipe investiu bastante para corrigir as falhas, mas os recursos destinados à "filial" Toro Rosso são mais escassos. Por essa razão, Sebastian Vettel e Sebastien Bourdais já podem ir preparando a paciência...

Corridas que serão realizadas na chuva:
Bélgica e Brasil. Palpite no chutômetro, é claro. Mas com alguma base: na última temporada, não choveu em Spa-Francorchamps durante o G.P. da Bélgica. E isso nunca acontece durante dois anos seguidos. Por sua vez, o G.P. Brasil cai no Dia de Finados. No meu querido Rio de Janeiro, ao menos, sempre chove no Dia de Finados...

Corrida mais chata:
França. Magny-Cours se despede do calendário neste ano, e vai sair sem deixar nenhuma saudade. Vale mencionar que Espanha e Hungria também foram fortes candidatas nesta categoria.

Corrida mais espetacular:
Cingapura. Nada a ver com a corrida, em si. Mas o cenário será absolutamente magnífico. E a prova ainda vai acontecer à noite! Mesmo que ninguém passe ninguém, o G.P. de Cingapura tem tudo para ser um acontecimento histórico...

Até o fim do dia, o Blog volta com comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

terça-feira, 4 de março de 2008

Massa: "Ferrari permanece com 100% de igualdade entre os pilotos"

A terça-feira foi bastante movimentada para Felipe Massa, que reuniu jornalistas brasileiros numa longa entrevista coletiva realizada em São Paulo. O piloto brazuca falou de vários assuntos, e reafirmou que a Ferrari deve continuar com a política adotada na última temporada. Traduzindo: o time de Maranello vai dar condições iguais para os seus pilotos, só escolhendo um favorito com o campeonato em andamento.

"Eu e Kimi vamos ter 100% de igualdade. Ele é o campeão, mas não terá regalias. E vai continuar assim até que um de nós esteja fora da disputa pelo título", garantiu Massa. Além disso, o brasileiro também comentou o desempenho do novo F-2008 nos testes de pré-temporada: "Esse modelo é bem mais rápido, constante e confiável do que o anterior. Estamos satisfeitos com o nosso progresso".

De resto, Massa deu declarações corretas e sensatas sobre os seus adversários, apontando a McLaren como a principal rival da Ferrari. Ao estreante Nelsinho Piquet, recomendou "aprender e trabalhar muito". Agora, Massa viaja para a Austrália no próximo sábado, já iniciando o processo de adaptação ao fuso horário. O brasileiro começa o campeonato cheio de esperanças, mas sabe que vai precisar se superar para bater Kimi Raikkonen.

Sem dúvidas, o finlandês é o grande favorito na disputa interna da Ferrari. Massa, porém, ainda tem totais condições de virar o jogo...



A Super Aguri parece realmente próxima de tomar novos rumos. Nesta terça, a revista Auto Motor und Sport revelou que uma empresa inglesa tem grandes chances de comprar a equipe, e que a negociação já poderia ser selada até o fim da semana. Ao que parece, Aguri Suzuki continuaria no comando do time, que não trocaria de nome e nem de pilotos. Seria uma solução ideal para a Super Aguri? A princípio sim, mas Suzuki ainda reluta em aceitar a proposta...

Enquanto isso, a direção do circuito de Silverstone apresentou hoje um ambioso plano de reestruturação da história pista inglesa. Além de recapear todo o asfalto, a reforma ainda deve trazer uma nova e moderna área de boxe, que seria construída no lado oposto do traçado. A largada e a bandeirada final, portanto, seriam realizadas em outro ponto do circuito, entre as curvas Club e Abbey. Apesar de bem elaborado, o projeto ainda precisa ser aprovado por um conselho local.

De qualquer maneira, trata-se de uma ótima notícia para os nostálgicos da Fórmula 1. Ao lado de Mônaco, Monza, Spa-Francorchamps e Interlagos, o circuito de Silverstone é um dos remanescentes da "velha guarda", e merece seu lugarzinho no calendário da categoria.


O dia foi de testes para a GP2 e para a nova Fórmula Indy. A categoria-escola da Fórmula 1 andou em Barcelona, encerrando sua sessão com o japonês Kamui Kobayashi na ponta. Dois brasileiros treinaram, sem destaque: Alberto Valério foi apenas o 16º, com Bruno Senna não passando de 23º. Em Sebring, Tony Kanaan liderou as atividades da Indy, que contaram com a participação de somente nove carros. Dessa vez, a musa Danica Patrick ficou com o sexto tempo.

Para terminar o giro pelas notícias desta terça, vale mencionar uma nota divulgada pelo Grande Prêmio. Segundo o site, a direção da Fórmula 3 Sul-Americana finalizou um acordo para que a categoria acompanhe a GT3 Brasil e a Copa Clio em 2008. Os três campeonatos não vão ter calendários idênticos, mas devem correr juntos na maior parte das vezes. A informação ainda não foi confirmada, mas representa uma excelente notícia para os fãs da velocidade no Brasil.

Afinal, três corridas no mesmo dia chamam muito mais atenção do que uma só.


O vídeo do dia é uma dica do internauta Guilherme, sempre muito presente nos comentários do Blog. Fã do Mundial de Superbikes, ele manda uma coletânea de quedas e acidentes da segunda etapa do campeonato deste ano, disputada há dois dias no circuito australiano de Philip Island. Vale a pena conferir:



Antes de me despedir, um aviso: atentendo a pedidos, a moderação dos comentários foi retirada. A medida havia sido tomada para evitar o excesso de spans, mas as manifestações de alguns internautas me fizeram rever essa posição. Agradeço a todos que enviaram mensagens! O Blog é um espaço de todos vocês...

Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando um balanço final da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Silverstone - www.autosport.com
Fórmula 3 Sul-Americana - http://www.goesportes.com.br/

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1 - Número 1

Chegamos hoje ao fim de mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é fazer uma espécie de apresentação da próxima temporada da Fórmula 1, incluindo análises e palpites sobre cada uma das equipes da categoria. Sem perder mais tempo, vamos em frente:

10. A Force India vai ter um ano de estréia bastante modesto
9.A Super Aguri vai ser a lanterna da temporada
8. A Honda vai passar por mais um ano difícil
7.A Toyota vai ter outro ano "mais-ou-menos"
6. Os pilotos da Toro Rosso vão ofuscar a dupla da Red Bull
5. A Williams vai prosseguir com a sua notável recuperação
4. Com Fernando Alonso, a Renault vai voltar a vencer
3. A BMW vai ganhar seu primeiro Grande Prêmio
2. A McLaren vai perder o duelo contra a Ferrari
1. Kimi Raikkonen será bicampeão mundial de Fórmula 1

A Ferrari está longe de ser invencível, mas inicia a temporada 2008 como a grande favorita para os títulos da Fórmula 1. Após se aproveitar dos problemas da McLaren para levantar os troféus do ano passado, o time de Maranello já entra em vantagem nos aspectos financeiro e psicológico. Afinal, o orçamento da Ferrari não foi prejudicado pelo escândalo de spygate, e a equipe ainda mantém o moral bastante elevado desde o surpreendente campeonato de Kimi Raikkonen.

Nos bastidores, a Ferrari fez algumas mudanças importantes nos últimos meses. A principal delas foi a saída do chefão Jean Todt, substituído pelo bem menos famoso Stefano Baldisseri. Depois de vários anos comandada por estrangeiros, portanto, a Ferrari volta a ficar nas mãos dos italianos. Um mau sinal? Nem tanto: no fundo, continua a mesma filosofia de Todt, que agora deve apenas acompanhar as atividades mais à distância.

Projetado por Aldo Costa, o F-2008 tem a missão de sanar o maior problema do antigo F-2007: a falta de confiabilidade. Em termos de velocidade, o novo carro é tão rápido quanto o seu antecessor, mas ainda não conseguiu provar sua durabilidade. Nos testes de pré-temporada, a Ferrari sofreu falhas preocupantes, causadas principalmente por problemas no sistema hidráulico. Se a equipe enfrentar quebras no G.P. da Austrália, não seria uma surpresa tão grande assim...

De qualquer maneira, a Ferrari é a equipe a ser observada, e Kimi Raikkonen aparece como o favorito destacado para liderar o time. Segundo informações da mídia européia, o F-2008 teria sido preparado para agradar ao estilo de pilotagem do finlandês. Nada disso foi confirmado pela Ferrari, mas Raikkonen pareceu realmente muito à vontade no período de pré-temporada. Desde já, o "Iceman" é a aposta do Blog para o título da temporada 2008 da Fórmula 1.

Por sua vez, Felipe Massa é o azarão na disputa pelo troféu de campeão deste ano. O brasileiro precisa provar que os problemas mecânicos da última temporada foram realmente a causa do seu decepcionante quarto lugar no campeonato, e que tem condições de fazer frente a Raikkonen dentro da Ferrari. Caso tenho um ano abaixo do esperado, Massa poderia até perder sua vaga na equipe. Afinal, um certo Fernando Alonso está louquinho para encontrar um lugar em Maranello...

Scuderia Ferrari Marlboro

Estréia na Fórmula 1: 1950
Títulos: 15 de pilotos e 15 de construtores
Vitórias: 201
Controlada por: FIAT
Chefe de equipe: Stefano Domenicali
Diretor técnico: Aldo Costa
Pilotos: Kimi Raikkonen e Felipe Massa (titulares). Luca Badoer e Marc Gené (pilotos de testes)
Colocação em 2007: 1º lugar, com 204 pontos

Análise da equipe:

Confiabilidade: ****
Experiência: *****
Potencial de Evolução: ***
Retrospecto Recente: *****
Regularidade: ****
Orçamento: *****
Staff Técnico: *****
Soma das “estrelas”: 31

1. Kimi Raikkonen

Naturalidade: Espoo, Finlândia
Idade: 28 anos
Estréia na Fórmula 1: 2001
Títulos: 1 (2007)
Vitórias: 15
Grandes Prêmios: 121
Equipes: Sauber (2001), McLaren (2002-2006) e Ferrari (2007-2008)
Colocação em 2007: 1º lugar, com 110 pontos

Análise do piloto:

Capacidade de Adaptação: *****
Capacidade de Recuperação: *****
Experiência: ****
Potencial de Evolução: **
Regularidade: ****
Retrospecto Recente: *****
Volta Rápida: ****
Soma das “estrelas”: 29
Estilo: Agressivo

2. Felipe Massa

Naturalidade: Botucatu, Brasil
Idade: 26 anos
Estréia na Fórmula 1: 2002
Títulos: -
Vitórias: 5
Grandes Prêmios: 87
Equipes: Sauber (2002, 2004-2005) e Ferrari (2006-2008)
Colocação em 2007: 4º lugar, com 94 pontos

Análise do piloto:

Capacidade de Adaptação: ***
Capacidade de Recuperação: ****
Experiência: ***
Potencial de Evolução: ***
Regularidade: ****
Retrospecto Recente: ****
Volta Rápida: *****
Soma das “estrelas”: 26
Estilo: Agressivo

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, apresentando um balanço final da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Número Um e Logo McLaren - http://www.wikipedia.com/

segunda-feira, 3 de março de 2008

Enfim, Williams realiza apresentação oficial para o novo FW30

A pré-temporada da Fórmula 1 até já acabou, mas só agora a Williams resolveu "apresentar" o seu carro para 2008. Na verdade, a festa de lançamento do FW30 serviu apenas para revelar oficialmente as novas e belas cores da equipe, que também já haviam sido adiantadas pela patrocinadora McGregor há algumas semanas. De qualquer maneira, aí vão as primeiras fotos do novo modelo da Williams:







Em termos de desempenho, ao menos, o FW30 parece ser bastante promissor. Nos testes de pré-temporada, o novo carro mostrou consistência e velocidade, e a Williams figurou várias vezes nas primeiras posições dos testes coletivos. Apesar das boas perspectivas, o time tenta manter uma postura mais cautelosa, evitando um otimismo exagerado.

"A Fórmula 1 nunca é fácil. Alguns setores da imprensa nos colocaram em terceiro lugar entre as equipes, mas não tenho tanta certeza disso", falou o chefe Frank Williams. O outro proprietário da Williams, Patrick Head, também deu seus pitacos sobre o novo FW30: "Estamos fazendo o nosso melhor para transformá-lo num carro competitivo. O FW30 é melhor e mais estável do que o seu antecessor. Nossos adversários, porém, também devem ter progredido".

Pensar em vitórias em 2008 ainda pode ser cedo para a Williams. Mas se a equipe mantiver a sua notável recuperação, logo estará de volta ao grupo dos times de ponta. Um lugar de onde nunca deveria ter saído...



Continuam rendendo os boatos sobre uma possível saída de Ron Dennis da McLaren. Nesta segunda, porém, dirigentes do time prateado e da parceira Mercedes voltaram a negar essa possibilidade. "É tudo especulação. Se Dennis renunciar, terá sido uma decisão inteiramente dele", garantiu Martin Whitmarsh, CEO do grupo McLaren, ao The Guardian. Principal diretor da Mercedes, Nobert Haug manteve um discurso parecido: "Dennis é um líder dentro do time. Nós não estamos fazendo pressão para ele sair".

Enquanto isso, a BMW continua sendo a grande incógnita para a temporada 2008 da Fórmula 1. E hoje, mais uma vez, os pilotos do time deram declarações contraditórias sobre o potencial da equipe. "O novo carro é muito difícil de pilotar, e tem problemas de difícil conserto", disse Robert Kubica, que foi rebatido pelo próprio parceiro Nick Heidfeld: "Não estamos tão perto de McLaren e Ferrari, mas somos os melhores do resto".

E aí? Estará a BMW apenas escondendo o jogo ou será que o novo carro é realmente uma decepção? O Blog aposta na primeira alternativa, mas vamos precisar esperar até o G.P. da Austrália para que a resposta seja dada...



Durou pouco a alegria de Carl Edwards, que conquistou ontem sua segunda vitória consecutiva na Nascar. Nesta segunda, comissários da categoria acharam irregularidades na tampa de combustível do Ford de Edwards, e o piloto do carro 99 corre sério risco de sofrer punições. As vitórias provavelmente serão mantidas, mas Edwards deve perder pontos e a sua liderança no campeonato.

Por fim, vale mencionar a estréia do carro da Fórmula Superliga, cujo primeiro teste aconteceu hoje em Donington Park. As atividades foram comandadas pela equipe HiTech, uma das mais tradicionais da Fórmula 3 Inglesa. O piloto encarregado de pilotar o modelo, porém, foi um completo desconhecido: Bruce Jouanny, um francês que já correu sem grande destaque na World Series e na Le Mans Series.

Seus tempos e o número de voltas completadas não foram divulgados...



O vídeo do dia é mais uma coletânea de belas imagens da Fórmula 1, editadas de forma muito talentosa. Este filme ainda não ganhou destaque pela internet, mas é uma raridade que merece uma conferida:


Dica da Comunidade F1 Brasil do Orkut

Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número um da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Carl Edwards - www.nascar.com
Fórmula Superliga - www.globoesporte.com/motor

Weekend Update - Nascar, Fórmula Truck, Fórmula Brasil 2.0 e Balanço dos Palpites

Carl Edwards venceu ontem a etapa de Las Vegas da Nascar, conquistando seu segundo triunfo consecutivo e assumindo a liderança do campeonato. Uma semana após ganhar a prova da Califórnia, o piloto do carro 99 repetiu a dose na cidades dos cassinos, ao derrotar Dale Earnhardt Jr. e Greg Biffle numa disputa apertada. Na seqüência, Kevin Harvick e Jeff Burton completaram o top 5.

Como é de costume na Nascar, a corrida só começou a ganhar emoção nos seus momentos finais. Dale Earnhardt Jr. parecia ter carro para quebrar o jejum de 54 provas sem vitórias, mas esbarrou na exibição perfeita de Carl Edwards. Na derradeira relagada, que aconteceu a apenas duas voltas do fim, Edwards não de chances para "Junior", e comemorou o triunfo com a sua tradicional "cambalhota da vitória".

A corrida de Las Vegas foi especialmente difícil para uma série de favoritos. Tony Stewart, por exemplo, sofreu um estouro de pneu e bateu forte logo no início, terminando em último dos 43 participantes. O tetracampeão Jeff Gordon também não teve sorte, envolvendo-se num acidente a poucas voltas da bandeirada. Por sua vez, Jimmie Johnson não se encontrou ao longo do dia, fechando apenas num franco 29º. Fazendo uma prova discreta, Juan Pablo Montoya finalizou em 19º.

Logo abaixo, o top 10 da etapa de Las Vegas da Nascar:

1. Carl Edwards/Ford
2. Dale Earnhardt Jr./Chevrolet
3. Greg Biffle/Ford
4. Kevin Harvick/Chevrolet
5. Jeff Burton/Chevrolet
6. David Ragan/Ford
7. Kasey Kahne/Dodge
8. Travis Kvapil/Ford
9. Denny Hamlin/Toyota
10. Mark Martin/Chevrolet

Campeonato: 1. CARL EDWARDS, 491 pts; 2. Kyle Busch, 470 pts; 3. Ryan Newman, 450 pts; 4. Kasey Kahne, 440 pts; 5. Kevin Harvick, 428 pts

A próxima parada da Nascar é a cidade de Atlanta, no próximo dia 9 de março.



Não faltou emoção na primeira etapa da Fórmula Truck, em Guaporé. Faltando apenas dez voltas para o fim, uma forte chuva atingiu o circuito gaúcho, bagunçando a ordem da corrida. Os azarões Beto Monteiro e Valmir Benavides, que haviam optado por pneus de pista molhada, passaram para as duas primeiras posições, e travaram um duelo empolgante pela vitória. No fim, Monteiro saiu vencedor por apenas oito décimos de segundo.

Roberval Andrade, Renato Martins e Debora Rodrigues completaram os cinco primeiros, numa prova recheada de acidentes. O pace truck precisou ser acionado duas vezes, excluindo a sua aparição na bandeira amarela programada. No fim, vários favoritos - como Geraldo Piquet, Wellington Cirino e Felipe Giaffone - ficaram prejudicados pelas condições adversas, terminando apenas em posições intermediárias.

A seguir, a classificação da etapa de Guaporé da Fórmula Truck:

1. Beto Monteiro/Scania, 22 voltas em 1h01:35.674s
2. Valmir Benavides/Volkswagen, a 0.885s
3. Roberval Andrade/Scania, a 4.263s
4. Renato Martins/Volkswagen, a 14.295s
5. Debora Rodrigues/Volkswagen, a 23.702s
6. Felipe Giaffone/Volkswagen, a 38.030s
7. Diumar Bueno/Volvo, a 40.835s
8. Vignaldo Fizio/Mercedes, a 41.142s
9. Wellington Cirino/Mercedes, a 43.358s
10. Fabiano Brito/Volvo, a 49.803s

Campeonato: 1. MONTEIRO, 22 pts; 2. Benavides, 20 pts; 3. Andrade, 12 pts; 4. Martins, 11 pts; 5. Cirino, 9 pts

Agora, a Fórmula Truck só volta à pista no dia 6 de abril, para a etapa de Goiânia.


Para terminar, vale mencionar a melancólica estréia da Fórmula Brasil 2.0, em Curitiba. A categoria esperava cerca de quinze carros para a primeira rodada dupla de sua história, mas apenas seis pilotos participaram de cada uma das provas. De qualquer maneira, as baterias até foram animadas, embora o carioca Leonardo Otero tenha monopolizado as vitórias. A próxima etapa da Fórmula Brasil 2.0 - se acontecer - será no circuito de Tarumã, entre os dias 18 e 20 de abril.


Sebastien Loeb salvou a honra do Blog, que saiu com apenas um acerto nas apostas deste fim de semana. Dessa vez, o meu aproveitamente ficou em razoáveis 20%. Hora do tradicional Balanço dos Palpites:
Fórmula Truck - Vencedor: Beto Monteiro. Palpite: Felipe Giaffone (sexto)
Mundial de Rally - Vencedor: Sebastien Loeb. Palpite: Sebastien Loeb (primeiro)
Mundial de Turismo - Vencedores: Yvan Muller e Gabriele Tarquini. Palpites: Augusto Farfus Jr. (terceiro e sexto) e Andy Priaulx (sexto e segundo)
Nascar - Vencedor: Carl Edwards. Palpite: Jimmie Johnson (29º)

Acertar o vencedor da Fórmula Truck seria muito difícil, já que Beto Monteiro não era um dos principais favoritos à vitória. No Mundial de Rally, o palpite foi certeiro, embora também um tanto previsível. Minhas apostas no Mundial de Turismo foram bem, mas ficou faltando a vitória. Por fim, Jimmie Johnson esteve irreconhecível em Las Vegas, e o Blog errou feio ao jogar suas fichas no bicampeão.

Até o fim do dia, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

domingo, 2 de março de 2008

Weekend Update - Mundial de Rally e Mundial de Turismo

Pelo terceiro ano consecutivo, Sebastien Loeb foi o grande vencedor do Rally do México. Neste domingo, o francês confirmou mais uma vitória em solo mexicano, conquistando um triunfo que parecia improvável no início do fim de semana. Agora, Loeb já aparece na segunda posição do campeonato, bem próximo do líder Mikko Hirvonen.

Durante o shakedown de quinta-feira, Loeb enfrentou problemas de motor, e por pouco não precisou trocá-lo. A mudança de propulsor representaria uma penalização de cinco minutos para o tetracampeão, mas a Citröen conseguiu consertar o motor em cima da hora. No primeiro dia de competição real, Loeb não forçou o carro, fechando a sexta-feira na vice-liderança. Já a partir do sábado, porém, ele assumiu a ponta, que não perderia mais até o final.

Na seqüência, Chris Atkinson conquistou um excelente segundo lugar, o melhor resultado de sua carreira no Mundial de Rally. Atrás do australiano, a Ford monopolizou as demais posições da zona de pontuação, emplacando seis carros do terceiro ao oitavo lugar. O finlandês Mikko Hirvonen, que terminou na quarta posição, ainda é o líder do campeonato. Sebastien Loeb, porém, já está na sua cola.

Logo abaixo, a classificação final do Rally do México:

1. Sebastien Loeb/França/Citröen, 3h33:29.9s
2. Chris Atkinson/Austrália/Subaru, a 1:06.1s
3. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, a 1:39.7s
4. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 3:38.7s
5. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 4:57.9s
6. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 6:28.9s
7. Federico Villagra/Argentina/Ford, a 19:03.0s
8. Ricardo Triviño/México/Ford, a 21:17.3s
9. Sebastien Ogier//França/Citröen, a 25:24.9s
10. Jaan Mölder/Estônia/Suzuki, a 26:56.8s

Campeonato: 1. HIRVONEN, 21 pts; 2. Loeb, 20 pts; 3. Latvala, 16 pts; 4. Atkinson, 14 pts; 5. Galli e P.Solberg, 9 pts

A próxima etapa do Mundial de Rally acontece entre os 27 e 30 de março, na Argentina.


Em Curitiba, a SEAT faturou as duas baterias da etapa inaugural da temporada 2008 do Mundial de Turismo. Na primeira corrida do dia, o francês Yvan Muller largou da pole e venceu de ponta a ponta, fazendo a dobradinha com seu companheiro Rickard Rydell. Logo atrás deles, o brasileiro Augusto Farfus Jr. teve um desempenho muito bom, fechando em terceiro após cair para sétimo na largada.

Algumas horas mais tarde, o italiano Gabriele Tarquini ganhou mais uma para a SEAT, apesar do fortíssimo ataque do tricampeão Andy Priaulx. O inglês precisou se contentar com o segundo lugar. A seguir, o espanhol Felix Porteiro completou o podium, enquanto Augusto Farfus Jr. terminou em sexto. Com os resultados de Curitiba, quem lidera o campeonato é Yvan Muller, que fez um quinto lugar na segunda prova do dia.

O resultado da etapa de Curitiba do Mundial de Turismo está logo abaixo:

Primeira corrida:
1. Yvan Muller/França/SEAT, 15 voltas em 23:47.024s
2. Rickard Rydell/Suécia/SEAT, a 0.763s
3. Augusto Farfus Jr./Brasil/BMW, a 1.234s
4. Jörg Müller/Alemanha/BMW, a 1.512s
5. Andy Priaulx/Inglaterra/BMW, a 6.747s

Segunda corrida:
1. Gabriele Tarquini/Itália/SEAT, 14 voltas em 20:06.577s
2. Andy Priaulx/Inglaterra/BMW, a 0.327s
3. Felix Porteiro/Espanha/BMW, a 1.202s
4. Jörg Müller/Alemanha/BMW, a 1.745s
5. Yvan Muller/França/SEAT, a 5.045s
6. Augusto Farfus Jr./Brasil/BMW, a 5.360s

Campeonato: 1. Y.MULLER, 14 pts; 2. Tarquini, 13 pts; 3. Priaulx, 12 pts; 4. Rydell e J.Muller, 10 pts; 6. Farfus Jr., 9 pts

Agora, a próxima parada do Mundial de Turismo é o circuito mexicano de Puebla, no dia 6 de abril. Nesta segunda, o Blog volta com a última edição do Weekend Update neste fim de semana, destacando Fórmula Brasil 2.0, Fórmula Truck e Nascar, além do Balanço dos Palpites. Até amanhã!

Crédito das fotos: www.motorsport.com