Chegamos hoje ao fim de mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é fazer uma espécie de apresentação da próxima temporada da Fórmula 1, incluindo análises e palpites sobre cada uma das equipes da categoria. Sem perder mais tempo, vamos em frente:
10. A Force India vai ter um ano de estréia bastante modesto
9.A Super Aguri vai ser a lanterna da temporada
8. A Honda vai passar por mais um ano difícil
7.A Toyota vai ter outro ano "mais-ou-menos"
6. Os pilotos da Toro Rosso vão ofuscar a dupla da Red Bull
5. A Williams vai prosseguir com a sua notável recuperação
4. Com Fernando Alonso, a Renault vai voltar a vencer
3. A BMW vai ganhar seu primeiro Grande Prêmio
2. A McLaren vai perder o duelo contra a Ferrari
1. Kimi Raikkonen será bicampeão mundial de Fórmula 1
A Ferrari está longe de ser invencível, mas inicia a temporada 2008 como a grande favorita para os títulos da Fórmula 1. Após se aproveitar dos problemas da McLaren para levantar os troféus do ano passado, o time de Maranello já entra em vantagem nos aspectos financeiro e psicológico. Afinal, o orçamento da Ferrari não foi prejudicado pelo escândalo de spygate, e a equipe ainda mantém o moral bastante elevado desde o surpreendente campeonato de Kimi Raikkonen.
10. A Force India vai ter um ano de estréia bastante modesto
9.A Super Aguri vai ser a lanterna da temporada
8. A Honda vai passar por mais um ano difícil
7.A Toyota vai ter outro ano "mais-ou-menos"
6. Os pilotos da Toro Rosso vão ofuscar a dupla da Red Bull
5. A Williams vai prosseguir com a sua notável recuperação
4. Com Fernando Alonso, a Renault vai voltar a vencer
3. A BMW vai ganhar seu primeiro Grande Prêmio
2. A McLaren vai perder o duelo contra a Ferrari
1. Kimi Raikkonen será bicampeão mundial de Fórmula 1
A Ferrari está longe de ser invencível, mas inicia a temporada 2008 como a grande favorita para os títulos da Fórmula 1. Após se aproveitar dos problemas da McLaren para levantar os troféus do ano passado, o time de Maranello já entra em vantagem nos aspectos financeiro e psicológico. Afinal, o orçamento da Ferrari não foi prejudicado pelo escândalo de spygate, e a equipe ainda mantém o moral bastante elevado desde o surpreendente campeonato de Kimi Raikkonen.
Nos bastidores, a Ferrari fez algumas mudanças importantes nos últimos meses. A principal delas foi a saída do chefão Jean Todt, substituído pelo bem menos famoso Stefano Baldisseri. Depois de vários anos comandada por estrangeiros, portanto, a Ferrari volta a ficar nas mãos dos italianos. Um mau sinal? Nem tanto: no fundo, continua a mesma filosofia de Todt, que agora deve apenas acompanhar as atividades mais à distância.
Projetado por Aldo Costa, o F-2008 tem a missão de sanar o maior problema do antigo F-2007: a falta de confiabilidade. Em termos de velocidade, o novo carro é tão rápido quanto o seu antecessor, mas ainda não conseguiu provar sua durabilidade. Nos testes de pré-temporada, a Ferrari sofreu falhas preocupantes, causadas principalmente por problemas no sistema hidráulico. Se a equipe enfrentar quebras no G.P. da Austrália, não seria uma surpresa tão grande assim...
De qualquer maneira, a Ferrari é a equipe a ser observada, e Kimi Raikkonen aparece como o favorito destacado para liderar o time. Segundo informações da mídia européia, o F-2008 teria sido preparado para agradar ao estilo de pilotagem do finlandês. Nada disso foi confirmado pela Ferrari, mas Raikkonen pareceu realmente muito à vontade no período de pré-temporada. Desde já, o "Iceman" é a aposta do Blog para o título da temporada 2008 da Fórmula 1.
Por sua vez, Felipe Massa é o azarão na disputa pelo troféu de campeão deste ano. O brasileiro precisa provar que os problemas mecânicos da última temporada foram realmente a causa do seu decepcionante quarto lugar no campeonato, e que tem condições de fazer frente a Raikkonen dentro da Ferrari. Caso tenho um ano abaixo do esperado, Massa poderia até perder sua vaga na equipe. Afinal, um certo Fernando Alonso está louquinho para encontrar um lugar em Maranello...
Scuderia Ferrari Marlboro
Estréia na Fórmula 1: 1950
Títulos: 15 de pilotos e 15 de construtores
Vitórias: 201
Controlada por: FIAT
Chefe de equipe: Stefano Domenicali
Diretor técnico: Aldo Costa
Pilotos: Kimi Raikkonen e Felipe Massa (titulares). Luca Badoer e Marc Gené (pilotos de testes)
Colocação em 2007: 1º lugar, com 204 pontos
Análise da equipe:
Confiabilidade: ****
Experiência: *****
Potencial de Evolução: ***
Retrospecto Recente: *****
Regularidade: ****
Orçamento: *****
Staff Técnico: *****
Soma das “estrelas”: 31
1. Kimi Raikkonen
Naturalidade: Espoo, Finlândia
Idade: 28 anos
Estréia na Fórmula 1: 2001
Títulos: 1 (2007)
Vitórias: 15
Grandes Prêmios: 121
Equipes: Sauber (2001), McLaren (2002-2006) e Ferrari (2007-2008)
Colocação em 2007: 1º lugar, com 110 pontos
Análise do piloto:
Capacidade de Adaptação: *****
Capacidade de Recuperação: *****
Experiência: ****
Potencial de Evolução: **
Regularidade: ****
Retrospecto Recente: *****
Volta Rápida: ****
Soma das “estrelas”: 29
Estilo: Agressivo
2. Felipe Massa
Naturalidade: Botucatu, Brasil
Idade: 26 anos
Estréia na Fórmula 1: 2002
Títulos: -
Vitórias: 5
Grandes Prêmios: 87
Equipes: Sauber (2002, 2004-2005) e Ferrari (2006-2008)
Colocação em 2007: 4º lugar, com 94 pontos
Análise do piloto:
Capacidade de Adaptação: ***
Capacidade de Recuperação: ****
Experiência: ***
Potencial de Evolução: ***
Regularidade: ****
Retrospecto Recente: ****
Volta Rápida: *****
Soma das “estrelas”: 26
Estilo: Agressivo
A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, apresentando um balanço final da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!
Crédito das fotos:
Número Um e Logo McLaren - http://www.wikipedia.com/
Capacetes - http://www.formula1.com/
Demais - http://www.motorsport.com/
12 comentários:
Pantaneiro:
De maneira geral, concordo com a lista do Blog.... mas....(sempre tem uma mas)acho que a temporada da Force India não vai ser tão modesta assim. Ja havia dito isso antes e hoje fui surpreendido pela mesma opinião no blog do Fabio Seixas.... agora é esperar para ver, mas seria legal ver uma equipe modesta andando junto de Honda, Toyota e outra potencias...
Talvez possa até ser bom um Kimi Raikkonen ser "endeusado" injustamente e um Massa "escangalhado" também injustamente. Afinal, Massa começou 2007 como favorito e, se não seria campeão, ao menos chegaria ao Brasil com chances se não tivesse tido tanto azar. A verdade é que ele errou, mas a Ferrari o enterrou e o carro deixou ele na mão muito mais do que Kimi. Daí agora todo mundo esquece que o Raikkonen foi um piloto apagadíssimo durante toda a temporada e que foi 4 colocado praticamente o campeonato todo. Ganhou porque o Hamilton foi muito infeliz no final. No Placar:
Poles Massa 6x3 Kimi
Vitórias Kimi 6x3 Massa, ou seria Kimi 5x4 Massa??? Porque pra mim no Brasil Kimi não ganhou nada. Massa não perderia pra ele em Interlagos com chances de ser campeão nem a pau. Portanto, prefiro esperar para ver. Kimi Raikkonen é excelente piloto e é melhor do que Massa, mas como Sir Frank Williams disse: "qualquer um em seu nível que trabalhe mais, ganhará dele". Ele não virou lenda da noite para o dia pessoal. Mas respeito a opinião de vocês, é um palpite respeitável, mas não com todas as letras.
Gostei das análises, pois foram equilibradas e consistentes. E o melhor de tudo foi ver o verbo que você empregou: “vai ser”, “vai ter”, “vai ganhar”, “vai perder”, etc.
Parabéns por não ter ficado em cima do muro.
A princípio a luta pelo título se mantém polarizada entre Ferrari e McLaren, mas BMW, Renault e Williams podem embolar lá na frente. Tomara mesmo (aqui não é palpite, mas desejo meu) que BMW e Renault consigam subir no alto do podium.
Só divirjo em duas análises dos pilotos da Ferrari:
1)Achei o adjetivo ‘agressivo’ para o Kimi exagerado. A excelente arrancada para o título deveu-se mais a falta de regularidade do Massa, o que proporcionou ao finlandês ultrapassá-lo nos pontos e, consequentemente, alçá-lo à disputar o título. E, principalmente, a ‘fogueira de vaidades’ entre os pilotos da McLaren. Não fosse as desavenças entre Alonso e Hamilton na segunda parte do calendário e o Kimi seria na melhor das hipóteses o 3° colocado.
2)Conforme dito acima, a ‘regularidade’ do Massa, na minha opinião, lhe renderia 2 estrelas.
Abraços!!!
PS: Vê se libera os comentários o mais rápido possível. Esses tipos de ataques que o Blog tomou são passageiros. Espero ver em breve a normalidade reinar aqui, amigo.
Obrigado pelas mensagens!
Pantaneiro: O meu palpite para a Force India foi feita lá no meio da pré-temporada. Agora, já acho que a equipe tem muito mais capacidade de surpreender. O indiano Vihay Mallya não deve economizar esforços para melhorar o nível do time, e a Force India possui potencial para disputar com rivais como Honda e Toro Rosso. Vamos acompanhar o progresso da FI com atenção...
Fernando: Concordo inteiramente com a parte final do seu comentário. Não acho Massa melhor do que Kimi, mas o brasileiro tem, sim, capacidade para virar o jogo. Ele ainda é o piloto mais veloz em volta rápida da Fórmula 1, e isso pode fazer diferença...
Guilherme: Valeu pelo elogios! Tentei realmente não ficar em cima do muro, embora em algumas questões eu ainda não tenha opinião formada. Acredito que a Fórmula 1 será bem mais equilibrada nesse ano, e BMW e Renault têm chances de vencer corridas. O termo "agressivo" para o Kimi se deve ao estilo de pilotagem dele, que é muito "bruto".
Espero poder tirar a moderação dos comentários nos próximos dias. É torcer para que o volume de spans diminua...
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Oi Gustavão...
Dê uma olhada neste post!
Caso goste, e ache que vale a pena, faça uma referência aqui no seu blog para ajudar! Tks
http://z001.ig.com.br/ig/16/45/951341/blig/cafecomf1/2008_10.html#post_19082309
Apesar do Raikkonen ser considerado homem de gelo, acho que falta pra ele mais gana, mais vontade..... da impressão que ele faz por fazer, o Massa já tem essa vontade mas parece que é pra mostrar pra todo mundo "Viram, consegui", por isso esse ano sigo apostando no Hamilton, que deu aquela escorregada no ano passado mas que acredito não erra esse ano !!!! vamos esperar !!!!!!!!!!!
Caro Gustavo
Fiquei satisfeitíssimo em encontrar um blog sobre Formula 1 bom desse jeito. Parabéns pelos textos, pelas idéias e dedicação em manter este canal de comunicação. Pelo que estou vendo, os comentários também são de alto nível. Abraços a todos e contem comigo ao longo da temporada.
Não me parece que Raikkonen seja assim tão favorito e a Ferrari assim tão favorita, achoq eu a Mclaren poderá ser camepeã e não a Ferrari, e os problemas hidraulicos fazer o F2008 não terminar alguns G.P e não terminar algumas qualificações, isto é o que eu penso, bem queria que não fosse assim.
Grande abraço!
Kimi_Cris
Obrigado pelas mensagens!
Marcos Almeida: Valeu mesmo pelos elogios! Seus comentários serão sempre muito bem-vindos, ok?
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Acho que vai haver equilibrio, embora também considere a Ferrari favorita. A McLaren vai assustar, e o Lewis vai querer mostrar que é um piloto fora de série.
Não vai ser um passeio no parque! Mas claro, não ficaria surpreendido com um bi-campeonato finlandês...
Eu tava pensando justamente nisso, que o Alonso "quer-porque quer" uma vaga lah na Ferrari, e tá soh esperando o Massa dar uns vacilos lá na Ferrari; espero q esse ano ele não tenha os problemas ridiculos q teve ano passado e nem dê mole em algumas corridas como fez ano passado na França, na Hungria e na China...
Ateh!
Gustavo,
Só hoje a gripe "me liberou" para voltar à normalidade.
Tenho acompanhado seus posts, e acho que a Ferrari é a favorita do ano sim. Mas, por incrível que pareça, ainda é cedo para arriscar qualquer palpite. Algumas equipes podem ainda estar escondendo o jogo, ou então vão evoluir mais rápido que as outras.
Um abraço.
Postar um comentário