terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1 - Número 7

Continuamos, hoje, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é fazer uma espécie de apresentação da próxima temporada da Fórmula 1, incluindo análises e palpites sobre cada uma das equipes da categoria. Sem perder mais tempo, vamos em frente:

10. A Force India vai ter um ano de estréia bastante modesto
9.A Super Aguri vai ser a lanterna da temporada
8. A Honda vai passar por mais um ano difícil
7.A Toyota vai ter outro ano "mais-ou-menos"

O prazo para vencer já está lentamente se esgotando na Toyota. Seis temporadas após ingressar na Fórmula 1 prometendo atropelar a concorrência, a equipe japonesa ainda está longe de disputar as primeiras posições. A seqüência de fracassos acendeu o sinal amarelo na sede da montadora, em Tóquio, e o time ganhou uma última chance para tentar alcançar o sucesso na categoria.

De acordo com um dos principais dirigentes da Toyota, Tadashi Yamashina, a equipe tem mais dois anos para chegar ao grupo das escuderias de ponta. Caso contrário, o projeto da equipe de Fórmula 1 poderia até ser abandonado. A pressão surtiu efeito sobre os engenheiros da Toyota, que desenharam um carro totalmente novo. Além de incorporar o conceito da "asa-ponte", TF108 tem uma maior distância entre-eixos, e uma suspensão completamente redesenhada.

Será que agora a Toyota vai? O Blog embarca na resposta da maioria: ainda não. Apesar de contar com recursos e estrutura, a equipe ainda não está preparada para dar o chamado salto de performance. A expectativa é que a Toyota faça outra temporada "mais-ou-menos", alternando altos e baixos, mas sem chamar muita atenção na maior parte do tempo. Para o time valer o investimento, ainda é preciso corrigir algumas falhas cruciais. Como a falta de um líder, por exemplo.

Os pilotos estão longe de serem ruins, mas não parecem ter capacidade de produzir um ganho de performance considerável na Toyota. Em 2008, Jarno Trulli já vai para a sua quarta temporada completa com a equipe japonesa, precisando provar que ainda merece espaço na Fórmula 1. O contrato do italiano com a Toyota termina no fim deste ano, e corre risco de não ser renovado.

No outro cockpit da Toyota, aparece o atual campeão da GP2, Timo Glock. Após fazer apenas quatro corridas pela Jordan em 2004, o alemão ganhou uma merecida segunda chance na Fórmula 1. Apesar de algumas dificuldades de adaptação nos testes de pré-temporada, Glock tem potencial para incomodar Trulli na disputa interna da Toyota. A aposta do Blog é que o alemão toma um passeio nos treinos de classificação, mas termina o ano com mais pontos do que o seu companheiro.

Panasonic Toyota Racing

Estréia na Fórmula 1: 2002
Títulos: -
Vitórias: -
Controlada por: Toyota Motor Corporation
Chefes de equipe: Tadashi Yamashina e John Howett
Diretor técnico: Pascal Vasselon
Pilotos: Jarno Trulli e Timo Glock (titulares). Kamui Kobayashi (piloto de testes)
Colocação em 2007: 6º lugar, com 13 pontos

Análise da equipe:

Confiabilidade: ***
Experiência: ***
Potencial de Evolução: ****
Retrospecto Recente: **
Regularidade: ***
Orçamento: *****
Staff Técnico: ***
Soma das “estrelas”: 23

11. Jarno Trulli

Naturalidade: Pescara, Itália
Idade: 33 anos
Estréia na Fórmula : 1997
Títulos: -
Vitórias: 1
Grandes Prêmios: 181
Equipes: Minardi (1997), Prost (1997-1999), Jordan (2000-2001), Renault (2002-2004) e Toyota (2004-2007)
Colocação em 2007: 13º, com 8 pontos

Análise do piloto:

Capacidade de Adaptação: **
Capacidade de Recuperação: **
Experiência: ****
Potencial de Evolução: **
Regularidade: ***
Retrospecto Recente: ***
Volta Rápida: *****
Soma das “estrelas”: 21
Estilo: Técnico

12. Timo Glock

Naturalidade: Lindenfels, Alemanha
Idade: 26 anos
Estréia na Fórmula 1: 2004
Títulos: -
Vitórias: -
Grandes Prêmios: 4
Equipes: Jordan (2004) e Toyota (2007)
Colocação em 2007: Não participou

Análise do piloto:

Capacidade de Adaptação: **
Capacidade de Recuperação: ****
Experiência: **
Potencial de Evolução: ****
Regularidade: **
Retrospecto Recente: ****
Volta Rápida: ***
Soma das “estrelas”: 21
Estilo: Agressivo

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, apresentando o número seis da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Logo da Toyota - http://www.wikipedia.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

Mais para menos do que para mais será esse ano da Toyota na minha opinião. Não estou levando nenhuma fé na equipe, apesar do alto orçamento não ha muito o que esperar da Toyota por enquanto, acredito que a equipe só terá chance de se recuperar quando tiver um piloto muito bom, como o Alonso ou Raikkonen.

Leandrus disse...

Bom, acho q o ano passado da Toyota foi mto ruim, principalmente pq o Ralf ou fazia merda ou alguem o prejudicava e o Trulli perdia toda a vantagem que tinha conseguido nos treinos na corrida. Eu não confio tanto no Glock, não lembro dele na Jordan e o estilo dele não enchia meus olhos na GP2. Acho q pior q no ano passado não dá, mas vamos ver como a Toyota vai trabalhar sobre a pressão de conseguir resultados bem mais satisfatórios.

Ateh!

kimi_cris disse...

Acho que a toyota não vai chegar a equipa de topo nos proximos três ano portanto o projecto da Toyota está ameaçado.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Lucas: O principal problema da Toyota é exatamente esse que você identificou. Falta um líder, alguém que possa realmente transformar a equipe. Pena que pilotos como Alonso e Raikkonen não tenham a menor disposição de apostar na Toyota nessa altura...

Leandro: Concordo com você: a Toyota dificilmente vai fazer uma temporada pior do que a de 2007. Mas também não será tão muito melhor assim...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho