quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Polêmica envolvendo uso de álcool e drogas abala Stock Car

Apenas alguns meses após enfrentar a tragédia de Rafael Sperafico, a Stock Car sofreu hoje outro grande baque. Nesta quarta, o piloto Renato Russo fez uma grave denúncia ao jornal O Estado de São Paulo, ao revelar o uso de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas por pilotos da categoria em dias anteriores às provas. Além disso, Russo também pediu a implantação do anti-doping na categoria. O exame - embora conste no regulamento - não é feito na prática.

Nosso esporte precisa ter antidoping. Isso é algo que o médico oficial da Stock, o Dr. Dino Altmann, já vem insistindo. Na categoria, tem gente que bebe uísque antes das provas. Outros fumam maconha, cheiram cocaína...", falou Russo, que alertou para os riscos desses atos: "Mesmo se o cara não fizer essas coisas no dia da corrida, ele ainda fica com os reflexos prejudicados. E é aí que acontecem os acidentes mais perigosos".

Divulgada em vários veículos de imprensa do país, a denúncia de Russo não demorou a gerar reações da organização da Stock Car e da Confederação Brasileira de Automobilismo. Principal dirigente da categoria, Carlos Col declarou-se "perplexo" com as acusações, e contestou as revelações de Russo: "Estou na categoria há muito tempo, e nunca vi nem ouvi falar desse assunto. O Renato foi imprudente em se manifestar dessa maneira. Não existe qualquer indício de que algo realmente aconteceu".

Por sua vez, o comunicado da CBA foi bem mais radical, chegando a ameaçar de punição o piloto Renato Russo. "Se ele sabia de alguma irregularidade, deveria apresentação reclamação junto à direção do evento. Na visão do presidente da CBA, Paulo Scaglione, a omissão de Renato Russo configura uma conivência com os denunciados. Por isso, o assunto será levado ao Superior Tribunal de Justiça Deportiva", diz um trecho do texto.

Diante da pressão, Renato Russo voltou atrás na sua denúncia, alegando que ela tomou proporções exageradas. "Eu jamais faria declarações que prejudicassem a imagem da categoria que me acolheu como profissional e de onde tiro o meu sustento. O que eu disse não está direcionado apenas à Stock Car. É um cuidado que se deve ter em todo esporte, especialmente numa modalidade de risco, como o automobilismo", afirmou Russo, em comunicado distribuído pela sua assessoria.

No final da história, a impressão que fica é que Russo arrependeu-se das suas acusações por sentir-se intimidado. Segundo o jornalista Fábio Seixas, a Stock Car tem no seu regulamenteo um artigo que proíbe críticas à categoria, o que é um gigantesco absurdo. A denúncia de Renato Russo precisa ser apurada, por mais fantasiosa que possa parecer para alguns. E - se essas falhas realmente existirem - a Stock e a CBA têm a missão de reconhecê-las.

Punir o piloto Renato Russo somente por causa da denúncia não vai ajudar a corrigir nada...


A chuva voltou a atrapalhar as atividades das equipes em Barcelona, onde a Fórmula 1 realiza uma bateria de testes nesta semana. Pelo segundo dia consecutivo, a McLaren abriu mão de entrar na pista, deixando livre o caminho para a Ferrari. Dessa vez, Felipe Massa terminou como o mais rápido do dia, apesar de ter dado uma rodada na parte da manhã. De resto, vale mencionar a participação de Nico Rosberg, que completou um impressionante número de 97 voltas. A seguir, os tempos de hoje:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:30.673s (40 voltas)
2. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:31.213s (43)
3. Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:31.288s (33)
4. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:31.654s (44)
5. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:31.731s (28)
6. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:31.963s (97)
7. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:32.407s (33)
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:32.571s (47)
9. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:33.102s (13)
10. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, sem tempo (1)
11. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, sem tempo (1)

Em Valência, a BMW conseguiu ter um dia bem mais produtivo do que as suas rivais. Apesar de enfrentar uma pista molhada pela manhã, a equipe alemã acumulou um total de 157 voltas, sem passar por nenhum problema mais grave. Simulando um G.P. e testando acertos, Robert Kubica cravou 1:12.893s, superando seu parceiro Nick Heidfeld em cerca de seis décimos. A BMW encerra suas atividades em Valência amanhã.

Os testes de pré-temporada já estão em sua fase final, e uma das equipes que menos impressionou até agora foi a Toyota. Mesmo assim, o italiano Jarno Trulli mantém a esperança. "Estou torcendo para que a nossa equipe consiga brigar contra Renault e BMW. Quero acreditar nisso", falou Trulli ao site Autosport. Se depender das últimas sessões de treinos coletivos, o italiano vai ficar muito decepcionado. Até agora, o desempenho da Toyota tem sido discreto demais...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar a primeira declaração de Fernando Alonso sobre a polêmica das ofensas racistas contra Lewis Hamilton. Quase um mês após o episódio, o espanhol enfim resolveu se manifestar. "A Espanha não é um país preconceituoso. Temos casos isolados. Não acho que seja realmente necessária uma campanha da FIA contra o racismo", afirmou o bicampeão. De maneira geral, o comentário de Alonso não tem nada de extraordinário.

Mas o espanhol erra ao deixar de afirmar que as ofensas racistas são inaceitáveis. Na posição de herói nacional, Alonso precisa dar o exemplo...


A fusão entre ChampCar e IRL ainda não foi confirmada, mas já parece ser questão de tempo. Nesta quarta, o jornal Indianapolis Star divulgou que faltam apenas alguns detalhes para que o anúncio possa ser efetuado. "Continuamos trabalhando para um acordo. Estamos otimistas, mas sempre pode haver alguém que decida não levar à frente o projeto da unificação", falou um porta-voz da IRL.

Escolhida para fornecer os chassis que as equipes da ChampCar receberiam para disputar a IRL, a Dallara admitiu hoje estar em dificuldades para dar conta da nova demanda. "A empresa está preparada para atender a todos, mas talvez seja melhor adiar a operação até 2009", disse o presidente da fabricante, Gian Paolo Dallara. Isso, sim, seria um problema sério. A opinião geral, porém, é que a fusão deve acontecer o mais rápido possível. Nem que isso signifique trabalhar em dobro nos próximos meses...

Enquanto isso, o Blog Victal divulgou hoje que um novo piloto brasileiro vai tentar a sorte no automobilismo europeu. Trata-se de Fábio Beretta Rossi Jr., que assinou contrato para disputar a próxima temporada da Fórmula 3000 Européia. O paulista de Americana, que corria na Fórmula 3 Sul Americana até o ano passado, deve ter como companheiros de equipe o brasileiro Luiz Razia e o francês Nicolas Prost, filho do tetracampeão Alain.

Falando em herdeiros de ex-campeões mundiais, vale divulgar a estréia de Joshua Hill, filho de Damon e neto de Graham. O jovem inglês, de 17 anos, vai correr na Ginetta Junior Series, uma categoria local criada especialmente para pilotos novatos. Numa prova de kart disputada em janeiro, Joshua correu contra o pai. Terminou em segundo, enquanto Damon não passou de quarto.

Anotem esse nome. Joshua Hill é mais um candidato à fama. Em cinco ou dez anos, quem sabe...


Já que falamos de Damon Hill, o vídeo do dia tem o campeão de 1996 como protagonista. Trata-se de uma sensacional filmagem onboard com Hill, gravada no G.P. de Mônaco de 1995. Interessante observar como o barulho do motor da Williams do inglês é muito diferente do som dos propulsores atuais. Além de Hill, o vídeo também nos leva na carona da Benetton de Michael Schumacher. Vale a pena conferir:



Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número cinco da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Felipe Massa e Jarno Trulli - http://www.gpupdate.net/
Fábio Beretta Jr. - http://www.berettajr.com.br/

2 comentários:

Gui Vieira disse...

Vergonhosa a reação da Stock. Exemplar a coluna do Gomes no Lance de hoje : 'as drogas da stock ou a droga da stock' era o título. Deviam chamar todos prum antidoping, só assim resolveriam o problema. Como voce disse, punir o Russo não adiantará nada para corrigir os problemas.

Abraços.

Anônimo disse...

Essencial uma fusão entre a Champ e a IRL .........