domingo, 17 de fevereiro de 2008

Weekend Update - GP2 Asia

O brasileiro Bruno Senna conquistou um segundo lugar na bateria de hoje da GP2 Asia em Sentul, recuperando a vice-liderança do campeonato. Num dia de muita chuva, a vitória ficou com o malaio Fairuz Fauzy, que comandou a prova do início ao fim. Por sua vez, o francês Romain Grosjean fechou na quarta posição, mantendo sua boa vantagem na ponta da tabela de pontos.

Desde o início da manhã, nuvens negras tomaram o circuito de Sentul, na Indonésia, mas a chuva só veio quando faltavam apenas dois minutos para a volta de apresentação. Por causa das difíceis condições da pista, a largada precisou ser feita atrás do safety car. Mesmo antes da saída do carro de segurança, o letão Harald Schleghelmilch e o brasileiro Alberto Valério - ambos de pneus slicks - rodaram e precisaram abandonar a disputa.

Quando a corrida finalmente começou, o pole Fairuz Fauzy manteve a ponta, com Bruno Senna logo atrás. Não demorou muito e o safety car precisou ser acionado mais uma vez, por conta de uma rodada do italiano Luca Filippi. Depois do novo período de intervenção, a principal animação da prova passou a ser a briga pelo terceiro lugar, entre o sérvio Milos Pavlovic e o russo Vitaly Petrov.

Sem perder muito tempo, Petrov realizou sua manobra sobre Pavlovic, que não conseguia acompanhar o ritmo dos líderes. Logo depois, o sérvio perderia mais uma posição, para Romain Grosjean. Correndo em sexto, o inglês Ben Hanley foi o próximo a arriscar uma ultrapassagem sobre Pavlovic, mas dessa vez a tentativa não deu muito certo. Os dois se chocaram, e o safety car foi obrigado a fazer mais uma apariação.

A prova só voltou ao seu ritmo normal quando faltavam seis minutos para o fim, e não houve mais tempo para nada. Fairuz Fauzy venceu de ponta a ponta, com Bruno Senna e Vitaly Petrov completando o podium. Na seqüência, Romain Grosjean e o espanhol Adrian Valles fecharam os cinco primeiros, enquanto o suíço Sebastien Buemi - ganhador da bateria de sábado - terminou apenas na sétima posição. Mais atrás, Diego Nunes finalizou em décimo.

Com os resultados da rodada dupla de Sentul, Romain Grosjean lidera o campeonato da GP2 Asia, com 27 pontos. Em segundo, Bruno Senna soma 17. A seguir, aparecem Adrian Valles (15), Fairuz Fauzy (14), Sebastien Buemi e Vitaly Petrov (ambos com 10). Alberto Valério vem em 13º, com dois pontos, enquanto Diego Nunes ainda não pontuou. Logo abaixo, a classificação da bateria de hoje da GP2 Asia em Sentul:

1. Fairuz Fauzy/Malásia/Super Nova, 45:06.344s
2. Bruno Senna/Brasil/iSport, a 1.480s
3. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, a 1.700s
4. Romain Grosjean/França/ART, a 2.243s
5. Adrian Valles/Espanha/FMS, a 5.079s
6. Ho-Pin Tung/China/Trident, a 7.208s
7. Sebastien Buemi/Suíça/Arden, a 7.538s
8. Marco Bonanomi/Itália/Minardi by Piquet, a 10.199s
9. Arman Ebrahim/Índia/DPR, a 14.656s
10. Diego Nunes/Brasil/DPR, a 16.549s

A próxima rodada dupla da GP2 Asia acontece no circuito malaio de Sepang, entre os dias 22 e 23 de março. Nesta segunda, o Blog volta com a última edição de Weekend Update neste fim de semana, destacando as 500 Milhas de Daytona e o Balanço dos Palpites. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

2 comentários:

Leandrus disse...

Po, queria mto ver essas corridas, mas nem a Speed Channel tah passando né...paciência...
Bom, embora o talento de Bruno Senna ainda seja contestado por mtos, acho q ele tah indo bem, e torço pra uma boa participação dele esse ano na GP2

OBS: Q tah havendo com a GP2? Piloto letão, malaio? Nem sabia q lah tinha piloto! rs (preconceituoso mode on)

Ateh!

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

É interessante mesmo ver como a GP2 está "diversificada" nesse ano. Os 27 pilotos que já competiram até agora representam 17 nações diferentes. Tem piloto da China, do Líbano, da Sérvia, da Rússia, da Malásia, da Dinamarca, da Turquia, da Letônia... no fim, o Brasil é o segundo país com mais pilotos. Temos três, perdendo apenas para a Itália, que conta com quatro.

Grande abraço!

Gustavo Coelho