A situação na Super Aguri pode ser bem mais grave do que a imprensa vem especulando nas últimas semanas. Neste sábado, o jornal Lance! publicou uma ótima reportagem com o brasileiro João Carvalho de Souza, que trabalha como uma espécie de "faz-tudo" na simpática equipe japonesa. Segundo o mecânico, a crise na Aguri é real, e o time corre sério risco de perder o G.P. da Austrália. A prova - marcada para o dia 16 de março - abre a temporada 2008 da Fórmula 1.
"Muita gente da equipe está parada, só aguardando uma definição do que vai acontecer, já que ainda não recebemos ordem para voltar. O carro de 2008 está pronto, mas falta alguém que ajude financeiramente. No momento, tudo indica que não dá para andar na Austrália", disse João. O mecânico é conhecido dentro da Super Aguri como "Joe McGyver", por trabalhar em vários setores diferentes do time.
De acordo com a matéria do Lance!, a Super Aguri escolheu o próximo dia 28 para definir seu futuro. Caso a crise financeira não seja resolvida, a equipe pode perder o G.P. da Austrália ou até desistir da temporada. A apresentação oficial do novo SA03 estava marcada para a segunda que vem, mas precisou ser adiada por conta das dificuldades do time. Por enquanto, a Super Aguri não anunciou outra data para o lançamento do carro.
Resta esperar. E torcer. Afinal, ver a Fórmula 1 com somente vinte carros é melancólio. Os dirigentes da categoria, mais uma vez, conseguem provar toda a sua incompetência.
A polêmica sobre a nova Unidade de Controle Eletrônico (ECU, na sigla em inglês) continua rendendo. Fabricado pela Microsoft - uma parceira da McLaren - o acessório tornou-se obrigatório para todas as equipes a partir deste ano. Pois bem: segundo o Blig do Gomes, a Honda teria descoberto um bug no sistema que, diante de uma determinada seqüência de toques nos botões do volante, alteraria o funcionamento do ECU e permitiria "maquiar" os controles de tração e de largada.
Acontece que esses dispositivos foram proibidos no fim de 2007, e a FIA já estaria disposta a abrir uma investigação. Como a McLaren é sócia da fabricante Microsoft, seria pouco provável que o time prateado não conhecesse o bug. Vale lembrar que o italiano Jarno Trulli deu a entender, semanas atrás, que algumas equipes já teriam achado maneiras de compensar a proibição das ajudas eletrônicas. Pelo visto, as suspeitas de Trulli podem ter fundamento...
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar uma notícia divulgada hoje pela revista Formula Money. Segundo a publicação, a Ferrari teria tido um lucro de quase 200 milhões de dólares apenas no último quadrimestre do ano passado. Considerando que a McLaren precisou pagar US$100 mi à FIA por conta do envolvimento no spygate, já dá para concluir que num quesito fundamental a Ferrari inicia 2008 em ampla vantagem.
Afinal, nenhuma outra equipe de ponta tem à disposição um orçamento tão generoso quanto a turma de Maranello...
Sebastien Buemi (à esquerda) foi o grande vencedor da primeira e animada bateria da GP2 Asia em Sentul, na Indonésia. Logo na segunda volta, um acidente múltiplo causou a entrada do safety car, e a maioria do pelotão aproveitou a oportunidade para fazer seu pit stop obrigatório. Bruno Senna, que havia largado de décimo, assumiu a liderança e comandou a prova até que uma batida de Diego Nunes trouxe o carro de segurança de volta à pista.
Ansioso para fazer sua parada, Senna ultrapassou o safety car antes que este alcançasse a linha do box, e por isso tomou um drive through. Apesar de todos os problemas, Senna ainda terminou em sétimo. A vitória ficou com Luca Filippi, mas o italiano foi desclassificado por usar pneus reservados para o seu companheiro de equipe. Dessa forma, o triunfo caiu nas mãos de Sebastien Buemi.
Adrian Vallés e Ben Hanley completaram o podium, com o líder do campeonato Romain Grosjean fechando em quarto. O francês, aliás, chegou a cair para 18º no início da prova, mas fez uma corrida de recuperação impressionante. Assim como Diego Nunes, Alberto Valério também não terminou. Agora, Grosjean soma 24 pontos, contra 13 de Vallés, 12 de Senna (à direita) e 10 de Buemi. Logo abaixo, a classificação da bateria de hoje em Sentul:
1. Sebastien Buemi/Suíça/Arden, 1h10:28.016s
2. Adrian Vallés/Espanha/FMS, a 9.388s
3. Ben Hanley/Inglaterra/Campos, a 11.321s
4. Romain Grosjean/França/ART, a 16.483s
5. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, a 20.966s
6. Milos Pavlovic/Sérvia/BCN, a 41.345s
7. Bruno Senna/Brasil/iSport, a 43.439s
8. Fairuz Fauzy/Malásia/Super Nova, a 48.867s
9. Stephen Jelley/Inglaterra/ART, a 48.962s
10. Michael Herck/Holanda/FMS, a 1:11.721s
A segunda prova da GP2 Asia em Sentul acontece amanhã.
O vídeo do dia é uma ótima pedida para os fãs de Ayrton Senna. As imagens retratam os momentos imediatamente posteriores à grande vitória do tricampeão no Grande Prêmio do Brasil de 1993. Além da festa da torcida, são mostradas cenas do podium - palco do encontro entre Senna e o lendário Juan Manuel Fangio - e uma rápida entrevista em português. Vale a conferida:
Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades da GP2 Asia e o resultado das 500 Milhas de Daytona. Até amanhã!
Crédito das fotos: www.gpupdate.net
4 comentários:
Po, realmente triste a situação da Super Aguri, porém acho q eles estaum demorando mto pra definir uma situação que já podia ter sido resolvida; realmente uma pena
E essas equipes de F-1 são fogo, jah estaum doidas pra descobrir brechas que compensem o que foi proibido, tomara que sejam punidas se isso for verdade...
Ateh!
Esperemos que a Aguri continui, e a Mclaren anda a fazer das suas parece que não aprendeu a lição da epoca passada.
Saudações Desportivas!
Kimi_Cris
Triste demais a situação da Aguri... espero que consigam alinhar em Albert Park...
Bugzinho no software? Produzido pela McLaren... sei. Pode até ser que não haja intenção do time de colocar um bug que, supostamente, só eles saberiam utilizar, mas a escolha pela ECU feita pela McLaren abre esse tipo de suspeita... será se a FIA consegue tomar uma decisão certa? só uma, pelo menos...
Abraço
a super aguri fechou um contrato com a ARTA e deve sim comparecer ao primeiro GP do ano, bem como nos outros restantes :D
abraços
Postar um comentário