terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Hamilton lidera segundo dia de testes coletivos em Jerez

A McLaren dominou o segundo dia de ensaios coletivos em Jerez de la Frontera, emplacando uma dobradinha na ponta da tabela de classificação. Livre de qualquer tipo de ofensa racista, Lewis Hamilton terminou como o mais rápido desta terça, batendo em pouco menos de dois décimos o piloto de testes Pedro de la Rosa. Na seqüência, a BMW voltou a aparecer muito bem, com Robert Kubica completando os três primeiros.

Para Hamilton, a sessão de hoje foi muito importante. Além de mostrar já ter superado a polêmica das manifestações racistas da última semana, o inglês cravou 1:19.102s, o melhor tempo do ano em Jerez. A marca anterior (1:19.132s) era do próprio Hamilton, estabelecida a 10 de janeiro. Vale ressaltar que o circuito espanhol já recebeu dez sessões de testes até agora em 2008.

Em terceiro, Robert Kubica fechou o dia como o "melhor do resto", enquanto o japonês Kazuki Nakajima conseguiu um promissor quarto lugar. A Williams, aliás, trouxe uma nova configuração de asa dianteira para os testes de Jerez, buscando superar os problemas enfrentados em Barcelona, há duas semanas. Pelo visto, a mudança deu certo: Nakajima e seu parceiro, Nico Rosberg, rodaram um total de 213 voltas, sem passar por qualquer tipo de contratempo.

Para desgosto dos torcedores espanhóis, Fernando Alonso não foi à pista dessa vez, deixando o trabalho para a dupla de brasileiros da Renault. Cada vez mais adaptado ao cargo de titular, Nelsinho Piquet terminou em quinto, enquanto Lucas di Grassi fez um discreto 13º tempo. Além deles, Rubens Barrichello também andou hoje, levando sua Honda à 12ª posição.

Das onze equipes da Fórmula 1, apenas Ferrari e Toyota, que treinaram durante a semana passada no Bahrein, estiveram ausentes das atividades. Até a Super Aguri apareceu, embora Takuma Sato não tenha chamado muita atenção com o seu 14º tempo. Apesar do número elevado de participantes, os testes de hoje tiveram somente duas interrupções, causadas por uma rodada de Sebastian Vettel e por uma quebra de Alexander Wurz.

Logo abaixo, a tabela de tempos desta terça:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:19.102s (89 voltas)
2. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:19.287s (88)
3. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:19.539s (91)
4. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:19.601s (93)
5. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:19.660s (120)
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:19.958s (94)
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:20.013s (113)
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:20.029s (125)
9. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:20.105s (53)
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:20.176s (111)
11. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.418s (82)
12. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:21.133s (71)
13. Lucas di Grassi/Brasil/Renault, 1:21.200s (92)
14. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:21.400s (90)
15. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:21.553s (103)
16. Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:21.950s (86)

A bateria de testes em Jerez continua amanhã, encerrando-se apenas na próxima quinta.


A Super Aguri anunciou hoje o adiamento da apresentação do seu novo carro, antes marcada para o dia 19 de fevereiro. Em comunicado distribuído à imprensa, a equipe japonesa não especificou outra data para o lançamento do SA03, e pode optar por fazer apenas uma simples entrevista coletiva. Segundo o site Pitpass, a Aguri tomou a decisão porque ainda não teria fechado contrato com os pilotos Takuma Sato e Anthony Davidson. Além disso, o time continua procurando patrocinadores para a próxima temporada.

Enquanto isso, a Renault liberou hoje a programação do seu "Road Show", evento no qual a equipe francesa leva um carro de Fórmula 1 para fazer exibições no meio de cidades como Sevilla, Tóquio e Cidade do México. Dessa vez, o calendário inclui uma visita à América Latina em meados de novembro, exatamente o mês em que a Fórmula 1 está no Brasil. Será que o evento vai passar por aqui? De qualquer maneira, as datas do Road Show 2008 estão a seguir:

17 e 18 de maio: Marselha, França
31 de maio e 1 de junho: Europa Central
14 e 15 de junho: Europa
16 e 17 de julho: Joanesburgo, África do Sul
16 e 17 de agosto: Europa
20 e 21 de setembro: Europa Oriental
25 e 26 de outubro: Europa
Novembro: América do Sul
Fim de temporada: Ásia

Ao mesmo tempo, autoridades espanholas revelaram hoje o projeto de construção de um autódromo de última geração na cidade de Alcañiz, a ser finalizado na metade do ano que vem. Planejada pelo alemão Hermann Tilke, a pista deve ter um traçado de 5,3 quilômetros de extensão, e está sendo construída para se tornar mais uma opção durante a fase de testes de pré-temporada. Pelo visto, a Alonsomania não pára de render frutos...

Por fim, vale registrar uma entrevista que o piloto de testes da McLaren, Pedro de la Rosa, concedeu ao jornal As. "Estamos muito satisfeitos com a confiabilidade do novo MP4/23, mas o carro ainda precisa melhorar no aspecto aerodinâmico. Os testes desta semana são cruciais", disse o espanhol. De fato, a McLaren ainda parece estar um pouco atrás da Ferrari.

Mas só um pouco...


Os organizadores do Rally Dacar confirmaram hoje os planos oficiais da competição para o ano que vem. Como já havia sido amplamente adiantado pela imprensa, Argentina e Chile serão as sedes da competição em 2009, que terá largada e chegada em Buenos Aires. No total, os competidores vão andar cerca de nove mil quilômetros, entre os dias 3 e 18 de janeiro. "Futuramente, queremos atravessar outros oceanos e continentes", falou o diretor Etienne Lavigne. Infelizmente, porém, a África parece estar fora de cogitação...

Na Stock Car, o dia também foi movimentado. Em entrevista coletiva, a direção da categoria anunciou a mudança para pneus Goodyear, em substituição aos Pirelli. Além disso, a Volkswagen teve sua saída finalmente confirmada. Em relação aos aspectos de segurança, a Stock apresentou uma série de mudanças, incluindo a instalação de novas e mais resistentes estruturas laterais. As medidas são conseqüência do acidente fatal de Rafael Sperafico, no fim do ano passado.

Por sua vez, o automobilismo norte-americano continua dominado por um único assunto: a suposta fusão entre IRL e ChampCar. Nesta terça, uma reportagem do Speed Channel garante que a ChampCar planeja anunciar sua falência nas próximas 24 ou 48 horas. Funcionários da categoria, inclusive, estariam sendo aconselhados a "cessar seus trabalhos e limpar suas mesas". Agora, é esperar pelos próximos capítulos da novela...

Para terminar, vale mencionar a sensacional homenagem que a cidade de Oxfordshire está organizando para o mitológico Jim Clark. Em memória aos quarenta anos de morte do piloto escocês, o local vai sediar o "Jim Clark Film Festival", evento que deve mostrar vários filmes da carreira de Clark. Na seleção estão imagens de sua trajetória na Fórmula 1, e das suas participações nas 500 Milhas de Indianapolis e na Tasman Series.

O site oficial do festival pode ser acessado clicando aqui.


O vídeo do dia mostra a emocionante chegada do Budweiser Shootout, corrida que abriu o calendário da Nascar no último fim de semana. Embora não conte pontos para o campeonato, a prova foi palco de uma disputa acirrada entre Dale Earnhardt Jr., Tony Stewart e Jimmie Johnson pela vitória. No fim, "Junior" levou a melhor, enquanto Stewart e Johnson praticamente empataram no segundo lugar. Vale a conferida:


E no próximo fim de semana tem mais. As 500 Milhas de Daytona estão chegando...

Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número nove da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Autódromo de Alcañiz - http://www.grandepremio.com.br/
Demais - http://www.motorsport.com/

6 comentários:

Anônimo disse...

Otimo post como de costume Guga, mas não tá abrindo o vídeo. Algum problema com o blogger ?? Nenhum outro blog está abrindo videos tb..

Unknown disse...

Post nota 10. apesar de um dia "morno".

de novo mesmo, só o fato da champcar ter quebrado... seria uma ótima eles se unirem a irl.

o vídeo do dia para mim abriu, e por sinal nota 10.

com sou fã do Dale Jr., foi direto para o orkut :P

Grande Abraço.

Anônimo disse...

Estou gostando (ainda mais) do Kubica. Sempre andando na frente. Vai dar trabalho.

Se você fosse o Ron Dennis, ficaria confortável tendo o De la Rosa como piloto de testes da McLaren, depois que houve o escândalo da espionagem, quando Alonso e De La Rosa trocaram e-mails suspeitos? Quem garante que não haverá troca de informações entre os 2 novamente? Coisa estranha, hein...

PS1)Sobre o vídeo: na 1ª vez ele não abriu, na 2ª sim. Na chegada pareciam um bando de abelhas assassinas atacando o Dale... ahahahah

PS2) Pô, Gustavo, você naturalizou brasileiro o Wurz, hein...

Speeder76 disse...

Mais um autódromo espanhol. Qualquer dia, vou ver 17 autódromos em Espanha, uma para cada comunidade autónima...


Já agora, quanto à noticia da ChampCar... bom, é o capitulo a seguir, não é? Não sei como é que vão pagar as dívidas.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Marcos: Tenho tido os mesmos problemas por aqui. Infelizmente não posso fazer nada, porque é um defeito do servidor. Tomara que consertem nos próximos dias...

Jairo: O Dale Jr. também é um dos meus pilotos preferidos. Vamos ver agora se ele consegue o bi nas 500 Milhas de Daytona...

Guilherme: Obrigado pela correção sobre o Wurz! Lapso total meu, desculpe! Estou prestando bastante atenção no Kubica. Ao contrário do ano passado, ele vem superando com freqüência o Heidfeld. Pode ser que o polonês vire o jogo na BMW...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Bom ver que a BMW, depois de um início de desenvolvimento do F1.08 tímido, voltou pelo menos a ficar na posição de terceira força (será se sai a primeira vitória?), a Williams evoluindo também é ótimo sinal...

Pode ser só uma falsa percepção, mas a Honda conseguiu terminar todas os testes com o último tempo e com uma diferença considerável para os melhores tempos... acho que não é neste ano que saem da má fase (pelo menos no início).