A construção de um autódromo de última geração pode recolocar Portugal no mapa da Fórmula 1. Nesta segunda, autoridades portugueses anunciaram oficialmente o desejo de "voltar a receber as principais categorias do mundo", dessa vez no novíssimo Circuito Internacional do Algarve. O complexo, que só deve ficar pronto em meados de outubro, foi apresentando à imprensa pela primeira vez no sábado passado.
No total, o projeto inteiro custa algo em torno de 115 milhões de euros, e inclui até um hotel cinco estrelas. Financiado somente pela iniciativa privada, o autódromo - localizado na cidade de Portimão - terá capacidade para cerca de 100 mil espectadores, e vai poder ser utilizado em dezenas de configurações diferentes. Apesar de ainda não estar pronto, o circuito do Algarve já recebeu da FIA uma homogolação "Grau 1", a única que permite sediar categorias como a Fórmula 1.
"Até o fim do ano, este autódromo estará apto a receber as melhores corridas do mundo. Ele é uma esperança enorme para o esporte a motor no país, e deve impulsionar a carreira de jovens pilotos portugueses", disse o secretário de Esportes, Laurentino Dias. Embora ainda não existam conversas oficiais com o chefão Bernie Ecclestone, rumores dão conta de que uma equipe da Fórmula 1 já teria marcado testes no Algarve para janeiro de 2009.
Além disso - como informa o excelente Continental Circus - a A1GP pretende usar a novíssima pista portuguesa como uma espécie de "base de operações". No circuito do Algarve, seria instalada toda a componente tecnológica da categoria, incluindo até a construção dos chassis. Segundo a companhia responsável pela construção do autódromo, um acordo verbal já teria sido feito com o empresário português Tony Teixeira, o grande manda-chuva da A1GP.
Após testemunhar a progressiva perda de importância do histórico circuito do Estoril, que agora corre até risco de demolição, o setor automobilístico português não demorou a se mexer. O projeto do autódromo do Algarve é caprichado e, no mínimo, tem bastante potencial para atrair a Fórmula 1 durante a época de pré-temporada. Todas as obras estão sendo financiadas pela iniciativa privada, seguindo o modelo de sucesso de vários outros autódromos pelo mundo.
Pena que no Brasil seja tão difícil imaginar algo semelhante...
A revolucionária "asa em W" da Renault pode não ser um simples blefe. Uma semana após o site F1Today.nl ter garantido a existência do acessório, algumas fotos divulgadas hoje dão a entender que o projeto da nova peça já está pronto. A imagen à esquerda foi publicada no blog do Fábio Seixas, e mostra como seria o desenho do estranho e inovador aerofólio da Renault. Será assim mesmo ou tudo não passa de um Photoshop básico?
Ao mesmo tempo, os organizadores do G.P. do Bahrein anunciaram hoje que também têm interesse em realizar sua prova à noite, seguindo a intenção de Cingapura e Malásia. Enquanto isso não acontece, a pista barenita foi palco de mais um dia de testes para Ferrari e Toyota. Dessa vez, Felipe Massa terminou como o melhor tempo, batendo Timo Glock em apenas dois centésimos. A seguir, os tempos de hoje:
1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:31.189s (91 voltas)
2. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:31.209s (71)
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:31.329s (85)
4. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:31.689s (86)
Na Espanha, Red Bull e Williams abriram mais uma bateria de testes em Jerez, que deve se estender até a próxima quinta. Superando seu companheiro Mark Webber em dois décimos, David Coulthard fechou o dia na liderança. Mais atrás, vieram os dois pilotos da Williams, com Kazuki Nakajima batendo Nico Rosberg. Logo abaixo, a classificação desta segunda:
1. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:20.641s (91 voltas)
2. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:20.807s (112)
3. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:20.834s (102)
4. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.096s (69)
Por fim, vale registrar uma entrevista concedida hoje por Fernando Alonso à imprensa italiana. "Gostaria de ser campeão neste ano pela Renault, mas sei que não será fácil. Então, se eu não chegar lá, vou torcer para que um piloto da Ferrari fique com o título. Tenho bastante simpatia pela equipe e pelos seus torcedores", falou o espanhol. Pelo visto, Alonso já está "marcando o seu território".
Agora, o bicampeão nem faz questão de esconder que a Ferrari é, sim, seu grande sonho para os próximos anos.
A direção do Rally Dacar confirmou hoje que a edição 2009 do evento será realizada na América Latina. Segundo a ASO - empresa que organiza a competição - a corrida do próximo ano vai acontecer entre os dias 3 e 18 de janeiro, passando por Argentina e Chile. Ao que parece, largada e chegada seriam em Buenos Aires. O anúncio oficial, que acaba com as chances do Brasil receber o Dacar, está marcado para amanhã.
Enquanto isso, a Nascar iniciou hoje a programação das 500 Milhas de Daytona do próximo domingo. No treino classificatório desta segunda, o atual bicampeão Jimmie Johnson marcou a pole para a prova, com Michael Waltrip fechando a primeira fila. As demais posições do grid vão ser definidas ao longo da semana, nos Gatorade Duels.
Na MotoGP, a principal notícia do dia foi o lançamento da nova moto da Suzuki. Chamada de GSV-R, a máquina agradou os pilotos titulares do time, Chris Vermeulen e Loris Capirossi. "Ela é bem melhor do que a do ano passado", falou o australiano. Já Capirossi preferiu elogiar o comprometimento da Suzuki: "A equipe está fazendo o melhor que pode. Estou bastante motivado. E esta cor azul é linda!".
Por fim, vale mencionar que os brasileiros Tiago Geromini e Henrique Martins foram anunciados hoje como pilotos da Fórmula BMW para 2008. A categoria é um dos principais celeiros de novos talentos do automobilismo mundial, tendo revelado recentemente o fenômeno Sebastian Vettel. Na próxima temporada, Geromini e Martins serão companheiros de equipe, formando um trio com o francês Adrien Tambay, filho do ex-piloto Patrick Tambay.
Desde já, o Blog deseja toda a sorte do mundo para a aventura dos dois brazucas.
O vídeo do dia é uma dica do internauta Gui Vieira, sempre muito presente nos comentários do Blog. Trata-se do acidente de Sebastien Loeb durante o Rally da Suécia do último fim de semana. Após atravessar no meio de uma curva, o francês atingiu a camada de gelo ao lado da pista e capotou, sendo obrigado a abandonar a competição. Vale a pena conferir o erro do quase infalível tetracampeão:
A capotagem acontece na marca de 25 segundos
Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, abrindo a lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. Dessa vez, vamos concentrar as apostas na mais importante categoria do automobilismo mundial, com uma análise detalhada de equipes e pilotos. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Autódromo do Algarve - http://continental-circus.blogspot.com/
"Asa em W" da Renault - http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/
David Coulthard e Suzuki GSV-R - http://www.gpupdate.net/
Rally Dacar - http://www.tribuneindia.com/
5 comentários:
Não veremos mais um Estoril na F-1, só um circuito bastante moderno assim para fazer Portugal voltar a sediar um corrida. Se bernie continuar fechando acordo com todo mundo desse jeito, teremos 40 GPs em 2020, segundo meus cáculos (tão confiáveis quanto os carros da Red Bull).
Essa foto da Renault só pode ser fraude. Bastou a equipe anunciar que usaria uma asa em W para surgirem fotos assim na Internet. Não vazou nada, isso é obra desses engenheiros de Photoshop à solta...
E o Alonso tá fazendo cena de novo. O Briatore não deve estar achando a menor graça.
Abs
I'm back...
Depois de quase 2 meses viajando...
to de Volta...
Guga, tá dando um p... trabalho...
Bom... to com Felipe Maciel, acho que a asa da Renault ai é obra do photoshop...
Qto a nova pista de portugal, que ótimo que ela tá saindo, pq eu assinei a petição para Estoril não ser demolido... mas ela tá mto parecida com Interlagos...
mas é de intender... os portugueses não conseguem pensar muito mesmo...
ai nada se cria, td se copia...
hehehehehehe
Grande Abraços a todos...
Em Portugal: Vai-se Estoril... vem Algarve
No Brasil: Vai-se Jacarepaguá... vem o quê?
Enquanto os portugueses se mexem, nós aqui vemos a banda passar...
Em Interlagos/2007, quando Alonso em nenhum momento atacou a Ferrari, imaginei apenas que era pra evitar que Hamilton pudesse ser campeão. Se ele atacasse e conseguisse ultrapassar uma das Ferraris poderia, ele, ser o campeão, por outro lado, se atacasse e errasse daria de bandeja o título pro inglês, seu desafeto ‘companheiro’ de equipe. Após as atuais declarações de Alonso sobre a Ferrari, acho que naquele GP decisivo o espanhol pensou lá na frente: estar confortavelmente sentado no cockpit italiano em 2009 ou 2010.
Mesmo que o Brasil não seja etapa ou rota do novo Rali, pelo menos outras empresas e pilotos podem se interessar na competição, até porque fica mais viável pela proximidade e pela redução de custos.
Abraços!
Obrigado pelas mensagens!
Felipe: Pois é, parece que o Bernie está ansioso para incluir o maior número possível de corridas. Daqui a pouco, a Fórmula 1 iguala a Nascar...
Jairo: Senti falta dos seus comentários! Também assinei a petição para Estoril não ser destruído. Uma pena que a pista não vai ter um fim muito honroso, mas ao menos ficará com uma substituta...
Guilherme: Agora, não dá mais para negar que o Alonso tem mesmo a Ferrari em mente para 2009 ou 2010. Se o Massa fizer uma temporada ruim neste ano, pode acabar sendo a última dele pela equipe vermelha. Sobre o Rally Dacar: é exatamente isso que você falou. A competição não será no Brasil, mas temos motivos para ficar otimistas. Com certeza, muito mais gente daqui vai querer investir no evento...
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
espero que a f1 volte a portugal para eu ir ver o g.p.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
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