Primeiramente, o escriba do Blog deve imensas desculpas pelo enorme atraso na publicação desse post. O dia foi bastante corrido para mim, mas nunca é tarde para passar adiante as informações das categorias que entraram na pista nesse sábado.
No circuito belga de Zolder - marcado para sempre pela morte de Gilles Villeneuve, em 1982 - Sebastien Boudais (à esquerda) voltou a sobrar na turma da ChampCar. Ele foi dois décimos mais rápido que seu principal adversário no campeonato, Robert Doornbos, o segundo melhor.
O holandês, porém, será apenas o terceiro do grid. Isso porque a ChampCar tem um regra que privilegia o melhor colocado no treino classificatório de sexta, que já ganha, automaticamente, uma vaga na primeira fila. Quem se deu bem, dessa vez, foi Will Power.
Mais rápido do dia de ontem e aposta do Blog, o australiano largará da segunda posição, portanto. Em quarto, na sua melhor posição de grid do ano, está Bruno Junqueira (à direita). O brasileiro está operando um verdadeiro milagre com o carro da Dale Coyne, equipe acostumada com as últimas posições do pelotão.
A corrida de amanhã tem largada marcada para as 9 horas de Brasília. Sim, infelizmente, os brilhantes organizadores marcaram exatamente no mesmo horário da Fórmula 1. Quem quiser dar uma chance à ChampCar, porém, pode colocar no Canal Speed, que mostra a corrida ao vivo.
A equipe Andretti Green fez a trinca no treino de classificação da IRL, que faz sua 15ª e antepenúltima etapa do ano no circuito misto de Sonoma, na Califórnia. Líder do campeonato, Dario Franchitti (à esquerda) vai largar da pole position. A musa Danica Patrick está logo atrás em segundo.
Completando os três primeiros aparece o baiano Tony Kanaan, que vem atropelando neste fase final de temporada. Helio Castroneves - aposta do Blog e líder dos treinos de ontem - caiu para quarto. Mesmo assim, continua sendo um dos principais favoritos à vitória.
O vice-líder do campeonato, Scott Dixon (à direita), conseguiu a quinta posição no treino de classificação. O neo-zelandês é outro piloto a ser observado, principalmente por seu ótimo retrospecto em circuitos mistos. Nesse ano, já venceu em Watkins Glen, por exemplo.
Vítor Meira, uma vez mais, sofreu com os problemas do seu carro. Ele vai largar apenas da 13ª posição do grid. A corrida, amanhã, tem início às 16:30 de Brasília, com transmissão dos canais Bandsports e PlayTV.
O World Turing Car Champioship (WTCC) realiza sua oitava rodada dupla do ano nesse fim de semana. Dessa vez, a sede é a pista alemã de Oschersleben. No treino de classificação, hoje, o mais rápido foi Gabriele Tarquini (à esquerda).
O piloto da SEAT teve uma obscura passagem pela Fórmula 1 entre 1987 e 1995. É dele o recorde de não-classificações da história. Ou seja, ninguém falhou tantas vezes em conseguir um lugar no grid de corridas da categoria quanto o italiano. Foram 40 falhas, no total.
Apesar da desonrosa estatística, Tarquini é reconhecidamente um bom piloto. E provou isso mais uma vez, hoje. Ao seu lado, na primeira fila, ele terá seu parceiro na SEAT, o francês Yvan Müller.
O trio da BMW, que lidera a temporada, até andou bem, apesar do lastro obrigatório para os melhores do campeonato. Jörg Müller foi quarto, Augusto Farfus Jr. terminou em sexto e Andy Priaulx (à direita) em oitavo. As aposta do Blog ficaram em sétimo, com Tiago Monteiro, e 14º, com Robert Huff. Por enquanto, estou passando longe.
As corridas do WTCC não têm transmissão ao vivo para o Brasil. Resta esperar a reprise no programa Grid Motor, do Sportv, em algum momento da próxima semana.
Esse domingo está recheado de atrações para os fãs da velocidade. O Blog estará cobrindo, ao todo, cinco categorias: ChampCar, Fórmula 1, GP2, IRL e WTCC. Isso sem falar na Nascar, que está acontecendo no instante em que escrevo essas linhas. É melhor eu ir descansar. Até amanhã!
Crédito das fotos:
ChampCar - http://www.champcarworldseries.com/
IRL - http://www.indycar.com/
WTCC - http://www.fiawtcc.com/