terça-feira, 21 de agosto de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Os Dez Maiores Duelos da História - Número 8

Depois da pausa para o fim de semana, a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta hoje. Até quinta-feira, contaremos os números 8, 7 e 6 da lista dos Dez Maiores Duelos da História. Sem atrasar mais, vamos continuar:

10. Senna x Alesi - Estados Unidos/1990
9. Piquet x Mansell - Austrália/1990
OITAVO COLOCADO - Michael Schumacher x Damon Hill, Grande Prêmio da Bélgica de 1995

Em 1994, Damon Hill e Michael Schumacher fizeram uma das disputadas mais emocionantes da história pelo título da Fórmula 1. O alemão saiu muito na frente. Venceu seis das primeiras sete corridas, e parecia ter o troféu assegurado na metade do campeonato. Mas Hill reagiu.

E, ajudado por problemas extra-pista enfrentados por Schumacher - que foi desclassificado de duas corridas e suspenso de uma dupla de etapas do campeonato - o inglês encostou no seu rival. No último G.P. do campeonato, a diferença entre eles era de apenas um ponto, com vantagem para o alemão.

Em Adelaide, os rivais colidiram quando Hill preparava-se para passar Schumacher, que acabara de sair da pista. A manobra do alemão - que fechou seu adversário - deu certo e os dois terminaram fora da corrida.

Mesmo que de maneira ingrata, Schumacher tornava-se o primeiro alemão campeão mundial da história. Para o ano seguinte, porém, Hill prometia uma revanche. A batalha entre os dois foi dura e tensa, atingindo seu ápice no frio e chuvoso Grande Prêmio da Bélgica.

Desnecessário apresentar o circuito de Spa-Francorchamps (à direita). Considerado, por pilotos e jornalistas, a última grande pista da Fórmula 1, ela é ainda mais facinante pelo clima instável, quase sempre presente em suas corridas. Em 1995, não foi diferente. Na classificação, disputada no típilo chove-não-molha de Spa, Schumacher teve vários problemas diferentes.

Acabou classificado apenas em 16º, naquela que viria a ser uma de suas piores posições de largada da carreira. Hill, por sua vez, largava apenas de oitavo. Mesmo assim, o inglês tinha uma excelente chance de tirar a vantagem de Schumacher no campeonato que - naquela altura - era só de nove pontos. O alemão, porém, tinha outras idéias.

Para deixar o cenário ainda mais emocionante, a chuva estava presente, uma vez mais, no dia da corrida em Spa. As Ferrari estavam na primeira fila, com Gerhard Berger à frente de Jean Alesi. Durante as primeiras voltas da corrida, a dupla da equipe italiana animou a corrida na batalha pela liderança, que também tinha a Benetton do companheiro de Schumacher, Johnny Herbert.

Mas Alesi abandonou com problemas de suspensão, enquanto Berger ia ficando para trás. Herbert era o líder, com as Williams de David Coulthard e Damon Hill logo na seqüência. O companheiro de Schumacher não resistiu à pressão e rodou, perdendo bastante tempo.

Schumacher já era quarto na décima volta, e partia à caça da dupla da Williams. Coulthard desistiu com problemas de câmbio e Hill passou para primeiro. Schumacher pressionava Berger, na batalha pela segunda posição.

Na 14ª volta, Hill e Berger foram para os boxes, deixando a liderança para Schumacher. O alemão parou três giros depois, retornando apenas atrás do inglês. Então, na 21ª volta, a corrida de Spa mudou.

Era a chuva. Mas a água não afetava a pista inteira. Hill foi para os boxes, enquanto Schumacher optou por continuar na pista. Uma aposta arriscada do alemão. Seu rival era muito mais rápido e não demorou a colar. Começava o duelo.

Enquanto a Jordan de Eddie Irvine pegava fogo nos boxes, Hill preparava a manobra para cima de Schumacher. Em Les Combes, o inglês arriscou tudo. Mas o alemão, de alguma maneira, conseguia resistir.

Os dois chegaram muito perto de um toque, com Schumacher tentando de tudo para intimidar Hill. Lado a lado na curva, o inglês é obrigado a segurar-se. Ainda teria outras chances para tentar a ultrapassagem.

O resto daquela 23ª volta foi emocionante. Hill era muito mais rápido e gingava de um lado para o outro da pista, sem achar uma forma de superar Schumacher. E o alemão parecia ter o carro mais largo do mundo, fechando o rival na entrada de todas as curvas.

Na volta seguinte, Hill tentou de novo, uma vez mais de Les Combes. Dessa vez, Schumacher não teve como resistir. Acabou perdendo o ponto de freiada, passando reto na curva. Perdera a batalha, mas a corrida ainda não estava completa.

Alguns pontos da pista não estavam molhados. Na 25ª volta, Hill cometeu um erro em Stavelot, permitindo a passagem de Schumacher. A chuva parou e o inglês não teve outra alternativa senão voltar para o boxe para pneus de seco.

Seu timing, porém, não podia ser pior. Logo depois, os céus desabavam sobre Spa. Schumacher parou para pneus biscoito, enquanto o safety car ia para a pista. Hill também fez o mesmo, mas cometeu um grave erro.

O inglês ultrapassou o limite de velocidade no boxe. Com isso, teve de cumprir um stop & go de dez segundos. Suas chances de vitória, definitivamente, iam para o espaço. Uma vez sozinho na frente, Schumacher não teve dificuldades para vencer.

Hill perdera posições, mas foi se recuperando. Na última volta, o inglês ultrapassou seu compatriota Martin Brundle para chegar em segundo. Pouca consolação para quem via seu principal rival vencer o Grande Prêmio.

Foi uma das maiores vitórias de Schumacher. No duelo entre as voltas 23 e 24, o alemão perdeu para Hill. Mas, logo depois, provou toda a sua grandeza ao recuperar-se para vencer a corrida. A partir daí, ele disparou para o título de 1995, conquistando-o com 33 pontos de vantagem para o inglês.

Por causa da calma, coragem e precisão de Hill na luta contra seu rival e pela garra, ousadia e sensacional habilidade do alemão em controlar seu carro em condições adversas, Michael Schumacher e Damon Hill levam o oitavo lugar na lista dos Dez Maiores Duelos da História.

A seguir, o vídeo da disputa, narrado por Galvão Bueno:



A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com o número 7 da nossa lista. E hoje, ao longo do dia, o Blog retorna comentando as mais novas notícias do mundo do automobilismo. Até mais!

Crédito das fotos:
Michael Schumacher - http://www.f1sport.com.br/
Spa-Francorchamps - http://www.wikipedia.com/
Primeiras voltas - http://www.f1-facts.com/
Benetton de Michael Schumacher - http://www.renaultoloog.nl/
Williams de Damon Hill - http://www.f1-facts.com/
Schumacher comemorando - http://www.forocoches.com/

6 comentários:

Anônimo disse...

lembro de ter visto essa corrida ao vivo. Nunca pensei que o shumacher tinha condição de ganhar aquela corrida. Mas ele provou que era bom mesmo.A partir dali comecei a respeitar o alemão como ele merece, apesar de tudo o que faz e fez.

Anônimo disse...

bem legal o video blog. Não lembrava dessa corrida não. Mas Hill e o Schumacher deram um belo show... continue com essa contagem acho que tem que colocar alguma de prost e senna aí no meio hein?

Abs,

Maurício/ RJ

Anônimo disse...

Kraka, tb naum lembrava dessa corrida...q emocionante, por isso Spa tb naum pode ficar de fora da F-1! Graças a Deus ela volta esse ano!

Felipe Maciel disse...

Que corridaaaaaaça do Schumacher!
Essa corrida foi uma das principais da carreira dele.
Grande escolha, Blog.

Abs

Anônimo disse...

Parabnes pelo seu blog! Pra mim é o q tem omlehor conteudo e noticias.
Este duelo ai entre Hill e Schumi talvez tenha sido o melhor de um gp pelas varias tenttivas e defesas nestas quase duas voltas.

Abraços e parabens pelo seu trabalho!

Jean

Blog F1 Grand Prix disse...

Jean,

Muito obrigado pelos elogios! Se quiser mandar algumas sugestão, pode enviar para blogf1grandprix@hotmail.com
Valeu!

Grande abraço!