quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Entenda os press-releases da Fórmula 1 com o Red Bulletin

A Red Bull, sempre inovando nos seus comunicados para a imprensa, caprichou nesse Grande Prêmio da Turquia. O time preparou um texto em que "ensina" o leitor a entender os press-releases que as equipes de Fórmula 1 soltam nos fins de semana de corrida.

O texto é bem criativo e - se vocês me permitem - segue abaixo com uma tradução livre, feita por mim:

Você teve dois fins de semana sem um Grande Prêmio, então aqui está um utilíssimo Dicionário Red Bull, para relembrá-lo do que todos esses press-releases realmente tratam (...) por favor, acompanhe abaixo:

"Não temos planos de trocar algum de nossos pilotos no futuro próximo".
Significa: "Nós temos planos de trocar um de nossos pilotos na segunda após a corrida".

"O carro abandonou com uma pane elétrica".
Significa: "O motor falhou, soltou um pistão para o outro lado do bloco onde acabou cortando a corrente elétrica, causando a pane".*
* = Se você corre com um motor cedido por uma montadora, em hipótese alguma você pode ter uma falha de motor.

"Nós não sabemos com quanto combustível os outros times estão andando na classificação".
Significa: "Nós estamos em apuros porque somos mais lentos que nossos adversários. Na verdade, é pior do que isso porque estamos muito, muito mais lentos do que eles, que têm combustível suficiente para correr dez voltar a mais do que nós na primeira parte da corrida".

"Mas o carro tem um bom ritmo em situação de corrida. Então, devemos ir bem no domingo".
Significa: "Nosso carro é simplesmente mais lento, mas se ficarmos no meio do pelotão sem chance de ultrapassagem, podemos alegar que tínhamos um pacote competitivo e ninguém vai saber que estávamos mentindo".

"Sabíamos que nosso carro ia ter problemas nesse tipo de circuito".
Significa: "Nosso carro tem problemas em qualquer tipo de circuito feito de asfalto e com curvas e retas".

"Tenho uma ótima relação com meu companheiro de equipe".
Significa: "Eu sou confortavelmente mais rápido que o meu companheiro de equipe".

"Tenho uma boa relação de trabalho com meu companheiro de equipe".
Significa: "Eu odeio meu companheiro de equipe (...) Ele não lembra o nome dos mecânicos, quase nunca testa e ainda assim simplesmente aparece e pilota o carro, sendo mais rápido do que eu. E a namorada dele ainda é muito mais gostosa".

"Um primeiro dia de treinos difícil, em que tivemos problemas para achar o balanço correto para o carro. Ainda precisamos completar nosso programa de testes com os pneus".
Significa: "O carro é horroroso e o único balanço que eu posso fazer é o da minha conta bancária. Sobre a escolha de pneus, vamos decidir com uma moeda no bar do hotel essa noite".

"No ano que vem, nós devemos estar em condições de lutar por vitórias de forma consistente".
Significa: "Nós havíamos dito exatamente a mesma coisa no ano passado, mas com sorte ninguém vai perceber que estamos nos repetindo".

É claro, nenhum desses comentários se referem aos press releases da Red Bull Racing e da Toro Rosso, que são sempre honestos, decentes e verdadeiros.

Depois dessa, o Blog dá uma paradinha e volta daqui a pouco com os comentários sobre as notícias do dia. Antes disso, porém, não posso deixar de dizer: parabéns, Red Bull!

7 comentários:

Anônimo disse...

"Nosso carro tem problemas em qualquer tipo de circuito feito de asfalto e com curvas e retas"

Parece a Honda, não?? kkkkkk

Anônimo disse...

alex: com a Honda e a Toyota tambem rsrsrsrs. a melhor parte para mim: "Eu odeio meu companheiro de equipe (...) Ele não lembra o nome dos mecânicos, quase nunca testa e ainda assim simplesmente aparece e pilota o carro, sendo mais rápido do que eu. E a namorada dele ainda é muito mais gostosa".

rrsrssrsrsr

Anônimo disse...

Q foda, genial, o humor deles nem parece F-1 atual!

Anônimo disse...

Muito bom!

Abs,

Maurício

Felipe Maciel disse...

Foi um dos melhores Red Bullletin que já vi!
;)

Anônimo disse...

UHAHUUHAHUAHUUAHUHAUHAUHA

Espetacular

Anônimo disse...

Já está salvo para poder interpretar os press-releases futuros!Muito bom!