sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Ferrari sai na frente no Grande Prêmio da Turquia

Nada de anormal na sexta-feira do Grande Prêmio da Turquia. Dessa vez, foi a Ferrari quem saiu na frente na disputa contra seus grandes rivais da McLaren. Kimi Raikkonen (à esquerda) foi o mais rápido do dia, com um tempo da sessão da manhã.

Felipe Massa - outro que fez sua melhor volta no primeiro treino - ficou em segundo lugar, a quatro décimos de seu companheiro de equipe. Lewis Hamilton, como de costume, andou mais rápido do que Fernando Alonso no dia inicial de atividades. O inglês terminou em terceiro. O espanhol, em sexto.

Não houve grandes emoções nos dois períodos de treinos, à exceção de algumas poucas saídas de pista e um acidente sem grandes proporções de Anthony Davidson. O inglês da Super Aguri escapou a quatro minutos do fim da segunda sessão, batendo na barreira de proteção já com baixa velocidade.

No mais, um bueiro mal fixado interrompeu as atividades durante vinte minutos na parte da tarde. Os pilotos ficaram um pouco prejudicas mas, no final das contas, tiveram bastante tempo para testar seus acertos. Rubens Barrichello (à direita), da Honda, fechou na 15ª posição.

A seguir, a classificação da sexta-feira em Istambul Park:


1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:27.988s - Primeira sessão
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:28.391s - Primeira sessão
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:28.469s - Segunda sessão
4. Ralf Schumacher/Japão/Toyota, 1:28.773s - Segunda sessão
5. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:28.874s - Segunda sessão
6. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:28.947s - Segunda sessão
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:28.995s - Segunda sessão
8. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:29.025s - Segunda sessão
9. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:29.093s - Segunda sessão
10. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:29.368s - Segunda sessão
11. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:29.435s - Segunda sessão
12. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:29.456s - Segunda sessão
13. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:29.641s - Primeira sessão
14. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:29.945s - Segunda sessão
15. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:30.055s - Segunda sessão
16. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:30.104s - Segunda sessão
17. Mark Webber/Austrália/Red Bull,1:30.315s - Segunda sessão
18. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:30.384s - Primeira sessão
19. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:30.612s - Primeira sessão
20. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:30.801s - Segunda sessão
21. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:31.153s - Segunda sessão
22. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:31.175s - Segunda sessão

Em sexta-feira de Grande Prêmio, Fernando Alonso raramente lidera a tabela de tempos, preocupando-se mais em encontrar um bom acerto para a corrida. Lewis Hamilton (à esquerda), por outro lado, gosta de testar seus limites, invariavelmente terminando no topo da classificação. A diferença entre ambos no treino de hoje é, portanto, inútil. Apenas amanhã vamos saber qual é o mais rápido.

Na Ferrari, a situação é diferente. O time costuma preparar programas de testes parecidos para seus dois pilotos. Pode ser que dessa vez tenha sido diferente. Mas o fato é que Kimi Raikkonen foi quatro décimos mais rápido do que Felipe Massa - uma vantagem relativamente considerável. Pelo menos de início, o Blog parece ter feito a decisão certa ao apostar no finlandês.

A equipe que menos forçou o carro foi a BMW. Tanto Nick Heidfeld (à direita) quanto Robert Kubica fecharam no meio do pelotão. Certamente, os dois testaram configurações de long run, ou seja, de corrida. O ritmo da dupla ainda melhora bastante para a classificação de amanhã.

A Renault foi superada por Toyota e Williams, mas não há motivo de desespero, ainda. Heikki Kovalainen terminou em oitavo, mostrando estar mais à vontade com a pista de Istambul Park do que seu companheiro de equipe, Giancarlo Fisichella. O italiano chegou a sair da pista em mais de uma oportunidade.

Discreta e eficiente, a Williams colocou seus dois pilotos entre os dez primeiros. Nico Rosberg (à esquerda) foi sétimo, mostrando que é fortíssimo candidato aos pontos na corrida. E Alexander Wurz surpreendeu ao terminar em nono, uma posição bem melhor do que as que costuma ocupar.

Dia mediano para a Red Bull. David Coulthard fez um tempo de razoável para bom, ficando na 11ª posição. Mark Webber, por sua vez, não esteve bem. O australiano não passou de 17º, quase um segundo mais lento do que o escocês.

Apenas em sétimo no Mundial de Construtores, a Toyota mostra que está para se recuperar. Os dois pilotos fecharam o dia em ótimas posições. Mas não há, ainda, como garantir se eles continuarão na parte da frente do grid. De qualquer forma, ver Ralf Schumacher (à direita) em quarto com Jarno Trulli em quinto representa um resultado animador para os japoneses.

Atrapalhada com o calote de um de seus principais patrocinadores - a SS United - a Super Aguri precisou atrasar o desenvolvimento de seu carro. Fatalmente, ficou um pouco para trás. Mesmo assim, Takuma Sato ainda terminou numa esforçada 16ª posição. Anthony Davidson foi 18º, tendo batido o carro no finalzinho das atividades.

Mais um fim de semana difícil para a Honda. O carro da equipe japonesa não rende bem em temperaturas altas, como já se pôde perceber no último Grande Prêmio da Hungria. No calor da Turquia, as perspectivas também não são boas. Hoje, porém, até que seus pilotos não foram mal: Jenson Button (à esquerda) foi 14º, com Rubens Barrichello uma posição atrás.

Na Toro Rosso, Sebastian Vettel mostrou evolução, mas voltou a ser batido por Vitantonio Liuzzi. A disputa interna é a única motivação dos pilotos, que ficaram apenas em 19º e 20º. E, amanhã, devem repetir esse desempenho.

Por fim, na caçula Spyker, Sakon Yamamoto surpreendeu apenas em sua segunda participação pela equipe laranja. Não terminou na frente do líder da equipe, o alemão Adrian Sutil (à direita), por poucos milésimos. O time holandês precisou atrasar a estréia de seu modelo "B", que foi reprovado no crash test da FIA. Por isso mesmo, seus pilotos acabaram, uma vez mais, nas duas últimas posições.

O treino de classificação, amanhã, é às 8 e não às 9 da manhã. Não esqueça de anotar essa pequena mudança na sua agenda. Até o final do dia, o Blog retorna comentando as atividades das outras categorias que entraram na pista nessa sexta-feira. Até mais!

Crédito das fotos (todas): www.f1-live.com

5 comentários:

Anônimo disse...

estou torcendo para o massa mas acho que ele não consegue mais ser mais rápido que o raikkonen. Hoje foi mais uma prova só. Vamos ver amanhã mais acho que o massa não consegue se recuperar em tão pouco tempo assim.

Anônimo disse...

belo resumo! Não vi o treinos e esse texto foi bem melhor que o ostrou que eu tinha lido, valeu

Schuey2007 disse...

Sutil que se cuide. Yamamoto melhorou bastante.

Grande Abraço

Felipe Maciel disse...

O Hamilton tá mal... nunca vi o inglesinho errando tanto. Mas não se preocupe, depois que ele copiar o acerto do Alonso vai ficar tudo bem...

O Ralf também deu uma mudada, agora que o emprego tá em risco, o alemão vem pra mostrar serviço de qualquer jeito.

Quanto ao Sakon, ele não deve andar como o Sutil não. Deve ter sido coisa de treino, o japa é ruinzinho na minha opinião.

Anônimo disse...

Infelizmente naum vou poder ver o final do treino pq vou estar em aula no curso. Aposto q o Massa vai ganhar, e aproveito pra secar bastante os outros, msm achando q agora o campeonato tah msm entre a Mclaren...
E estou curioso pra saber se a Toyota vai manter esse rendimento amanhã, principalmente o Trulli.