sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Resumo de uma pacata sexta-feira

Antes tarde do que nunca. Foi um dia corrido para o escriba do Blog, mas não podia faltar o já tradicional post sobre as atividades de sexta-feira no mundo da automobilismo. Hoje, várias categorias entraram na pista, com destaque para a GP2.

A escolinha da Fórmula 1 realizou seu treino de classificação para a primeira corrida do fim de semana, em Istambul Park. Quem se deu melhor foi o italiano Luca Filippi (à esquerda), da Super Nova. Ele cravou a pole ao superar o líder do campeonato, Timo Glock, que foi o segundo.

O alemão vai largar à frente de seu principal rival na temporada, Lucas di Grassi. O brasileiro não conseguiu mais do que um sexto lugar. A diferença entre os dois primeiros na tabela geral é de apenas um ponto, com vantagem para Glock.

O dia foi muito bom o brazuca Alexandre Negrão (à direita). Ele foi o sétimo colocado, conseguindo uma de suas melhoras posições de largada do ano. Depois de um campeonato recheado de abandonos por quebras e acidentes, Xandinho não tem mais nada a perder. O que vier vai ser lucro.

Por sua vez, Bruno Senna continua em má fase, após seu péssimo desempenho na última rodada dupla da GP2, na Hungria. Dessa vez, o sobrinho de Ayrton até não foi tão mal. Mesmo assim, não passou de 18º. Sua equipe, a Arden, está em franca decadência.

A seguir, os dez primeiros colocados no treino de classificação da GP2:

1. Luca Filippi/Itália/Super Nova, 1:34.278s
2. Timo Glock/Alemanha/iSport, 1:34.502s
3. Andreas Zuber/Áustria/iSport, 1:34.545s
4. Giorgio Pantano/Itália/Campos, 1:34.608s
5. Adam Carroll/Irlanda/FMS, 1:34.649s
6. Lucas Di Grassi/Brasil/ART, 1:34.914s
7. Xandinho Negrão/Brasil/Minardi Piquet Sports, 1:35.039s
8. Kazuki Nakajima/Japão/DAMS, 1:35.178s
9. Sebastian Buemi/Suíça/ART, 1:35.210s
10. Borja Garcia/Espanha/Durango, 1:35.218s
18. Bruno Senna/Brasil/Arden, 1:36.220s

A corrida da GP2 está marcada para as 10 horas desse sábado. O Sportv transmite, desde que o jogo Brasil x Itália, pelo Grand Prix de Vôlei, não se estique muito.



Outra categoria que também fez sua classificação no dia de hoje foi a Nascar. Mas o grid de largada, convenhamos, não vale muita coisa. Ainda mais numa corrida como a desse fim de semana, em Bristol (à esquerda).

No minúsculo circuito americano, a prova tem uma duração de 500 voltas. Trata-se de um longo e cansativo teste de resistência. Acidentes acontecem aos montes, quase sempre sem muita gravidade. Os pilotos que batem costumam voltar à corrida, sem perder tanto tempo assim.

Nessa sexta, o mais rápido foi Kasey Kahne (à direita), com o simpático carro patrocinado pelo McDonald's. A grande surpresa ficou por conta de Juan Pablo Montoya, que terminou numa ótima segunda posição. Jamie McMurray, David Ragan e Dave Blaney fecham o top 5, nessa ordem.

Os favoritos ficaram para trás. Jeff Gordon, líder do campeonato, foi 18º, uma posição à frente de Kurt Busch, a aposta do Blog. Logo abaixo, os dez primeiros do grid de largada da Nascar:

1. Kasey Kahne/Dodge, 16.016s
2. Juan Pablo Montoya/Dodge, 16.064s
3. Jamie McMurray/Ford, 16.103s
4. David Ragan/Ford, 16.105s
5. Dave Blaney/Toyota, 16.110s
6. Carl Edwards/Ford, 16.122s
7. Ryan Newman/Dodge, 16.122s
8. Ricky Rudd/Ford, 16.135s
9. Jimmie Johnson/Chevrolet, 16.159s
10. Jeff Burton/Chevrolet, 16.161s

A corrida da Nascar será realizada nesse sábado, com transmissão do Canal Speed a partir das 8 horas da noite.



Das demais categorias que correm nesse fim de semana, apenas o WTCC não entrou na pista hoje. Pilotos e equipes, porém, já estão em Oschersleben, pista alemã que sedia a oitava rodada dupla da temporada. Amanhã, serão realizadas duas sessões de treinos livres, seguidas da classificação.

A ChampCar, por sua vez, faz a primeira de duas etapas na Europa. Dessa vez, a categoria corre no circuito belga de Zolder, conhecido por ter sido o local do acidente fatal de Gilles Villeneuve. O australiano Will Power - palpite do Blog - terminou o dia com a pole provisória. Sebastien Bourdais, o favorito da maioria, foi segundo. O brasileiro Bruno Junqueira (à esquerda), quinto.

Por fim, os pilotos da IRL tomaram parte em duas sessões de treinos livres no circuito misto de Sonoma, na Califórnia. Outra vez mais, a aposta do Blog levou a melhor: Helio Castroneves, brasileiro da Penske, terminou em primeiro. O líder do campeonato, Dario Franchitti, fechou logo a seguir, em segundo.

Tony Kanaan, Marco Andretti e Sam Hornish Jr. completaram o top 5. Danica Patrick (à direita) fez o sétimo melhor tempo e Vítor Meira não passou do 13º lugar. Amanhã, a categoria realiza o seu treino de classificação.


Nada de muito interessante nos press-releases que as equipes de Fórmula 1 soltaram após os treinos de sexta da categoria. O lenga-lenga de sempre. Até a Red Bull esteve mais comedida, após o genial Red Bulletin de ontem, que você confere clicando aqui.

O Blog volta nesse sábado, a partir da parte da tarde, com a cobertura de todas as categorias em atividade nesse fim de semana. Com destaque, é claro, para a Fórmula 1. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Luca Filippi e Alexandre Negrão - www.motorsport.com
Bristol Motor Speedway e Kasey Kahne - www.nascar.com
Bruno Junqueira - www.champcarworldseries.com
Danica Patrick - www.indycar.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo, vc. está desculpado por ter atrasado essa mensagem. Como sempre, o show de informação a que vc. nos acostumou. Meus parabens, meu jovem.

UM abraço.

Blog F1 Grand Prix disse...

Aurélio,

Muito obrigado pelos elogios! Eu faço sempre o meu melhor.

Grande abraço!