domingo, 19 de agosto de 2007

Weekend Update - Stock Car

Como era esperado, a corrida da Stock Car em Santa Cruz do Sul foi bem confusa, com vários pilotos saindo da pista e duas entradas do Safety Car. No final, quem se deu melhor foi a aposta do Blog, Cacá Bueno. Com o resultado, ele também se tornou o novo líder da temporada.

Chuviscava na largada, mas os carros saíram para a volta de apresentação com pneus de seco. Prenúncio de confusão. Ela não veio, entretanto, por causa da pista molhada. Aliás, a fina garoa parou logo depois. Os acidentes aconteceram, principalmente, pelo excesso de vontade dos pilotos, aliada ao incrível estado de sujeira da pista.

Já nos primeiros trinta segundos de corrida, vários dos favoritos estavam fora. O pole Rodrigo Sperafico abriu a trajetória na curva inicial, achando que os outros pilotos não arriscariam uma ultrapassagem logo de cara. Enganou-se.

Tarso Marques e Tiago Camilo se espremeram do lado de dentro. Os três ficaram emparelhados. Era óbvio que não daria certo. Luciano Burti, que largara de quarto, recebeu um pequeno toque de Marcos Gomes e bateu, por trás, no carro de Tarso Marques.

Isso gerou uma reação em cadeia. Marques tocou em Thiago Camilo (à direita), que rodou e ficou atravessado. Vários carros precisaram passar pela grama molhada, trazendo muita sujeira para a pista e causando ainda mais confusão. David Muffato, por sua vez, rodava sozinho no final do pelotão, mas conseguia continuar.

Na segunda curva, Tarso Marques recebeu outro toque e perdeu o controle do carro. Ao mesmo tempo, o bi-campeão Giuliano Losacco saía da pista e batia com certa violência na decorativa barreira de pneus. Com sorte, não se machucou. Hoover Orsi foi outro que abandonou logo no início.

Safety car na pista. De repente, quem surge na frente é Enrique Bernoldi. Largando de 11º, o ex-piloto da Arrows deu uma de Markus Winkelhock e passou todo mundo na primeira volta. Ele usou uma trajetória por dentro, evitando o carro de Thiago Camilo e ganhando muito tempo. O segundo era Cacá Bueno, com Luciano Burti - apesar de ter o carro avariado - em terceiro.

Quando a corrida recomeçou, Bernoldi (à esquerda) fez boa largada e segurou a liderança. A ordem entre os primeiros não se alterou, mas lá atrás as disputas continuavam animadas. Paulo Salustiano e Daniel Serra tocaram-se, obrigando Renato Jader David e José Cordova a saírem da pista para não bater.

Em seguida, Christian Conde dava a primeira de suas duas rodadas do dia. Chico Serra e Renato Jader David envolveram-se num toque, rodando e perdendo tempo. Nonô Figueiredo, que havia feito a melhor volta, perdeu uma de suas rodas no meio do circuito, também precisando se retirar da prova.

Enquanto David Muffato (à direita) rodava pela segunda vez no dia, Juliano Moro saía da pista na última curva e ficava atolado. Assim, o safety car entrou no circuito mais uma vez. Na relargada, Rodrigo Sperafico atingiu Allan Khodair. Os dois pilotos, que andavam no pelotão da frente, ficaram de fora.

Na volta 20, Cacá Bueno executou sua manobra sobre Enrique Bernoldi, que não teve como resistir. Enquanto o Sportv nos passava as últimas notícias do vôlei sentado, Ingo Hoffmann tornava-se mais um a abandonar a corrida.

Christian Conde rodou de novo e, dessa vez, bateu forte em Chico Serra. Fim de prova para os dois. Thiago Marques saía da pista, atropelava a ridícula barreira de pneus e parava com seus carro estacionado num barranco.

Logo depois, Luciano Burti também superou Enrique Bernoldi, com uma bela ultrapassagem, por fora, na primeira curva do circuito. Na frente, Cacá Bueno apenas administrou sua vantagem, vencendo com um segundo e meio de distância para Burti.

Bernoldi fechou em terceiro, conseguindo seu primeiro podium na Stock, com Valdeno Brito e Ricardo Maurício imediatamente atrás. Felipe Maluhy fez bela corrida até o sexto lugar, com os irmãos Marcos e Pedro Gomes aparecendo em seguida, em sétimo e oitavo.

Completando os dez primeiros, vieram Popó Bueno e Antonio Jorge Neto. Ricado Zonta fechou num bom 11º e Antonio Pizzonia (à direita), em sua segundo corrida na categoria, conseguiu seu primeiro ponto. Ele largou de 32º e terminou exatamente em 15º, última posição da zona de pontuação.

A seguir, os dez primeiros da corrida da Stock Car em Santa Cruz do Sul:

1. Cacá Bueno/Rio de Janeiro/Mitsubishi Lancer, 50:02.703s
2. Luciano Burti/São Paulo/Volkswagen Bora, a 1.586s
3. Enrique Bernoldi/Paraná/Volkswagen Bora, a 5.764s
4. Valdeno Brito/Paraíba/Peugeot 307, a 8.256s
5. Ricardo Mauricio/São Paulo/Chevrolet Astra, a 8.448s
6. Felipe Maluhy/São Paulo/Mitsubishi Lancer, a 8.947s
7. Marcos Gomes/São Paulo/Chevrolet Astra, a 9.107s
8. Pedro Gomes/São Paulo/Peugeot 307, a 9.422s
9. Popó Bueno/Rio de Janeiro/Chevrolet Astra, a 10.269s
10. Antonio Jorge Neto/São Paulo/Mitsubishi Lancer, a 10.655s


No campeonato, Cacá Bueno é o novo líder, com 82 pontos. Assim como Thiago Camilo, que tem 77, e Ricardo Maurício, que soma 73, já tem sua vaga no play-off garantida. O quarto no campeonato é Ingo Hoffmann, com 51, seguido de Felipe Maluhy, com 44.

A próxima etapa da Stock Car será em Curitiba, no dia 8 de setembro. Até o final do dia, o Blog volta comentando a corrida da Nascar e o Rally da Alemanha. Até mais!

Crédito das fotos: Site oficial da categoria (http://www.stockcar.com.br/)

7 comentários:

Anônimo disse...

gostei da corrida!

Po teve bastante confusão e tudo aquilo que eu tinha dito que tinha faltado na corrida da Moto de manhã.

Quem ganhou o rally blog já sabe?

Anônimo disse...

acho que foi o loeb se não me engano,Alex.

Blog F1 Grand Prix disse...

Alex,

Confirmando a informação do Anônimo, ganhou o Sebastien Loeb. Mais tarde irei comentar os resultados do WRC aqui no Blog.

Grande abraço!

Felipe Maciel disse...

Cacá se acertou finalmente com a vitória. E ainda ta liderando. Nada mal, essa etapa, pra ele...

Não é fácil advinhar o vencedor da Stock, mas você acertou em cheio dessa vez. Belo chute. eheheh


abrç

Anônimo disse...

Infelizmente naum vi a corrida. Sou mais fã de futebol, entaum preferi ver Liverpool x Chelsea...me desculpem, fãs de corridas, mas naum tinha como evitar...
E q merda, a corrida foi boa msm!

Fabio disse...

Me segurei pra esperar o post da Stock pra dar meus parabéns pelo certeiro palpite do blog... stock na chuva niguém é de ninguém, msm assim o blog foi lá e cravou o vencedor!

Aproveitando que a próxima etapa da Stock é a paranaense, lá no blog a notícia tbm é o autódromo de Curitiba. Mas o de kart, é claro.

Abraço

Anônimo disse...

bate bate danado hein? Bem que vc avisou rsrsrs