sábado, 7 de junho de 2008

Com sobras, Hamilton crava pole no Canadá

Até agora, Lewis Hamilton não tem adversários no Grande Prêmio do Canadá. Dominando com imensa facilidade todos os três períodos do treino classificatório de hoje, o inglês marcou a pole position para a corrida canadense, ao superar o polonês Robert Kubica em seis décimos. A melhor Ferrari no grid é a de Kimi Raikkonen, em terceiro. Felipe Massa não passou de sexto. Mais atrás, Rubens Barrichello larga de nono, e Nelsinho Piquet sai de 15º.

Ao contrário de ontem, o dia amanheceu ensolarado em Montreal. Em compensação, o vento apareceu com força, trazendo muita sujeira para a pista. Desde a abertura dos pits, os pilotos encontraram bastante dificuldade para manter o carro no traçado ideal. Por causa do estado ruim do asfalto, que se soltava em alguns pontos, a maioria optou por completar duas ou três voltas em seqüência, ao invés de concentrar esforços numa única volta rápida.

Com absoluta tranqüilidade, Lewis Hamilton cravou o melhor tempo no primeiro trecho da classificação, seguido pelas Ferrari de Felipe Massa e Kimi Raikkonen. Já de início, verifica-se o que seria a tendência do dia: Hamilton andava no mesmo ritmo da dupla de Maranello nos dois primeiros trechos da pista, mas impunha uma vantagem confortável na última parcial.

Na ponta debaixo da tabela, Nelsinho Piquet foi 15º e escapou raspando da eliminação logo de cara. Por outro lado, Jenson Button e os pilotos de Force India e Toro Rosso não tiveram a mesma sorte. A Toro vai largar com os dois carros da última fila, já que Sebastien Bourdais teve problemas de câmbio, e Sebastian Vettel nem disputou a classificação por ter destruído o carro no treino da manhã.

O panorama manteve-se chamado "Q2". Mais uma vez, Hamilton liderou com folga, de novo batendo Massa e Raikkonen. A pista já dava sinais de fadiga, e o asfalto soltava-se claramente em alguns pontos, principalmente no grampo que antecede a grande reta de Montreal. Sozinho, Jarno Trulli rodou três vezes. O piloto da Toyota terminou "nocauteado" junto com Timo Glock, Kazuki Nakajima, David Coulthard e Nelsinho Piquet, que mais uma vez foi 15º.

A superpole começou desfalcada de Mark Webber, que acertou de leve o muro e não teve carro para continuar na disputa. Pela primeira vez na temporada, Rubens Barrichello figurava entre os dez melhores. Mas o veterano da Honda não teve nenhuma condição de acompanhar o ritmo dos adversários, e precisou se contentar com o nono lugar, ainda assim um excelente resultado para a equipe.

Dos líderes, Hamilton foi o primeiro a marcar um tempo competitivo. O inglês permaneceu imbatível até os últimos segundos da sessão, quando Robert Kubica estabeleceu a pole provisória. Hamilton, porém, retornou para uma derradeira tentativa, e superou facilmente a marca do polonês. Na seqüência, Raikkonen ficou num distante terceiro posto, a oito décimos do rival da McLaren.

Numa performance espetacular, Fernando Alonso passou por cima das deficiências da Renault e foi quarto. Outro que merece elogios é Nico Rosberg, que conseguiu um promissor quinto para a Williams. Felipe Massa cometeu alguns erros na fase decisiva da classificação, e não fez mais do que um sexto lugar. Por fim, Heikki Kovalainen e Nick Heidfeld foram bastante ofuscados pelos companheiros de equipe, ficando apenas em sétimo e oitavo respectivamente.

A seguir, o grid completo do Grande Prêmio do Canadá:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:17.886s
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:18.498s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:18.735s
4. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:18.746s
5. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:18.844s
6. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:19.048s
7. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:19.089s
8. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:19.633s
9. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:20.848s
10. Mark Webber/Austrália/Red Bull, sem tempo
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:18.031s
12. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:18.062s
13. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:18.238s
14. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:18.327s
15. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:19.393s
16. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:19.108s
17. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:19.165s
18. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:23.565s
19. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, sem tempo
20. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:18.916s*
* = Punido em cinco posições por ter trocado o câmbio

A largada do G.P. do Canadá está marcada para as 14h00 deste domingo, horário de Brasília, com transmissão da TV Globo.



Se não chover, Lewis Hamilton tem tudo para dominar o G.P. do Canadá. O problema é que as corridas em Montreal não são das mais convencionais. E o asfalto capenga ajuda a escurecer ainda mais o panorama de amanhã. Caso venha chuva, então, a prova possui todos os ingredientes para ser memorável. Entradas de safety car, passeios na grama e batidas no "Muro dos Campeões" fazem parte do cardápio.

Largando da pole, o objetivo de Hamilton é manter-se na liderança e esquecer tudo o que acontece atrás. O inglês já fez isso em outras oportunidades, e sempre deu certo. Desde o ano passado, corrida caótica tem sido sinônimo de vitória do piloto da McLaren. Mas dessa vez Hamilton não vai precisar enfrentar apenas a concorrência das Ferrari. Olho num certo Robert Kubica, que sai de segundo no grid e está louquinho para desencantar na Fórmula 1.

Para fechar o dia, vale registrar o boato que corre solto no paddock de Montreal: Bernie Ecclestone e as equipes da Fórmula 1 estão insatisfeitas com a permanência de Max Mosley na presidênci da FIA, e ameaçam até criar uma categoria rival caso o dirigente inglês não renuncie. Nas últimas décadas, a Fórmula 1 já viu crises semelhantes. Em todos os casos, o bom senso prevaleceu e a perigosa cisão acabou não saindo do papel. É bom que os poderosos da categoria não esqueçam do caso ChampCar/IRL.

Porque dividir a Fórmula 1 em duas poderia resultar num enfraquecimento sem precedentes do esporte a motor.



O vídeo do dia é uma coletânea com acidentes no famoso "Muro dos Campeões" do circuito Gilles Villeneuve. É bem provável que a lista de vítimas aumente na corrida de amanhã:



Até mais!

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sexta-feira, 6 de junho de 2008

Hamilton lidera primeiros treinos do G.P. do Canadá

A Ferrari ainda é a grande favorita no G.P. do Canadá, mas assistiu hoje a uma demonstração de força das principais adversárias. Na pista onde conquistou sua primeira vitória, Lewis Hamilton mostrou-se à vontade, e comandou com certa folga a tabela de tempos. Logo na seqüência, Robert Kubica cravou uma promissora segunda posição para a BMW. Por sua vez, os brasileiros tiveram um dia problemático.

Felipe Massa até começou bem, estabelecendo a volta mais rápida na sessão da manhã, prejudicada pela chuva que havia caído durante a noite. A maioria dos pilotos não ficou muito tempo na pista, mas ainda assim houve espaço para algumas escapadas. Jarno Trulli, por exemplo, rodou duas vezes e passeou pela grama outras tantas. Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton tinha um desempenho discreto: o inglês completou só oito voltas, e foi apenas o sexto.

O panorama seria diferente na parte da tarde. Tentando compensar o tempo perdido na manhã, os pilotos fizeram um treino razoavelmente animado. Fernando Alonso demostrou toda a instabilidade da Renault ao sair da pista já nos primeiros minutos da sessão. Mais tarde, o bicampeão rodou na chicane após a reta dos boxes, e fechou o dia num péssimo 17º. Ainda pior foi o desempenho do companheiro Nelsinho Piquet, que sofreu uma quebra de câmbio e amargou a lanterna entre os vinte pilotos.

Outro que enfrentou problemas mecânicos foi Massa. O piloto da Ferrari estacionou seu carro na pista a poucos minutos do fim, e ficou apenas em quinto. Lá na frente, Hamilton andou 42 voltas sem nenhum susto, superando Kubica em 0.271s para terminar na liderança da sexta-feira. Kimi Raikkonen fechou o dia no terceiro lugar, seguido pelo compatriota Heikki Kovalainen. Sem chamar muita atenção, Rubens Barrichello ocupou a 13ª posição.

Logo abaixo, os tempos desta sexta-feira em Montreal:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:15.752s
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.023s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:16.093s
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:16.331s
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:16.413s
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.589s
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:16.604s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:16.767s
9. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:17.019s
10. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:17.068s
11. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:17.242s
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:17.334s
13. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:17.462s
14. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:17.508s
15. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:17.549s
16. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:17.559s
17. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:17.644s
18. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:17.813s
19. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:17.842s
20. Nelson Piquet/Brasil/Renault, 1:18.076s


O treino classificatório para o G.P. do Canadá acontece às 14h00 de sábado, horário de Brasília, com transmissão da TV Globo.



Confiar na previsão do tempo é sempre um grande risco. Depois de garantir chuva para a classificação de manhã, o serviço metereológico agora aponta apenas 30% de chance de pista molhada para o sábado. Em compensação, a possibilidade de chuva no domingo aumentou, e se encontra em 70% neste momento. Boa notícia para o escriba deste Blog. No molhado, as chances de uma zebra são bem maiores. E não se esqueçam: eu apostei numa vitória de Robert Kubica no Canadá.

Até agora, o polonês vem mostrando um bom ritmo com a BMW em Montreal. Foi segundo colocado nesta sexta, batendo inclusive a dupla da Ferrari. Mas o favoritismo ainda é todo da equipe vermelha. Felipe Massa precisou abandonar o treino antes de ter uma oportunidade de desafiar Lewis Hamilton. Amanhã, os dois devem travar um duelo particular pela pole position. Porque, se depender das suas últimas performances, Kimi Raikkonen está fora dessa disputa.

Para fechar o giro pelas notícias da sexta, vale registrar uma ótima informação divulgada hoje pelo jornal Le Soir. Segundo a publicação, o contrato do G.P. da Bélgica e do magnífico circuito de Spa-Francorchamps com a Fórmula 1 foi renovado até 2012. "Demos um passo bastante importante, mas ainda queremos estender nosso compromisso até 2015", disse Jean-Claude Marcourt, ministro da economia da Valônia, região onde está localizada a pista.

Os fãs da Fórmula 1 já podem comemorar. Se existe um circuito onde o piloto faz a diferença, o nome dele é Spa-Francorchamps.



O vídeo do dia comemora os trinta anos da primeira vitória de Gilles Villeneuve na Fórmula 1. Aconteceu justamente no G.P. do Canadá de 1978, para delírios dos fanáticos torcedores de Gilles. A excelente dica é do internauta Guilherme:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Spa Francorchamps - http://www.motorsport.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Palpitão do Grande Prêmio do Canadá

Vai dar BMW. Estou sentindo que vai dar BMW. É puro palpite, óbvio. Mas às vezes faz bem arriscar. Até agora, o Blog jogou apenas em apostas "seguras", e já acertou um terço dos vencedores na temporada. Chegou a hora de correr um risco maior. Há exatamente um ano, Robert Kubica quase perdeu a vida no G.P. do Canadá, no acidente mais espetacular que a Fórmula 1 registrou nesta década.

E agora, como num filme de Hollywood, o polonês vai quebrar a incômoda barreira da vitória. Na mesma Montreal, Kubica derrotará todos os adversários numa corrida chuvosa, onde o talento e o imponderável fazem mais diferença. Os favoritos vão estar lá, na cola do piloto da BMW, mas não terão forças para vencer Kubica em estado de graça. Pela primeira vez, a Polônia chegará ao alto do podium numa corrida da Fórmula 1.

Se o primeiro lugar está reservado a Kubica, o que resta aos grandes favoritos? Pois bem: na pista em que ganhou no ano passado, Lewis Hamilton vai superar a dupla da Ferrari, embora a equipe italiana tenha teoricamente um carro mais bem preparado em Montreal. Felipe Massa vive ótima fase, vai sair na pole position, mas seguirá um roteiro semelhante ao de Mônaco.

Quanto aos demais, não passam de meros figurantes. Heikki Kovalainen vai voltar às primeiras colocações, após três corridas seguidas de muito azar. Kimi Raikkonen não irá se livrar da apatia das últimas provas, enquanto Nick Heidfeld será mais uma vez facilmente batido por Kubica. As migalhas da zona de pontução vão sobrar para Mark Webber - sempre notável em corridas chuvosas - e Fernando Alonso, que precisa mostrar serviço após a fraca exibição em Mônaco.

São essas minhas apostas. É difícil, eu sei. Mas a surpresa e o inexplicável caminham junto em todos os esportes. Inspirado pelo monumental sucesso do Fluminense na Copa Libertadores, entendi que era a hora de arriscar. Olho em Kubica no domingo, porque já está na hora do polonês desencantar. Vamos ao Palpitão do Grande Prêmio do Canadá:

Vitória: Robert Kubica
Pole position:
Felipe Massa
Decepção do G.P.: Toyota. Pela segunda corrida consecutiva, minha "secada" vai para a equipe japonesa. Em Montreal, a Toyota não tem um bom retrospecto. E a previsão para a corrida ainda é de chuva, condi
ção que não agrada seus pilotos...
Primeiro abandono: Jarno Trulli. Nada contra o italiano, mas ele costuma ir bem mal no Canadá. Ano passado, por exemplo, bateu sozinho na saída dos boxes. Além disso, a pista molhada pode
complicar o fim de semana de Trulli...
Zona de pontuação:

1. Robert Kubica
2. Lewis Hamilton
3. Felipe Massa
4. Heikki Kovalainen
5. Kimi Raikkonen

6. Nick Heidfeld
7. Mark Webber
8. Fernando Alonso


O SporTV mostra ao vivo os primeiros treinos do G.P. do Canadá. As sessões estão marcadas para as 11h00 e 14h00 desta sexta, horário de Brasília.



A aposentadoria precoce de Kimi Raikkonen pode não ser um simples boato. Nesta quinta, o finlandês deu a entender pela primeira vez que pensa em encerrar a carreira já em 2009, quando termina seu contrato com a Ferrari. "Ainda não me decidi. Quero correr enquanto continuar sentindo prazer nesse esporte. Mas há coisas na Fórmula 1 que não gosto. Caso se tornem demais, seria hora de partir", admitiu Raikkonen. O "Homem de Gelo" é imprevisível, e pode não estar blefando...

Na véspera do início das atividades em Montreal, a previsão do tempo aponta boa possibilidade de chuva para o fim de semana. A sexta-feira deve ser difícil para equipes e pilotos, já que há 90% de chance de pista molhada. O percentual cai um pouco no sábado, mas continua bastante significativo: 80%. Por fim, os metereologistas garantem haver 55% de possibilidade de pancadas de chuva ao longo de todo o domingo.

Para fechar o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma declaração do homem-forte da Mercedes na Fórmula 1, Norbert Haug. De forma contundente, o dirigente alemão negou que a McLaren vá optar por um tratamento privilegiado para Lewis Hamilton, que lidera a temporada até aqui. "Heikki Kovalainen não será escudeiro. Ele ainda tem possibilidades de se recuperar no campeonato. Na opinião da Mercedes, nunca haverá primeiro e segundo piloto dentro da McLaren", falou Haug.

No ano passado, a McLaren adotou postura semelhante e se deu mal. Será que o time não aprendeu a lição?



O vídeo do dia é uma coletânea com as dez chegadas mais próximas da história da IRL. Mesmo para quem não é muito fã dos ovais, vale a pena conferir:


Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Até a próxima!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

terça-feira, 3 de junho de 2008

Max Mosley vence votação e permanece no comando da FIA

Em virtude do jogo Fluminense x Boca Juniors, pela Taça Libertadores, este Blog não será atualizado durante a quarta-feira. Voltamos com a programação normal na quinta. A todos, muito obrigado pela compreensão!

Por hora, Max Mosley está a salvo. Nesta terça, o dirigente recebeu uma "moção de apoio" de clubes e federações filiados à FIA, após ganhar a votação organizada na Assembléia Geral Extraordinária da entidade. O encontro foi convocado para julgar o escândalo sexual protagonizado por Mosley, que poderia afastá-lo da presidência da FIA. A maioria dos 177 votantes, porém, preferiu dar um voto de confiança para o inglês.

No total, foram 103 votos a favor da "moção de apoio" para Mosley, e 55 contra. Houve ainda sete abstenções e quatro votos anulados. Todo o procedimento foi secreto, e o resultado saiu para a imprensa por volta do meio-dia em Paris, oito da manhã no Brasil. Agora, a tendência é que Mosley cumpra todo o seu mandato à frente da FIA, que vai até o fim de 2009. Mas a pressão pela sua saída ainda é enorme.

Apenas alguns minutos após a confirmação do resultado, dirigentes do Automóvel Clube da Alemanha - o maior de toda a Europa - surpreenderam ao anunciar o fim de qualquer relação com a FIA até que Mosley deixe a presidência. Além disso, chefes de federações espalhadas pelo mundo soltaram notas lamentando a permanência de Mosley. "Estou muito desapontado, é óbvio", afirmou o presidente da Associação Automobilística dos Estados Unidos, Robert Darbelnet.

Mosley pode ter escapado dessa vez, mas seu inferno astral no comando da FIA está longe de terminar.



Antigo aliado de Mosley, Bernie Ecclestone lutou pela renúncia do presidente da FIA, mas precisou aceitar a fragorosa derrota na votação de hoje. Apesar disso, Ecclestone não perdeu a pose: "Muitos não queriam falar com Mosley antes, e não acho que isso vai mudar por causa desse resultado. Ganhar votos de clubes na África não é suficiente para que o Rei da Espanha vá apertar sua mão agora", ironizou Ecclestone.

Dos 177 eleitores da votação, três eram brasileiros. Representando o Car Club do Brasil, Joaquim Cardoso Melo votou de forma contrária à "moção de apoio" para Mosley. Por outro lado, Alceu Vasone, da Associação Automobilística do Brasil, e Paulo Scaglione, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, não anunciaram suas escolhas. O mais provável é que ambos tenham votado a favor de Mosley.

Com a reunião da Assembléia Geral Extraordinária da FIA dominando o noticiário, sobre pouco para falar sobre os outros assuntos da Fórmula 1. Mesmo assim, vale mencionar uma declaração de Rubens Barrichello ao site da Gazeta Esportiva. Respondendo às críticas do tricampeão Nelson Piquet, Rubinho resolveu descontar em Nelsinho: "Não tenho nada a dizer sobre o Nelson Piquet. A vida está aí para mostrar que o próprio filho está comendo tudo aquilo que o pai plantou", disparou.

Quando Nelsinho começa a receber farpas até de gente como Rubinho, é sinal que as coisas realmente não andam bem...



O vídeo do dia é uma divertida reportagem que o Esporte Espetacular exibiu no fim do ano passado, na época do G.P. Brasil de Fórmula 1. Na matéria, Rubens Barrichello "entrevista" o amigo Felipe Massa, fazendo perguntas sobre assuntos como casamento, times de futebol e calvície precoce. Vale a pena conferir:



Nos vemos por aí!

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Max Mosley - http://www.sportinglife.com
Demais - http://www.gpupdate.net/

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O boato do dia: Nelsinho Piquet pode parar na Toro Rosso após G.P. do Canadá

A fábrica de boatos da Fórmula 1 acaba de produzir mais uma pérola. E, de novo, Nelsinho Piquet está no centro das especulações. Segundo a publicação suíça Motorsport Aktuell, o piloto brasileiro pode ser envolvido num troca-troca já depois do G.P. do Canadá. Nelsinho seria rebaixado à Toro Rosso, no lugar de Sebastian Vettel. Ao mesmo tempo, o alemão passaria a titular da Red Bull, enquanto David Coulthard assumiria a vaga de Nelsinho na Renault.

De acordo com a Motorsport Aktuell, o principal empecilho para a tripla negociação é o chefe de equipe da Toro Rosso, Gerhard Berger, que não estaria disposto a abrir mão de Vettel. O mais difícil na história toda, porém, é acreditar na contratação de Coulthard pela Renault. Em péssima fase, o escocês certamente não aparece entre os favoritos do time francês para substituir Nelsinho. Isso se o brasileiro realmente estiver ameaçado de demissão.

Enquanto se prepara para o G.P. do Canadá, que deve ser decisivo para o seu futuro na categoria, Nelsinho tenta manter uma postura tranqüila. Em comunicado distribuído pela Renault nesta segunda, o brasileiro se mostrou otimista. "Estou confiante e acredito que posso conseguir um bom resultado. Meus objetivos são encontar um acerto que me deixe confortável no carro, e não perder a concentração", falou o piloto brazuca.

Para Nelsinho, "não perder a concentração" será um desafio e tanto. Mas, se ele deseja continuar como titular na Fórmula 1, conviver bem com a pressão é fundamental.


Assim como Nelsinho, Fernando Alonso também vem sendo protagonista de uma série de especulações nas últimas semanas. O bicampeão, porém, garante que nenhuma delas faz sentido. "Até agora, não falei com ninguém, e ninguém veio falar comigo", afirmou Alonso ao jornal As de hoje. Apesar disso, seu nome continua cogitado para uma vaga na BMW em 2009 - onde substituira o alemão Nick Heidfeld - ou para a Ferrari em 2010, caso Kimi Raikkonen não renove contrato com a equipe vermelha.

A menos de uma semana para o G.P. do Canadá, a previsão do tempo aponta possibilidade de chuva apenas para o treino classificatório de sábado. Segundos os metereologistas, as atividades de sexta devem acontecer numa temperatura agradável, com céu parcialmente encoberto e 45% de chance de pista molhada. O percentual sobe para 75% no sábado, quando deve chover o dia inteiro. No domingo, a possibilidade de chuva está somente em 10%.

Fechando o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma surpreendente revelação do italiano Valentino Rossi ao jornal Welt am Sonntag. Dois anos e meio após fazer testes pela Ferrari durante o período de pré-temporada em 2006, o heptacampeão das motos admitiu que a equipe vermelha gostaria de contratá-lo na época. "Pensei seriamente numa mudança para a Fórmula 1, porque a Ferrari me queria. Mas adoro a minha vida e amo correr na MotoGP", contou Rossi.

Uma pena. O irreverente Rossi daria uma bela sacudida no mundo cada vez mais burocrático da Fórmula 1.


O último fim de semana teve batida envolvendo mais de dez carros na Nascar e o vôo de Vítor Meira durante a etapa de Milwaukee da Fórmula Indy. Mas a maior de todas as pancadas foi a do espanhol Marc Gené, nos treinos livres para as 24 Horas de Le Mans. Num acidente flagrado apenas pelas câmeras de segurança da pista francesa, Gené sai capotando de repente no meio de uma curva, provavelmente por uma falha mecânica. Apesar da violência do impacto, ele não se machucou. Vale a pena conferir:



Até a próxima!

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domingo, 1 de junho de 2008

Valentino Rossi vence a terceira seguida na MotoGP

O heptacampeão começou o ano de forma meio discreta, mas agora já desponta como franco favorito ao título desta temporada da MotoGP. Em mais uma performance arrasadora, Valentino Rossi dominou hoje o Grande Prêmio da Itália, conquistando sua terceira vitória consecutiva no campeonato. Rossi também chegou à impressionante marca de sete triunfos seguidos no circuito de Mugello, para delírio dos torcedores que invadiram a pista depois da bandeirada.

Saindo da pole position, Rossi largou mal como de costume, perdendo posições para Casey Stoner e Daniel Pedrosa. Mas o italiano não demorou muito para recuperar a liderança. Numa mesma volta, Rossi superou os dois rivais sem maiores dificuldades, e não foi mais incomodado até o fim da corrida. Stoner precisou se contentar com o segundo lugar, enquanto Pedrosa completou o podium.

Vice-líder do campeonato até ontem, Jorge Lorenzo sofreu um acidente na sexta volta e caiu para terceiro na tabela de classificação. Agora, Rossi lidera com 122 pontos, seguido por Pedrosa (110), Lorenzo (94) e Stoner (76). Tudo indica que a briga pelo título vai ficar restrita aos quatro protagonistas do ano, os únicos que já venceram corridas na atual temporada. A seguir, os dez primeiros do Grande Prêmio da Itália:

1. Valentino Rossi/Itália/Yamaha, 23 voltas em 42:31.153s
2. Casey Stoner/Austrália/Ducati, a 2.201s
3. Dani Pedrosa/Espanha/Honda, a 4.867s
4. Alex de Angelis /Itália/Honda, a 6.313s
5. Colin Edwards/Estados Unidos/ Yamaha, a 12.530s
6. James Toseland/Inglaterra/ Yamaha, a 13.806s
7. Loris Capirossi/Itália/Suzuki, a 14.447s
8. Andrea Dovizioso/Itália/Honda, a 15.319s
9. Shinya Nakano/Japão/Honda, a 15.327s
10. Chris Vermeulen /Austrália/Suzuki, a 30.785
s

O próximo compromisso da MotoGP é o Grande Prêmio da Catalunha, no circuito de Barcelona, marcado para o dia 8 de junho.



Ryan Briscoe venceu hoje a etapa de Milwaukee da Fórmula Indy, salvando seu emprego na tradicional equipe Penske. Após se acidentar na maioria das corridas deste ano, o australiano finalmente conseguiu fugir dos problemas e ganhou pela primeira vez na categoria. Scott Dixon e Tony Kanaan fecharam os três primeiros. No campeonato, Dixon soma 234 pontos contra 206 de Helio Castroneves, quinto colocado em Milwaukee. A Fórmula Indy volta à pista no próximo dia 7 de junho, no oval do Texas.

Na Grécia, Sebastien Loeb confirmou sua vitória no Rally de Acrópolis. O tetracampeão terminou a competição com mais de um minuto de vantagem para o vice-líder Petter Solberg, que conseguiu seu melhor resultado no ano. Mikko Hirvonen foi terceiro e perdeu a liderança do campeonato para Loeb. Agora, o francês tem 50 pontos, um a mais do que Hirvonen. A próxima parada do Mundial de Rally é a Turquia, entre os dias 13 e 15 de junho.

Enquanto isso, o brasileiro Augusto Farfus Jr. conquistou hoje sua primeira vitória na temporada do Mundial de Turismo. O piloto da BMW largou da pole position e venceu com facilidade a bateria inicial da rodada dupla de Pau, na França. Na segunda corrida do dia, o triunfo ficou com o tricampeão Andy Priaulx. Apesar do bom resultado, Farfus ainda está longe da briga pelo campeonato, que é comandado pelo italiano Gabriele Tarquini, da SEAT.

Para terminar, vale registrar que o polêmico Kyle Busch ganhou outra na Nascar, dessa vez no oval de Dover. Ajudado por uma ótima estratégia de pit stops, Busch tomou a ponta de Carl Edwards na última rodada de paradas, e apenas administrou a liderança nas voltas finais. Foi o seu quarto triunfo no ano. Edwards fechou em segundo, com Greg Biffle em terceiro. Na tabela do campeonato, Busch é o primeiro com 2050 pontos. Jeff Burton (1908) e Dale Earnhardt Jr. (1779) aparecem a seguir.

Seguindo a tradição, a Nascar já volta à pista no domingo que vem, dia 8, no oval de Pocono.



Se este blog trata de velocidade, é impossível ignorar o feito de Usain Bolt. No último sábado, o jamaicano quebrou o recorde mundial dos 100 metros rasos e se tornou o homem mais rápido do mundo - à pé, pelo menos. Aconteceu durante o Reebok Grand Prix, em Nova York. Bolt correu a distância em 9.72s, batendo em dois centésimos a marca anterior, do também jamaicano Asafa Powell. Vale a pena conferir a extraordinária corrida de Bolt, no nosso "vídeo do dia":



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Valentino Rossi - www.gpupdate.net
Valentino Rossi, Casey Stoner e Daniel Pedrosa - www.motorsport.com

Ryan Briscoe - www.indycar.com
Augusto Farfus Jr. - www.fiawtcc.com