quinta-feira, 5 de junho de 2008

Palpitão do Grande Prêmio do Canadá

Vai dar BMW. Estou sentindo que vai dar BMW. É puro palpite, óbvio. Mas às vezes faz bem arriscar. Até agora, o Blog jogou apenas em apostas "seguras", e já acertou um terço dos vencedores na temporada. Chegou a hora de correr um risco maior. Há exatamente um ano, Robert Kubica quase perdeu a vida no G.P. do Canadá, no acidente mais espetacular que a Fórmula 1 registrou nesta década.

E agora, como num filme de Hollywood, o polonês vai quebrar a incômoda barreira da vitória. Na mesma Montreal, Kubica derrotará todos os adversários numa corrida chuvosa, onde o talento e o imponderável fazem mais diferença. Os favoritos vão estar lá, na cola do piloto da BMW, mas não terão forças para vencer Kubica em estado de graça. Pela primeira vez, a Polônia chegará ao alto do podium numa corrida da Fórmula 1.

Se o primeiro lugar está reservado a Kubica, o que resta aos grandes favoritos? Pois bem: na pista em que ganhou no ano passado, Lewis Hamilton vai superar a dupla da Ferrari, embora a equipe italiana tenha teoricamente um carro mais bem preparado em Montreal. Felipe Massa vive ótima fase, vai sair na pole position, mas seguirá um roteiro semelhante ao de Mônaco.

Quanto aos demais, não passam de meros figurantes. Heikki Kovalainen vai voltar às primeiras colocações, após três corridas seguidas de muito azar. Kimi Raikkonen não irá se livrar da apatia das últimas provas, enquanto Nick Heidfeld será mais uma vez facilmente batido por Kubica. As migalhas da zona de pontução vão sobrar para Mark Webber - sempre notável em corridas chuvosas - e Fernando Alonso, que precisa mostrar serviço após a fraca exibição em Mônaco.

São essas minhas apostas. É difícil, eu sei. Mas a surpresa e o inexplicável caminham junto em todos os esportes. Inspirado pelo monumental sucesso do Fluminense na Copa Libertadores, entendi que era a hora de arriscar. Olho em Kubica no domingo, porque já está na hora do polonês desencantar. Vamos ao Palpitão do Grande Prêmio do Canadá:

Vitória: Robert Kubica
Pole position:
Felipe Massa
Decepção do G.P.: Toyota. Pela segunda corrida consecutiva, minha "secada" vai para a equipe japonesa. Em Montreal, a Toyota não tem um bom retrospecto. E a previsão para a corrida ainda é de chuva, condi
ção que não agrada seus pilotos...
Primeiro abandono: Jarno Trulli. Nada contra o italiano, mas ele costuma ir bem mal no Canadá. Ano passado, por exemplo, bateu sozinho na saída dos boxes. Além disso, a pista molhada pode
complicar o fim de semana de Trulli...
Zona de pontuação:

1. Robert Kubica
2. Lewis Hamilton
3. Felipe Massa
4. Heikki Kovalainen
5. Kimi Raikkonen

6. Nick Heidfeld
7. Mark Webber
8. Fernando Alonso


O SporTV mostra ao vivo os primeiros treinos do G.P. do Canadá. As sessões estão marcadas para as 11h00 e 14h00 desta sexta, horário de Brasília.



A aposentadoria precoce de Kimi Raikkonen pode não ser um simples boato. Nesta quinta, o finlandês deu a entender pela primeira vez que pensa em encerrar a carreira já em 2009, quando termina seu contrato com a Ferrari. "Ainda não me decidi. Quero correr enquanto continuar sentindo prazer nesse esporte. Mas há coisas na Fórmula 1 que não gosto. Caso se tornem demais, seria hora de partir", admitiu Raikkonen. O "Homem de Gelo" é imprevisível, e pode não estar blefando...

Na véspera do início das atividades em Montreal, a previsão do tempo aponta boa possibilidade de chuva para o fim de semana. A sexta-feira deve ser difícil para equipes e pilotos, já que há 90% de chance de pista molhada. O percentual cai um pouco no sábado, mas continua bastante significativo: 80%. Por fim, os metereologistas garantem haver 55% de possibilidade de pancadas de chuva ao longo de todo o domingo.

Para fechar o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma declaração do homem-forte da Mercedes na Fórmula 1, Norbert Haug. De forma contundente, o dirigente alemão negou que a McLaren vá optar por um tratamento privilegiado para Lewis Hamilton, que lidera a temporada até aqui. "Heikki Kovalainen não será escudeiro. Ele ainda tem possibilidades de se recuperar no campeonato. Na opinião da Mercedes, nunca haverá primeiro e segundo piloto dentro da McLaren", falou Haug.

No ano passado, a McLaren adotou postura semelhante e se deu mal. Será que o time não aprendeu a lição?



O vídeo do dia é uma coletânea com as dez chegadas mais próximas da história da IRL. Mesmo para quem não é muito fã dos ovais, vale a pena conferir:


Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Até a próxima!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

12 comentários:

Anônimo disse...

Opa!

Pode não parecer, mas eu sempre apareço para ler -apesar de quase nunca comentar. =OP

Primeiro, parabéns pelo seu time. Não se chega a uma final de Libertadores por acaso. E, melhor, se coroa um processo de recuperação que já dura 11 anos.

É bom aproveitar, porém, o momento. Que nem sempre se alcança o topo. E, com a sorte que o teu time tá, deve ser campeão sim... De toda a forma, sorte tem os que merecem. É o caso do Fluminense. =O)

Sobre a tua aposta... É a minha torcida. Eu tenho a impressão que a Mclaren é a favorita, pelo que apresentou no último ano lá. Mas eu ficaria extremamente feliz se a BMW vencesse a corrida. Ainda mais se for um sujeito como o Kubica.

A aposentadoria do Kimi é balela. Coisa da imprensa européia... É perigoso o Kimi virar o Romário da Fórmula 1. =OP O Romário tb prometeu que ia parar aos 28, 29 anos (na Copa), e só parou de jogar quando pararam com ele. =OP

Grande abraço e parabéns novamente,
Kohara

GiglioF1 disse...

Gustavo,
Sim faltou seu "posting" do Flu comemorando o 3º gol!!!...
Sobre o palpitão ,voce poderá consultar depois a profecias do Nostragiglius , mas haverá no Canadá um barreira a ser quebrada...mas não será a BMW...será a do Massa ganhar uma corrida complicada...estou contigo na Pole, ele vai com 5 facas nos dentes e aproveitará o " momentum"...Kubi ,estará no podium , e acho que chegou a vez do Kova...Chega de azar!!
Lewis e Kimi terão porblemas , e Alonso , por seu estilo agressivo, vai triturar os freios antes do final...se fez isto com a McLaren equilibrada do ano passado , imagina na " bomba" R28...
Abraço!!

Marcelonso disse...

Gustavo,


Já temos o Nostragiglius que ultimamente anda acertando todas,agora uma visão do futuro por mestre Gustavo,por acaso vcs não poderiam me adiantar os numeros da megasena?Ofereço uma pequena comissão.

Falando sério agora ,bem que poderia ser como o descrito por vc,mas eu colocaria Massa em segundo,Alonso em terceiro.Kimi e Hamilton abandonam ,depois de uma barbeiragem de Nelsinho Piquet que bate nos dois.



abraço

Anônimo disse...

Bom, espero que a Mclaren do Lewis, e o próprio, continuem em boa fase e que o Kova melhore. Aposto no seguinte:

1. Lewis Hamilton
2. Robert Kubica
3. Heikki Kovalainen
4. Felipe Massa
5. Kimi Raikkonen
6. Nico Rosberg
7. Fernando Alonso
8. Nick Heidfeld

Ah! Foi bonita a vitória do Flu! Até mais!

Anônimo disse...

E aí, Gustavo...

Há 10 anos um clube carioca (o meu Vascão) levantava a Taça Libertadores vencendo um time equatoriano, mas antes ganhara de um argentino na semifinal, e despachou outro clube brasileiro nas quartas. Pois bem, a cena está se repetindo e desta vez iluminada e colorida em branco, verde e grená. Parabéns pela campanha e toda sorte para o tricolor das Laranjeiras. O Rio de Janeiro merece mais essa alegria.

Quanto ao post de hoje, foi de uma inspiração ímpar essa idéia premonitória, te acompanho no palpite sobre o vencedor, embora seja difícil pacas pro Kubica superar os ‘favoritos’. Já tinha cravado Kubica em Mônaco pela particularidade da pista e quase me dei bem.

1)Kubica
2)Massa
3)Hamilton
4)Raikkonen
5)Alonso
6)Webber
7)Heidfeld
8)Rosberg

Saudações Vascaínas!!!

PS1)Adrenalina pura esse vídeo!!!

PS2)Há 20 anos, Gilles Villeneuve, canadense, a bordo de uma Ferrari, obteve sua 1ª vitória, justamente em Montreal. Vale rever...

http://br.youtube.com/watch?v=BRS8Yvz3i74

Anônimo disse...

Ops... ato falho.

30 anos da 1ª vitória do 'voador' Villeneuve.

Anônimo disse...

Eu até concordo com o Kohara lá em cima pero acho que quem ganhará desta vez será alguém da Ferrari, se for o Maffa tanto melhor.
Agora, juro, eu lí PALMITÃO

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Kohara: Valeu pelos elogios ao Fluzão! Ainda faltam dois jogos, mas é quase impossível segurar a euforia nesse momento. Sobre a aposentadoria do Kimi, concordo com você: a imprensa européia está exagerando um pouco. Se o Kimi está realmente cansado das aparições públicas, é só a Ferrari aliviar um pouco no próximo contrato. Ele tem crédito...

Giglio: Não coloquei o post sobre o Flu porque fico com receio de irritar alguns dos meus leitores. Tem gente que não gosta nada de futebol, e eu respeito. Então agora vou tentar só falar do meu Flu depois da final da Libertadores. Sobre o seu palpite: está anotado, hein! Se o Kovalainen ganhar, darei os devidos créditos!

Priscila: Se a corrida acontecer num dia de sol, minha aposta para a vitória é o Hamilton. Mas como acho que São Pedro vai dar uma complicadinha, joguei minhas fichas no Kubica...

Guilherme: Obrigado mesmo pela torcida! Lembro que eu também torci muito pelo Vasco na Libertadores de 97. Eu era um garoto de oito anos, o meu time estava caindo para a segunda divisão, e os meus "coleguinhas" flamenguistas já pegavam no meu pé. Por isso simpatizei com o Vasco. Não deu para ganhar do Real, mas o título da Libertadores foi sensacional. Sobre o seu palpite: vamos ver se acertamos! Como eu disse no post, já está na hora do Kubica ganhar uma. E por último: valeu pela dica do vídeo, vou colocar hoje mesmo!!

Groo: Palmitão hahahaha! Essa foi boa...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Guga Schultze disse...

Chego atrasado para os palpites, mas lá vai:
1. Kubica
2. Hamilton
3. Kimi
4. Webber
5. Vettel (!)
6. Heidfeld ou Rubinho
Se chover. Se não chover é Hamilton, Kubica e Massa.
De qualquer maneira, torço pro polaco. Abs!

Marcos Antonio disse...

pra mim a McLaren faz dobradinha,acho que ainda falta só um pouquinho pro Kubica vencer uma corrida...Dobradinha da McLaren.e com massa completando o pódio.


abraços

Blog F1 Grand Prix disse...

Guga,

Meu palpite é idêntico: se chover, acho que dá Kubica. No seco, vence Hamilton. Mas aposto que São Pedro vai dar uma ajudinha mais uma vez. Se vier água, Kubica tem tudo para desencantar...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Priscilla Bar disse...

Ufff...cheguei meio tarde pra dar um palpite,mas para depois nao falarem que postei deposi do treino ponho aqui meu palpite dos 3 primeiros que também está lá no guardRail:

Kimi
Kubica
Kova