sexta-feira, 12 de junho de 2009

E a novela continua... com algumas novidades interessantes

A novela ainda não acabou.

Quem pensava que a divulgação da lista de inscritos para a temporada de 2010 seria o ponto final da disputa entre a FIA e a Associação das Equipes se enganou.

Esta sexta-feira foi apenas mais um capítulo de uma briga que ainda não tem data para terminar.

Ao menos, o capítulo de hoje foi bem interessante.

A lista da FIA com os inscritos para 2010 veio com algumas boas surpresas.

A primeira delas: todas as dez equipes deste ano foram confirmadas, mas cinco delas - McLaren, BMW, Renault, Toyota e Brawn - aparecem com um asterisco de "participação pendente".

Tecnicamente, portanto, essas cinco ainda não estão garantidas em 2010.

No caso de McLaren, Brawn e BMW, o risco de debandada é menor. Renault e Toyota, porém, são fortes candidatas a abandonar a Fórmula 1 caso as regras não sejam mudadas pela FIA.

Surpresa, mesmo, foi a inclusão de Ferrari, Red Bull e Toro Rosso como equipes inscritas "incondicionalmente" no Mundial de 2010.

Não demorou nem algumas horas e as três equipes emitiram comunicados para desmentir a FIA e afirmar que podem, sim, não correr na próxima temporada.

O que pretende a FIA ao incluir Ferrari, Red Bull e Toro Rosso na lista sem nenhum asterisco?

Difícil saber, mas a jogada de Max Mosley é muito estranha. Talvez Red Bull e Toro Rosso estejam contratualmente comprometidas a correr em 2010 - pelo menos, é isso o que se especula na Europa.

Mas e a Ferrari? Por que faltou o asterisco ao lado do nome da equipe italiana?

Estranho, bem estranho. A Ferrari segue afirmando que não corre em 2010 se as regras não mudarem. Pelo visto, a FIA não acredita muito nisso.

De resto, a lista de hoje serviu para apresentar ao mundo as três equipes novatas selecionadas para correr em 2010.

São elas: USF1, Campos Grand Prix e Manor Motorsport.

A escolha da USF1 era barbada. Desde o fim do ano passado, a equipe já tinha um plano preparado para a Fórmula 1. Além de boa estrutura, conta também com o apelo que uma escuderia norte-americana representa.

Quem serão os pilotos da USF1? Ainda não dá para saber, mas será interessante observar se a morena Danica Patrick terá uma chance...

A Campos Grand Prix estava entre as favoritas, mas não era presença certa na lista. Agora que ganhou uma chance, tem tudo para fazer uma carreira decente na Fórmula 1.

Bem-estruturada, a escuderia espanhola venceu muito nas categorias de base e sempre ambicionou correr na F-1.

Para 2010, já tem uma fábrica pronta e uma das vagas de titular quase preenchida: Pedro de la Rosa - espanhol que é o reserva da McLaren - muito provavelmente será escolhido.

A outra vaga está em aberto e pode ser ocupada por pilotos como Lucas di Grassi, que foi terceiro colocado com a Campos na GP2 em 2008.

Por fim, a surpreendente Manor Motorsport também garantiu presença na Fórmula 1 no próximo ano.

Comandada por Nick Wirth, que já tentou a sorte na F-1 com a antiga equipe Simtek, a Manor é favorita a ocupar a lanterna do pelotão em 2010.

Mas, assim como surpreendeu ao ser escolhida pela FIA, a escuderia também pode ter um desempenho acima do esperado quando entrar na F-1.

O fim da briga entre FIA e Fota ainda pode se prolongar por algumas semanas ou até meses. O próximo dia decisivo é sexta-feira que vem, 19 de junho, quando as equipes com "asterisco" terão de confirmar presença em 2010.

Se fizerem isso, a novela acaba. Caso contrário, os bastidores vão continuar agitados durante um bom tempo...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Uma disputa chata e interminável

É complicado manter um Blog diário sobre esporte a motor, ainda mais quando os assuntos se repetem a cada dia.

Desde a semana passada, este Blog ficou alguns dias desatualizado por causa da correria da minha rotina de trabalho. Ainda valeria o esforço de postar um texto novo por dia.

Mas, como o assunto não muda, é difícil encontrar motivação para deixar este espaço um pouco mais movimentado.

Em tempos de intenso tiroteio entre FIA e Fota, praticamente não se fala em mais nada. Tudo não passa de especulação. Pura especulação, com quase nenhuma base concreta de informações.

Cansei do falatório diário entre FIA e Fota. Já afirmei antes e repito: a disputa não vai causar racha nenhum, boicote nenhum, e não vai colocar a existência da Fórmula 1 em risco.

Felizmente, a guerra entre as duas entidades tem data para terminar: esta sexta-feira, quando a FIA anuncia as equipes inscritas para 2010.

Mas, até lá, o período de especulação quase inútil vai continuar. E, por isso, este Blog pode passar alguns dias desatualizado - a não ser que algo realmente importante venha a acontecer.

Comentar em cima de notícias repetidas não tem graça. É esta a sensação que eu tenho no momento.

Não, este Blog não vai acabar. Isso não faz parte dos meus planos.

Mas, enquanto continuar a insuportável guerra de cartas marcadas entre FIA e Fota, o ritmo de atualizações por aqui pode diminuir um pouco.

E acredito que não é só o escriba do Blog que não aguenta mais essa disputa chata e interminável...

domingo, 7 de junho de 2009

Análise do Grande Prêmio - Turquia/Istambul Park (07/06/2009)

Análise dos pilotos:

Jenson Button. Mais uma vitória do campeão virtual da temporada. Nota 10
Mark Webber. Uma performance muito consistente. Nota 8
Sebastian Vettel. Pole brilhante, corrida apenas razoável. Nota 7
Jarno Trulli. Levou sua Toyota ao limite e conquistou um ótimo resultado. Nota 8
Nico Rosberg. Seu melhor fim de semana na temporada. Nota 8
Felipe Massa. Não foi mal, mas fez menos do que o esperado. Nota 7
Robert Kubica. O resultado não foi espetacular, mas já é um começo. Nota 8
Timo Glock. Mal na classificação, se recuperou com uma estratégia bem desenhada. Nota 6
Kimi Raikkonen. Apagou-se na corrida após fazer um bom treino no sábado. Nota 5
Fernando Alonso. Lutou bastante, mas não chegou aos pontos. Nota 6
Nick Heidfeld. Fez o arroz-com-feijão básico. Quase não foi notado. Nota 5
Kazuki Nakajima. Um pit stop desastroso estragou seu dia. Nota 4
Lewis Hamilton. Parece francamente desmotivado. Nota 3
Heikki Kovalainen. Liderou os treinos de sexta. E só. Nota 3
Sebastien Buemi. Ao menos, foi sempre melhor que Bourdais. Nota 5
Nelsinho Piquet. Uma bela ultrapassagem sobre Hamilton. E só. Nota 4
Adrian Sutil. Ao menos, foi sempre melhor que Fisichella. Nota 5
Sebastien Bourdais. O mais lento do pelotão durante todo o fim de semana. Nota 2
Rubens Barrichello. Erros em sequência e mais uma oportunidade desperdiçada. Nota 2
Giancarlo Fisichella. Tem o pior carro do grid e quebra na primeira volta. Coitado. Nota 3

Análise das equipes:

Brawn. Continua seu tranquilo passeio na temporada 2009. *****
Red Bull. Se não fosse a Brawn... ****
Toyota. Pontuou com os dois carros. ***
Ferrari. Um fim de semana apenas razoável. **
McLaren. O carro não se entendeu com a pista de Istambul. *
Williams. Está sendo salva pela raça de Rosberg. ***
Renault. Outra que sai da Turquia sem nada a comemorar. *
BMW. Fez dois pontos, mas ainda é muito pouco. **
Toro Rosso. Desempenho muito discreto. *
Force India. O carro melhorou, mas segue sendo o pior do grid. *

Análise da corrida:

O GP da Turquia não foi a prova mais chata de todos os tempos, mas ficou bem longe de empolgar. Com a disputa pela vitória definida logo na primeira volta, restaram apenas algumas brigas no meio do pelotão.
Nível da corrida: Razoável.

Análise do campeonato:

Uma temporada que começou imprevisível já tem seu virtual campeão após apenas sete corridas. Jenson Button não tem culpa, mas deixou a briga pelo título deste ano totalmente sem graça.
Nível do campeonato: Sem graça.

Balanço dos palpites:

Vitória: Jenson Button. Na mosca!
Pole Position: Jenson Button. A pole position foi de Sebastian Vettel
Melhor Volta: Sebastian Vettel. A melhor volta foi de Jenson Button
Grid aleatório (8º lugar): Timo Glock. O oitavo colocado no grid foi Fernando Alonso
Tempo da pole: 1:26.950. O tempo da pole foi 1:28.316
Primeiro abandono: Sebastien Bourdais. O primeiro abandono foi Giancarlo Fisichella
Zona de pontuação:
1. Jenson Button (PALPITE CORRETO)
2. Sebastian Vettel (Mark Webber)
3. Felipe Massa (Jenson Button)
4. Lewis Hamilton (Jarno Trulli)
5. Rubens Barrichello (Nico Rosberg)
6. Jarno Trulli (Felipe Massa)
7. Fernando Alonso (Robert Kubica)
8. Nelsinho Piquet (Timo Glock)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Rubens Barrichello (segundo)
Malásia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
China - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Rubens Barrichello (quarto)
Bahrein - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Sebastian Vettel (quarto)
Mônaco - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Mark Webber (quinto)
Turquia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)

Errei quase tudo, mas acertei a aposta mais importante - embora não fosse tão difícil assim prever que Jenson Button iria ganhar o GP da Turquia.
Nível dos palpites: Razoável
Placar da temporada: Três acertos em sete possíveis

Por hoje, é só. Até a próxima!

Button passeia e vence mais uma

Deem logo o troféu para o campeão!

Neste domingo, pela sexta vez em sete corridas na temporada, Jenson Button saiu vencedor.

Na Turquia, o dia do inglês foi um verdadeiro passeio. Assim como em Mônaco, Button ainda se deu ao luxo de administrar a vitória nas voltas finais, tirando o pé para poupar o carro.

Foi um triunfo fácil, tranquilo, dominante, absoluto. E facilitado pelo erro bobo de Sebastian Vettel, que cedeu a liderança ao sair ligeiramente da pista já na primeira volta.

O alemão perdeu a ponta para Button. Que, a partir daí, só sairia da liderança durante as rodadas de pit stop.

Mesmo sem o erro de Vettel, Button provavelmente teria vencido da mesma maneira. Em Istambul, repetindo o roteiro da maior parte do ano, o líder do campeonato não teve concorrentes.

Talvez o único piloto que pudesse realmente desafiar Button fosse Rubens Barrichello. Mas o dia do brasileiro foi terrível.

Na sua pior corrida da temporada, Rubinho cometeu erros em sequência e nem completou a corrida. Pela primeira vez no ano, ficou fora da zona de pontuação.

Na largada, um problema estranho, semelhante ao que já havia sofrido na Austrália. Rubinho pula bem, mas o carro engasga ao passar para a segunda marcha e fica pelo caminho.

Resultado: queda para a rabeira do pelotão logo na primeira volta. A partir daí, nada mais deu certo.

Rubinho perdeu a sétima marcha, arriscou uma ultrapassagem sobre Heikki Kovalainen e rodou. Voltou à pista, tentou outra manobra agressiva - agora sobre Sutil - e o resultado também foi desastroso.

Bico destruído, Barrichello caiu para último. Ainda se arrastou pela pista durante um bom tempo antes de abandonar.

Não poderia ter sido pior o domingo de Rubinho. Que agora está a 26 pontos de Button no campeonato, uma diferença muito difícil de ser descontada.

Logo atrás do inglês, os dois pilotos da Red Bull completaram o pódio.

Mark Webber, contrariando seu histórico, vem se dando melhor aos domingos do que aos sábados neste ano.

Mais uma vez, o australiano foi razoável na classificação, mas fez uma corrida muito consistente e terminou em segundo, à frente do companheiro Sebastian Vettel.

A Red Bull é a segunda força da Fórmula 1, mas ainda parece faltar um pouquinho para desafiar a Brawn e Jenson Button. De qualquer maneira, a equipe das bebidas energéticas está no caminho certo.

Destaque também para o ótimo Jarno Trulli, que terminou em quarto com a Toyota.

E para o alemão Nico Rosberg, que conquistou seu melhor resultado da temporada ao levar sua Williams ao quinto lugar.

O dia da Ferrari não foi catastrófico, mas ficou aquém das expectativas.

Felipe Massa, três vezes vencedor na Turquia, não passou de sexto. E Kimi Raikkonen sequer pontuou - terminou em nono.

O desempenho da equipe vermelha não é mais um vexame. Mas a Ferrari não está, hoje, em condições de competir por vitórias.

O polonês Robert Kubica espantou a má fase ao chegar em sétimo e marcar seus primeiros pontos na temporada. Não é nada espetacular, mas já é um começo.

E o alemão Timo Glock completou a zona pontuação com uma performance decente, que lhe rendeu o oitavo posto.

Para a Renault, o dia foi complicado. Largando leve, o bicampeão Fernando Alonso ficou para trás nas paradas de pit stop e não conseguiu mais do que um décimo lugar.

Assim como o espanhol, Nelsinho Piquet também não pontuou. Mas apareceu muito bem numa belíssima ultrapassagem sobre Lewis Hamilton, já na fase final da prova.

Valia apenas o 16º lugar, mas Nelsinho mostrou raça e coragem. Foi a manobra mais bonita do dia, e uma prova de seu potencial.

A McLaren de Hamilton, por sinal, também teve um dia bastante frustrante. Nem chegou perto da zona de pontuação e provou que, em circuitos com curvas de alta velocidade, não tem a menor chance de conseguir um bom resultado.

Daqui a duas semanas, o GP da Inglaterra é a próxima etapa da temporada 2009.

Quem é o favorito para a vitória? Não é preciso nem dizer.

Correndo em casa, Jenson Button terá uma motivação especial para buscar o primeiro lugar.

E, ao que tudo indica, não deve deixar escapar mais um triunfo.