sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Toyota pode demitir Trulli e efetivar japonês

O blog não será atualizado neste sábado e volta ao ritmo normal no domingo

Desde a saída da Honda, os bastidores da Fórmula 1 andavam meio calados.

Os poucos rumores que surgiram foram logo desmentidos, como o suposto interesse da Peugeot-Citroen em entrar na categoria.

Mas nesta sexta-feira veio à tona uma notícia surpreendente.

Pode ser que seja apenas boato. Aliás, o mais provável é que não passe de mera especulação mesmo.

Mas, segundo o site Grand Prix - responsável pelo furo da retirada da Honda - a Toyota pensa em promover um "troca-troca" de pilotos para a próxima temporada.

Sai o italiano Jarno Trulli, entra o japonês Kamui Kobayashi.

Na equipe desde 2005, Trulli não estaria agradando aos chefões da equipe e seria substituído por Kobayashi, protegido pela Toyota desde o início da carreira.

Kobayashi é membro do programa de jovens pilotos da Toyota, que deve ser desativado para cortar custos.

Piloto de testes da equipe, o japonês ficaria sem emprego com a proibição total dos ensaios coletivos.

A saída, então, seria lançá-lo como titular.

Embora inexperiente, Kobayashi é um piloto realmente promissor.

Seus desempenhos mais recentes na GP2 Asiática provam que ele pode, sim, se tornar um piloto de Fórmula 1 razoável para bom.

Ao nível do compatriota Kazuki Nakajima, por exemplo.

Apesar disso, é difícil acreditar que a Toyota vai mandar o esforço Trulli embora assim tão de repente.

O italiano está na equipe há quatro temporadas, obteve os melhores resultados da Toyota na F-1 e marcou mais pontos do que o parceiro Timo Glock neste ano.

Será mesmo que a Toyota pensa em demitir Trulli?

Vamos ver quanto tempo vai demorar para alguém da equipe desmentir a informação.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Rubinho não desiste do sonho do título

Rubens Barrichello saiu das sombras e deu sua primeira longa entrevista desde o anúncio da retirada da Honda da Fórmula 1.

Ao site inglês Autosport, Rubinho repetiu o mantra de que continua motivado e com gás para disputar a próxima temporada da categoria.

Disse também que ainda sonha em disputar o título e garantiu que merece ganhar um campeonato.

Sobre as perspectivas para 2009, Rubinho enfatizou que alguém vai comprar a estrutura da Honda e que confia num acerto com a nova equipe.

Por fim, afirmou que não está interessado num acordo curto, de apenas uma temporada. O objetivo de Rubinho é assinar por, no mínimo, dois anos.

Pode parecer estranho, mas as chances de Rubinho permanecer na F-1 talvez tenham até aumentado com a saída da Honda.

Na equipe japonesa, o veterano já estava praticamente descartado. Suas chances de permanecer eram, de fato, mínimas.

Mas, dependendo do novo dono da Honda, Rubinho pode ganhar uma nova chance.

Equipe novas adoram pilotos experientes. Não é necessário dizer que Rubinho se encaixa no perfil.

Apesar de tudo isso, as chances continuam claramente contra o veterano.

Sonhar com o título da Fórmula 1 é algo que está na cabeça de todo piloto presente em categorias de algum destaque internacional.

Mas acreditar cegamente que isso vai se realizar é algo bem diferente.

Rubinho, bem perto de ficar de fora da F-1, ainda mantém a fé inabalável em ganhar um título.

Será que ele vai chegar lá realmente?

O escriba deste Blog sempre foi um grande admirador do talento de Rubens Barrichello.

Mas é preciso ser realista.

É quase certo que Rubinho nunca mais terá a chance de ganhar um campeonato.

Muito provável que não volte a vencer um GP.

Talvez nem chegue perto de disputar uma vitória.

Ou até mesmo de alinhar num grid da Fórmula 1 de novo.

Para Rubinho, o título da categoria continua sendo o maior objetivo.

Mas já na hora de perceber que o grande sonho, infelizmente, jamais vai se realizar.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FIA estuda "convidar" equipes de ponta a correr com três carros em 2009

Quando a Fórmula 1 começa a entrar numa fase de falta de notícias, o mesmo assunto volta à tona repetidas vezes.

Nesta semana, por exemplo, reapareceu a idéia de introduzir três carros por equipe para compensar a saída da Honda.

De acordo com a revista Motorsport Aktuell, a FIA poderia "convidar" times como McLaren e Ferrari a inscrever um terceiro bólido nas corridas de 2009.

Assim, a entidade honraria contratos com emissoras de televisão que obrigam a Fórmula 1 a ter , no mínimo, 20 carros no grid.

Se o plano é verdadeiro e se tem chances de ir adiante, não dá para saber.

Muito provável que não.

Mas seria uma solução bastante interessante para deixar as provas da F-1 mais animadas.

É verdade que a categoria passa por um momento de corte de custos frenético e a introdução de um terceiro carro obviamente aumentaria os gastos de cada equipe.

A idéia, entretanto, agradaria à imensa maioria dos fãs da F-1 ao redor do mundo.

No momento, é bem fantasioso imaginar a categoria com mais de 20 carros no grid e três bólidos por equipe em 2009.

Mas não custa nada torcer por isso...

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ferrari começa pré-temporada em ritmo lento

Ainda é cedo, muito cedo, para prever qualquer tipo de derrocada no ano que vem.

Mas, se há uma equipe que começou a pré-temporada num ritmo um pouco mais lento do que as demais, essa equipe é a Ferrari.

Nesta semana, a escuderia italiana juntou-se à rival McLaren para uma bateria de testes no novíssimo autódromo do Portimão, em Portugal.

Até agora, o time prateado está dando uma lavada em termos de tempo.

Resultados de pré-temporada, porém, não devem ser levados muito em conta.

Mais importante é que a Ferrari, até agora, vem tendo problemas seguidos para finalizar seu cronograma de testes.

Na segunda, Felipe Massa passou mal por causa de uma gripe e deu só 31 voltas.

Nesta terça, o piloto de testes Luca Badoer teve problemas de motor e precisou encostar o carro também antes do tempo.

O italiano era o responsável por testar a durabilidade de novos componentes. Pelo visto, o teste não deu muito certo.

Ainda é bem cedo para cravar que a Ferrari terá uma queda de rendimento em 2009.

Mas é bom prestar atenção no progresso da equipe italiana ao longo de janeiro.

Vale ressaltar que o próprio diretor técnico Aldo Costa admitiu dificuldades, no mês passado, com o novo dispositivo "Kers".

O presidente da FIA, Max Mosley, até criticou a Ferrari por ser contra o dispositivo, que estaria sendo uma pedra no sapato do time de Maranello nessa altura do desenvolvimento do F2009.

Se os prognósticos mais pessimistas sobre a Ferrari vão se confirmar, não dá para saber ainda.

O Blog aposta que a equipe italiana pode até cair de nível, mas jamais deixará de figurar entre as candidatas à vitória em 2009.

Apesar disso, a Fórmula 1 é uma ciência totalmente inexata.

Do jeito que a próxima temporada promete surpresas, não seria um choque tão gigantesco se a Ferrari perdesse espaço para equipes como BMW, Toyota e Red Bull.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Peugeot e Citroen na Fórmula 1? Sei não...


Para quem não sabe, o PSA é um conglomerado que inclui duas das principais montadoras francesas, a Citroen e a Peugeot.

De acordo com a reportagem de uma revista belga, o PSA teria ficado animado com o corte de custos promovido pela FIA e estaria disposto a adquirir a Honda, com apoio do governo francês.

A dupla de pilotos seria formada por Jenson Button e, como não poderia deixar de ser, Sebastien Bourdais.

Depois que a notícia explodiu, nenhum representante da PSA veio a público desmentir os boatos.

Sinal de que a informação pode ter algum fundo de verdade.

Mesmo assim, ainda é muito cedo para acreditar que Peugeot e Citroen estarão na Fórmula 1.

Para começar, a temporada de 2009 não terá sequer um GP da França.

Embora seja uma das mais tradicionais nações da história do esporte a motor, a França perdeu espaço e o público interessado na F-1 caiu bastante, apesar do sucesso recente da Renault.

Além disso, o momento de recessão na economia mundial é um grande indicador de que a notícia pode não passar de mera especulação.

Seria realmente estranho ver uma montadora como a Peugeot-Citroen decidir entrar na F-1 neste momento de tanta turbulência.

Nesta segunda, por exemplo, a Suzuki seguiu o exemplo da Honda e anunciou que vai retirar sua equipe do Mundial de Rally.

Ou seja: o período é de se evitar qualquer tipo de investimento "desnecessário".

Para a F-1, contar com uma empresa forte como a Peugeot-Citroen seria uma prova da importância da categoria.

Mas, no cenário atual, o melhor é manter uma postura bem cautelosa sobre a possibilidade de a montadora francesa ingressar na F-1.

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Atualização

E então, logo na manhã desta terça-feira, a Peugeot-Citroen negou qualquer interesse de entrar na Fórmula 1.

Era o mais esperado.

Para quem torce pela permanência da estrutura da Honda na F-1, a esperança é o empresário David Richards, ex-BAR.

No momento, Richards parece ser o único sério candidato a adquirir a herança da escuderia japonesa.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Grid da F-1 em 2009 praticamente fechado

A Force India parece ter adiado o anúncio de sua dupla de pilotos apenas para criar um suspense a mais.

A imprensa espanhola, que garantiu existir um acordo entre a equipe e o veterano Pedro de la Rosa, errou feio mais uma vez.

Agora, o grid da Fórmula 1 para 2009 está praticamente fechado.

Na teoria, ainda há quatro vagas a serem preenchidas.

Na prática, pode ser apenas uma só.

Se a Honda não for vendida - o que vai contra a expectativa deste Blog - faltaria apenas a Toro Rosso anunciar seus pilotos.

Dentro da escuderia italiana, o novato suíço Sebastien Buemi é nome quase certo.

As dúvidas sobre seu potencial se dissiparam na semana passada, quando Buemi dominou os testes de Jerez do início ao fim.

É bom este suíço, e merece uma chance na F-1.

A outra vaga da Toro Rosso está entre Takuma Sato e Sebastien Bourdais.

Em termos de performance, a equipe parece preferir o francês, mas o japonês tem mais facilidade para arranjar patrocínios.

Com o corte de custos, Bourdais ganhou força, só que a disputa com Sato ainda não está terminada.

Para todos os demais pilotos, resta torcer para que algum aventureiro compre a Honda.

Button, Barrichello e Bruno Senna seriam, aparentemente, os três nomes mais fortes.

Mas há quem aposte que até o austríaco Alexander Wurz pode pintar como surpresa, já que a sua experiência como piloto de testes seria muito imporante para um time novato.

Seja o que for, o grid da F-1 provavelmente será fechado mais cedo do que o habitual.

O anúncio na Toro Rosso é esperado até o Natal.

E, caso a Honda seja comprada, o mais prudente seria decidir logo os pilotos para não perder tempo antes da proibição total dos testes coletivos.

Agora, é esperar.

Dentro de mais umas algumas poucas semanas, todos os nomes que estarão na Fórmula 1 em 2009 já serão conhecidos.