sábado, 24 de maio de 2008

Massa surpreende e crava pole do G.P. de Mônaco

O fim de semana continua verde e amarelo em Monte Carlo. Um dia após a emocionante vitória de Bruno Senna na GP2, Felipe Massa surpreendeu e marcou a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco. Numa disputa muitíssimo equilibrada, Massa superou Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton em apenas alguns centésimos, e se tornou o primeiro brazuca a largar da pole no Principado desde Ayrton Senna, em 1991.

Ao contrário do que apontavam os metereologistas, o treino classificatório não foi disputado em pista molhada, embora a chuva tenha atrapalhado as atividades da sessão matinal. De início, o circuito estava muito sujo, e a maioria dos pilotos demorou para arriscar uma volta rápida. Quando os favoritos começaram a sair dos boxes, Kimi Raikkonen foi o primeiro a cravar um tempo competitivo. Mas o finlandês não permaneceu na ponta por muito tempo.

Lewis Hamilton bateu Raikkonen logo depois, e mais tarde Felipe Massa fez uma volta perfeita para liderar o trecho inicial da classificação. Na outra ponta da tabela, as duplas de Toro Rosso e Force India foram eliminadas, sem surpresas. A nota negativa fica para Nelsinho Piquet, que voltou a ser "nocauteado" já de cara. O piloto brazuca não acertou nenhuma das suas tentativas e ainda chegou a sair da pista na curva Saint-Dévote, terminando apenas numa decepcionante 17ª posição.

Superado por Massa na primeira parte do treino, Hamilton veio com mais apetite no segundo período da classificação. Depois de passar perto de rodar no grampo de Lowes, o inglês preferiu só garantir seu lugar na "superpole", contentando-se com o quarto lugar. Mais uma vez, Massa comandou a tabela de tempos, enquanto Nico Rosberg conseguiu um promissor segundo posto para a Williams.

A briga para conseguir um lugar entre os dez primeiros era ferrenha, mas precisou ser encurtada por causa de um forte acidente com David Coulthard. O escocês perdeu o controle da sua Red Bull na saída do túnel, atingindo o guard rail em alta velocidade. Uma roda do carro de Coulthard desprendeu-se e ficou solta no meio da pista, obrigando os pilotos que vinham atrás a reduzir. Melhor para Fernando Alonso, que já estava à frente de Coulthard e garantiu um suado oitavo lugar.

Menos sorte tiveram Timo Glock, Jenson Button, Nick Heidfeld, Kazuki Nakajima e Rubens Barrichello, os eliminados da vez. Para a Honda, em especial, o resultado da classificação foi frustrante, já que ambos os pilotos tinham claras condições de largar no "top 10". Por sua vez, Heidfeld sofreu mais uma ampla derrota para Robert Kubica na disputa interna da BMW, e já começa a ver seu lugar na equipe alemã levemente ameaçado.

Quando começou a superpole, o favoritismo ainda era de Lewis Hamilton, apesar das demonstrações de força de Felipe Massa. O brasileiro cometeu um erro na sua primeira tentativa, mas se recuperou com uma performance perfeita na segunda e decisiva volta rápida. Apenas três centésimos atrás de Massa, Raikkonen precisou se contentar com a vice-liderança, com um chateado Hamilton aparecendo somente em terceiro.

Na seqüência, Heikki Kovalainen fecha a segunda fila, seguido de perto por Robert Kubica e Nico Rosberg. Somando três vitórias em Mônaco, Fernando Alonso e Jarno Trulli foram sétimo e oitavo respectivamente. Por fim, a dupla da Red Bull completa o "top 10", com Mark Webber largando à frente de David Coulthard. Logo abaixo, o grid completo do Grande Prêmio de Mônaco:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:15.787s
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:15.815s
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:15.839s
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:16.165s
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.171s
6. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:16.548s
7. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:16.852s
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:17.203s
9. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:17.343s
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, sem tempo
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:15.907s
12. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:16.101s
13. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.455s
14. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:16.479s
15. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:16.537s
16. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:16.806s
17. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:16.933s
18. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:17.225s
19. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:16.955s*
20. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:17.823s*


A largada do Grande Prêmio de Mônaco está marcada para as 9:00h da manhã deste domingo, horário de Brasília, com transmissão ao vivo da TV Globo.



O sorriso de Felipe Massa ao descer do carro já dizia tudo: talvez nem ele acreditasse na pole position em Mônaco. Se a corrida acontecer em pista seca, o brasileiro é o grande favorito à vitória. O problema de Massa é que os últimos boletins indicam 90% de chance de chuva para o horário da largada, e dessa vez os metereologistas não devem errar. De qualquer maneira, o brazuca deu uma resposta à altura para os críticos, que jamais esperavam um desempenho tão bom nas ruas do Principado.

Pelo que se viu na classificação, a diferença de combustível entre Ferrari e McLaren é quase inexistente. Por isso Lewis Hamilton apresentava uma expressão tão decepcionada, contrastando com a alegria incontida de Massa. Outro que também não tem motivos para comemorar é Kimi Raikkonen, batido em igualdade de condições com o companheiro. A diferença entre os três, porém, foi minúscula. Embora Massa largue em vantagem, qualquer um deles pode levar a melhor amanhã.

Na GP2, a rodada dupla de Mônaco encerrou-se com uma vitória categória do inglês Mike Conway, que largou da pole e dominou a prova de hoje inteiramente. Seu companheiro, o chinês Ho-Pin Tung, fez a dobradinha da equipe Trident, enquanto o português Álvaro Parente completou o podium. Bruno Senna foi quinto, e igualou-se a Giorgio Pantano na liderança do campeonato, ambos com 24 pontos. Firmes na briga ainda estão Parente e Romain Grosjean, os dois com 19.

A próxima etapa da GP2 acontece em Magny-Cours, na França, entre os dias 21 e 22 de junho.



O vídeo do dia mostra o acidente de David Coulthard durante o treino classificatório de hoje. O escocês bateu forte, mas saiu sem se machucar:



Nos vemos por aí!

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sexta-feira, 23 de maio de 2008

Bruno Senna conquista brilhante vitória em Mônaco

Há exatos quinze anos - no dia 23 de maio de 1993 - Ayrton Senna venceu pela sexta e última vez em Mônaco. Desde então, nenhum outro brasileiro havia conseguido um triunfo nas ruas do Principado. Até hoje. Com uma performance absolutamente perfeita, Bruno Senna dominou a primeira bateria da GP2 em Monte Carlo, conquistando uma vitória emocional na pista onde seu tio ficou conhecido como "Rei".

Largando da segunda posição do grid, Bruno superou o pole Pastor Maldonado já na primeira curva, e não perdeu a ponta até a bandeirada. O piloto brasileiro manteve um ritmo forte ao longo de toda a corrida, vencendo com impressionante autoridade. Na tabela de pontos, Bruno subiu para a vice-liderança, atrás apenas do italiano Giorgio Pantano, que foi o protagonista do principal momento da corrida de hoje.

Numa disputa com o suíço Sebastien Buemi, Pantano recebeu um toque na curva Mirabeau, e ficou atravessado no meio da pista. Como é de costume em Mônaco, os pilotos que vinham atrás ficaram sem espaço para passar, o que criou um curioso engarrafamento de vários carros. Estranhamente, a direção de prova optou por não acionar o safety car. O incidente evaporou a vantagem de quatro segundos que Bruno Senna tinha na liderança para Pastor Maldonado, colocando a vitória do brasileiro em risco.

Mas Bruno estava mesmo num dia iluminado. Com uma seqüência de voltas rápidas, o brazuca abriu uma distância confortável na primeira posição, e triunfou sem maiores problemas. Maldonado foi segundo, enquanto o indiano Karum Chandhok - companheiro de equipe de Bruno - completou o podium. No campeonato, Giorgio Pantano lidera com 24 pontos, seguido de perto por Bruno Senna (22) e Romain Grosjean (19). Logo abaixo, a classificação da bateria de hoje da GP2 em Mônaco:

1. Bruno Senna/Brasil/iSport, 45 voltas em 1h03:36.091s
2. Pastor Maldonado/Venezuela/Piquet Sports, a 0s674s
3. Karun Chandhok/Índia/iSport, a 44.923s
4. Adrian Vallés/Espanha/BCN, a 47.592s
5. Álvaro Parente/Portugal/Super Nova, a 48.191s
6. Roldan Rodriguez/Espanha/FMS, a 58.857s
7. Ho-Pin Tung/China/Trident, a 1:17.615s
8. Mike Conway/Inglaterra/Trident, a 1 volta
9. Jerome D'Ambrosio/Bélgica/DAMS, a 1 volta

10 Christian Bakkerud/Dinamarca/Super Nova, a 1 volta
15. Diego Nunes/Brasil/DPR, a 1 volta


A segunda prova da rodada dupla da GP2 em Mônaco acontece neste sábado, às 11 horas de Brasília, com transmissão ao vivo do SporTV.



Jenson Button pode mudar de endereço no ano que vem. Ao menos, é isso o que garante uma reportagem do Times, publicada nesta sexta. De acordo com o jornal, Button estaria insatisfeito com o rendimento da Honda, e teria se recusado a negociar um novo contrato com a escuderia japonesa. Ao que parece, Red Bull e BMW seriam as equipes supostamente interessadas no inglês.

O favoritismo em Mônaco é da McLaren, e até a Ferrari já admite estar em desvantagem nas ruas do Principado. Depois dos treinos de quinta, o chefe de equipe Stefano Domenicali conversou com a imprensa e revelou que "certamente será muito difícil" vencer em Monte Carlo. "Sem dúvidas, nossos adversários estão realmente fortes, principalmente em volta rápida. Só que a distância é pequena, e lutaremos até o fim", falou Domenicali. Se não chover, portanto, Lewis Hamilton é o piloto a ser batido.

Mas, com pista molhada, qualquer palpite se transforma num mero chute. No momento, os metereologitas afirmam que há 50% de chance de chuva para o horário do treino classificatório. De qualquer maneira, já é quase certo que o tempo vai mesmo fechar no domingo. Segundo os últimos boletins, há 80% de possibilidade de chuva, que deve chegar pela manhã e continuar durante todo o dia.

Promessa de uma corrida imprevisível e recheada de alternativas. Mônaco, com chuva, é sempre um G.P. para ficar na memória.



O vídeo do dia é uma emocionante matéria do Globo Esporte, exibida hoje para comemorar a vitória de Bruno Senna em Mônaco. A ótima dica é do amigo Emanuel Mattos. Vale a pena conferir:



Até mais!

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quinta-feira, 22 de maio de 2008

Hamilton comanda primeiros treinos do G.P. de Mônaco

Lewis Hamilton confirmou seu favoritismo e liderou com relativa facilidade os primeiros treinos do Grande Prêmio de Mônaco. Apesar de ter sido batido pela Ferrari na sessão da manhã, o inglês não teve maiores problemas para impôr seu ritmo à tarde, quando seu principal adversário foi o surpreendente Nico Rosberg. Por sua vez, Kimi Raikkonen e Felipe Massa se limitaram ao terceiro e quarto lugares respectivamente, enquanto Rubens Barrichello ficou em décimo.

Seguindo a tradição, os treinos que abriram o fim de semana no Principado foram realizados um dia antes do normal, já na quinta-feira. Na primeira sessão, Raikkonen terminou na liderança com um tempo marcado nos últimos minutos, três décimos mais rápido do que Hamilton. O piloto da McLaren deu o troco na parte da tarde, superando a volta de Raikkonen em quase um segundo.

Logo atrás de Hamilton, Nico Rosberg voltou a mostrar o bom potencial da Williams. O alemão talvez tenha sido o maior destaque da quinta-feira, finalizando o dia numa promissora segunda posição. Rosberg bateu inclusive a dupla da Ferrari, que apareceu imediatamente na seqüência. Com visíveis dificuldades de adaptação ao circuito de Monte Carlo, Felipe Massa não conseguiu acompanhar o ritmo de Raikkonen, e foi três décimos mais lento do que o companheiro de equipe.

Do resto do pelotão, vale mencionar a boa participação da Honda, que colocou seus dois pilotos entre os dez primeiros. Jenson Button fechou em oitavo, duas posições à frente de Rubens Barrichello. Ao mesmo tempo, a Renault começou o fim de semana com o pé esquerdo: durante o treino da tarde, tanto Fernando Alonso quanto Nelsinho Piquet cometeram erros na Saint-Dévote, e saíram com seus carros danificados. A seguir, os tempos da quinta-feira em Mônaco:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:15.140s
2. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:15.533s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:15.572s
4. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:15.869s
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:15.881s
6. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.296s
7. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:16.310s
8. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:16.351s
9. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:16.372s
10. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:16.418s
11. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.426s
12. Timo Glock/Itália/Toyota, 1:16.688s
13. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:17.094s
14. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:17.131s
15. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:17.246s
16. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:17.251s
17. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:17.379s
18. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:17.581s
19. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:18.176s

20. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:18.225s

Como é tradicional em Mônaco, a sexta-feira não tem atividades da Fórmula 1. O treino de classificação só acontece no sábado, a partir das nove horas da manhã de Brasília, com transmissão da TV Globo.



"Eu simplesmente amo correr em Mônaco". Foram essas as palavras de Lewis Hamilton logo após os treinos desta quinta-feira, dominados por ele. Depois das performances ruins na Malásia e no Bahrein, o inglês vem numa curva ascendente, e pode confirmar sua evolução com uma vitória em Monte Carlo. No Principado, as diferenças entre McLaren e Ferrari são minimizadas, e Hamilton parece acreditar fielmente na sua capacidade de fazer diferença como piloto.

A Ferrari, porém, não está morta. Falando à imprensa em Mônaco, Kimi Raikkonen deu a entender que o time de Maranello andou com tanque cheio nesta quinta, e que ainda não mostrou seu verdadeiro potencial para a corrida em Monte Carlo. De qualquer maneira, a distância entre a Ferrari e as demais equipes é claramente menor no Principado. Raikkonen ou Massa podem até vencer a prova deste domingo, mas não vai ser nenhuma moleza.

Ainda mais se a previsão de chuva se confirmar. No momento, os metereologistas garantem que há 30% de chance de pista molhada no treino classificatório, e 55% de possibilidade de chover no domingo. Considerando o grau de acerto desses profissionais, o G.P. de Mônaco provavelmente vai se realizar num dia quente e ensolarado. Mas nunca se sabe. E os fãs da Fórmula 1 continuam torcendo para que São Pedro complique a vida dos pilotos.

Mônaco com chuva é sinônimo de corrida histórica.



Vamos com dois "vídeos do dia" dessa vez. O primeiro é uma espetacular filmagem onboard com Lewis Hamilton, durante os treinos desta quinta. Reparem como o inglês quase chega a beijar o guard rail de Mônaco em vários momentos, principalmente na curva que antecede o túnel e no grampo de Mirabeau:



O segundo vídeo mostra as duas batidas sofridas pelos pilotos da Renault na Saint-Dévote. Primeiro Nelsinho, depois Alonso não conseguem segurar seus carros e escapam de traseira:



Nos vemos por aí!

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Post em OFF - O verdadeiro Tricolor

Amigos, difícil descrever o que se passou na noite desta quarta-feira no Maracanã. Até agora, o efeito da espetacular vitória do meu Fluminense ainda não passou. Nem eu acreditava mais quando o São Paulo empatou o jogo, já na metade do segundo tempo. Mas o Fluminense não é um clube qualquer. E os 80.000 torcedores presentes ao Maraca - eu entre eles! - perceberam que restava uma chance. Deu-se o milagre, ao melhor estilo Fluminense: no finalzinho, chorado, quando a torcida adversária já contava vitória.

Como bem dizia Nelson Rodrigues: "Tricolor, de verdade, só existe um. O resto... é time de três cores".

Aos são-paulinos, aquele abraço:



Em virtude do jogo entre Fluminense e São Paulo, o Blog pede permissão para não falar de esporte a motor no dia de hoje. Voltamos com a programação normal nesta quinta-feira, comentando os primeiros treinos do G.P. de Mônaco. Até!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Palpitão do Grande Prêmio de Mônaco

O Grande Prêmio de Mônaco é especial por vários motivos. Ao contrário das demais corridas, por exemplo, a prova de Monte Carlo começa de forma antecipada, com os primeiros treinos livres sendo realizados na quinta-feira. Por causa disso - e porque o dia de amanhã está reservado para o esperado embate entre Fluminense e São Paulo no Maracanã - o já famoso post do "Palpitão" chega antes do normal dessa vez.

Quem vai levar a melhor nas ruas do Principado? Se já era difícil prever, fica ainda mais complicado com a expectativa de chuva, que deve transformar a corrida numa loteria. A princípio, a Ferrari larga como favorita, mas essa condição vale bem menos em Mônaco. Há dois anos, Lewis Hamilton dominou a prova da GP2 em Monte Carlo. E, na última temporada, quase conseguiu surpreender Fernando Alonso, com uma performance que conquistou a imprensa inglesa.

Por tudo isso, a aposta do Blog para o G.P. de Mônaco é Hamilton. No Principado, o inglês e a McLaren têm uma ótima chance de virar o jogo contra a Ferrari. Se Hamilton repetir a performance da Turquia, a possibilidade de superar Kimi Raikkonen e Felipe Massa é bastante realista. Tão criticado pelos desempenhos pouco inspirados na Malásia e no Bahrein, Hamilton está querendo para provar que pode liderar sozinho a McLaren.

No pelotão intermediário, é provável que apareçam algumas surpresas. Para Fernando Alonso, o G.P. de Mônaco representa uma oportunidade única de andar no nível das equipes de ponta. Nos últimos dias, o espanhol deu a entender que poderia até brigar por podiuns, e isso não é apenas uma vaga promessa. Ao mesmo tempo, a Honda também acena com a possibilidade de conseguir um desempenho acima da média. Pode ser a chance que Rubens Barrichello esperava para encerrar seu incômodo jejum de pontos.

Agora, é hora do Palpitão do Grande Prêmio de Mônaco:

Vitória: Lewis Hamilton
Pole position: Kimi Raikkonen
Primeiro abandono: Nick Heidfeld. Nada contra o alemão, mas as últimas corridas podem ter sido apenas o início de uma má fase. Sob intensa pressão, não seria surpresa se Heidfeld cometesse um erro logo no início do G.P. de Mônaco
Decepção do G.P.: Toyota. Os pilotos são ruins na chuva, e a equipe não costuma aproveitar boas oportunidades para finalizar nos pontos. Caso a corrida de Mônaco se realize em pista molhada, a Toyota provavelmente será uma decepção
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton
2. Kimi Raikkonen
3. Fernando Alonso
4. Felipe Massa
5. Robert Kubica
6. Heikki Kovalainen
7. Nico Rosberg
8. Rubens Barrichello

Os primeiros treinos para o G.P. de Mônaco acontecem na próxima quinta-feira, às 5:00h e 9:00h, com transmissão ao vivo do SporTV.


Felipe Massa, de maneira compreensível, não quer nem ouvir falar de corrida com chuva em Mônaco. "Se chover, a prova pode se transformar numa grande loteria. Com a proibição do auxílio eletrônico que tínhamos até o ano passado, então, fica ainda mais difícil fazer qualquer previsão", falou Massa. Pelo que mostrou nas últimas corridas, a Ferrari continua sendo a equipe a ser batida. Mas em Mônaco - e com chuva - o time de Maranello perde muito da sua força.

De acordo com os últimos boletins metereológicos, a possibilidade de chuva para o dia da corrida continua muito alta. Agora, o percentual está em 85%. Se o tempo realmente não for bom no domingo, a expectativa é de fortes temporais, inclusive no horário da prova. Para os treinos livres de quinta, a previsão aponta sol e temperatura agradável. No sábado, porém, a possibilidade de chuva também é considerável: 60%.

Para fechar o giro pelas notícias do dia, vale mencionar uma entrevista do diretor-técnico da Toro Rosso, Giorgio Ascanelli, que falou com muito otimisto sobre a estréia do novo carro da equipe, o STR3. "Esperamos que este modelo represente uma evolução de até meio segundo por volta em relação ao antecessor. Estrear o STR3 em Mônaco será arriscado, mas o carro antigo não tinha mais nada a render", afirmou Ascanelli.

Vale lembrar que Sebastian Vettel foi o grande destaque das corridas do Japão e da China no ano passado, as últimas que a Fórmula 1 realizou sob chuva. De carro novo - e na pista molhada de Mônaco - o jovem alemão pode ser uma baita surpresa.


Para começar a entrar no clima do G.P. de Mônaco, o vídeo do dia é uma propaganda da corrida para a televisão italiana, estrelada por um bem-humorado Giancarlo Fisichella:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Previsão de chuva para o Grande Prêmio de Mônaco

Para alegria dos fãs da Fórmula 1, o Grande Prêmio de Mônaco tem tudo para ser disputado sob chuva. De acordo com o boletim divulgado pelo site MSN Weather na noite desta segunda, a possibilidade de pista molhada para o dia da corrida está em 95%. A tendência, porém, não se mantém para os treinos livres de quinta e sábado, que devem acontecer com sol e temperatura agradável.

Até agora, a temporada 2008 ainda não teve nenhuma prova acontecendo em condições adversas. A previsão do tempo chegou a apontar 85% de chance de chuva para o G.P. da Malásia, mas a expectativa de pista molhada não se concretizou. No caso das corridas européias, os serviços metereológicos costumam acertar com mais freqüência, embora também cometam seus equívocos característicos.

Em Mônaco, corrida com pista molhada é garantia de resultado imprevisível e muita emoção. Nas últimas décadas, a prova do Principado vem sendo palco de zebras memoráveis sempre que a chuva aparece para embaralhar as cartas. Para equipes como a BMW e pilotos como Fernando Alonso, o G.P. do próximo domingo pode representar uma chance única de surpreender as favoritas Ferrari e McLaren nesta temporada.

Se realmente cair água, o G.P. de Mônaco se transforma numa autêntica roleta russa...



A semana que antecede as corridas é o momento para as equipes distribuírem seus comunicados à imprensa, quase sempre com declarações enfadonhas de seus pilotos e dirigentes. Dessa vez, porém, chama atenção o otimismo de um time em especial: a Williams. "Estou muito ansioso para correr em Mônaco. Nossas chances serão maiores, e acredito que temos condições de terminar no podium", falou Nico Rosberg. Caso venha a chuva, portanto, o alemão se torna o típico azarão para a vitória. Difícil, mas não impossível.

Na polêmica de Max Mosley, a notícia do dia foi a paulada que o dirigente inglês tomou do tricampeão Jackie Stewart, um de seus principais adversários políticos. "Mosley pensa que não pode ser substituído, mas isso não é verdade. Dizer que precisa permanecer para tomar conta de tudo é ridículo. Se ele falecer amanhã, a FIA vai continuar de pé", disse Stewart. Mais um revés para Mosley, que perde cada vez mais credibilidade no mundo do esporte a motor.

Para fechar o dia, vale registrar a revelação do atual líder do campeonato da Nascar, Kyle Busch, que contou estar negociando um teste com a equipe Toyota de Fórmula 1. "Quero ver como eu vou me sair. Se conseguiu um bom desempenho, teria interesse sim de fazer carreira na categoria. Mas não acho as corridas muito legais. Os pilotos ficam sempre enfileirados, e a aerodinâmica toma conta de tudo", afirmou Busch à imprensa americana.

De qualquer maneira, seria muito interessante observar como um piloto da Nascar se adaptaria à Fórmula 1. Será que os "caipiras" são bons mesmo?


Na semana passada, a invasão de um cachorro causou o abandono de Bruno Senna numa das corridas da GP2 em Istambul Park, e ainda resultou na morte do inocente animal. Pois bem: o vídeo do dia mostra que a presença de animais na pista não é nenhuma novidade na Austrália. Mas os pilotos, pelo visto, já parecem estar treinados:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
Previsão do tempo - http://www.msnweather.com
G.P. de Mônaco - http://www.motorsport.com
Kyle Busch - http://www.mlive.com/

domingo, 18 de maio de 2008

Definido o grid das 500 Milhas de Indianapolis

A mais importante prova do automobilismo mundial já tem grid definido. Foram duas semanas de treinos livres e sessões classificatórias até que as trinta e três vagas das 500 Milhas de Indianapolis fossem totalmente preenchidas. Segundo colocado na edição do ano passado, o neo-zelandês Scott Dixon terá a honra de sair da pole position. Completando a dobradinha da Ganassi, Dan Wheldon larga de segundo, enquanto Ryan Briscoe fecha a primeira fila.

O melhor dos sete brasileiros no grid é Helio Castroneves, bicampeão da Indy 500 em 2001 e 2002. Dessa vez, Helinho vai sair do quarto posto, tendo como companhia na segunda fila a musa Danica Patrick e o baiano Tony Kanaan. Os demais representantes brazucas ficaram espalhados pelo pelotão: Vitor Meira é oitavo, Bruno Junqueira vem em 15º e o trio Mario Moraes, Enrique Bernoldi e Jaime Camara aparece junto, respectivamente nas posições de número 28, 29 e 30.

Para os fãs da Indy 500, a boa notícia é que a previsão aponta tempo quente e ensolarado para o domingo que vem. Vale lembrar que os treinos das últimas semanas foram bastante prejudicados pela chuva. Agora, porém, parece que nada vai impedir a realização normal da prova. Logo abaixo, o grid completo das 500 Milhas de Indianapolis, atualizado após as atividades de hoje:

1. Scott Dixon/Nova Zelândia/Ganassi, 2:39.0348s
.....2. Dan Wheldon/Inglaterra/Ganassi, 2:39.2143s
..........3. Ryan Briscoe/Austrália/Penske, 2:39.2358s
4. Hélio Castroneves/Brasil/Penske, 2:39.4806s
.....5. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti-Green, 2:39.8601s
..........6. Tony Kanaan/Brasil/Andretti Green, 2:40.1463s
7. Marco Andretti/Estados Unidos/Andretti-Green, 2:40.4155s
.....8. Vitor Meira/Brasil/Panther, 2:40.4663s
..........9. Hideki Mutoh/Japão/Andretti-Green, 2:40.7952s
10. Ed Carpenter/Estados Unidos/Vision, 2:40.8324s
.....11. Tomas Scheckter/África do Sul/Luczo Dragon, 2:41.0767s
..........12. Townsend Bell/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold,2:41.7693s
13. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas-Lanigan, 2:41.7753s
.....14. Darren Manning/Inglaterra/Foyt, 2:41.8486s
..........15. Bruno Junqueira/Brasil/Dale Coyne, 2:41.9214s
16. Justin Wilson/Inglaterra/Newman-Haas-Lanigan, 2:41.9676s
.....17. Buddy Rice/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold, 2:42.0885s
..........18. Davey Hamilton/Estados Unidos/Kingdom, 2:42.1498s
19. Alex Lloyd/Inglaterra/Rahal Letterman, 2:42.3171s
.....20. Ryan Hunter-Reay/Estados Unidos/Rahal-Letterman, 2:42.4701s
..........21. John Andretti/Estados Unidos/Roth, 2:42.4913s
22. Sarah Fisher/Estados Unidos/Sarah Fisher, 2:42.7146s
.....23. Will Power/Austrália/KV, 2:42.7956s
..........24. Jeff Simmons/Estados Unidos/Foyt, 2:42.8204s
25. Oriol Servia/Espanha/KV, 2:43.0682s
.....26. Ernesto Viso/Venezuela/HVM, 2:43.3720s
..........27. Milka Duno/Venezuela/Dreyer & Reinbold, 2:43.4095s
28. Mario Moraes/Brasil/Dale Coyne, 2:43.8482s
.....29. Enrique Bernoldi/Brasil/Conquest, 2:44.0676s
..........30. Jaime Câmara/Brasil/Conquest, 2:44.1248s
31. A.J. Foyt IV/Estados Unidos/Vision, 2:44.2458s
.....32. Buddy Lazier/Estados Unidos/Hemelgarn, 2:44.3720s
..........33. Marty Roth/Canadá/Roth, 2:44.4096s
Não classificados:
Mario Dominguez/México/Pacific Coast
Max Papis/Itália/Rubicon
Roger Yasukawa/Estados Unidos/CURB-Agajanian-Beck
Phil Giebler/Estados Unidos/American Dream

A largada da 92ª edição das 500 Milhas de Indianapolis está marcada para as 13:00h do dia 25 de maio, com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes.


Valentino Rossi venceu a segunda seguida e já lidera o campeonato da MotoGP. Neste domingo, o heptacampeão triunfou com autoridade no G.P. da França, disputado no traçado curto de Le Mans. Mesmo contundido, Jorge Lorenzo conseguiu um ótimo segundo lugar, com Colin Edwards fechando o podium monopolizado pelos pilotos da Yamaha. Agora, Rossi soma 97 pontos, contra 94 de Lorenzo e Daniel Pedrosa. A próxima parada da MotoGP é o circuito italiano de Mugello, no dia 1º de junho.

Na Sardenha, Sebastien Loeb apenas precisou administrar sua vantagem na liderança para ganhar pela quarta vez no ano. Sem maiores problemas, o francês venceu o Rally da Itália com dez segundos de distância para seu principal adversário no campeonato, Mikko Hirvonen. Na tabela de classificação, Hirvonen ainda lidera com 43 pontos, contra 40 de Loeb e 30 de Chris Atkinson. Daqui a duas semanas, o Mundial de Rally prossegue com o Rally de Acrópolis, na Grécia.

Em Curitiba, a equipe Medley dominou a terceira etapa da Stock Car, conquistando as três primeiras posições na corrida deste domingo. Após largar de quinto, Ricardo Maurício foi escalando o pelotão e tomou a liderança a poucas voltas do fim, ajudado por uma saída de pista de Marcos Gomes. O pole Valdeno Brito completou o podium, enquanto Átila Abreu e Cacá Bueno fecharam os cinco primeiros.

Apesar do erro que lhe custou a vitória, Marcos Gomes ainda lidera o campeonato, com 65 pontos. Ricardo Maurício, que tem 64, e Thiago Camilo, com 42, aparecem na seqüência. A próxima etapa da Stock Car acontece em Santa Cruz do Sul, no dia 21 de junho.


O vídeo do dia é uma coletânea de dez minutos com os principais momentos da carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1, em sua maioria narrados por Galvão Bueno. A excelente dica é do internauta Trufos:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Valentino Rossi - www.gpupdate.net
Ricardo Maurício - www.globoesporte.com/motor