sábado, 24 de maio de 2008

Massa surpreende e crava pole do G.P. de Mônaco

O fim de semana continua verde e amarelo em Monte Carlo. Um dia após a emocionante vitória de Bruno Senna na GP2, Felipe Massa surpreendeu e marcou a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco. Numa disputa muitíssimo equilibrada, Massa superou Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton em apenas alguns centésimos, e se tornou o primeiro brazuca a largar da pole no Principado desde Ayrton Senna, em 1991.

Ao contrário do que apontavam os metereologistas, o treino classificatório não foi disputado em pista molhada, embora a chuva tenha atrapalhado as atividades da sessão matinal. De início, o circuito estava muito sujo, e a maioria dos pilotos demorou para arriscar uma volta rápida. Quando os favoritos começaram a sair dos boxes, Kimi Raikkonen foi o primeiro a cravar um tempo competitivo. Mas o finlandês não permaneceu na ponta por muito tempo.

Lewis Hamilton bateu Raikkonen logo depois, e mais tarde Felipe Massa fez uma volta perfeita para liderar o trecho inicial da classificação. Na outra ponta da tabela, as duplas de Toro Rosso e Force India foram eliminadas, sem surpresas. A nota negativa fica para Nelsinho Piquet, que voltou a ser "nocauteado" já de cara. O piloto brazuca não acertou nenhuma das suas tentativas e ainda chegou a sair da pista na curva Saint-Dévote, terminando apenas numa decepcionante 17ª posição.

Superado por Massa na primeira parte do treino, Hamilton veio com mais apetite no segundo período da classificação. Depois de passar perto de rodar no grampo de Lowes, o inglês preferiu só garantir seu lugar na "superpole", contentando-se com o quarto lugar. Mais uma vez, Massa comandou a tabela de tempos, enquanto Nico Rosberg conseguiu um promissor segundo posto para a Williams.

A briga para conseguir um lugar entre os dez primeiros era ferrenha, mas precisou ser encurtada por causa de um forte acidente com David Coulthard. O escocês perdeu o controle da sua Red Bull na saída do túnel, atingindo o guard rail em alta velocidade. Uma roda do carro de Coulthard desprendeu-se e ficou solta no meio da pista, obrigando os pilotos que vinham atrás a reduzir. Melhor para Fernando Alonso, que já estava à frente de Coulthard e garantiu um suado oitavo lugar.

Menos sorte tiveram Timo Glock, Jenson Button, Nick Heidfeld, Kazuki Nakajima e Rubens Barrichello, os eliminados da vez. Para a Honda, em especial, o resultado da classificação foi frustrante, já que ambos os pilotos tinham claras condições de largar no "top 10". Por sua vez, Heidfeld sofreu mais uma ampla derrota para Robert Kubica na disputa interna da BMW, e já começa a ver seu lugar na equipe alemã levemente ameaçado.

Quando começou a superpole, o favoritismo ainda era de Lewis Hamilton, apesar das demonstrações de força de Felipe Massa. O brasileiro cometeu um erro na sua primeira tentativa, mas se recuperou com uma performance perfeita na segunda e decisiva volta rápida. Apenas três centésimos atrás de Massa, Raikkonen precisou se contentar com a vice-liderança, com um chateado Hamilton aparecendo somente em terceiro.

Na seqüência, Heikki Kovalainen fecha a segunda fila, seguido de perto por Robert Kubica e Nico Rosberg. Somando três vitórias em Mônaco, Fernando Alonso e Jarno Trulli foram sétimo e oitavo respectivamente. Por fim, a dupla da Red Bull completa o "top 10", com Mark Webber largando à frente de David Coulthard. Logo abaixo, o grid completo do Grande Prêmio de Mônaco:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:15.787s
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:15.815s
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:15.839s
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:16.165s
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.171s
6. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:16.548s
7. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:16.852s
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:17.203s
9. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:17.343s
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, sem tempo
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:15.907s
12. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:16.101s
13. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.455s
14. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:16.479s
15. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:16.537s
16. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:16.806s
17. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:16.933s
18. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:17.225s
19. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:16.955s*
20. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:17.823s*


A largada do Grande Prêmio de Mônaco está marcada para as 9:00h da manhã deste domingo, horário de Brasília, com transmissão ao vivo da TV Globo.



O sorriso de Felipe Massa ao descer do carro já dizia tudo: talvez nem ele acreditasse na pole position em Mônaco. Se a corrida acontecer em pista seca, o brasileiro é o grande favorito à vitória. O problema de Massa é que os últimos boletins indicam 90% de chance de chuva para o horário da largada, e dessa vez os metereologistas não devem errar. De qualquer maneira, o brazuca deu uma resposta à altura para os críticos, que jamais esperavam um desempenho tão bom nas ruas do Principado.

Pelo que se viu na classificação, a diferença de combustível entre Ferrari e McLaren é quase inexistente. Por isso Lewis Hamilton apresentava uma expressão tão decepcionada, contrastando com a alegria incontida de Massa. Outro que também não tem motivos para comemorar é Kimi Raikkonen, batido em igualdade de condições com o companheiro. A diferença entre os três, porém, foi minúscula. Embora Massa largue em vantagem, qualquer um deles pode levar a melhor amanhã.

Na GP2, a rodada dupla de Mônaco encerrou-se com uma vitória categória do inglês Mike Conway, que largou da pole e dominou a prova de hoje inteiramente. Seu companheiro, o chinês Ho-Pin Tung, fez a dobradinha da equipe Trident, enquanto o português Álvaro Parente completou o podium. Bruno Senna foi quinto, e igualou-se a Giorgio Pantano na liderança do campeonato, ambos com 24 pontos. Firmes na briga ainda estão Parente e Romain Grosjean, os dois com 19.

A próxima etapa da GP2 acontece em Magny-Cours, na França, entre os dias 21 e 22 de junho.



O vídeo do dia mostra o acidente de David Coulthard durante o treino classificatório de hoje. O escocês bateu forte, mas saiu sem se machucar:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

David Coulthard - http://www.motorsport.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/

2 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo,
a tendência de chuva na prova aumenta o favoritismo de Massa depois dessa pole mágica. No GP de Mônaco de 1972, ano em que Émerson Fittipaldi conquistou seu primeiro título no mundial, choveu torrencialmente e o francês Jean-Pierre Beltoise obteve a vitória - a única em sua carreira de 85 GPs (de 1967 a 74) à bordo de uma BRM. O feito foi tão épico que Beltoise até escreveu um livro sobre esta prova em que humilhou Jack Ickx, entre outros, e venceu nas ruas alagadas do Principado.
Com ou sem chuva, quem larga na frente só perde se tiver um segundo de distração, como ocorreu com Senna quando bateu bateu quando tinha 40 segundos de vantagem e deu a vitória de graça pro mala do Prost. Não fosse isso, Senna teria conquistado Mônaco seis vezes.
Se largar como manda o figurino, Massa dispara porque Kimi Raikonnen terá um problemão para defender o ataque de Lewis Hamilton, que será constante (não duvido que dê ocorrência...).
Esta prova é chave para Massa. Se ganhar se torna favorito ao título; se perder pode jogar fora a maior oportunidade que terá na vida de ser campeão mundial.
Ele passou confiança na entrevista ao Jornal Nacional, mostrou estar mentalmente forte.
Vai ser duro aguentar toda a pressão durante as 78 voltas.
É a hora da verdade para Massa na corrida mais exigente do circuito.
Abração.

Anônimo disse...

Gustavo,
em tempo: no GP em que bateu no muro quando liderava com 40 segundos de vantagem, Senna perdeu aquela que seria sua sétima vitória em Mônaco, pois ganhou seis vezes (87, 89, 90, 91, 92 e 93).
Sorry...