sábado, 21 de junho de 2008

Post em OFF - Sábado corrido...

Reta final de período na faculdade é assim mesmo. Juntam vários trabalhos para entregar ao mesmo tempo. E eu - como um típico jornalista - adoro fazer as coisas em cima do prazo. Some-se a isso as quatro horas na bilheteria para comprar o ingresso para a decisão da Libertadores. Ou seja: não sobrou tempo nenhum para dedicar o Blog hoje. O espaço fica desatualizado neste sábado, mas volta ao ritmo normal amanhã, com o relato do G.P. da França e a seção Análise do Grande Prêmio.

Até mais!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Massa comanda primeiros treinos do G.P. da França

Amigos: estou em fase final de período de faculdade e isso tem prejudicado a minha presença nos comentários. Obrigado pela participação de todos! Vou compensar na semana que vem

O brasileiro Felipe Massa dominou nesta sexta os treinos que abriram o Grande Prêmio da França. Na classificação acumulada das duas sessões do dia, o piloto brasileiro superou em quase meio segundo o bicampeão Fernando Alonso, que mostrou toda sua capacidade ao fechar na vice-liderança. Kimi Raikkonen veio a seguir, em terceiro, com Lewis Hamilton em quarto. Nelsinho Piquet fez um razoável nono tempo, e Rubens Barrichello não passou de 19º.

Desde o início da sexta-feira, Massa foi o piloto que se destacou no pelotão. Na sessão da manhã, o brasileiro cravou uma volta voadora para acabar com o equilíbrio entre Ferrari e McLaren. Seis décimos atrás do líder Massa, o trio Hamilton, Kovalainen e Raikkonen ficou separado em apenas alguns milésimos. Do grupo intermediário, Sebastian Vettel fechou como o principal destaque, em sexto.

Horas depois, o panorama não mudaria muito na parte da tarde. Com somente uma exceção: querendo impressionar na terra da Renault, Fernando Alonso tirou o máximo que o carro ofeceria para liderar a sessão. Massa, entretanto, terminou o treino a uma distância muito próxima ao espanhol. O quinto colocado Vettel voltou a ser o grande nome da "segunda divisão", contrastando com as performances discretas de equipes como Toyota, Williams e Honda.

Logo abaixo, a classificação combinada dos treinos desta sexta-feira, em Magny Cours:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:15.306s - Primeira sessão
2. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:15.778s - Segunda sessão
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:15.999s - Segunda sessão
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:16.002s - Primeira sessão
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:16.055s - Primeira sessão
6. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:16.298s - Segunda sessão
7. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.317s - Segunda sessão
8. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.458s - Segunda sessão
9. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:16.543s - Segunda sessão
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:16.572s - Segunda sessão
11. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:16.682s - Segunda sessão
12. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:16.743s - Segunda sessão
13. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:16.758s - Segunda sessão
14. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:16.886s - Primeira sessão
15. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:17.002s - Segunda sessão
16. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:17.106s - Segunda sessão
17. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:17.244s - Segunda sessão
18. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:17.394s - Segunda sessão
19. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:17.491s - Primeira sessão
20. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:17.868s - Segunda sessão

O treino classificatório para o G.P. da França acontece às nove horas da manhã deste sábado, horário de Brasília. A TV Globo mostra ao vivo.


Vantagem, Felipe Massa. Depois dos treinos desta sexta, o brasileiro se tornou o favorito indiscutível à vitória na França. Seu domínio na primeira sessão do dia e a vantagem de seis décimos sobre Kimi Raikkonen foram de certa forma surpreendentes. Ninguém esperava que a diferença entre os pilotos da Ferrari fosse tão grande. Raikkonen continua vivo, mas o piloto a ser batido na classificação de amanhã é Massa.

A dupla da McLaren andou sempre muito próxima. Isso não significa, porém, que Heikki Kovalainen está em condições de compensar a punição de dez colocações no grid para Lewis Hamilton. Na batalha pela pole, o time prateado deve ficar de fora. Assim como a BMW, que não possui equipamento para repetir a dobradinha do Canadá. Robert Kubica e Nick Heidfeld vão rondar as primeiras posições, só que dificilmente terão força para desafiar Massa e Raikkonen.

Impressionou o número de saídas de pista nos treinos de hoje, talvez culpa do novo asfalto de Magny Cours. Praticamente nenhum piloto escapou de dar sua aparadinha na grama. Também de se admirar foi a pilotagem de Fernando Alonso, de longe a mais espetacular do dia. O espanhol estava claramente mais leve quando fez o melhor tempo na segunda sessão, mas isso não tira o seu mérito.


Na GP2, Bruno Senna conquistou hoje sua primeira pole na categoria. E com estilo. O piloto brazuca perdeu o controle do carro enquanto cruzava a linha de chegada. Resultado: choque imediato com o muro, mas ao menos a posição de honra no grid estava assegurada. A dica é do Kohara, mas o vídeo também já foi divulgado em blogs como o do Fábio Seixas, por exemplo:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da França

A Ferrari vai vencer em Magny Cours. Com Lewis Hamilton largando lá de trás por causa do estúpido acidente do Canadá, a equipe vermelha dificilmente vai deixar a oportunidade de fazer a dobradinha escapar. Robert Kubica não tem equipamento para repetir a vitória de Montreal, e Heikki Kovalainen é instável demais para desafiar a dupla da Ferrari. O triunfo na França está entre Felipe Massa e Kimi Raikkonen. Quem leva a melhor dessa vez?

Sem muita convicção, o Blog joga suas fichas no finlandês. Mas as chances de Massa são rigorosamente iguais às de Raikkonen. A disputa entre os dois vai ser decidida nos detalhes. Como de costume, a classificação será crucial. Na corrida, atenção aos retardatários, que decidiram a corrida do ano passado em favor de Raikkonen. O circuito de Magny Cours é um dos mais curtos da temporada, e os líderes devem enfrentar dificuldades para superar o pelotão dos mais lentos.

Correndo em casa, a Renault precisa de um bom resultado para apagar os vexames das últimas provas. Fernando Alonso deve largar à frente de Hamilton, o que pode criar uma situação interessante. Se os dois se encontrarem na pista, será que o inglês consegue passar? No palpitão do G.P. da França, o Blog só arrisca ao apostar em pontos para Nelsinho Piquet. O piloto brasileiro tem sua melhor chance do ano em Magny Cours. Será que agora vai?

Vamos ao palpitão do G.P. da França:

Vitória: Kimi Raikkonen
Pole Position: Felipe Massa

Decepção do G.P.: Williams. Nico Rosberg vai largar lá de trás, e Kazuki Nakajima não tem forças para liderar a equipe sozinho. A Williams muito provavelmente vai à França para fazer figuração
Primeiro abandono: Giancarlo Fisichella. O péssimo retrospecto do italiano em Magny Cours é notório. E nada indica que vai melhorar neste ano...
Zona de Pontuação:
1. Kimi Raikkonen

2. Felipe Massa
3. Robert Kubica

4. Heikki Kovalainen
5. Nick Heidfeld
6. Fernando Alonso

7. Lewis Hamilton
8. Nelsinho Piquet


Os primeiros treinos do Grande Prêmio da França acontecem nesta sexta, às 5h00 e 9h00, horário de Brasília. A transmissão é do Sportv.



Por esta ninguém esperava: irritados pelo aumento no preço das superlicenças, os pilotos da Fórmula 1 estariam planejando uma greve. Segundo a revista Auto Motor und Sport, a paralisação aconteceria no fim de semana do G.P. da Inglaterra. Por enquanto, a hipótese é considerada extremamente improvável, mas já produziu uma resposta da FIA. Assustado com manifestação dos pilotos, o chefão Max Mosley concordou em marcar um encontro para discutir uma redução na taxa.

Outro boato que corre no paddock de Magny Cours é a possibilidade de Le Mans passar a sediar o G.P. da França, que deve mudar de endereço no ano que vem. "Estamos, sim, negociando com a Fórmula 1. Pelo que sei, esta é a última vez em Magny Cours", falou a porta-voz do circuito de Le Mans, Ingrid Moreau. Entretanto, ainda não se sabe se a Fórmula 1 correria no histórico traçado de La Sarthe - usado nas 24 Horas de Le Mans - ou na versão Bugatti, que corta boa parte da pista principal.

Por outro lado, os rumores sobre a aposentadoria de David Coulthard vão ficando cada vez mais consistentes. Agora, o próprio escocês já está admitindo que não deve permanecer na Fórmula 1 na próxima temporada. "Tenho planos para o futuro. Mas não quero correr em outras categorias. Isso seria andar para trás", revelou Coulthard. No momento, é quase certo que o alemão Sebastian Vettel vai substituir o veterano na Red Bull em 2009.

Vai chegando ao fim a longa trajetória de Coulthard na Fórmula 1. Uma história que, apesar da ausência de títulos, foi de um sucesso bastante razoável.



O vídeo do dia é uma propaganda estrelada por Lewis Hamilton para o banco Abbey, que começou a ser divulgada recentemente no Reino Unido. Vale a pena conferir:



Até mais!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Massa descarta favoritismo da Ferrari no G.P. da França

A Ferrari venceu três dos últimos quatro G.Ps. da França. No ano passado, o time de Maranello fez uma fácil dobradinha em Magny Cours, na corrida que marcou o início da arrancada de Kimi Raikkonen rumo ao título. Apesar do bom retrospecto da equipe, Felipe Massa não considera a Ferrari favorita para a prova do próximo domingo. Em comunicado distribuído hoje à imprensa, o piloto brasileiro ressaltou o equilíbrio entre as escuderias de ponta, e surpreendeu ao citar a BMW como candidata à vitória.

"Virou costume dizer que a McLaren leva vantagem no Canadá e em Mônaco, e que a Ferrari é melhor na França e na Inglaterra. Mas não acho que seja o caso dessa vez. As equipes estão muito próximas. E a BMW também não pode ser descartada", afirmou Massa. Vale lembrar que Lewis Hamilton vai perder dez posições no grid como punição pelo acidente com Raikkonen em Montreal. Não é surpresa, portanto, constatar que a Ferrari é a preferida da maioria dos especialistas para o G.P. da França.

Massa está cumprindo seu papel ao segurar o entusiasmo dos torcedores ferraristas. Mas a tendência é que a disputa pela vitória em Magny Cours seja um duelo particular entre ele e Raikkonen. Mesmo com o triunfo no Canadá, Robert Kubica não tem equipamento para desafiar a dupla da Ferrari. E, com Hamilton largando de trás, as esperanças da McLaren ficam depositadas em Heikki Kovalainen, um piloto que ainda não inspira muita confiança e vem sofrendo com uma terrível maré de azar.

E aí, Massa ou Raikkonen? O Blog, com um pé atrás, aposta no "Homem de Gelo" dessa vez...



Em virtude do jogo entre Brasil e Argentina e do caminhão de trabalhos que o escriba do Blog precisa adiantar para a faculdade, o post de hoje fica um pouquinho encurtado. A partir de amanhã voltamos ao ritmo normal.


O vídeo do dia traz imagens a cores - raras e belíssimas - de Juan Manuel Fangio em Mônaco. A filmagem foi feita em pleno dia útil no Principado, com carros estacionados nas ruas e tudo o mais. Vale a pena conferir:


Essa é mais uma dica do Blig do Gomes

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

terça-feira, 17 de junho de 2008

Honda não garante permanência de Button e Barrichello

A temporada de boatos da Fórmula 1 está começando a esquentar. Antes deixada de lado pelos rumores a Honda virou o centro das atenções depois de uma estranha declaração do chefe de equipe Nick Fry. Falando à revista GPWeek, o dirigente inglês deu a entender que a escuderia japonesa está planejando reformular sua dupla de pilotos, deixando à pé os veteranos Jenson Button e Rubens Barrichello.

"Estamos com a mente aberta neste momento, e nosso pilotos sabem disso. A mudança nas regras para o ano que vem vai nos dar uma grande oportunidade. Não são poucas as ofertas que temos recebido", afirmou Fry. O contrato dos atuais titulares expira no fim desta temporada, e ainda não foi renovado. Tanto Button quanto Barrichello já mostraram interesse em permanecer na Honda. A tendência ainda é que eles continuem, mas na Fórmula 1 nada é garantido.

Nos últimos dias, a Honda também foi envolvida num boato lançado pela imprensa portuguesa. Segundo as especulações, a montadora estaria pensando em apoiar a entrada de uma nova equipe na Fórmula 1, a ser chefiada pelo engenheiro americano Ken Anderson. O time novato teria apoio logístico da Honda, que também forneceria os motores. A princípio, o japonês Takuma Sato e o português Álvaro Parente seriam os escolhidos para formar a dupla de pilotos.

De acordo com a mídia lusitana, Anderson tem encontro marcado com Bernie Ecclestone na semana que vem. Somente aí será possível perceber se o projeto do engenheiro é sério mesmo.



Robert Kubica já é o novo queridinho da Fórmula 1. Apenas alguns dias após vencer no Canadá, o polonês foi cogitado pela imprensa italiana como futuro titular da Ferrari. "Dizem que as oportunidades aparecem para aqueles que as esperam", disse Kubica ao La Stampa, dando mais fôlego aos boatos. Vale lembrar que o líder do campeonato começou sua carreira na Itália, e nunca escondeu seu sonho de correr pela Ferrari. Caso Kubica se mude para Maranello, Nico Rosberg seria seu substituto na BMW.

Isolado na Renault, Fernando Alonso vive provavelmente a pior fase de sua carreira, ao menos em termos de resultados. Até agora, seu desempenho só não é pior do que em 2001, quando estreou na Fórmula 1 pela Minardi. "Não sei o que fazer no ano que vem. Esta temporada está sendo pior do que eu esperava. Só vou tomar uma decisão quando o campeonato acabar", revelou Alonso, que parece desesperado para se livrar da Renault. O problema é que não há vagas nas equipes de ponta.

Assim como Alonso, Kimi Raikkonen também passa por um mau momento. Mas o finlandês parece decidido a encerrar a seqüência ruim de resultado. "Nunca senti tanta vonta de ganhar. As últimas corridas não mostraram o nosso potencial. Acredito que seremos muito competitivos daqui para frente", falou Raikkonen em comunicado distribuído pela Ferrari. Vale lembrar que a arrancada para o título de 2007 começou justamente na França, sede da corrida do próximo fim de semana.

Em Montreal, o Blog cravou a vitória de Kubica. Agora, a aposta em Magny-Cours vai para o "Homem de Gelo".



Este vídeo deveria ter ido ao ar ontem, mas os problemas no servidor do Blogger não deixaram. De qualquer maneira, antes tarde do que nunca. Encerrando a cobertura das 24 Horas de Le Mans, vale a pena conferir imagens onboard espetaculares do Peugeot 908 e do Audi R10, os grandes protagonistas da prova:


Esse eu vi no Blig do Gomes

Até a próxima!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

Post em OFF - Problemas no servidor

Amigos: o Blog deixou de ser atualizado ontem em virtude de problemas no servidor do Blogger, que caiu no início da noite de segunda e só voltou há poucas horas. Pelo que li por aí, o sistema ficou fora do ar no Brasil inteiro. Os blogs continuaram acessíveis, mas as ferramentas para atualização simplesmente não funcionavam. Ao que parece, tudo já foi normalizado. De qualquer maneira, peço desculpas a todos pelo inconveniente.

Agora é torcer para que os problemas não se repitam...

domingo, 15 de junho de 2008

Audi surpreende e leva vitória nas 24 Horas de Le Mans

A Peugeot era a franca favorita, mas a Audi fez valer sua experiência e venceu as 24 Horas de Le Mans pela oitava vez em nove anos. Largando do quarto lugar no grid, o trio Tom Kristensen/Allan McNish/Rinaldo Capello assumiu a liderança na 13ª hora de disputa e não perdeu mais a ponta até a bandeirada. Após dominar os treinos, a Peugeot enfrentou uma série de problemas com seus três carros. A marca francesa ainda terminou em segundo e terceiro, mas saiu como a grande derrotada do dia.

De início, a Peugeot dominou a corrida sem maiores percalços. Mas, antes da quinta hora de prova, o trio Pedro Lamy/Stephane Sarrazin/Alexander Wurz perdeu várias voltas por causa de um defeito de câmbio. Mais tarde, os outros dois carros da Peugeot também se atrasariam. No princípio da noite, Christian Klien rodou sozinho e ficou preso na brita, tirando da luta pela vitória o carro que revezava com Franck Montagny e com brasileiro Ricardo Zonta.

Assim, a esperança da Peugeot passou para o trio Jacques Villeneuve/Marc Gené/Nicolas Minassian. Mas os três ficaram para trás nas rodadas de pit stop, e a primeira posição foi tomada pelo mais econômico Audi de Kristensen/McNish/Capello. Daí em diante, era apenas questão de administrar a liderança. A chuva e os retardatários, porém, encarregaram-se de manter a corrida emocionante até o final.

Nas últimas horas de prova, uma fina garoa começou a cair em algumas partes do circuito. A Audi optou por pneus intermediários - uma aposta mais segura, mas que deixou o carro cerca de oito segundos mais lento por volta. Para piorar, Kristensen deu uma rápida saída de pista após ser fechado por um retardatário. Mas o dia era mesmo da Audi. Quando parecia que o trio Villeneuve/Gené/Minassian tomaria a ponta para a Peugeot, uma rodada na chicane Dunlop pôs tudo a perder.

Recordista de triunfos nas 24 Horas de Le Mans, Tom Kristensen teve a honra de receber a bandeira quadriculada para a Audi. Foi nada menos do que a oitava vitória do dinamarquês na mais famosa corrida de resistência do esporte a motor. Na categoria LMP2, Jos Verstappen/Peter van Merksteijn/Jeroen Bleekemolen venceram para a Porsche, enquanto o Aston Martin de David Brabham/Antonio Garcia/Darren Tunner levou a melhor na GT1.

Integrante da equipe oficial da Peugeot, Ricardo Zonta não conseguiu quebrar o jejum de vitórias dos brasileiros em Le Mans, mas ainda assim fechou num bom terceiro lugar. A esquadra brazuca, ao menos, ficou com o título de Jaime Melo Jr. na divisão GT2. O paulista venceu ao lado de Gianmarin Bruni e Mika Salo. De resto, Christian Fittipaldi, Thomas Erdos e Xandinho Negrão tiveram apenas participações dis
cretas.

A seguir, a classificação final da 76ª edição das 24 Horas de Le Mans:

1. Tom Kristensen-Allan McNish-Rinaldo Capello/Audi/LMP1, 381 voltas em 24h00:24.085s
2. Jacques Villeneuve-Marc Gene-Nicolas Minassian//LMP1Peugeot, a 4:31.094s

3. Ricardo Zonta-Franck Montagny-Christian Klien/Peugeot/LMP1, a 2 voltas
4. Lucas Luhr-Alexandre Premat-Mike Rockenfeller/Audi/LMP1, a 7 voltas
5. Pedro Lamy-Alexander W
urz-Stephane Sarrazin/Peugeot/LMP1, a 13 voltas
10.
Jos Verstappen-Peter van Merksteijn-Jeroen Bleekemolen/Porsche/LMP2, a 27 voltas
13. David Brabham-Antonio Garcia-Darren Tunner/Porsche/GT1, a 37 voltas
19. Jaime Melo Jr.-Gianmaria Bruni-Mika Salo/Ferrari/GT2, a 55 voltas

Para ver a tabela geral, basta clicar aqui.



Alessandro Zanardi foi o grande destaque da rodada dupla do Mundial de Turismo em Brno, na República Checa. Largando da pole, Zanardi venceu a primeira corrida do dia com absoluta autoridade. Felix Porteiro e Alain Menu completaram o podium, com o brasileiro Augusto Farfus Jr. finalizando na quarta posição. Na segunda bateria, Zanardi saiu da oitava posição por causa do grid invertido, mas deu show e passou pertinho da vitória.

O piloto da BMW só não conseguiu superar seu compatriota Gabriele Tarquini, que ficou com a vitória e ampliou sua liderança no campeonato. Robert Huff terminou em terceiro, enquanto Augusto Farfus Jr. repetiu a quarta posição da corrida inicial. Na tabela de pontos, Tarquini lidera com 58. Yvan Muller (43) e Rickard Rydell (37) vêm a seguir. O brasileiro Farfus Jr. é o sétimo, com 27. A próxima rodada dupla do Mundial de Turismo acontece no Estoril, a 13 de julho.

Na Turquia, Mikko Hirvonen conquistou sua segunda vitória na temporada do Mundial de Rally ao superar seu companheiro da Ford, Jari-Matti Latvala. Com o triunfo, Hirvonen também recuperou a liderança do campeonato. O finlandês ultrapassou o tetracampeão Sebastien Loeb, que foi apenas o terceiro na etapa turca. Agora, Hirvonen soma 59 pontos, contra 56 de Loeb e 34 de Latvala. O Mundial de Rally volta às atividades entre os dias 1º e 3 de julho, com o Rally da Finlândia.



Para quem não viu, vale a pena sentir o gostinho das 24 Horas de Le Mans. As imagens a seguir são da largada, quando ainda é possível acompanhar as belíssimas máquinas de Peugeot e Audi separadas por apenas alguns metros:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

Alessandro Zanardi - www.fiawtcc.com
Demais -www.motorsport.com