sexta-feira, 20 de junho de 2008

Massa comanda primeiros treinos do G.P. da França

Amigos: estou em fase final de período de faculdade e isso tem prejudicado a minha presença nos comentários. Obrigado pela participação de todos! Vou compensar na semana que vem

O brasileiro Felipe Massa dominou nesta sexta os treinos que abriram o Grande Prêmio da França. Na classificação acumulada das duas sessões do dia, o piloto brasileiro superou em quase meio segundo o bicampeão Fernando Alonso, que mostrou toda sua capacidade ao fechar na vice-liderança. Kimi Raikkonen veio a seguir, em terceiro, com Lewis Hamilton em quarto. Nelsinho Piquet fez um razoável nono tempo, e Rubens Barrichello não passou de 19º.

Desde o início da sexta-feira, Massa foi o piloto que se destacou no pelotão. Na sessão da manhã, o brasileiro cravou uma volta voadora para acabar com o equilíbrio entre Ferrari e McLaren. Seis décimos atrás do líder Massa, o trio Hamilton, Kovalainen e Raikkonen ficou separado em apenas alguns milésimos. Do grupo intermediário, Sebastian Vettel fechou como o principal destaque, em sexto.

Horas depois, o panorama não mudaria muito na parte da tarde. Com somente uma exceção: querendo impressionar na terra da Renault, Fernando Alonso tirou o máximo que o carro ofeceria para liderar a sessão. Massa, entretanto, terminou o treino a uma distância muito próxima ao espanhol. O quinto colocado Vettel voltou a ser o grande nome da "segunda divisão", contrastando com as performances discretas de equipes como Toyota, Williams e Honda.

Logo abaixo, a classificação combinada dos treinos desta sexta-feira, em Magny Cours:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:15.306s - Primeira sessão
2. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:15.778s - Segunda sessão
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:15.999s - Segunda sessão
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:16.002s - Primeira sessão
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:16.055s - Primeira sessão
6. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:16.298s - Segunda sessão
7. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.317s - Segunda sessão
8. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.458s - Segunda sessão
9. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:16.543s - Segunda sessão
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:16.572s - Segunda sessão
11. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:16.682s - Segunda sessão
12. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:16.743s - Segunda sessão
13. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:16.758s - Segunda sessão
14. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:16.886s - Primeira sessão
15. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:17.002s - Segunda sessão
16. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:17.106s - Segunda sessão
17. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:17.244s - Segunda sessão
18. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:17.394s - Segunda sessão
19. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:17.491s - Primeira sessão
20. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:17.868s - Segunda sessão

O treino classificatório para o G.P. da França acontece às nove horas da manhã deste sábado, horário de Brasília. A TV Globo mostra ao vivo.


Vantagem, Felipe Massa. Depois dos treinos desta sexta, o brasileiro se tornou o favorito indiscutível à vitória na França. Seu domínio na primeira sessão do dia e a vantagem de seis décimos sobre Kimi Raikkonen foram de certa forma surpreendentes. Ninguém esperava que a diferença entre os pilotos da Ferrari fosse tão grande. Raikkonen continua vivo, mas o piloto a ser batido na classificação de amanhã é Massa.

A dupla da McLaren andou sempre muito próxima. Isso não significa, porém, que Heikki Kovalainen está em condições de compensar a punição de dez colocações no grid para Lewis Hamilton. Na batalha pela pole, o time prateado deve ficar de fora. Assim como a BMW, que não possui equipamento para repetir a dobradinha do Canadá. Robert Kubica e Nick Heidfeld vão rondar as primeiras posições, só que dificilmente terão força para desafiar Massa e Raikkonen.

Impressionou o número de saídas de pista nos treinos de hoje, talvez culpa do novo asfalto de Magny Cours. Praticamente nenhum piloto escapou de dar sua aparadinha na grama. Também de se admirar foi a pilotagem de Fernando Alonso, de longe a mais espetacular do dia. O espanhol estava claramente mais leve quando fez o melhor tempo na segunda sessão, mas isso não tira o seu mérito.


Na GP2, Bruno Senna conquistou hoje sua primeira pole na categoria. E com estilo. O piloto brazuca perdeu o controle do carro enquanto cruzava a linha de chegada. Resultado: choque imediato com o muro, mas ao menos a posição de honra no grid estava assegurada. A dica é do Kohara, mas o vídeo também já foi divulgado em blogs como o do Fábio Seixas, por exemplo:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

Um comentário:

Leandrus disse...

É, e esse treino foi um prenúncio de que a Honda sofreria novamente, além de ter criado falsas expectativas para Vettel e a STR, já que o alemão não foi tão bem no treino hoje.

Ateh!