sábado, 5 de abril de 2008

Primeira pole para Robert Kubica e BMW

Atualizado às 21:45h, com os comentários sobre a classificação de hoje e o "vídeo do dia"

Robert Kubica surpreendeu o grande favorito Felipe Massa, e cravou hoje a pole position para o Grande Prêmio do Bahrein, a primeira da sua carreira. A façanha do polonês também foi inédita para a BMW, que confirma seu progresso em relação à última temporada. Por sua vez, Lewis Hamilton ficou com o terceiro tempo, enquanto Kimi Raikkone foi apenas o quarto. Mais atrás, Rubens Barrichello marcou o 12º lugar, duas posições à frente de Nelsinho Piquet.

Sol quente e humidade baixa: como já seria de se esperar, a receita básica do deserto estava presente neste sábado no circuito de Sakhir. Ao contrário do que aconteceu na Malásia, os favoritos demoraram a sair para a pista no primeiro trecho da classifiacação. Lewis Hamilton fez o melhor tempo de início, mas o inglês foi logo batido por Felipe Massa. Repetindo o roteiro de ontem, o piloto brazuca sobrou no reto do pelotão, colocando uma vantagem de meio segundo para Jarno Trulli.

Na ponta de baixo da tabela, Takuma Sato cometeu um erro na curva final de Sakhir, rodando e batendo de traseira na barreira de proteção. O acidente do japonês provocou uma rápida bandeira vermelha, e forçou todos os pilotos a voltarem aos boxes. Na reabertura dos pits, o pelotão saiu para a pista em peso. Rubens Barrichello e Fernando Alonso foram alguns dos que escaparam no último instante, enquanto David Coulthard, Giancarlo Fisichella, Sebastian Vettel, Adrian Sutil, Anthony Davidson e Sato terminaram eliminados.

Os dezesseis pilotos remanescentes partiram para o segundo trecho da classificação. Lá na frente, a ordem não mudou muito, com Massa mais uma vez estabelecendo o melhor tempo sem maiores dificuldades. Na seqüência, Heikki Kovalainen ficou com a vice-liderança, seguido pela dupla da BMW, com Robert Kubica à frente de Nick Heidfeld. Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen tiveram desempenhos discretos, fechando apenas em quinto e sexto, respectivamente.

Com os pilotos de Ferrari, McLaren e BMW garantidos na superpole, Toyota, Renault, Williams e Honda asseguraram uma vaga cada uma. Numa disputa definida nos milésimos, Mark Webber perdeu o décimo lugar para Jenson Button, que conseguiu levar a Honda à fase final da classificação pela primeira vez no ano. A mesma sorte não teve seu companheiro de equipe Rubens Barrichello, que foi “nocauteado” junto a Timo Glock, Nelsinho Piquet, Sebastien Bourdais e Kazuki Nakajima.

Era chegada a hora da superpole. Após colocar oito décimos de diferença para Raikkonen no segundo trecho da classificação, Massa era mais favorito do que nunca. E o brasileiro começou bem, marcando o melhor tempo na primeira rodada de tentativas. Mas a diferença para o surpreendente Robert Kubica ficou em ínfimos onze milésimos. A pole position não estava decidida ainda.

Nos últimos minutos do treino, Lewis Hamilton chegou a bater a marca de Massa, mas Kubica superou o inglês logo depois. Depois de cravar a melhor primeira parcial da pista, o brasileiro cometeu um pequeno erro na saída da curva catorze, perdendo alguns milésimos que se revelariam cruciais. Na linha de chegada, Massa ficou a 0.027s de Kubica, que estabeleceu a primeira pole position da sua carreira, e também da BMW.

Atrás da dupla, Hamilton conseguiu um razoável terceiro lugar, com um apagado Raikkonen em quarto. Logo a seguir, Kovalainen e Heidfeld fecharam as três primeiras filas, monopolizadas por BMW, Ferrari e McLaren. O melhor do resto foi Jarno Trulli, em sétimo, enquanto Nico Rosberg, Jenson Button e Fernando Alonso completaram o top 10. A seguir, o grid completo do Grande Prêmio do Bahrein:

1. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:33.096s
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:33.123s
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:33.292s
4. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:33.418s
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:33.488s
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:33.737s
7. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:33.994s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:34.015s
9. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:35.057s
10. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:35.115s
11. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:32.371s
12. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:32.508s
13. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:32.528s
14. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:32.790s
15. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:32.915s
16. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:32.943s
17. David Coulthard/Austrália/Red Bull, 1:33.433s
18. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:33.501s
19. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:33.562s
20. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:33.845s
21. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:34.140s
22. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:35.725s

A largada do G.P do Bahrein está marcada para as 8:30h de domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo.


Robert Kubica entra na corrida com chances reais de vitória? É claro que sim. Mas o favoritismo ainda está todo com Felipe Massa. O brasileiro provavelmente leva mais gasolina do que o polonês, e tem amplas condições de passar para a primeira posição durante as rodadas de pit stop. Para Massa, a receita para o triunfo no Bahrein é ter calma e paciência. Além disso, largar bem é fundamental.

Saindo do segundo lugar do grid, Massa fica do lado sujo da pista, o que representa uma chance para Lewis Hamilton. O inglês sabe que não tem condições de acompanhar o andamento da Ferrari em condições normais, e deve partir com tudo para cima de Massa na primeira curva. No ano passado, Hamilton já mostrou ser um piloto bastante agressivo nas largadas. Mais uma vez, os metros iniciais da corrida serão cruciais.

Por sua vez, Kimi Raikkonen vem tendo um fim de semana bastante apagado, mas vai largar pesadão e ainda pode surpreender. O mesmo pode ser dito de Heikki Kovalainen e Nick Heidfeld, dois outros pilotos que carregam bastante gasolina. Mais atrás, a batalha pelas últimas duas posições da zona de pontuação será muitíssimo equilibrada. De Jarno Trulli - o sétimo - até Nelsinho Piquet, em 14º, todos estão mais ou menos na mesma balada.

Como sempre, porém, as atenções principais ficarão voltadas para a briga pela vitória. O Blog apostou em Felipe Massa, que ainda parece ser o piloto a ser batido. Mas, para a Fórmula 1, um triunfo inédito de Robert Kubica e da BMW seria bem mais refrescante...


O vídeo do dia mostra um inacreditável acidente que aconteceu ontem durante o treino classificatório da etapa do Texas da Nascar. Arriscando tudo para garantir um lugar no grid, o novato Michael McDowell perdeu o controle do seu carro, bateu de frente no muro e capotou várias vezes. Apesar da força do impacto, o piloto saiu andando. Vale a pena conferir:



Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Felipe Massa domina sexta-feira no Bahrein

=Se depender dos resultados de hoje, Felipe Massa vai passear no Grande Prêmio do Bahrein. Nos primeiros treinos para a prova do próximo domingo, o piloto brasileiro estabeleceu uma vantagem de confortáveis nove décimos para o seu adversário mais próximo, Kimi Raikkonen. Na seqüência, Nico Rosberg veio num surpreendente terceiro lugar, enquanto Lewis Hamilton - protagonista de um forte acidente na segunda sessão do dia - apareceu apenas em quarto.

Os treinos de sexta-feira seguiram um roteiro bastante chato durante a maior parte do tempo, mas as coisas ficaram bem animadas nos minutos finais da sessão da tarde. Apenas alguns centésimos atrás de Raikkonen, Massa saiu para uma seqüência demolidora de voltas rápidas, destruindo o tempo do finlandês e conseguindo o primeiro lugar até com certa facilidade. Ao mesmo tempo, Hamilton e Alonso enfrentavam problemas para se manterem na pista.

Em dificuldades para acompanhar o ritmo das Ferrari, o inglês perdeu o carro na curva sete de Sakhir, rodou e bateu com muita força na barreira de proteção. Sua McLaren ficou bastante destruída, mas Hamilton saiu sem arranhões. Logo depois, Alonso errou feio na entrada da curva um, perdendo o ponto de freiada e acertando o inocente Adrian Sutil. Foi um ponto final de um dia ruim para o espanhol, que pela primeira vez terminou superado por Nelsinho Piquet.

Já que a Ferrari sumiu na ponta, Hamilton teve problemas e Alonso de novo não ameaçou, a Williams acabou sendo a grande surpresa do dia. Nico Rosberg emplacou um ótimo terceiro, com seu parceiro Kazuki Nakajima também aparecendo bem, em oitavo. Também vale descatar as boas participações de Sebastien Bourdais, em nono, e de Nelsinho Piquet, que foi décimo e colocou mais de meio segundo em Alonso. Por sua vez, Rubens Barrichello fechou num discreto 16º.

A seguir, os tempos combinados desta sexta-feira no Bahrein:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:31.420s - Segunda sessão
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:32.337s - Segunda sessão
3. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:32.415s - Primeira sessão
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:32.705s - Primeira sessão
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:32.752s - Segunda sessão
6. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:32.915s - Segunda sessão
7. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:33.048s - Segunda sessão
8. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:33.098s - Segunda sessão
9. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:33.197s - Segunda sessão
10. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:33.247s - Segunda sessão
11. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:33.539s - Primeira sessão
12. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:33.710s - Segunda sessão
13. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:33.755s - Segunda sessão
14. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:33.782s - Segunda sessão
15. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:33.856s - Segunda sessão
16. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:33.966s - Segunda sessão
17. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:34.023s - Segunda sessão
18. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:34.321s - Primeira sessão
19. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:34.388s - Segunda sessão
20. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:34.405s - Segunda sessão
21. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:35.288s - Segunda sessão
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:35.712s - Segunda sessão

O treino classificatório acontece amanhã, às oito horas de Brasília, e tem transmissão ao vivo da Rede Globo.


Por incrível que pareça, o escândalo sexual de Max Mosley pode ter novos capítulos. Nesta sexta, um boato que correu o paddock no Bahrein garante que o jornal News of The World, que revelou a orgia sado-masoquista do presidente da FIA com cinco prostitutas, separou um "segundo episódio" do caso para a sua edição do próximo domingo. Pelo visto, o inferno astral de Mosley está só começando.

Enquanto isso, a FIA anunciou hoje algumas pequenas mudanças nas regras do treino classificatório. A partir da sessão de amanhã, os pilotos vão ter um limite para andarem mais lentos, para não atrapalhar aqueles que estiverem em volta rápida. No caso do G.P. do Bahrein, ficou estabelecido que ninguém pode ultrapassar a casa dos 1:39s, um ritmo cerca de oito segundos mais lento do que o tempo marcado por Felipe Massa hoje.

Por fim, vale registrar uma declaração que Fernando Alonso soltou hoje para a imprensa no Bahrein. O espanhol assegurou que vai cumprir seu contrato com a Renault, mas não escondeu sua frustração com o ritmo da equipe francesa: "Eu assinei um compromisso de dois anos, e vou até o final. Mas, para alguém que tem o maior número de vitórias no Bahrein, dá raiva chegar aqui sabendo que não tenho chances de lutar pelo primeiro lugar".

É isso aí mesmo, Fernando. Até a Renault alcançar McLaren e Ferrari, você ainda vai precisar ter muita paciência...


Dessa vez, a seção "vídeo do dia" vem em dose dupla. Primeiro, vale a pena conferir a pancada de Lewis Hamilton nos treinos de hoje, que deve complicar a vida do inglês no G.P. do Bahrein:



Além do acidente de Hamilton, é preciso destacar a estranha colisão entre Fernando Alonso e Adrian Sutil, causada por uma pequena barbeiragem do espanhol. Ver Alonso errar assim não é comum:



Até a próxima!

Crédito das fotos:

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Palpitão do Grande Prêmio do Bahrein

Para Felipe Massa, agora é "ou vai ou racha". Ainda sem pontos após as duas primeiras corridas deste ano, o piloto brasileiro entra no G.P. do Bahrein extremamente pressionado, precisando de um bom resultado para apagar as críticas da imprensa e do público. No ano passado, Massa também passava por uma situação difícil nessa altura do campeonato e se recuperou, vencendo de forma brilhante em Sakhir.

O maior obstáculo no caminho do brazuca é Kimi Raikkonen, que ganhou na Malásia há duas semanas e já desponta como o piloto principal da Ferrari. A equipe italiana é a grande favorita para a vitória no Bahrein, onde realizou vários testes durante a pré-temporada. Os carros não mudaram muito desde o G.P. da Malásia, e a disputa pelo primeiro lugar será provavelmente monopolizada entre Raikkonen e Massa. Precisando escolher um dos dois, o Blog joga suas fichas no brasileiro dessa vez.

Por sua vez, a McLaren pode até ser incomodada pela BMW, que vem em ascensão e tem um bom retrospecto no Bahrein. Olho em Nick Heidfeld, que fez uma prova excelente em Sakhir na última temporada. E também na Toyota, a única equipe que acompanhou a Ferrari nos treinos coletivos do Bahrein, em meados de fevereiro. Jarno Trulli e Timo Glock acumularam uma grande quilometragem, e podem aparecer bem.

Hora do Palpitão do Grande Prêmio do Bahrein:

Vitória: Felipe Massa
Pole Position: Felipe Massa
Primeiro abandono: Mark Webber. É típico do australiano não conseguir encaixar uma boa seqüência de resultados. Após o ótimo sétimo lugar na Malásia, um abandono prematuro no Bahrein não seria surpresa. Desde que se mudou para a Red Bull, Webber nunca contou muito com a sorte.
Decepção do fim de semana: Toro Rosso. No Bahrein, a corrida tende a ser bem normal, sem possibilidades de chuva, safety car (pelo tamanho das áreas de escape) e interferências externas. Por tudo isso, os pilotos Toro Rosso não têm muito o que esperar deste fim de semana. E nenhum deles conhece a pista.
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa
2. Kimi Raikkonen
3. Lewis Hamilton
4. Nick Heidfeld
5. Heikki Kovalainen
6. Robert Kubica
7. Jarno Trulli
8. Timo Glock

Os primeiros treinos do G.P. do Bahrein acontecem às 4:00h e às 8:00h da manhã deste sábado (horário de Brasília), e têm transmissão ao vivo do Sportv.


Agora, sim, a posição de Max Mosley como presidente da FIA se complicou bastante. Nesta quinta, quatro das montadoras da Fórmula 1 - Mercedes, BMW, Honda e Toyota - emitiram notas reprovando o envolvimento de Mosley no escândalo sexual detonado pelo tablóide News of The World no último domingo. Muito pressionado, o dirigente inglês respondeu convocando uma reunião da Assembléia Geral Extraordinária da FIA. Ainda sem data marcada, o encontro será, na prática, uma espécie de "julgamento" de Mosley.

A presença do presidente da FIA no G.P. do Bahrein era esperada, mas o príncipe do pequeno país asiático, Salman Bin Hamad, pediu "educadamente" que Mosley não comparecesse. Em entrevista à rádio BBC, o antigo dono da equipe Minardi, Paul Stoddart, também não foi muito gentil: "Mosley tem que sair. Ninguém sobrevive a um escândalo como esse". O grupo dos que defendem a renúncia de Mosley, aliás, não pára de crescer, e já conta com ex-pilotos como Jackie Stewart, Stirling Moss e Jody Scheckter.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale mencionar uma reportagem do jornal inglês Metro, que conseguiu uma importante revelação de Sebastian Vettel. Pela primeira vez, o jovem alemão admitiu que realmente foi procurado pela McLaren para ocupar o lugar de Fernando Alonso, mas a Red Bull não quis saber de conversa. "Seria uma grande chance, daquelas que você não tem muitas vezes na vida. Mas ainda acho que terei outra oportunidade como essa. Não estou preocupado com o meu futuro", falou Vettel.

E ele está mais do que correto. Se continuar correndo assim, Vettel não vai demorar muito para arranjar uma vaguinha numa equipe de ponta.


Já entrando no clima do G.P. do Bahrein, o vídeo do dia é um rápido retrospecto das quatro provas já realizadas no circuito de Sakhir. A dica é do Plog do Pezzolo:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Schumacher: "Massa não pode errar mais"

Felipe Massa começa o G.P. do Bahrein bastante pressionado, com dirigentes, torcedores e imprensa revezando-se na cobrança por melhores resultados do piloto brasileiro. Nesta quarta, foi a vez do heptacampeão Michael Schumacher colocar um pouco de mais de lenha na fogueira, em entrevista à agência Reuters. Para Schumi, Massa não pode se dar ao luxo de ficar mais para trás na luta pelo campeonato.

"Ele teve um mau início de temporada, sem conseguir marcar pontos nas duas primeiras corridas. Agora, Massa não pode errar mais", disse Schumacher, que fez questão de ressaltar sua confiança na capacidade de recuperação do brazuca: "Mas as coisas devem mudar de maneira rápida, e acredito que a favor de Massa. Com certeza, ele ainda tem chances de levar o título".

Sobre a disputa pelo troféu de campeão, aliás, Schumacher deu uma declaração que vale a pena ser ressaltada. Na opinião de Schumi, McLaren e Ferrari não estão sozinhas nessa batalha: "Este ano não serão duas, mas três equipes brigando pelo topo. A BMW também estará lá. Espero muitos vencedores diferentes nesta temporada". Por fim, Schumi ainda falou de sua nova diversão: as corridas de moto semi-profissionais.

"É apenas diversão. Não pretendo ser um novo Casey Stoner ou Valentino Rossi". Por enquanto, o alemão nega qualquer possibilidade de voltar às pistas. Mas, em se tratando de Schumacher, é melhor nunca duvidar...



A Renault continua devendo dentro da pista, mas fora dela as promessas são muitas. Em entrevista à agência Reuters, o chefe de equipe Flavio Briatore garantiu que o time francês deve lutar por vitórias em breve: "A partir do G.P. da Espanha, vamos contar com um novo pacote aerodinâmico, que pode nos levar ao topo". As novidades, porém, não parecem entusiasmar Fernando Alonso: "O carro vai melhorar um pouco, nossos adversários também, e o campeonato ficará mais ou menos o mesmo...".

Enquanto isso, Ron Dennis participou hoje de um fórum sobre automobilismo no Bahrein, e roubou a cena com um discurso bastante otimista acerca do futuro do esporte. "Os capítulos mais gloriosos ainda não foram escritos. Se o regulamento continuar sendo competitivo - e caso ele passe a incorporar mudanças em relação ao meio-ambiente - a Fórmula 1 terá um futuro tão glorioso quanto nossa vontade permitir", falou Dennis. Não custa nada sonhar como o chefão da McLaren...


Mesmo depois de pedir desculpas pelo escândalo sexual em que se viu envolvido, Max Mosley continua sofrendo várias pressões para deixar a presidência da FIA. Nesta quarta, o dirigente anunciou que não vai ao G.P. do Bahrein, numa clara tentativa de abafar o caso. Sua reputação, porém, está seriamente abalada. Ainda mais depois que uma informação bastante curiosa vazou hoje: quando adolescente, Mosley foi expulso de um internato alemão por ser flagrado usando roupas típicas da mulheres da Bavária (à direita).

O furo foi do Luiz Fernando Ramos, que completa com um comentário que diz tudo: "Brincadeira ou fantasia, Mosley deve ter ficado ridículo...".





Já que falamos de Michael Schumacher neste post, o vídeo do dia é uma campanha que o alemão gravou contra a combinação bebida e direção. A dica é do Rafael Lopes, do blog Voando Baixo:


Para quem não entendeu o final, a fala de Schumi é: "Quando saio para um drink, meu carro fica em casa"


Até a próxima!


Crédito das fotos:
Mulheres da Bavária - blog-do-ico.blogspot.com
Demais - http://www.gpupdate.net/

terça-feira, 1 de abril de 2008

Em carta, presidente da FIA pede desculpas e admite participação em escândalo sexual

Max Mosley não assumiu com todas as palavras, mas o tom da carta que ele divulgou hoje não deixa dúvidas: o presidente da FIA participou, sim, da orgia sexual revelada no último domingo pelo News of The World. Para quem não lembra, o tablóide publicou fotos de Mosley com cinco prostitutas num apartamento de Londres, em cenas de sado-masoquismo de causar choque e espanto. Nesta terça, o dirigente finalmente veio a público para comentar a reportagem:

"Trata-se de uma completa invasão da minha privacidade. Sinto muito se este caso envergonhou os membros da FIA. Agora, vou iniciar os procedimentos legais cabíveis contra os meios que divulgaram essas imagens", diz Mosley na carta, sem jamais negar a sua participação na orgia publicada pelo News of The World. Sobre a sua posição como presidente da FIA, Mosley foi claro: "Podem ter certeza de que eu não deixarei essa situação interferir no meu comprometimento com a entidade".

De acordo com Mosley, a suposta conotação nazista da sua "brincadeira" com as prostitutas é "inteiramente falsa". O News of The World garantiu que algumas delas usavam fantasias de prisioneiras de Auschwitz, mas Mosley nega esse fato de maneira veemente. Vale ressaltar que o pai do presidente da FIA foi um grande simpatizante de Adolf Hitler, tendo sido inclusive o fundador da "União Britânica dos Fascistas".

Agora, a questão que fica é até simples: mesmo se as alegações nazistas forem falsas, será que "apenas" a orgia sado-masoquista é suficiente para derrubar Mosley? Em tese, não. Mas todo resquício de autoridade que Mosley tinha no comando da FIA já perdeu-se. Vamos ser honestos: Mosley já não tem o respeito de mais ninguém.


Rubens Barrichello ainda está longe de pensar em aposentadoria, e deseja continuar na Fórmula 1 por mais alguns anos. Ao menos, foi isso o que o piloto brasileiro garantiu hoje, em entrevista à GPWeek: "Não iniciei minha carreira achando que seria a mais longa da história, mas isso é bom. Quero correr mais de 300 G.Ps, e voltar a andar de pneus slicks", falou Rubinho, mostrando uma motivação surpreendente e fundamental para alguém que já tem tanto tempo de estrada na Fórmula 1.

Enquanto isso, Nelsinho Piquet conversou hoje com o jornal El Mundo Deportivo, e mais uma vez fez questão de rasgar vários elogios ao seu parceiro na Renault, Fernando Alonso. "Estamos trabalhando muito bem juntos. Nas últimas corridas, Alonso me deu dicas sobre como atacar as zebras e evitar os problemas de cada pista. Ele é um ótimo companheiro de equipe", afirmou Nelsinho. Para o piloto brazuca, o relacionamento com Alonso precisa ser isso aí mesmo. O bicampeão fala pouco, mas tem muito a ensinar.

Encerrando o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma piada de 1º de abril que pegou muitos portais de notícias desprevinidos. Nesta terça, o site F1-Live garantiu que David Coulthard estaria pensando em comprar a Toro Rosso, que mudaria de nome para CPR (Coulthard Power Racing). A notícia ganhou razoável repercussão por conter até uma "declaração" de Coulthard: "Como chefe de equipe, ninguém poderia me dizer o que fazer. Eu poderia correr sem ser questionado".

É claro que tudo não passa de brincadeira. Mas a compra da Toro Rosso bem que seria uma baita salvação para a carreira de Coulthard na Fórmula 1.


Lewis Hamilton não é apenas um fenômeno nas pistas, mas também no futebol. Nas imagens abaixo, o inglês mostra uma impressionante habilidade com a bola nos pés, encaixando uma seqüência de embaixadinhas bastante respeitável. Será que Hamilton fez mesmo? Ou tudo não passa de uma campanha de publicidade bem produzida? Vale a pena conferir o vídeo do dia:


Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

segunda-feira, 31 de março de 2008

FIA decide não se pronunciar sobre escândalo sexual de Max Mosley

Um dia após a divulgação de imagens supostamente suas ao lado de cinco prostitutas, o presidente da FIA, Max Mosley, manteve silêncio e não quis se pronunciar sobre a reportagem do jornal News of The World. Segundo o tablóide, Mosley teria participado de uma orgia sado-masoquistas num apartamento de Londres, acompanhado de mulheres que trajavam fantasias nazistas e de prisioneiras de Auschwitz.

"Este é um assunto que deve ficar entre Mosley e o News of The World. Não vamos comentar nada", limitou-se a dizer um porta-voz da entidade. Neste momento, o provável é que Mosley esteja usando seus advogados para acionar o tablóide, que inclusive já retirou as imagens e o vídeo da suposta orgia de seu site. Mesmo assim, o escândalo continua a ganhar vasta repercussão, tendo sido hoje citado por jornais tradicionais da Inglaterra, como o The Times e o Daily Mirror.

Considerado um dos mais importantes aliados de Mosley, Bernie Ecclestone fez questão de sair em defesa do presidente da FIA: "Acho difícil acreditar nisso. E, mesmo se for verdade, não é problema nosso o que Mosley faz no seu tempo livre", afirmou o chefão da FOM ao Daily Mirror. Por outro lado, personalidades como os ex-pilotos Martin Brundle e Stirling Moss, além de representantes de comunidades judaicas, cobraram hoje não só um pedido de desculpas de Mosley, mas a sua renúncia como presidente da FIA.

Certo, mesmo, é que o escândalo ainda deve ganhar novos capítulos nos próximos dias. Agora, é esperar pelo pronunciamento de Mosley, que continua dando dando artilharia aos seus adversários com este silêncio estranho e suspeito...


Mal iniciou sua nova fase na Renault, e Fernando Alonso já admite mudar de endereço no ano que vem. Falando à revista Sport Bild, o espanhol reconheceu que só vai escolher se continua na equipe francesa no decorrer desta temporada. "Ainda não está certo se vou permanecer na Renault em 2009, e não há uma data específica para que eu me decida. Por enquanto, tenho apenas uma certeza: não serei campeão neste ano", falou Alonso, com surpreendente honestidade.

Enquanto isso, a Auto Motor und Sport publicou hoje uma interessante reportagem especulando os valores dos salários dos pilotos da Fórmula 1. De acordo com os cálculos da revista, Fernando Alonso seria o mais bem pago, com uma remuneração de cerca de 28 milhões de dólares anuais. Logo na seqüência, viriam Kimi Raikkonen (US$22 mi) e Jenson Button (US$16 mi). Na ponta de baixo da tabela, estariam Adrian Sutil e Kazuki Nakajima, ambos com "apenas" US$ 1 milhão por ano.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma declaração do presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo. Ao Corriere dello Sport, o chefão da equipe vermelha garantiu: "A vaga de Felipe Massa não está em discussão. Temos a melhor dupla de pilotos do mundo na Ferrari. Agora, esperamos uma ótima corrida de Massa no Bahrein, após a sua bela performance na classificação da Malásia", disse Montezemolo.

Pelo visto, a Ferrari continua acreditando no potencial de Massa. Mas que o brasileiro fique esperto: mais alguns erros e a pressão pela sua saída pode se tornar insustentável.



Daniel Pedrosa venceu com facilidade o G.P. da Espanha da MotoGP, disputado no último domingo em Jerez de la Frontera. Mais empolgante do que a vitória do espanhol na categoria principal, porém, foi a disputa de Álvaro Bautista e Marco Simoncelli pelo triunfo na prova das 250cc. A poucas curvas do fim, Simoncelli se animou um pouco mais do que devia, e o resultado acabou sendo devastador para os dois. Vale a pena conferir:



Até mais!

Crédito das fotos:
Fernando Alonso e Felipe Massa - http://www.gpupdate.net/

domingo, 30 de março de 2008

Presidente da FIA envolvido em bizarro escândalo sexual

A dica é do blog Galáxia-F1, que pescou esta notícia no site do jornal News of the World. Conhecido como uma das publicações mais sensacionalistas do Reino Unido, o tablóide traz hoje uma reportagem que promete abalar o homem-forte da Federação Internacional de Automobilismo, Max Mosley. De acordo com o News of the World, Mosley teria sido flagrado num apartamento de Londres com cinco prostitutas, em cenas de sexo bizarras e chocantes.

Num vídeo divulgado pelo tablóide, o presidente da FIA - ou alguém muito parecido com ele - participa de várias sessões sado-masoquistas, chegando a ficar algemado num banco enquanto recebe golpes de cinto de uma das prostitutas. Pior ainda acontece logo depois, quando o suposto Mosley "espanca" uma mulher que usa uma fantasia de prisioneira de Auschwitz, ao mesmo tempo em que grita palavras em alemão. As demais prostitutas assistem à cena vestidas num uniforme nazista.

Chefão da FIA desde 1991, Mosley sempre tentou esconder o passado de sua família, que teria colaborado com o regime de Adolf Hitler durante a década de 30. Ainda é muito cedo para acreditar na reportagem do News of The World, talvez o tablóide de pior credibilidade na sensacionalista imprensa britânica. E também não há a mínima garantia de que o homem que aparece no vídeo é realmente Mosley.

Mas que parece, parece...


Vitória tranqüila de Daniel Pedrosa no Grande Prêmio da Espanha da MotoGP, disputado hoje de manhã em Jerez de la Frontera. Correndo em casa, o piloto da Honda derrotou até com certa facilidade seu grande rival Jorge Lorenzo, que precisou se contentar com o terceiro posto. Entre eles, Valentino Rossi conseguiu um promissor segundo lugar, provando que pode brigar pelo título deste ano. O atual campeão Casey Stoner teve um dia para esquecer, saindo da pista duas vezes e terminando apenas em 11º.

Na Argentina, Sebastien Loeb confirmou seu favoritismo e venceu com enorme facilidade a quarta etapa da temporada 2008 do Mundial de Rally. O tetracampeão aproveitou-se dos problemas de seus principais concorrentes e terminou com uma confortável vantagem de dois minutos de meio para o segundo colocado, Chris Atkinson. Agora, Loeb comanda o campeonato com 30 pontos, contra 25 do vice-líder Mikko Hirvonen. Em condições normais, o francês realmente não tem adversários.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar a primeira participação de Michael Schumacher numa corrida oficial desde a sua aposentadoria da Fórmula 1. Correndo numa prova de motos no circuito de Misano, na Itália, o alemão fez a segunda melhor volta e finalizou na quarta posição. "É apenas um hobby", garantiu a assessora de imprensa de Schumi, Sabine Kehm.

Em se tratando de Schumacher, porém, é melhor não duvidar de nada...


O vídeo do dia é uma dica do amigo Guilherme, sempre presente nos comentários do Blog. Trata-se do acidente que tirou Tony Kanaan da etapa de Homestead da Fórmula Indy, que abriu ontem a temporada 2008 da categoria. O baiano liderava a oito voltas do fim, quando o estreante Ernesto Viso rodou bem à sua frente. Tony ainda tentou desviar, atravessando o carro de lado no meio da curva. Infelizmente, não deu para evitar o choque:


Até a próxima!

Crédito das fotos:
Daniel Pedrosa - www.gpupdate.net
Michael Schumacher - www.globoesporte.com/motor