Fernando Alonso não dá nenhuma declaração à imprensa desde o início de novembro, quando anunciou seu desligamento da McLaren. Desde então, o bicampeão entrou de férias, mas continua dominando tranqüilamente o noticiário da Fórmula 1. Mérito principal, é claro, da imprensa espanhola, que a cada dia perde um pouquinho mais da sua credibilidade.
Vamos tomar o dia de hoje como exemplo. Construindo suas reportagens somente com suposições, os diários As e Marca traçam dois panoramas bastante diferentes para Alonso. Na verdade, porém, as duas matérias são muito semelhantes: ambas não passam de mera especulação. Como jornal é vendido todo dia, os "especialistas" precisam escrever sobre alguma coisa.
A tese do As é a seguinte: Fernando Alonso está começando a ceder na exigência de um contrato longo, que emperrou suas negociações com a Renault, e tem duas opções para 2008. Além da própria Renault, a Toyota também seria candidata a contar com o bicampeão. Tirando o delírio de indicar o time nipônico como interessado no espanhol - a Toyota já assinou com Timo Glock e Jarno Trulli, lembram-se? - a reportagem do As até faz algum sentido.
Afinal, não seria surpresa alguma se Alonso desistisse do contrato curto, que ele tanto deseja. Nessa altura, o espanhol não tem outra escolha mesmo. Mas aí vem a pergunta: será que tudo não passa de um tremendo chute do jornalista do As? Qual foi a fonte usada para produzir a matéria? Nenhuma, certamente. Talvez, a tese central da reportagem não seja mais do que a opinião pessoal do "especialista"...
O mesmo pode-se afirmar do Marca. Só que, nesse caso, a aposta é diferente e ainda mais mirabolante: Fernando Alonso não descarta a Renault, mas está perto da Red Bull. Sim, logo da Red Bull, a equipe que negou interesse no bicampeão há apenas alguns dias! Pelo visto, o time das bebidinhas vai precisar se pronunciar de novo. Caso contrário, corre risco dos jornais interpretarem o silêncio da maneira errada.
A novela "Para onde vai Fernando Alonso?" já encheu. Durante mais um tempo, porém, ela vai continuar rendendo. Na última semana, o empresário do bicampeão, Luis Garcia Adab, garantiu que uma decisão seria tomada antes do Natal. Em cerca de vinte dias, portanto. Parece um prazo até curto. Mas, considerando o "apetite" dos jornais espanhóis, ainda dá tempo para que Alonso seja ligado à Super Aguri, Force India, Toro Rosso...
Não duvide que isso vá acontecer.
E, como no início de cada pré-temporada, a Toyota adota o famoso discurso do "agora vai". Dessa vez, o otimista é o alemão Timo Glock, recém-contratado como titular da equipe japonesa para 2008. Em suas palavras, "a Toyota tem todos os elementos para se tornar vencedora". Isso todo mundo já sabe: dinheiro e estrutura sobram no time vermelho e branco. Só falta competência...
De maneira oposta, a BMW deu uma bela demonstração de capacidade na última temporada da Fórmula 1. O vice-campeonato no Mundial de Construtores, aliás, surpreendeu até o alemão Nick Heidfeld, piloto principal da equipe. A declaração de Heidfeld é até engraçada: "Nunca esperei que fizéssemos tanto sucesso. Foi uma grata surpresa derrotar a Renault". Em 2008, porém, a tarefa da BMW é ainda mais difícil.
Afinal, uma vitória é o mínimo que se espera da equipe alemã. Será que a BMW chega lá? Por enquanto, é cedo demais para dizer. Mas o time de Mario Theissen já vai se preparando para a próxima temporada. Nos ensaios de Jerez, daqui a alguns dias, a BMW deve avaliar o espanhol Javier Villa e o estoniano Marko Asmer, candidatos ao cargo de piloto de testes. O escolhido será fundamental no processo de desenvolvimento da equipe.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar o casamento de Felipe Massa com a empresária Raffaela Bassi, que aconteceu ontem, em São Paulo. Um episódio lamentável, porém, roubou um pouco dos holofotes: uma suposta agressão de Rubens Barrichello a um cinegrafista da RedeTV, que teria empurrado a mulher de Rubinho. Difícil julgar o que realmente aconteceu.
Mas, para alguém que já sofreu com todo tipo de provocação, não parece que Rubinho perderia a cabeça assim com qualquer coisa.
Os veteranos Andreas Mattheis/Xandy Negrão saíram na frente na rodada dupla de São Paulo da GT3 Brasil, que decide o título da temporada inaugural da categoria. Pilotando um Dodge Viper, Mattheis/Negrão cravaram hoje as duas poles para as baterias deste domingo. Ao mesmo tempo, Paulo Bonifácio/Luciano Burti, com um Lamborghini Gallardo, repetiram a segunda posição em ambos os treinos classificatórios.
Na primeira classificação, Mattheis/Negrão viraram 1:36.386s, superando Bonifácio/Burti em quase sete décimos. Em terceiro, vêm Guto Negrão/Renato Casagrande, em outro Dodge Viper. A seguir, completando so cinco primeiros, aparecem duas duplas com Ferrari 430: Rafael Derani/Alencar Jr. e Giuliano Losacco/Renato Cattalini.
Algumas horas depois, os carros voltaram à pista para o segundo ensaio classificatório. Dessa vez, Mattheis/Negrão melhoraram seu tempo em dois décimos, mais uma vez deixando Bonifácio/Burti para trás. Na seqüência, fechando o grupo dos líderes, Carlos Crespo/Roberto Moreno, Walter Derani/Cláudio Ricci e Losacco/Cattalini formam um esquadrão de Ferrari 430.
Líderes do campeonato com 63 pontos, Andreas Mattheis/Xandy Negrão são a aposta do Blog para o título da temporada 2007 da GT3 Brasil. A solitária ameaça para a dupla de veteranos é Paulo Bonifácio, que soma 57. Vale lembrar que, até a última etapa, Boni corria com Alceu Feldmann, mas desmanchou a parceria antes da rodada dupla de São Paulo.
Aproveitando o clima das 500 milhas da Granja Viana, o vídeo do dia é um compacto de dez minutos da prova do ano passado, que terminou com a vitórias dos azarões da MG Polipetro/BV Financeira. A largada para a corrida deste ano, aliás, é daqui a pouco, à meia-noite de sábado para domingo. Se você ainda não sabe se vale a pena ficar acordado, dê uma conferida no vídeo. Sua dúvida vai desaparecer rapidinho:
Crédito das fotos:
Fernando Alonso, Timo Glock e Javier Villa - http://www.motorsport.com/
GT3 Brasil - http://www.gt3.com.br/