sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Resumo da sexta-feira

Assim como no ano passado, deu zebra na classificação das 500 milhas da Granja Viana. Desbancando os favoritos, a equipe Win Brasil - formada por André Nicastro, Mario Romancini, Felipe Lapenna, Sergio Jimenez, Pedro Rodrigues, Beto Monteiro e Galid Osman - marcou hoje a pole position para a prova. Dos nomes conhecidos, o melhor colocado é Felipe Massa, que larga em terceiro, ao lado de João Paulo Bertucelli e Ruben Carrapatoso.

Com Nicastro pilotando, a Win Brasil foi a única equipe a virar na casa de 56 segundos. Em segundo, veio a Targh500/Dolly, liderada por Pedro Gomes, da Stock Car. Felipe Massa colocou seu time em terceiro no grid, enquanto os demais favoritos ficaram mais para trás. Nelsinho Piquet, que corre em duas equipes diferentes, sai de sexto e oitavo. Por sua vez, o forte trio formado por Christian Fittipaldi/Vitor Meira/Mario Haberfeld aparece em 12º.

Os hexacampeões Rubens Barrichello e Tony Kanaan - outros que estão inscritos em mais de um time - não passaram de 13º e 15º. Apesar disso, o Blog continua apostando nos dois para a vitória. Agora, a turma reunida na Granja Viana dá uma parada nas atividades de pista para comparecer ao casamento de Felipe Massa, marcado para a noite desta sexta. A largada das 500 milhas da Granja Viana será à meia-noite de sábado para domingo, com transmissão da Band.

Enquanto isso, a GT3 Brasil realizou hoje os primeros treinos livres da rodada dupla de Interlagos, que encerra a temporada 2007 da categoria. Correndo em parceria com Luciano Burti, num Lamborghini Gallardo, Paulo Bonifácio foi o mais rápido do dia. Ele superou as Ferrari F430 de Renato Cattalini/Giuliano Losacco e Carlos Crespo/Roberto Moreno, que vieram logo a seguir.

Rival de Bonifácio na luta pelo título, a dupla Andreas Mattheis/Xandy Negrão finalizou em quarto, com seu Dodge Viper. Na seqüência, completando os cinco primeiros, apareceram Alencar Jr./Rafael Derani, de Ferrari 430. Amanhã, a GT3 volta à pista para definir os grids de largada para as provas de domingo, que decidem o campeão da temporada inaugural da categoria.

Após correr o campeonato inteiro em dupla com Alceu Feldmann, Paulo Bonifácio desfez a parceria e disputa sozinho o título contra Andreas Mattheis/Xandy Negrão. Por enquanto, a vantagem é dos pilotos do Dodge Viper, que somam 63 pontos. Boni, porém, está logo atrás, com 57. Pelo visto, seu Lamborghini Gallardo parece mais rápido do que o Viper de Mattheis/Negrão.

O problema é que o Gallardo não inspira tanta confiança quanto o Viper. Se sofrer uma quebra, Boni entrega o título de bandeja para os veteranos Mattheis/Negrão.


Nem Sebastien Loeb e nem Marcus Grönholm. No primeiro dia do Rally da Grã-Bretanha - o última da temporada 2007 do Mundial de Rally - quem terminou em primeiro na tabela de tempos foi Mikko Hirvonen, o grande coadjuvante do ano. Fora da briga pelo título, Hirvonen superou os protagonistas Grönholm e Loeb para liderar a sexta-feira com tranqüilidade.

No total, sua vantagem chegou a 39 segundos, uma eternidade para um dia apenas de competição. Precisando vencer e torcer para que Loeb não passe de quinto, Grönholm fechou o dia na segunda posição e viu suas esperanças de título diminuírem ainda mais. Isso porque Loeb manteve-se num seguro terceiro lugar, sem dar mostras de ceder à pressão.

Ao que parece, o campeonato está nas mãos do francês da Citröen. Se não cometer nenhum erro grave, Loeb deve confirmar o título sem maiores dificuldades. Por enquanto, sua distância para o quarto colocado no Rally da Grã-Bretanha, o norueguês Petter Solberg, já é de quase quarenta segundos. E, pelos próximos dois dias de atividades, só tende a aumentar.

Atrás de Solberg, o espanhol Daniel Sordo vem numa solitária quinta posição, longe de ser incomodado pelo inglês Matthew Wilson, o sexto. Logo a seguir, completando a zona de pontuação, aparecem o australiano Chris Atkinson e o austríaco Manfred Stohl. O Rally da Grã-Bretanha continua amanhã e termina no domingo, quando será finalmente conhecido o campeão da temporada 2007 do Mundial de Rally.


O noticiário da Fórmula 1 foi bastante sem-graça nesta sexta. De relevante, apenas, a resposta que Giancarlo Fisichella deu a Bernie Ecclestone, após ter sido duramente criticado pelo chefão da FOM ao longo da semana. Em comunicado distribuído à imprensa, o italiano garantiu: "Ainda posso ser competitivo". A Fisichella, porém, parece ter restado apenas uma opção para 2008: a Force India. E no time indiano, convenhamos, nem Michael Schumacher faria milagre...

Além disso, vale registrar uma reportagem do jornal Marca que cogita o espanhol Javier Villa como piloto de testes da BMW para o ano que vem. Sexto colocado na GP2 em 2007, Villa é um novato de bastante potencial, mas enfrenta uma dura concorrência pela vaga. Além dele, Niko Hulkenberg e Christian Vietoris - ambos alemães como a BMW - e o holandês Robert Doornbos também são candidatos declarados ao cargo.

Enquanto isso, a Audi anunciou a renovação dos contratos de seus principais pilotos para a próxima temporada da DTM. Atual campeão da categoria, o sueco Mattias Esktröm segue com a montadora de Ingolstadt, juntamente com os alemães Martin Tomczky e Timo Scheider e o dinamarquês Tom Kristensen. No mesmo comunidado, aliás, a Audi ressalta a vontade de continuar em "competições que mantenham estreita ligação com carros de rua". Fórmula 1, portanto, parece fora de questão.

Por fim, é preciso mencionar que outro time de futebol brasileiro deseja se aventurar no automobilismo. Após o Flamengo confirmar participação na recém-criada Fórmula Superliga, o São Paulo manifestou interesse em ligar sua marca à Stock Car. Pelo visto, o plano é renomear uma equipe da categoria com o nome do clube. Por enquanto, Felipe Maluhy e Tarso Marques são os pilotos cotados para comandar a empreitada.

Será que vai virar moda? Bem que o meu querido Fluminense poderia fazer o mesmo. Piloto "nós" já temos: o bicampeão Cacá Bueno...


O vídeo do dia é uma pequena homenagem a Cristiano da Matta. Afastado das pistas desde agosto do ano passado - quando sofreu um acidente quase fatal num teste privado da ChampCar - o mineiro foi oficialmente liberado pelos médicos para voltar a correr. Para comemorar a notícia, divulgada nos últimos dias, as imagens a seguir mostram cenas de Cristiano plenamente recuperado, já dando entrevistas e até tocando violão:



Neste sábado, o Blog volta comentando as atividades das 500 milhas da Granja Viana, da GT3 Brasil e do Mundial de Rally, além das principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
André Nicastro - http://www.grandepremio.com.br/ (créditos para o fotógrafo Miguel Costa Jr., daagência MF2)
Paulo Bonifácio - http://www.gt3.com.br/

5 comentários:

Anônimo disse...

Ué mas tem 3a. divisão pro Cacá correr com o Flu??? Só se for na Stock Junior então!!!!

Não pude resistir Gustavo desculpe rs...

Abs

Blog F1 Grand Prix disse...

Maurício,

Duas horas depois do post e já veio sua provocação? Você foi mais rápido dessa vez hein hehehe.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Priscilla Bar disse...

1ºA resposta do Fisichella foi o melhor dessa semana,diria até do mês de Novembro.hahah

2ºLiga ñ Gustavo,é dor de cotovelo de "framenguista" pq sabe q onde quer q corressemos eles seriam nossos fregueses,como sempre,em tudo,assim q deixa eles,vao passar vergonha mais uma vez.Ñ cansam...só espero q nao tenham ajudinhas como sempre também..heheh

Tudo na paz hein Maurício...hihi

Saudaçoes Tricolores

Anônimo disse...

Rapaz, postei esse video do Da Matta há tempos no youtube. Baixei uma parte da corrida, editei e joguei lá. Nunca pensei que fosse tão grande sua repercussão.

Anônimo disse...

Complicado é o cara se casar e ir correr de kart...

O Fisichella já pode tentar uma vaga de humorista para 2008, pelo menos nisso eu concordo com o Ecclestone.

Que o Cristiano tenha toda a sorte do mundo no retorno dele às pistas.

Abraço,
Nelson