segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Sutil: "Vou permanecer na Force India"

A ferrenha batalha pelas duas vagas abertas na Force India - praticamente, as únicas que restaram para a Fórmula 1 no ano que vem - está para ficar ainda mais apertada. O time do empresário indiano Vijay Mallya, que comprou a Spyker no fim da última temporada, ainda não anunciou seus pilotos para 2008. Um dos cockpits, porém, parece destinado ao alemão Adrian Sutil.

"Tenho um contrato válido com a Force India para a próxima temporada, e não procuro vaga em mais nenhum lugar", disse Sutil (à esquerda) durante uma cerimônia de premiação do ADAC - o maior clube automobilístico da Europa - realizada neste domingo. O piloto alemão, que chegou a ser cogitado na Toyota e na McLaren, realmente assinou um compromisso de vários anos com a Spyker no fim do ano passado.

A equipe holandesa passou a se chamar Force India, mas o contrato continua valendo da mesma maneira. Nessa altura, parece extremamente improvável que o time indiano vá tentar quebrar o acordo com Sutil para contratar algum outro piloto. Não precisa. O rápido e promissor alemão já seria, de qualquer maneira, uma das melhores escolhas que a Force India poderia fazer. Agora, resta saber quem será o companheiro de Sutil na próxima temporada.

Os testes de Jerez, na primeira semana de dezembro, devem definir a questão. Vale lembrar que Sutil estava escalado na Force India para os ensaios do circuito espanhol, mas foi retirado da lista há poucos dias. Mais uma prova de que o seu lugar na equipe já está garantido. A dúvida sobre o seu futuro parceiro continua, mas Sutil fez questão de revelar a sua preferência pessoal.

"Acho que a escolha deveria ficar entre Christian Klien e Vitantonio Liuzzi. Os dois fizeram um ótimo trabalho nos testes de Barcelona e merecem um lugar na Fórmula 1, ao contrário daqueles que têm apenas dinheiro", falou Sutil. Uma declaração que mostra um pouco da personalidade do alemão: pelo visto, Sutil não vê muito valor em ganhar de companheiros fracos e endinheirados, como foi o japonês Sakon Yamamoto em 2007.

Além de Klien e Liuzzi, a lista de candidatos à única vaga restante na Force India também inclui vários outros nomes, como Giedo van der Garde, Roldán Rodríguez, Franck Montagny e os veteranos Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher. A maioria deles deve testar pelo time indiano antes do dia 5 de dezembro, data prometida pela Force India para o anúncio de seu futuros pilotos. Só resta esperar e... tentar acertar o palpite, é claro.

Lá vai o meu: a Force India alinha com Adrian Sutil e Christian Klien em 2008. Podem anotar.

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

8 comentários:

Anônimo disse...

Seja quem for, vai ficar andando sozinho lá atras. Não tem jeito, esse carro da FI é muito lento, nada mais do que uma adaptação da Spyker. Tenho pena do Sutil, ele merecia muito mais, na Toyota deveria fazer um trabalho melhor do que o Glock. Mas sei la é escolha dele então tudo bem.

Fabio disse...

Sem dúvidas a melhor companheira para Sutil na temporada 2008 será a chuva.

Numa época de novatos em destaque até parece ruim o Sutil permancer na Force India, bom que ele tem a calma para entender que isso não é verdade. Como você destacou, o negócio é ter um companheiro de equipe razoável pra servir de paradigma, só, porque esse carro não vai andar.

Abraço!

Anônimo disse...

Os 2 amigos de cima já disseram tudo sobre o assunto.

Só acho que o título deveria ser em tom de desânimo: "É, vou permanecer na Force India... por mais uma temporada".

Abraços!

Anônimo disse...

Acho que nossas previsões foram por água abaixo hein....rs

robalo disse...

Acredito que a vaga do Sutil, na Force India, em 2008, está mais do que certa. Mas o piloto alemão está nessa equipe certamente por falta de oportunidade melhor, pois talento e potencial ele tem tem para estar em time maior. Entretanto, a Force India continuará sendo a mesma coisa, não oferecerá ao jovem piloto oportunidade de mostrar nada. Ele vai ficar andando na rabada... O empresário Mallya não tem cara de quem está entrando no ramo para ficar. Talvez o seu interesse maior seja o espaço para marketing que a categoria oferece. Quanto à segunda vaga, acredito que a escuderia vai dar preferência a um piloto mais experiente, em fim de carreira (doido pra continuar correndo), que poderá ajudar no desenvolvimento do carro, e cujo preço do contrato não comprometerá tanto o orçamento. Dentro dessa hipótese, temos no mercado o Físico e o Ralf, que já estão praticamente sem equipe para 2008. Ao meu ver, colocar dois pilotos inexperientes em uma equipe pequena parece ser muito arriscado... Vejamos o que vai acontecer...!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Marcos: Sua primeira frase diz tudo: seja quem for, não vai fugir da rabeira do pelotão.

Fábio: Para a Force India chegar perto dos pontos, só chovendo mesmo...

Guilherme: O Sutil vai ficar na Force India em 2008 mas, se repetir o desempenho deste ano, tem tudo para alinhar numa boa equipe em 2009. De qualquer maneira, permanecer mais uma temporada na Force India é realmente muito desanimador.

Robalo: Muito bom o seu comentário. Só não apostei em Ralf ou Fisichella porque Klien parece muito determinado a conseguir a vaga. Veja só: ele estava garantido como piloto de testes da Honda para 2008, mas pediu desligamento para tentar um acerto com a Force India. Para mim, o austríaco não abandonaria o cargo na Honda a não ser que tivesse uma boa chance de ser o escolhido pela Force India. Na semana que vem saberamos se a estratégia de Klien deu certo!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Faz isso naum Sutil, faz isso naum...e torço pro Liuzzi soh pra ele naum ficar sem vaga...

robalo disse...

Anotei o seu palpite, kamarada. Está anotadinho. Se vc estiver errado, vou pegar no seu pé, pode ter certeza... Rsss
Abç!