quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Pedro de la Rosa volta a entrar na briga pela segunda vaga da McLaren

Embora o finlandês Heikki Kovalainen continue sendo considerado o grande favorito na briga pela vaga disponível na McLaren, a disputa ainda está longe de terminar. Nesta quinta, o chefe do time prateado, Ron Dennis, concedeu uma longa entrevista ao jornal colombiano El Tiempo, e deu a entender que o piloto de testes da equipe, o espanhol Pedro de la Rosa, também tem chances.

"Não definimos nada e não temos pressa. O escolhido pode ser de la Rosa, mas nós temos muitas opções", falou Dennis. Pelo que vem sendo dito até agora, o mais provável é que a McLaren espere até janeiro para anunciar o companheiro de Lewis Hamilton. Sem espaço na Renault com a iminente chegada de Fernando Alonso, Heikki Kovalainen era o nome mais cogitado pela vaga, mas Pedro de la Rosa ainda pode surpreender.

Na internet, os fãs do espanhol já conseguiram juntar mais de oito mil assinaturas num abaixo-assinado pela sua contratação como titular da McLaren. É extremamente improvável que Ron Dennis vá sentir-se sensibilizado pela ação. Mesmo assim, o apoio dos torcedores é uma amostra do prestígio de Pedro de la Rosa. Ao contrário do que pensam alguns, o espanhol não é nenhuma "mosca morta".

A McLaren, aliás, também apareceu na imprensa hoje por conta de uma entrevista do todo-poderoso Bernie Ecclestone à revista alemã Auto Motor und Sport. De acordo com o presidente da FOM, existe, sim, a possibilidade da McLaren iniciar a próxima temporada da Fórmula 1 com uma penalização de pontos. Para que isso acontecesse, teria que ficar provado que o desenho do novo carro do time prateado é "inspirado" no da Ferrari.

"Espero que não, mas pode ocorrer", disse singelamente Ecclestone, sem se alongar muito no assunto. Na verdade, a inspeção que a FIA já está fazendo no modelo 2008 da McLaren dificilmente vai apontar alguma irregularidade. O objetivo principal, para a maioria dos especialistas, é criar um constrangimento para a equipe inglesa, como forma de "punir" a McLaren por todos os episódios extra-pista da última temporada.

Além de comentar a situação do time de Ron Dennis, Ecclestone também falou sobre o calendário da Fórmula 1: "Considero 18 um bom número de provas. Correríamos na Índia, e provavelmente também na Coréia do Sul e na Rússia. Sobre o ano que vem, penso que um G.P. à noite em Cingapura seria fantástico. E em Valência também, já que a pista é fantástica."

Cheio de planos, esse Ecclestone. Ainda bem que o Brasil, quietinho, quietinho, conseguir manter sua corrida a salvo no calendário...


A Force India anunciou hoje sua "seleção" para os testes coletivos de Jerez de la Frontera, marcados para os dias 4 a 7 de dezembro. Com duas vagas ainda em aberto, o time indiano é praticamente a última chance daqueles que ainda não têm um cockpit para o ano que vem. O alemão Adrian Sutil é um desfalque importante na "escalação". Pelo visto, porém, ele já está mesmo garantido para 2008.

Os outros vão ter de suar. Segue aí a lista dos sete "convocados": Christien Klien, Vitantonio Liuzzi, Franck Montagny, Giedo van der Garde e Roldán Rodriguez, além dos veteranos Ralf Schumacher e Giancarlo Fisichella. Nessa briga acirrada, meu chute é que Klien leva a melhor. Mas nada está definido ainda. Certo, mesmo, é que a Force India anuncia seus pilotos logo após os testes de Jerez, provavelmente numa coletiva de imprensa em Mônaco.

Também hoje, o jornal Bild divulgou o cronograma da Ferrari para os ensaios de Jerez. No geral, apenas uma grande surpresa: Michael Schumacher e Kimi Raikkonen não vão mais andar juntos, como havia sido programado antes. Agora, o finlandês vai trabalhar nos dois primeiros dias de atividades, enquanto o alemão só entra na pista nos dois últimos. O piloto de testes da Ferrari, Marc Gené, deve acompanhar Raikkonen. Por outro lado, o parceiro de Schumi não foi confirmado.

Tudo leva a crer, portanto, que a Ferrari temeu um confronto entre Raikkonen e Schumacher. Se o heptacampeão batesse o finlandês, como fez com Massa há algumas semanas em Barcelona, o mal-estar na equipe vermelha seria muito grande. Melhor convocar o esforçado Luca Badoer, eterno piloto de testes da Ferrari. Provavelmente, será o italiano o parceiro de Schumacher nos testes de Jerez.

Na disputa entre os dois, Schumi ganha de olhos fechados...


O alerta é do Speeder, que escreve o excelente Continental Circus: perto de ser colocado à venda pelo governo português, o histórico Autódromo do Estoril pode ser virar alvo de especulação imobiliária e deixar de existir nos próximos anos. Ao que parece, a ameaça é real, embora encontre forte resistência na Câmara Municipal de Cascais, onde fica localizada a pista.

Indignado com a possibilidade de ver o autódromo desaparecer, um vereador resolveu colocar um abaixo-assinado na Internet contra a venda do Estoril. Segundo foi divulgado, são necessárias quatro mil assinaturas para que a questão seja levada à Assembléia Nacional. Em apenas alguns dias, a contagem já está na casa de 3300. Se você estiver interessado em inserir o seu nome, clique aqui.

Enquanto isso, a MotoGP realizou mais uma dia de testes em Jerez de la Frontera. O mais rápido desta quarta foi Daniel Pedrosa, da Honda. Na seqüência, vieram o italiano Valentino Rossi, da Yamaha, e o japonês Shinji Nakano, da Honda Gresini. A principal notícia do dia, porém, foi a queda do atual campeão Casey Stoner, que vinha dominando os ensaios de pré-temporada. O australiano machucou o ombro e deve ser poupado das atividades de amanhã.

Por fim, vale mencionar a vitória do brasileiro Helio Castroneves no "Dancing with de Stars", programa de enorme sucesso na televisão norte-americana. Em dupla com a dançarina profissional Julianne Hough, Helinho derrotou a cantora Mel B, das Spice Girls, nos votos do público e na opinião dos jurados. A participação no concurso, aliás, custou o noivado de Helinho.

Pelo visto, ele e Julianne - sua parceira na competição - ficaram "amigos" demais.



O vídeo do dia é uma espetacular dica do amigo Speeder, do Continental Circus. As imagens a seguir são divididas em duas partes: na primeira, é feita uma sensacional edição com cenas da temporada 2007 do Mundial de Rally, com destaque especial para os dois protagonistas do ano: Sebastien Loeb e Marcus Grönholm. Depois, o vídeo passa a mostrar filmes antigos e belíssimos do tradicional Rally da Grã-Bretanha, marcado para o próximo domingo. Conferida obrigatória:



Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número oito da lista dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!


Crédito das fotos:
Estoril - http://www.continentalcircus.blogsport.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

De la Rosa é um piloto franquíssimo. Pode até ter torcida no seu pais mas no orkut até o Ricardo Rosset tem comunidade, você acredita? Acho uma babaquice tido o que o Alonso está fazendo na Renault, já passou da hora da Renault der um pé na bunda dessa espanhol folgado e decidir logo sua vaga. Assim o Nelsinho estaria livre para correr ao lado do Kovalainen e a Mclaren iria anunciar algum piloto bom mas desconhecido, tipo Hamilton ano passado, que pode ser um dos caras da Mercedes na dtm, Spengler ou di Resta. Seria muito mais legal do que esse sem graça do de la Rosa que em 2005 substituindo o Montoyucho já mostrou que já não é lá grandes coisas.

Anônimo disse...

Eu continuo com meu "palpite" principal: Kova na Mclaren com tio Ron e Alonso na Renault. Não acho que muda, isso tudo aí é lenga-lenga de imprensa que não tem nada a falar. Em duas semans depois que o outro caso de espionagem for julgado termina tudo, pode apostar.

robalo disse...

Olá !!!
Bom, é o seguinte:

De La Rosa: não boto fé nesse piloto. A Mclaren quer realmente um 2º piloto, experiente, mas que tenha, ao mesmo tempo, condições de disputar vitórias com pilotos de equipes rivais. Essa capacidade eu não vejo no espanhol. Não consigo vê-lo vencendo, em condições normais, de pilotos como Kimi, Massa, Hamilton ou Alonso, ou de outros jovens pilotos que ora estão surgindo, caso tenham carros vencedores nas mãos. Acho que o espanhol não será promovido...

Force India: acho que na hora "h" vai prevalecer a experiência e a amizade entre Ralf e o empresário Vijay Mallya. Mas tudo vai depender do real interesse do empresário em estar participando da F1. Se ele veio para ficar, certamente vai optar por um 2º piloto mais experiente, a fim de desenvolver o carro. Caso contrário, vai optar por outro piloto jovem, se preocupando muito mais com o show e o marketing.

Ferrari e os testes em Jerez: a escuderia fez muito bem em não colocar o Schumy para treinar no mesmo dia em que o Kimi está escalado. Certamente foi para proteger o homem de gelo, pois, com relação ao Schumy, em caso de mau desempenho, existiria sempre a possibilidade de se alegar a aposentadoria e falta de forma do piloto. Com relação ao Kimi, não haveria desculpas...

Autódromo de Estoril: pelos menos lá 4.000 assinaturas bastam para que o caso seja levado à Assembléia Nacional. Aqui, talvez, fossem necessárias umas 400.000 assinaturas. Ou mais...

Hélio Castroneves: vi o vídeo... Ficou muito show!! Li em algum lugar que o noivado do piloto, em função do seu sucesso como dançarino, foi pro espaço...!!

Vídeo postado: muito show!!!

É isso aí...

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

André: Também não apóio o de la Rosa nessa batalha pela segunda vaga da McLaren. Tem muita gente melhor do que ele...

Caio: Meu palpite é igualzinho: Kovalainen na McLaren e Alonso na Renault. Vamos ver se a gente acerta.

Robalo: Primeiramente, valeu mesmo pela participação! Não é todo dia que recebo em comentário tão elaborado hehehe! Estou com você na questão do de la Rosa: não acho ele bom o suficiente e torço para que a McLaren escolha outro piloto. Na Force India, aposto no Klien como parceiro do Sutil porque o austríaco abandonou um posto tranqüilo de piloto de testes da Honda só para tentar a vaga. Não acho que ele faria isso se não tivesse, ao menos, boas chances de ser o escolhido. Sobre os testes da Ferrari: se eu fosse dirigente, não colocava Kimi e Schumi juntos. Mas bem que eu queria ver como seria o duelo! E, para terminar, lutar por uma causa semelhante aqui no Brasil é mesmo muito mais difícil. A batalha por Jacarepaguá, por exemplo, foi perdida para as imobiliárias...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho