(Só relembrando: por motivos pessoais, já explicados aqui, o Blog está sendo atualizado num ritmo mais lento ao longo deste fim de semana. A todos deixaram seus comentários por aqui e aos amigos blogueiros, minhas desculpas pela ausência e falta de atenção!. Na segunda, tudo volta ao normal).
Pelo visto, a primeira impressão estava errada. Contrariando a expectativa da maioria dos especialistas, o novo caso de espionagem pode ser bem mais grave do que o anterior. Neste sábado, uma matéria do jornal Daily Telegraph fala que o chefão da Formula One Manegement (FOM), Bernie Ecclestone, convocou as equipes para uma "reunião de emergência", realizada ontem em Londres.
De acordo com a reportagem, apenas McLaren, Ferrari e Renault - os times envolvidos nos escândalos - não estiveram no encontro. O objetivo de Ecclestone, nas palavras do Daily Telegraph, seria "esclarecer a natureza e alcance total da espionagem na Fórmula 1 e cortar o mal pela raíz". Logo depois, o jornal sublinha que "o novo caso é potencialmente pior do que o 'Stepneygate' ".
Ao que parece, a condição da Renault poderia ser muito grave porque a equipe teria portado as informações secretas da McLaren durante muito tempo, e os dados conteriam os segredos do time prateado de forma detalhada. Ainda segundo o Daily Telegraph, funcionários do alto escalão da escuderia francesa, incluindo "desenhista-chefe, chefe de pesquisa e desenvolvimento e chefe de performance" teriam tido conhecimento dos fatos antes da denúncia.
Para piorar ainda mais a situação da Renault, o site Autosport reportou hoje que um total de quinze engenheiros do time de Flavio Briatore estariam envolvidos no escândalo. Levando em conta a reportagem, todos esses funcionários reconheceram ter ciência dos dados da McLaren ao assinarem um documento por escrito, que teria sido encaminhado à FIA.
Por enquanto, ainda é difícil prever o destino do novo imbróglio de espionagem. A princípio, a única certeza é que o assunto será discutido na próxima reunião do Conselho Mundial da FIA, no dia 6 de dezembro. Considerando o desempenho abaixo do esperado da Renault na última temporada e o estreito relacionamento entre Flavio Briatore e Bernie Ecclestone, uma punição parecia improvável.
Parecia. Agora, a Renault vai precisar se explicar muito bem para evitar algum tipo de sanção.
No momento em que escrevo essas linhas, faltam pouco mais de duas horas para a largada da mais tradicional e importante prova do automobilismo brasileiro: a Mil Milhas Brasil. No treino de aquecimento de agora há pouco, a Peugeot confirmou seu domínio e voltou a liderar a tabela de classificação. Dessa vez, porém, quem ficou na frente foi a dupla Marc Gené/Nicolas Minassian.
Com um tempo de 1:27.734s - bem alto, por sinal - os dois superaram em um segundo e meio seus companheiros de equipe na Peugeot e detentores da pole position, Pedro Lamy/Stephane Sarrazin. Na seqüência, veio o trio da Pescarolo, Emmanuel Collard/Jean-Christophe Boullion/Harold Primat, com o time da Creation - Jamie Campbell/Felipe Ortiz/Stuart Hall - em quarto lugar.
Atrás do quarteto da LMP1, a maior surpresa do warm up apareceu logo a seguir. Batendo também os adversários da LMP2 e GT1, a equipe formada por Paul Daniels/Richard Westbrook/Bryce Washington/Allan Simonsen ficou em primeiro na GT2 e quinto no geral. Logo depois, em sexto, Michael Vergers/Karim Ojjeh/Juan Barazi lideraram a LMP1, enquanto os ponteiros da GT2, Olivier Beretta/Patrice Goueslard/Oliver Gavin, não passaram de 12º.
Em Interlagos, está em jogo o título da LMP1, a principal divisão da Le Mans Series. Pela primeira vez, a Mil Milhas Brasil conta pontos para a categoria, que classifica seus vencedores para a disputa da mítica 24 horas de Le Mans. Na LMP1, o campeonato está entre o time "A" da Peugeot (Lamy/Sarrazin), líderes com 36 pontos, e a equipe Pescarolo, que soma 34.
A largada da Mil Milhas está marcada para daqui a pouco, ao meio dia de Brasília, com transmissão da ESPN Brasil.
O "horário de fechamento" do Blog está precisando ser mais cedo neste fim de semana. Por isso, não vai dar tempo para postar aqui os resultados dos treinos classificatórios de ChampCar e Fórmula Truck. De qualquer maneira, fiquemos com o relato das atividades de sexta-feira e a expectativa pelas corridas de amanhã.
No histórico circuito Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, o tetracampeão antecipado e aposta do Blog, Sebastien Bourdais, cravou a pole provisória para a etapa deste domingo, que fecha a temporada da ChampCar. Nesta sexta, o francês foi apenas um décimo mais rápido do que Justin Wilson, o segundo colocado. A seguir, Will Power completou os três primeiros, enquanto Bruno Junqueira fechou em 11º.
Em Campo Grande, a Fórmula Truck abriu suas atividades para a prova de amanhã. Nos primeiros treinos livres, ontem, vantagem para o vice-líder do campeonato e palpite do Blog, Roberval Andrade. Ele liderou a tabela de tempos, com Renato Martins e Valmir Benevides não muito atrás. Por sua vez, Felipe Giaffone, que pode conquistar o título antecipadamente amanhã, foi quinto.
Enquanto isso, a Nascar já definiu seu grid de largada para a etapa de Phoenix, penúltima do calendário da categoria. Por apenas três milésimos de segundo, Carl Edwards marcou sua primeira pole no ano, superando Martin Truex Jr. e a aposta do Blog, Jeff Gordon, que vieram logo na seqüência. Líder do campeonato, Jimmie Johnson ficou em sexto, enquanto Juan Pablo Montoya sai de 14º.
Ao mesmo tempo, o tricampeão da IRL, Sam Hornish Jr., finalmente conseguiu passar pela classificação. Após falhar por seis vezes consecutivas, o piloto da equipe Penske enfim vai fazer sua estréia na Nascar, largando de 26º. Apenas uma posição atrás está o campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, enquanto outro ex-piloto de monopostos - Patrick Carpentier - fez o 24º tempo.
O vídeo do dia não é tão especial, mas vale como um pequeno divertimento. As imagens a seguir recordam cenas do Grande Prêmio de Mônaco de 2001, quando o brasileiro Enrique Bernoldi, da Arrows, segurou a bem mais rápida McLaren de David Coulthrad durante quase metade da corrida. O engraçado é o tal narrador holandês, que não se cansa de rir do sofrimento do pobre DC: