sábado, 3 de outubro de 2009

Vettel faz a pole e Suzuka não perdoa...

"Esse circuito não perdoa", foram as palavras do alemão Nico Rosberg sobre o treino classificatório do GP do Japão.

E não perdoa mesmo.

O piloto da Williams conseguiu manter seu carro na pista e foi recompensado com um bom sexto lugar. Mas Rosberg foi a exceção. A maior parte do grid teve um dia bem complicado em Suzuka.

Após a chuva de sexta-feira, o circuito ficou bem sujo e isso provavelmente contribuiu para o número excepcional de incidentes no treino classificatório.

Buemi (duas vezes), Alguersuari, Kovalainen e Glock encontraram o muro. Outros quatro pilotos - Barrichello, Button, Sutil, Alonso - foram penalisados por não obedecerem às bandeiras amarelas.

Isso sem falar nas punições técnicas, recebidas por Liuzzi e Webber, que vão largar nas duas últimas posições por precisarem trocar, respectivamente, o câmbio e o chassis inteiro do carro.

Quando a poeira baixou, Sebastian Vettel fez a pole.

O alemão da Red Bull já havia o mais rápido no "Q1" e no "Q2". Estabeleceu a melhor marca com certa folga e pinta como o grande nome à vitória no Japão.

Em segundo, Trulli mostrou força com a Toyota, que corre em casa neste fim de semana. O italiano é o típico piloto que não sabe aproveitar oportunidades direito, mas não pode ser descartado na briga por um pódio, ao menos.

Os maiores rivais de Vettel na disputa pela vitória são Hamilton e Raikkonen. O inglês, que vem de um triunfo em Cingapura, larga de terceiro. O finlandês, de quinto. Entre eles, ainda há o discreto Heidfeld.

Com a vantagem do "KERS", Hamilton e Raikkonen podem ganhar posições na largada e ameaçar Vettel. Mas o favoritismo ainda é do alemão.

Num dia recheado de acidentes, os protagonistas da temporada perderam terreno por causa de um erro bobo.

Tanto Barrichello quanto Button ignoraram as bandeiras amarelas e foram justamente punidos. Um deslize que poderia ter sido evitado pelos dois.

Agora, o brasileiro sai de nono. O inglês, de 11º. Cenário semelhante ao de Cingapura: com os dois longe das primeiras posições, Button vai se concentrar em marcar Rubinho. O importante para o líder do campeonato é minimizar o prejuízo e não deixar que a sua vantagem caia muito.

A largada para o GP do Japão está marcada para 2h. Não esqueça de botar o despertador.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Palpitão do Grande Prêmio do Japão

E Alonso finalmente assinou com a Ferrari...

O segredo mais mal guardado do mundo se revelou, enfim. Já estava na hora mesmo.

Em 2010, a Ferrari terá dois pilotos extremamente fortes. Com Alonso e Massa, a equipe italiana tem a dupla que considera ideal.

Mas, enquanto o ano que vem não chega, o espanhol continua na Renault e o brasileiro segue com sua recuperação no Brasil.

A temporada de 2010 será mesmo bem interessante. Entretanto, a Fórmula 1 se prepara agora é para o Grande Prêmio do Japão.

Afastado da categoria desde a decisiva prova de 2006 - que praticamente deu o título a Alonso após uma quebra de motor no carro de Schumacher - o circuito de Suzuka faz seu retorno ao calendário.

Sua combinação de curvas de média e alta velocidade é cada vez mais rara hoje em dia, mas ainda encontra semelhança em outras pistas - como Spa-Francorchamps e Silverstone, por exemplo.

E foi justamente no circuito inglês que Sebastian Vettel conquistou sua última vitória na temporada. O alemão e a Red Bull não vivem a melhor das fases, mas são a aposta do Blog para este fim de semana.

Vettel é quase carta fora do baralho na disputa pelo título. Apesar disso, mostrou evolução na corrida passada, em Cingapura, e não pode ser descartado na briga pela vitória em Suzuka.

Vencedor no circuito japonês em 2003, Rubens Barrichello é outro nome que aparece muito bem cotado. Ele seria a aposta do Blog - mas, como nunca acerto o palpite quando jogo minhas fichas em Rubinho, achei melhor não secar o brasileiro.

De qualquer maneira, a aposta é que Barrichello vai correr melhor em Suzuka do que Button, um piloto que jamais conquistou grandes resultados em solo japonês.

Falta tempo, falta inspiração, sobram sono e cansaço. Prometo que vou tentar cuidar melhor do Blog neste fim de semana, com análises um pouco mais aprofundadas.

Mas, por hora, ficamos apenas com o palpitão deste fim de semana:

Vitória: Sebastian Vettel
Pole Position: Sebastian Vettel
Melhor Volta: Mark Webber
Grid aleatório (16º lugar): Romain Grosjean
Tempo da pole: 1:42.450
Primeiro abandono: Jarno Trulli
Zona de pontuação:
1. Sebastian Vettel
2. Rubens Barrichello
3. Mark Webber
4. Lewis Hamilton
5. Jenson Button
6. Kimi Raikkonen
7. Timo Glock
8. Nico Rosberg

Os primeiros treinos estão rolando enquanto escrevo essas linhas. Prepare o despertador de sábado para domingo: a corrida acontece às 2h da madrugada.

domingo, 27 de setembro de 2009

Análise do Grande Prêmio - Cingapura/Marina Bay (27/09/2009)

Análise dos pilotos:

Lewis Hamilton. Impecável do início ao fim, venceu com uma performance perfeita. Nota 10
Timo Glock. Com garra, arrancou um resultado espetacular para o nível da Toyota. Nota 9
Fernando Alonso. Enfim, subiu ao pódio pela primeira vez na temporada. Nota 8
Sebastian Vettel. Vinha brigando pela vitória quando passou a velocidades nos boxes. Nota 7
Jenson Button. Sem brilhar, conquistou um ótimo resultado para o campeonato. Nota 6
Rubens Barrichello. Faltou um pouco mais de sorte para frear Button. Nota 5
Heikki Kovalainen. Largou de trás por azar e não conseguiu se recuperar muito. Nota 6
Robert Kubica. Fez o possível com o carro da BMW e salvou um pontinho. Nota 7
Kazuki Nakajima. Lento como de costume, ainda chegou perto dos pontos. Nota 5
Kimi Raikkonen. Com um equipamento instável, caiu bastante de rendimento. Nota 4
Nico Rosberg. A bobagem na saída dos boxes custou um pódio quase certo. Nota 3
Jarno Trulli. Muito abaixo de Glock, teve um fim de semana apático. Nota 2
Giancarlo Fisichella. Mal adaptado à Ferrari, ficou sempre entre os últimos. Nota 2
Vitantonio Liuzzi. Ao menos levou o carro até o fim, sem maiores sustos. Nota 4
Jaime Alguersuari. Vai mantendo um nível de corrida decente, sem comprometer. Nota 5
Sebastien Buemi. Vinha no meio do pelotão quando o carro quebrou. Nota 5
Mark Webber. Batido por Vettel, teve uma falha de freios e saiu da disputa por título. Nota 4
Adrian Sutil. Desistiu da prova após rodar numa manobra afobada sobre Buemi. Nota 3
Nick Heidfeld. Vítima de Sutil, abandonou pela primeira vez em 41 corridas. Nota 5
Romain Grosjean. Um fim de semana horrível, bem ruim desde a sexta-feira. Nota 1

Análise das equipes:

Brawn. Não foi bem, mas ficou bem perto do título de construtores. ***
Red Bull. Sofreu com problemas de freio nos dois carros. ***
Ferrari. Vive uma temporada muito irregular. Agora, esteve bem mal. *
McLaren. Hamilton venceu na raça, com um carro que não era o mais rápido. ****
Toyota. Ressuscitou através do ótimo segundo lugar de Glock. ****
Williams. Tinha um carro muito bom, mas os pilotos não corresponderam. ***
Renault. Após o escândalo, celebrou seu primeiro pódio na temporada. ****
BMW. Prejudicada pela batida de Rubinho no sábado, fez uma corrida mediana. **
Force India. Ao menos dessa vez, voltou para o fim do pelotão. **
Toro Rosso. Tem prazo de validade: os dois carros quebraram na volta 47. *

Análise da corrida:

O GP de Cingapura foi, convenhamos, um pouco chato. Dessa vez, nem a entrada do safety car ajudou a tornar a corrida um pouco mais interessante e o resultado foi quase todo definido nas paradas de box.
Nível: Chata

Análise do campeonato:

Em termos de chance de título, digamos que Button tem 90% de possibilidade de levar o título. Rubinho teria uns 9% e Vettel, 1%. O cenário é bem favorável, mas tudo ainda pode mudar a três provas do fim.
Nível: Bom

Balanço dos palpites:

Vitória: Rubens Barrichello. O vencedor foi Lewis Hamilton.
Pole Position: Lewis Hamilton. Na mosca!
Melhor Volta: Kimi Raikkonen. A melhor volta foi de Fernando Alonso.
Grid aleatório (15º lugar): Kazuki Nakajima. O 15º no grid foi Jarno Trulli.
Tempo da pole: 1:42.450. O tempo da pole foi 1:47.891
Primeiro abandono: Jarno Trulli. O primeiro a abandonar foi Romain Grosjean.
Zona de pontuação:
1. Rubens Barrichello (Lewis Hamilton)
2. Kimi Raikkonen (Timo Glock)
3. Lewis Hamilton (Fernando Alonso)
4. Heikki Kovalainen (Sebastian Vettel)
5. Adrian Sutil (Jenson Button)
6. Jenson Button (Rubens Barrichello)
7. Vitantonio Liuzzi (Heikki Kovalainen)
8. Fernando Alonso (Robert Kubica)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Rubens Barrichello (segundo)
Malásia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
China - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Rubens Barrichello (quarto)
Bahrein - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Sebastian Vettel (quarto)
Mônaco - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Mark Webber (quinto)
Turquia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
Inglaterra - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Jenson Button (sexto)
Alemanha - Vencedor: Mark Webber. Palpite: Rubens Barrichello (sexto)
Hungria - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Sebastian Vettel (abandono)
Europa - Vencedor: Rubens Barrichello. Palpite: Sebastian Vettel (abandono)
Bélgica - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Kimi Raikkonen (PRIMEIRO)
Itália - Vencedor: Rubens Barrichello. Palpite: Lewis Hamilton (abandono)
Cingapura - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Rubens Barrichello (sexto)

Um fim de semana particularmente ruim nos palpites do Blog. Tirando a pole position de Hamilton, quase acertei a sexta posição de Button e... mais nada. Dessa vez, a bola de cristal não funcionou nada bem.
Balanço dos palpites: Ruim
Placar da temporada: Quatro acertos em 14 possíveis

Por hoje, é só. Até mais!

Hamilton domina GP de Cingapura, mas Button é o grande vencedor do dia

O GP de Cingapura foi um passeio ao luar para o campeão Lewis Hamilton.

Largando da pole, o inglês da McLaren jamais perdeu o controle da prova e venceu de ponta a ponta, com bastante autoridade.

Foi a segunda vitória do ano para Hamilton, que já havia triunfado na Hungria. Dessa vez, sua performance foi realmente dominadora.

A ótima corrida do inglês impediu que o alemão Timo Glock comemorasse a primeira vitória de sua carreira.

O piloto da Toyota fez uma prova segura e sem erros, levando o irregular carro da equipe japonesa a um excelente segundo lugar.

Na sequência, o espanhol Fernando Alonso - um ano após sua polêmica vitória no GP de Cingapura de 2008 - voltou a subir ao pódio na corrida asiática. Dessa vez, em terceiro.

Foi o primeiro pódio de Alonso no ano, uma prova de que a Renault realmente não esteve nada bem nesta temporada.

Apesar das boas corridas de Hamilton, Glock e Alonso, o grande vencedor do dia foi o homem que completou apenas em quinto lugar.

Saindo lá do meio do grid, numa posição perigosa, Jenson Button evitou problemas e conseguiu salvar quatro pontos vitais para a disputa pelo título.

O inglês da Brawn conseguiu até terminar à frente do companheiro Rubens Barrichello, aumentando para quinze pontos sua vantagem no campeonato.

A princípio, a prova de Cingapura parecia favorável a Barrichello, mas Button conseguiu virar o jogo - ajudado por um safety car na vigésima volta da prova, que eliminou sua desvantagem para o piloto brasileiro.

A partir daí, Button marcou Barrichello de perto e fez a ultrapassagem na última rodada de pit stops. Ainda levou um susto no fim da prova - mais umas três ou quatro voltas e o freio de seu carro ia para o espaço - mas conseguiu segurar o quinto posto.

Rubinho, por outro lado, precisou se contentar com o sexto lugar. O veterano segue com chances razoáveis de título, mas o favoritismo de Button ficou bem mais evidente após a corrida deste domingo.

Para a Red Bull, o dia praticamente encerrou as esperanças de título da equipe.

O australiano Mark Webber perdeu de vez suas chances de levar o campeonato ao bater por causa de uma falha nos freios. E o alemão Sebastian Vettel ficou só em quarto - tem 25 pontos de desvantagem para Button, com 30 em jogo, e possibilidades remotas de ser campeão.

A briga mesmo é entre Button e Barrichello. Com ampla vantagem para o inglês.

Rubinho ainda tem esperanças - basta lembrar que as duas maiores viradas da história, em 1986 (Prost para cima de Mansell) e 2007 (Raikkonen para cima de Hamilton), tiveram pilotos ingleses como perdedores.

Será que a história vai se repetir de novo?

É improvável, mas não é impossível.

Barrichello segue sonhando, por mais favorável que o GP de Cingapura tenha sido para Button.