domingo, 27 de setembro de 2009

Hamilton domina GP de Cingapura, mas Button é o grande vencedor do dia

O GP de Cingapura foi um passeio ao luar para o campeão Lewis Hamilton.

Largando da pole, o inglês da McLaren jamais perdeu o controle da prova e venceu de ponta a ponta, com bastante autoridade.

Foi a segunda vitória do ano para Hamilton, que já havia triunfado na Hungria. Dessa vez, sua performance foi realmente dominadora.

A ótima corrida do inglês impediu que o alemão Timo Glock comemorasse a primeira vitória de sua carreira.

O piloto da Toyota fez uma prova segura e sem erros, levando o irregular carro da equipe japonesa a um excelente segundo lugar.

Na sequência, o espanhol Fernando Alonso - um ano após sua polêmica vitória no GP de Cingapura de 2008 - voltou a subir ao pódio na corrida asiática. Dessa vez, em terceiro.

Foi o primeiro pódio de Alonso no ano, uma prova de que a Renault realmente não esteve nada bem nesta temporada.

Apesar das boas corridas de Hamilton, Glock e Alonso, o grande vencedor do dia foi o homem que completou apenas em quinto lugar.

Saindo lá do meio do grid, numa posição perigosa, Jenson Button evitou problemas e conseguiu salvar quatro pontos vitais para a disputa pelo título.

O inglês da Brawn conseguiu até terminar à frente do companheiro Rubens Barrichello, aumentando para quinze pontos sua vantagem no campeonato.

A princípio, a prova de Cingapura parecia favorável a Barrichello, mas Button conseguiu virar o jogo - ajudado por um safety car na vigésima volta da prova, que eliminou sua desvantagem para o piloto brasileiro.

A partir daí, Button marcou Barrichello de perto e fez a ultrapassagem na última rodada de pit stops. Ainda levou um susto no fim da prova - mais umas três ou quatro voltas e o freio de seu carro ia para o espaço - mas conseguiu segurar o quinto posto.

Rubinho, por outro lado, precisou se contentar com o sexto lugar. O veterano segue com chances razoáveis de título, mas o favoritismo de Button ficou bem mais evidente após a corrida deste domingo.

Para a Red Bull, o dia praticamente encerrou as esperanças de título da equipe.

O australiano Mark Webber perdeu de vez suas chances de levar o campeonato ao bater por causa de uma falha nos freios. E o alemão Sebastian Vettel ficou só em quarto - tem 25 pontos de desvantagem para Button, com 30 em jogo, e possibilidades remotas de ser campeão.

A briga mesmo é entre Button e Barrichello. Com ampla vantagem para o inglês.

Rubinho ainda tem esperanças - basta lembrar que as duas maiores viradas da história, em 1986 (Prost para cima de Mansell) e 2007 (Raikkonen para cima de Hamilton), tiveram pilotos ingleses como perdedores.

Será que a história vai se repetir de novo?

É improvável, mas não é impossível.

Barrichello segue sonhando, por mais favorável que o GP de Cingapura tenha sido para Button.

Um comentário:

Guilherme (RJ) disse...

Ganhar um GP não é fácil e a vitória normalmente vai pra quem está mais acostumado com isso. Hoje, mais uma vez, foi assim.

Sinceramente... nunca vi o Button em situação desconfortável no campeonato. A diferença esteve quase sempre na faixa dos 20 pontos e seus adversários diretos não são exatamente a 8ª maravilha do mundo.

Abraços!!!

PS: Te avisei... não se empolga com Barrichello nas suas apostas... só lamento!!! rs rs rs