sábado, 2 de agosto de 2008

Honda realmente quer Alonso

"Alonso é o único totalmente completo", diz Ross Brawn. "Se ele vier, nossa equipe pode se tornar vencedora", completa Nick Fry. Pelo visto, a Honda caiu de cabeça na briga para contar com Alonso em 2009. A imprensa européia garante que a escuderia japonesa já ofereceu um cheque em branco para o bicampeão. O problema é o tempo do compromisso: dois anos, no mínimo.

Agora, o cenário é simples: se Raikkonen deixar a Fórmula 1 no fim do ano que vem, Alonso permanece mais uma temporada na Renault e vai para a Ferrari em 2010. Ao menos, é isso que está na sua cabeça.

Mas, caso o finlandês decida continuar pelos lados de Maranello, Alonso vai precisar fazer outra escolha. Sem espaço na Ferrari - e muito menos na McLaren - suas opções seriam Honda e Renault.

Isso por enquanto.

Porque nada impede que BMW e Toyota também entrem na disputa. A Red Bull saiu fora da briga ao fechar com Webber e Vettel, mas Alonso terá de novo quase metade do grid disposto a contar com seus serviços.

Mais uma vez, a temporada de especulações da Fórmula 1 será agitada. Até que Raikkonen faça sua escolha, mais boatos devem pipocar por todos os lados.

Hamilton sem adversários em Hungaroring

Como diria Renato Gaúcho, Hamilton está brincando no GP da Hungria.

Na classificação de hoje, o inglês cravou o melhor tempo com muita facilidade. Suas duas voltas na "superpole" foram melhores do que a volta mais rápida de Kovalainen, que completa a dobradinha da McLaren no grid.

Massa fez o possível numa pista em que a Ferrari está em clara desvantagem. Na prova de amanhã, um segundo lugar é lucro para o brasileiro. Largando do lado limpo da pista, sua chance é ultrapassar Kovalainen na primeira volta e estabelecer um ritmo forte para terminar à frente do finlandês.

Mas superar Hamilton, em condições normais, é uma tarefa quase impossível.

Em quarto, Kubica finalmente deu motivos de alegria para os milhares de poloneses em Hungaroring. O piloto da BMW conseguiu um ótimo quarto tempo, provavelmente acima das próprias expectativas.

Outro que merece elogios é Glock. Aliás, curiosa a situação da Toyota.

Na última temporada, Ralf Schumacher fez sua melhor prova do ano na Hungria. Andou forte o fim de semana inteiro, terminou em sexto e foi sempre mais rápido do que Trulli.

Será que o engenheiro de Glock - provavelmente o mesmo que atendia Ralf até o ano passado - tem algum tipo de receita especial para Hungaroring? Ou será que Trulli não se entende muito com a pista húngara?

De qualquer maneira, um dia animador para a equipe japonesa, que finalmente vai mostrando todo o seu potencial.

Raikkonen, de novo, não foi sombra do campeão de 2007. Vive péssima fase, o finlandês. Nesse ritmo, a Ferrari vai escolher priorizar Massa em breve.

A Renault não repetiu o desempenho de ontem, mas ainda assim conseguiu um bom resultado. Alonso bateu Nelsinho, mas o brasileiro parece estar mais pesado. O problema é que larga em 10º - do lado sujo da pista, portanto. Se completar a primeira volta sem perder posições, Nelsinho só precisa levar o carro até o fim para pontuar.

De resto, destaque negativo para Heidfeld, que se embananou com Bourdais e ficou pelo caminho já no Q1. Reclamou do francês, mas não tem muita razão. Deveria ter se garantido logo na primeira volta rápida, como Kubica fez.

Sobre Rubinho, não há muito a comentar. Amanhã será um longo dia para quem pilota uma Honda...

Rosberg fica onde está em 2009

Um dia após a McLaren confirmar que Kovalainen continua em 2009, Nico Rosberg se apressou em dizer que não vai deixar a Williams no ano que vem.

Segundo a imprensa européia, o time de Ron Dennis considerou pagar a cláusula de rescisão do contrato para contar com o alemão. Mas, no fim das contas, preferiu permanecer com o esforçado Kovalainen. O que obriga Rosberg a ficar mais um ano na Williams.

Grande promessa da pré-temporada, a equipe azul e branca é uma das grandes decepções do campeonato. Começou o ano com um desempenho promissor, incluindo até pódio no GP da Austrália. Agora, só consegue superar Honda e Force India.

Rosberg garante que confia no time. Sua paciência, entretanto, vai chegando ao fim.

O alemão é rápido, ainda muito jovem e, segundo Frank Williams, tem "a maior curva de evolução" de todos os pilotos da Fórmula 1. A temporada 2009 é a última oportunidade para a Williams mostrar serviço. Caso contrário, Rosberg se muda para McLaren - via Mercedes - ou BMW em 2010.

"Minha hora vai chegar", diz Nico. Mas já está demorando mais do que deveria.

Manhã de sábado sem novidades: Hamilton lidera mais uma vez

Hamilton continua imbatível em Hungaroring. O inglês foi o mais rápido agora pela manhã, no primeiro treino de sábado. Superou em três décimos seu adversário mais próximo, Massa.

Em condições normais, não perde a pole.

Destaque para Glock, um ótimo terceiro para dar confiança ao alemão. E para Nelsinho, que voltou a deixar Alonso para trás. Dessa vez, impondo uma distância razoável de seis posições.

Rubinho, 15º, sem novidades. Raikkonen também: terminou em nono e parece continuar sem inspiração. Quando vão ligar o finlandês na tomada de novo?

Mas a principal decepção do sábado foi Kubica, que fez apenas um 18º. O piloto da BMW só não ficou atrás da dupla da Force India.

Os milhares de poloneses que fizeram a viagem até a Hungria esperam mais.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

IMPORTANTE - Mudanças no formato do Blog

Amigos: como eu havia adiantado ontem, o Blog F1 Grand Prix vai passar por mudanças significativas no seu formato.

Por causa da estréia de Pit Stop, não faz sentido ficar repetindo conteúdo em dois sites diferentes. Assim, a partir de amanhã, o Blog passa a ser um espaço apenas de opinião, enquanto a parte informativa fica a cargo de Pit Stop.

Ao contrário do que acontecia até hoje, o Blog será atualizado várias vezes ao dia, em posts mais reduzidos e de caráter mais informal. Sempre que uma notícia fresquinha sair em Pit Stop, o comentário é publicado aqui, com o link direto para a matéria.

Como de costume, a opinião de vocês é de extrema importância. Conto com a participação de vocês, tanto aqui quanto lá no Pit Stop.

Por enquanto, é só. Vamos ver se vai dar certo.

E antes que eu me esqueça:

Depois do que fez nos treinos, Hamilton dificilmente perde essa pole.

O resultado de Nelsinho foi animador, mas tudo vai depender da estratégia da Renault. Se a equipe francesa colocar o brasileiro leve, Nelsinho briga até por uma vaga na primeira fila. Mas, depois de ficar para trás hoje, duvido que Alonso vai querer tomar tempo do brasileiro de novo.

A Ferrari? Nem a bigorna salva.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Post em OFF - Com vocês... Pit Stop



Amigos do Blog: aí está a surpresa que eu vinha prometendo a vocês desde a semana passada.

Aceitando o gentil convite do jornalista Sidney Rezende - âncora da rádio CBN e da GloboNews - assumi o comando de uma editoria de esporte a motor no portal que o Sidney comanda, o sidneyrezende.com. Batizado de "Pit Stop", o novo site estreou na madrugada de ontem. Para acessar, basta clicar na imagem. Ainda há alguns pequenos problemas técnicos a serem solucionados, principalmente na parte em que ficam listadas as "últimas notícias", mas toda a estrutura já está pronta.

Pit Stop chega com uma proposta única, de unir num mesmo espaço as notícias mais importantes do automobilismo e as curiosidades, as histórias deste esporte que nós tanto amamos. Com orgulho, anuncio que a seção "Os 10+ do Blog F1 Grand Prix" retorna num formato um pouco diferente, dessa vez condensada em "5+ do Pit Stop". Além disso, vocês podem conferir a novíssima "Você Sabia?", com alguns dos principais "causos" da Fórmula 1. Isso sem falar no já conhecido "Vídeo do Dia".

Além disso, Pit Stop também publica as principais notícias do esporte a motor, com destaque especial para a Fórmula 1. Na lateral do site, é possível ter acesso aos perfis completos de pilotos, equipes e pistas da categoria, sempre com curiosidades e estatísticas. As demais categorias do automobilismo mundial também têm seu espaço. Fórmula Indy, GP2, MotoGP, Nascar, Mundial de Rally e Stock Car possuem cada uma seu próprio blog, reunindo suas respectivas mais recentes novidades.

No momento, estou trabalhando para juntar uma equipe de parceiros e colaboradores. Se você deseja divulgar seu blog ou site no Pit Stop, basta mandar um e-mail para pitstop@srzd.com. Caso goste de escrever sobre esporte a motor, automóveis ou carros antigos, não hesite em mandar seus textos também. Eles serão avaliados pela equipe do site e publicados com os devidos créditos, é claro.

Por causa da estréia de Pit Stop, fiquei absolutamente sem tempo para dar a atenção necessária ao Blog. Assim, o post de hoje vai ser um pouco mais curto do que o costume. Mas fiquem tranqüilos: este espaço vai voltar ao ritmo normal a partir desta sexta. Num futuro próximo, o Blog talvez precise mudar de formato. Por hora, entretanto, continua no mesmo estilo que todos vocês conhecem, com um post novo ao final do dia, sempre reunindo o que de mais importante aconteceu no dia do esporte a motor.

Não deixem de fazer críticas, comentários e sugestões ao novo site Pit Stop. O e-mail, repito, é pitstop@srzd.com. A participação dos leitores - vocês sabem - é de grande importância para mim!

Até a próxima!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Hungria

Por razões especiais, este Blog não será atualizado nesta quarta-feira. Em virtude disso, o tradicional post do Palpitão vem dois dias antes do normal. Na quinta, o Blog volta com uma novidade para os seus leitores. Aguardem!

No ano passado, o GP da Hungria foi um passeio de Lewis Hamilton. É verdade que a punição sofrida por Fernando Alonso no sábado - quando o espanhol supostamente atrapalhou de próposito seu então parceiro de McLaren - muito ajudou para a vitória fácil do inglês. Mas Hamilton teve uma atuação impecável numa das pistas mais difíceis do calendário. Atualmente líder do campeonato, ele volta a Hungaroring como o piloto a ser batido.

Com a Ferrari em dificuldades, o resultado mais óbvio é outro triunfo de Hamilton. O Blog vai além: neste fim de semana, a aposta é numa dobradinha da McLaren. E, na disputa interna da Ferrari, meu palpite é que Kimi Raikkonen supera Felipe Massa dessa vez. De resto, vale observar a evolução da Renault, que deve brigar com pontos com os dois carros, e do australiano Mark Webber, sempre muito forte em Hungaroring.

Agora, é hora do Palpitão do GP da Hungria:

Pole: Lewis Hamilton
Vitória: Lewis Hamilton
Decepção do G.P.: Toyota. A equipe japonesa andou muito mal neste ano em Mônaco, a pista que mais se assemalha a Hungaroring.
Primeiro abandono: Sebastien Bourdais. Sem querer secar o francês, mas a fase é ruim mesmo e um abandono logo no início não seria de se espantar.
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton
2. Heikki Kovalainen
3. Kimi Raikkonen
4. Felipe Massa
5. Robert Kubica
6. Fernando Alonso
7. Mark Webber
8. Nelsinho Piquet

Os primeiros treinos para o G.P. da Hungria acontecem na próxima sexta-feira, às 5h00 e 9h00 horas de Brasília, com transmissão do Sportv.



As dez equipes da Fórmula 1 e o chefão Berniel Ecclestone se reuniram hoje na sede da Ferrari, na cidade italiana de Maranello, para discutir o futuro da categoria e planejar estratégias de negociação com a FIA. Do encontro saiu uma importante decisão: a criação de um associação para representar todas as escuderias da Fórmula 1, a FOTA (Formula One Teams Association). Com isso, a possibilidade de um racha na categoria fica praticamente descartada.

Também hoje, o jornal italiano Gazzeta dello Sport divulgou que a Ferrari deve correr com a famosa "bigorna" no GP da Hungria. Seria a estréia da equipe vermelha com o aparato, que já é adotado por mais da metade do grid. "Não podemos perder nenhuma oportunidade para tentar chegar mais perto do nosso objetivo, o título", falou Felipe Massa. Apesar de ter experimentado a bigorna nos testes coletivos da semana passada, a McLaren não deve correr com a novidade.



Para já ir entrando no clima do GP da Hungria, o vídeo do dia é uma filmagem onboard espetacular com Fernando Alonso ao volante, nas primeiras voltas da corrida de 2006:



Até a próxima!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net e www.grandepremio.com.br (somente Ferrari com bigorna)

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Vídeo mostra choque sofrido por mecânico em Jerez

Um cinegrafista da televisão italiana Rai Sport filmou com exclusividade o bizarro choque elétrico que um mecânico da BMW sofreu durante os testes coletivos de Jerez, na semana passada. O acidente foi causado pelo KERS - sigla para "sistema de recuperação de energia cinética" - previsto para se tornar obrigátorio a todas as equipes em 2009. Até agora, a BMW ainda não conseguiu explicar exatamente por que isto aconteceu:



Depois de ser levado ao centro médico de Jerez, o mecânico da BMW chegou a sentir um mal-estar, mas felizmente recuperou-se sem maiores problemas.



A Toyota divulgou hoje que a quebra de uma peça já usada no GP da Inglaterra foi a causa do acidente de Timo Glock no GP da Alemanha. Na prova de Hockenheim, o alemão bateu forte depois que a sua suspensão cedeu de repente, no início da reta de largada. "Não houve nada de excepcional. Já fizemos uma revisão para evitar que um problema semelhante se repita", garantiu a Toyota em comunicado distrubuído à imprensa. Glock e Jarno Trulli agradecem.

Talvez incomodado com a saída de Sebastian Vettel para a Red Bull, o chefe da Toro Rosso, Gerhard Berger, revelou hoje que o contrato do alemão com a equipe principal é de dois anos. À publicação austríaco TZ, Berger deu a entender que Vettel provavelmente vai sair para um time de ponta em 2011. "Até lá, ele deve se tornar uma boa opção para BMW, McLaren e Ferrari", disse Berger. Considerando o excepcional talento de Vettel, é melhor não duvidar disso.

Para terminar o giro pelas notícias desta segunda, vale registrar uma curiosa entrevista do ex-piloto Satoru Nakajima à revista Motorsport Aktuell. Além de revelar que o filho Kazuki não gosta de vê-lo no fim de semana das corridas, Satoru também contou que o sonho do herdeiro mais novo, Daisuke, também é a Fórmula 1. "Daisuke é realmente bom, melhor até do que Kazuki. O problema é que o carro dele não é competitivo", falou o pai coruja.

Na temporada 2008, o jovem Daisuke Nakajima, de 18 anos, disputa o campeonato da Fórmula 3 Japonesa. Está em nono lugar, num certame disputado por... nove pilotos.



Já que o tema principal do post de hoje foi um clipe do YouTube, ficamos sem o "vídeo do dia" dessa vez. Até a próxima!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net (Timo Glock) e www.j-formula3.com (Daisuke Nakajima)

domingo, 27 de julho de 2008

Novas fotos do circuito de Valência

O site Motorsport.com divulgou ontem novas imagens do moderníssimo circuito de Valência, que recebe pela primeira vez a Fórmula 1 no próximo dia 24 de agosto. Pelas fotos abaixo, dá para perceber que já está quase tudo pronto. Considerado pelo chefão Bernie Ecclestone "o melhor circuito do mundo", foi inaugurado na semana passada com uma corrida de carros de turismo, que contou com a presença de vários pilotos da GP2.

As imagens podem ser conferidas neste link.

Bem ao estilo do arquiteto Hermann Tilke, o circuito de Valência alterna longas retas com grampos bem fechados. Ultrapassar não vai ser nada fácil. Mas o visual da corrida, que vai acontecer na bela região portuária de Valência, será certamente espetacular.



Fernando Alonso ainda quer correr na Fórmula 1 por um bom tempo. A afirmação é do próprio espanhol, que concedeu entrevista publicada hoje no jornal Daily Telegraph. "Ainda amo esse esporte. É difícil esquecer meus melhores momentos aqui. Comecei na Fórmula 1 com 19 anos e achava que não agüentaria correr umas 20 temporadas. Mas agora já tenho 26 anos e considero a possibilidade de permanecer por mais uns dez campeonatos", falou Alonso.

Em Brands Hatch, o Mundial de Turismo realizou a sétima rodada dupla da temporada. Dessa vez, o alemão Jörg Müller, da BMW, e o suíço Alain Menu, da Chevrolet, saíram como os vencedores do fim de semana. Mas o líder do campeonato é o francês Yvan Muller, da SEAT, que somou oito pontos nas duas corridas e ultrapassou o companheiro de equipe Gabriele Tarquini. O brasileiro Augusto Farfus Jr. fez um sexto lugar na segunda bateria e aparece em 10º na classificação geral, com 30 pontos.

Numa prova que teve o cansativo número de 11 bandeiras amarelas, Jimmie Johnson conquistou a segunda vitória da carreira em Indianapolis, em mais uma etapa da temporada da Nascar. Após assumir a liderança na última rodada de pit stops, o bicampeão resistiu à pressão de Carl Edwards nas voltas finais para vencer pela primeira vez desde a prova de Phoenix, em abril. No campeonato, o líder ainda é Kyle Busch, que terminou na 15ª posição em Indy.



O acidente múltiplo que envolveu dezoito carros no GP da Bélgica de 1998 é considerado por muitos o mais espetacular da história da Fórmula 1. No vídeo abaixo, a batida pode ser vista de um ângulo inédito, e prova que tudo foi mesmo culpa de David Coulthard. O escocês roda claramente sozinho e causa uma reação em cadeia. Vale a pena conferir:




Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.motorsport.com