A hipótese foi levantada por Patrick Head, diretor da Williams, e não demorou muito tempo para se transformar num típico boato da época de "dança das cadeiras" na Fórmula 1. Em entrevista ao jornal Daily Mail, Head resolveu cogitar a possibilidade da McLaren procurar o heptacampeão Michael Schumacher para ocupar a vaga deixada por Fernando Alonso em 2008. Ironia ou não de Head, muita gente levou a sério:
"Ele (Schumacher) ainda está em forma, e provavelmente entediado. Por sua vez, Ron Dennis (o chefão da McLaren) já provou pensar lateralmente, e é por isso que não duvido que ele vá procurar Schumacher", falou Head. Foi o suficiente para vários veículos da imprensa comprarem a idéia. O diário Bild, por exemplo, classificou o suposto acerto entre Schumacher e McLaren como "o sonho de todos os alemães".
Não demorou muito, porém, para que os rumores fossem negados. Primeiro, o empresário de Schumacher, Willi Webber, afirmou à agência SID que o boato era um "absurdo". Logo depois, foi a vez do próprio heptcampeão, através de sua assessora Sabine Kehm, declarar que está feliz com seu cargo de "consultor" na Ferrari, e que não pretende voltar a competir na Fórmula 1.
De fato, Schumacher não tem motivos para assinar com a McLaren. Mesmo sem correr, o ele faturou nada menos do que 36 milhões de dólares em 2007. Segundo a revista Forbes, a quantia coloca Schumacher no sexto posto entre os esportistas mais bem pagos da atualidade. Entre os que não estão mais em atividade, o alemão é disparado o primeiro no ranking.
Além de tudo, Schumacher está longe do perfil "jovem e disciplinado" que a McLaren procura. Pilotos desse tipo, aliás, estão em boa oferta no mercado de pilotos. E o time prateado ainda deve demorar a fazer sua escolha, como revelou o diretor Martin Whitmarsh ao inglês The Guardian: "É claro que fomos procurados por vários candidatos. Por enquanto, não estamos com pressa".
Um piloto, ao menos, já sabe que não interessa à McLaren: Ralf Schumacher. Nesta terça, vazou a notícia de que o ex-piloto da Toyota teria tentado um acordo com a equipe inglesa, e recebido um melancólico "não" como resposta. Pelo visto, o futuro do Schumacher mais novo está cada vez mais longe da Fórmula 1.
Em 2008, o mais provável é que Ralf assista às corridas do sofá de casa. Ao lado do irmão.
Um dia. É esse o prazo que resta para Fernando Alonso assinar ou não o contrato de longa duração que a Renault colocou em sua mesa na semana passada. De acordo com o principal dirigente da equipe francesa, Flavio Briatore, o bicampeão tem até amanhã para decidir se aceita os termos da proposta. Entrevistado pelo jornal Gazzeta dello Sport, Briatore foi bem claro:
"Vamos ver o que acontece até terça-feira", disse o chefão da Renault. Agora, é esperar pela resposta de Alonso. De qualquer maneira, é improvável que o espanhol defina seu destino já amanhã. Até porque ele ainda não descartou a possibilidade de transferir-se para Red Bull ou Toyota na próxima temporada.
Segundo o diário As, Alonso é o sonho da Red Bull, que pretende ainda contratar o engenheiro Ross Brawn. Na hipótese da reportagem, o dono da escuderia das bebidinhas energéticas, Dietrich Mateschitz, não pouparia esforços na tentativa de contratar o bicampeão e o genial estrategista inglês (e não sul-africano, como o Blog vinha escrevendo nas últimas semanas - correção do amigo Xavier).
Amanhã é um dia chave para a definição da novela "Para onde vai Alonso?". Provavelmente, teremos novidades. Enquanto elas não chegam, vale também registrar a decepção dos patrocinadores espanhóis da McLaren com a saída de Alonso. Tanto a seguradora Mútua Madrileña quanto o Banco Santander lamentaram bastante o desligamento do bicampeão, mas reafirmaram seu apoio ao time prateado.
Fizeram certo. Se tentassem seguir Alonso, correriam o risco de trocar de equipe uma vez por ano...
Enquanto isso, continua também indefinido o futuro do alemão Timo Glock. Campeão da GP2 em 2007, ele assinou um contrato de três anos para ser titular da Toyota, mas periga não poder integrar o time nipônico na próxima temporada. Tudo porque Glock tem outro acordo válido, como piloto de testes da BMW. E a equipe alemã não está facilitando a negociação.
O caso chegou até o Tribunal de Reconhecimento de Contratos, que decidiu a favor da BMW. Agora, Glock só vai conseguir correr pela Toyota em 2008 se for liberado pela equipe alemã. Embora tenha jogado duro até agora, é esperado que a BMW acabe cedendo no final das contas. Afinal, não há grandes motivos para prender Glock.
A situação é simples: na BMW, o campeão da GP2 não vai ter chances. É até natural, portanto, que Glock queira tanto agarrar a chance na Toyota. Se deixar a oportunidade passar, o alemão dificilmente vai ter outra. Ao mesmo tempo, não faltam opções para o cargo de piloto de testes da BMW. O promissor Nico Hulkenberg - protegido do empresário de Michael Schumacher, Willi Webber - está no topo da lista.
Embora esteja mostrando uma teimosia injustificável ao tentar manter Glock, a BMW é uma equipe séria, eficiente e que almeja vôos mais altos já no curto prazo. Nesta segunda, um dos titulares da equipe, Nick Heidfeld, deu uma amostra do otimismo do time: "Vencer o título nunca foi tão real quanto agora. Nosso objetivo é conquistar uma vitória e depois lutar pelo campeonato", disse ele ao site f1-live.
Será que a BMW consegue chegar ao topo nos próximos anos? Eu não duvido.
O vídeo do dia é uma dica preciosa do amigo Fábio, do Rio Kart. Trata-se do último teste realizado por Ayrton Senna antes do fatídico G.P. de San Marino de 1994. As imagens - gravadas no circuito francês de Paul Ricard - mostram cenas da pista e momentos dos bastidores, sem nada além do som ambiente:
7 comentários:
Mais uma do Bild, só pode ser. Esse é o típo de notícia que não deveria nem ser levada a sério. Ainda bem que já no título voce já vem avisando que não considera muito o boato. Melhor assim.
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Alonso vai para a Toyota, anote aí
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Glock vai ficar a pé
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Belíssimo vídeo, ótima escolha.
Parabéns pelo trabalho,
Daniel Lopes - São Paulo Capital
será que o Shumacão volta???? Eu torço, seria sensacional ve-lo ao lado do Hamilton, já pensou??? Pena que seje tão difícil!!!
Briatore tá loukinho loukinho para contar com o Alonsito. Mas do que jeito que tá ele vai ficar chupando o dedo, acho que Alonsito vai pra Red Bull!!!
E sobre o Glock pouco a comentar coitado. Vai perder a chance da vida dele por uma babaquice da BMW!!!
Belas imagens. Deve ser a 10ª vez que vejo o vídeo, fico feliz em ter contribuido!
Minha torcida para a próxima temporada é apenas ver BMW e Red Bull mais fortes, isso - ver a Red Bull melhor - só se confirmarem Alonso na equipe ou se mudarem a atual dupla de pilotos - promovam o Vettel, sei lá. São as marcas que julgo merecerem no momento, é para isso que vou torcer.
Achei que as imagens fossem anteriores à temporada, não ao próprio GP em Ímola! Que fim-de-semana aquele...
Forte abraço, Gustavo!
Verdade. O Ross Brawn é inglês. O sul-africano da turma (o que pode ter causado a confusão) era o Rory Byrne, o projetista.
E o Ross Brawn é o segundo cara mais falado na safrinha (que virou safrona) da Silly Season. =OP Ferrari, Honda, Toyota e agora Red Bull.
Tá bem ele, hein? hehehe
Abraço,
Kohara
O Bild ultimamente está se tornando seguidor do "eu aumento mas não invento!".
Essa bobagem de Schuamcher na McLaren eu prefiro nem comentar, melhor falar sobre o ultimato do Briatore.
É como se ele dissesse para o Alonso: Fernando, você tem até terça para assinar o contrato. Não assinando, ele diz: Muito bem, Fernando, eu vou te dar mais uma chance, você tem até terça para assinar conosco. Depois disso: Fernando, pela última vez, assina até terça, vai, por favor...
Ora, o Briatore sacrificou o desenvovimento do R27 só para trazer o espanhol de volta. E agora vai dar ultimato pra ele? Tá certo que o italiano é meio maluco, mas tá se arriscando demais. Se oferecesse um acordo de um ano, o Alonso já teria aceitado e as coisas já estariam resolvidas. Nota-se que o Flavio tá querendo complicar a situação a todo custo...
hehe!
Dessa vez acertou, Gustavo!
Obrigado pelo credito ;)
Abraços
Obrigado por todas as mensagens!
Daniel: Valeu mesmo pelos elogios! Está anotado o seu palpite do Alonso na Toyota, vamos ver quem acerta mais tarde!
Alex: Eu também gostaria de ver Schumacher retornando, mas acho quase impossível...
Kohara: Foi exatamente isso o que me confundiu. Rory Byrne é sul-africano, mas Ross Brawn é ingles.
Fábio: A Red Bull tem enorme potencial para se tornar equipe grande a médio e longo prazo. Seria sensacional mesmo ver Alonso junto com o time das bebidinhas, mas continuo apostando que o espanhol vai para a Renault.
Felipe: O "ultimato" do Briatore foi mesmo ridículo. Era óbvio que Alonso não se sentiria pressionado. Pelo jeito, o bicampeão ainda deve enrolar a Renault por um bom tempo...
Xavier: Não podia faltar uma menção ao seu nome! Ainda bem que você me corrigiu, senão eu talvez nunca percebesse o erro...
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
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