A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix encerra sua participação semanal com uma bobagem que - com toda a certeza - ainda está fresquinha na memória dos fãs da velocidade. Um erro tão constrangedor que destruiu a carreira de um piloto na Fórmula 1. Sem enrolar mais, vamos continuar:
10. Juan Pablo Montoya - Austrália/2006 - Rodou na volta de apresentação
9. Aguri Suzuki - México/1990 - Destruiu o carro ao aquecer os pneus na pré-classificação
8. Nick Heidfeld - Brasil/2002 - Colidiu com o safety car durante o treino de aquecimento
7. David Coulthard - Austrália/1995 - Bateu dentro dos boxes quando liderava a corrida
6. Mika Hakkinen - Itália/1999 - Jogou fora uma vitória certa ao rodar sozinho na liderança
6. Mika Hakkinen - Itália/1999 - Jogou fora uma vitória certa ao rodar sozinho na liderança
QUINTO COLOCADO - Christijan Albers no Grande Prêmio da França de 2007
O erro: Saiu antes da hora de seu pit stop levando a mangueira de combustível junto
"Christijan Albers: o idiota da Holanda". Foi assim, dessa maneira gentil e delicada, que o então piloto da Spyker foi saudado pelo jornal alemão Bild, um dia depois de ter protagonizado uma das maiores besteiras já vistas na Fórmula 1.
Antes do Grande Prêmio da França de 2007, a carreira de Christijan Albers na Fórmula 1 já estava ameaçada. Até ali, o holandês já havia completado dois anos na principal categoria do automobilismo mundial, com resultados totalmente sofríveis.
Sua melhor colocação havia sido um quinto lugar no tristemente famoso G.P. dos Estados Unidos de 2005 (à direita), quando apenas seis carros tomaram parte na corrida. Tirando isso, porém, a rotina de Albers era uma só: largava lá de trás, geralmente na última fila, e cuidava do carro ao longo da prova, com cuidado para não provocar prejuízos que a equipe não fosse capaz de pagar.
Mesmo tendo mais experiência e bagagem do que seus companheiros de equipe, o holandês nem sempre era capaz de batê-los. Em 2005, seu ano de estréia, ele derrotou Patrick Friesacher e, mais tarde, Robert Doornbos com alguma dificuldade.
Na temporada seguinte, seu parceiro - dessa vez, na equipe Midland - foi Tiago Monteiro. Se na pista a disputa era equilibrada, fora dela a torcida era toda pelo português, cuja personalidade simpática e acessível contrastava com a pose meio mascarada de Albers.
Ao longo do ano, nenhum dos dois chegou perto de marcas pontos. Para 2007, porém, apenas Albers foi mantido, ajudado pelo dinheiro do patrocinador e pelo parentesco com um dos principais acionistas da Spyker, a empresa que havia comprado a Midland.
O escolhido para ser seu novo companheiro de equipe foi uma jovem revelação alemã, Adrian Sutil. Com bem mais conhecimento de Fórmula 1, Albers era o franco favorito na disputa interna da equipe. Mas, não demorou muito, ficou claro que o holandês estava em desvantagem.
Nas primeiras corridas, Albers até conseguiu melhores resultados, enquanto Sutil ainda se adaptava ao carro. Logo depois, porém, o alemão começou a mostrar seu talento e assumiu o posto de principal piloto da Spyker.
A superioridade de Sutil colocou Albers numa situação muito difícil. Afinal, era ele quem havia sido contratado como primeiro piloto da equipe. O holandês estava sob enorme pressão, correndo risco de ser demitido, quando a Fórmula 1 chegou a Magny-Cours para o Grande Prêmio da França.
Na classificação, pela primeira vez em cinco corridas, Albers conseguiu bater Sutil. Mas havia uma bela razão para isso: o alemão teve problemas mecânicos e só completou uma volta rápida. No grid, o holandês era o 20º, com seu companheiro uma posição atrás.
Antes da largada, Sutil teve problemas com seu carro principal e foi forçado a sair dos boxes. Ponto para Albers. Assim, o holandês garantia-se na frente ao menos durante o primeiro trecho da corrida. Mas as boas notícias pararam por aí.
O Grande Prêmio da França transcorria normalmente até a volta 28, quando Albers precisou fazer seu pit stop inicial. Nunca uma parada da Spyker receberia tanta atenção. Porque o holandês, inexplicavelmente, partiu antes da hora, levando consigo mecânicos, mangueira de combustível e tudo o mais.
Não dá para entender o que levou Albers a acelerar assim, sem motivo, quando seu carro ainda era abastecido. Com muita sorte, ninguém da Spyker se machucou. Mas a corrida do holandês estava fadada a terminar.
Albers pisa no pedal direito no exato momento em que o "homem do pirulito", aquele que fica logo à frente do carro, mostra a sinalização de "In Gear", ou seja, de colocar marcha. Piloto experiente, com dois anos e meio de Fórmula 1 nas costas, não havia como o holandês dizer que não entendeu.
Sua Spyker leva a mangueira de combustível numa cena que chega a ser engraçada. Mal sai dos pits, Albers percebe a bobagem e encosta o carro. Como se a culpa não fosse dele, sai da sua Spyker irritado e reclamando.
Por que ele fez aquilo? Até hoje, não há resposta. Uma teoria até acreditável é que o engenheiro, no rádio, gritou "Go, Go" - ou seja, "Vai, Vai" - antes do tempo. Mesmo assim, Albers não podia se guiar por ele. O "homem do pirulito", ali, na frente do carro, é quem dá a autorização para a saída. O holandês já devia saber isso.
Depois do episódio, a imagem de Albers, que já era ruim, ficou completamente queimada na Fórmula 1. Ele foi demitido da Spyker uma corrida mais tarde, após ter sido apenas o 15º no G.P. da Inglaterra. Foi o fim de uma carreira completamente desprezível na principal categoria do automobilismo mundial.
Por ter feito uma bobagem perigosa e sem explicações, por ter cometido um erro tão estúpido a ponto de ser ridicularizado pela imprensa de todo o planeta e por ter decretado o fim de sua passagem pela Fórmula 1 da mais inglória das maneiras, Christijan Albers leva o quinto lugar na lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História.
A seguir, o vídeo da pataquada:
A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na semana que vem, com os números 4, 3 e 2 da nossa lista. E hoje, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!
Crédito das fotos (na ordem):
11 comentários:
cara, muito boa essa lista! A do Albers não podia ficar de fora. Se fosse eu, até colocava mais para frente. Que coisa ridícula, meu irmão... Como pode alguém fazer isso? Estou esperando ate hojé entender o que aconteceu ali...
Abs,
Maurício - RJ
essa foi bem engraçada mesmo. De todas até agora foi a única que eu vi ao vivo. Não dá pra adiantar qual vai ganhar não?
como diz a garota no fim do vídeo: Good job! uehueuehuehuehue
essa foi muito bizarra..... e queriam colocar a culpa no cara do pirulito !!!!!! kkkkkkk
Essee foi grotesto....Além de levar a mangueira ele quis levar a placa Lolipop junto ! Mereceu estar na lista. Se este foi o 5º, oque será que o 1º aprontou ???????
Olha que concordo com o Fleetmaster: Se este foi o quinto classificado, então o que fez o primeiro? Tem que ser uma asneira muito, mas muito grosseira mesmo...
Culpa do "lolipop man"?! Claro que não... nessa históra ele foi é herói, evitando que o Albers ainda tomasse uma pirulitada na cara.
Que desastre...
Eu vi essa ao vivo, mas uma das minhas maiores frustrações é naum ter gravado isso, pq eu gravo o começo e o final das corridas; entaum, como eu tava com o video ligado, era só apertar REC, mas eu fiquei tão abismado que naum gravei...merda...Erros mais constragedores número 4 pra mim...
Como o pessoal aí de cima falou, dessa vez não tá fácil de advinhar qual é a primeira, você deve estar se divertindo com isso né, Gustavo? heheheh
Mas eu aguento o mistério, dá pra curtir as barbeiragens desse pessoal até lá. Essa do Albers já é memorável.
abs
Só um comentário rápido: não coloque o Mansell no Canadá em 91 na primeira posição, afinal, a culpa naum foi toda do Mansell se naum me engano...
Mas se eu tiver enganado, pode botar, rs
Tenho certeza de que vocês todos vão concordar com o fantástico primeiro hahaha!
Grande abraço!
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