domingo, 16 de setembro de 2007

Análise do Grande Prêmio - Bélgica/Spa-Francorchamps - 16/09/2007

Análise dos pilotos:

Kimi Raikkonen
Merece a nota máxima pela performance dominante no domingo. Só não fez a volta mais rápida porque não levou seu carro ao limite.
Nota final: 10

Felipe Massa
Batido em luta direta contra seu companheiro de equipe. Na classificação foi bem, mas na corrida não conseguiu acompanhar Raikkonen.
Nota final: 8

Fernando Alonso
Quase fez a pole, o que seria uma grande façanha. Bateu Hamilton no duelo da primeira volta, mas não fez nada além disso.
Nota final: 8

Lewis Hamilton
Um de seus fins de semana mais fracos do ano. De longe, o mais lento e menos combativo dos quatro líderes.
Nota final: 6

Nick Heidfeld
Corrida discreta e eficiente, como de costume. É especialista em catar pontos, porém, não consegue criar oportunidades.
Nota final: 7

Nico Rosberg
Finalmente superou Wurz em pontos. Já não era sem tempo. É, certamente, um dos maiores destaques da temporada.
Nota final: 8

Mark Webber
Prova forte e consistente. Mostrou que pode manter, na corrida, sua performance sempre rápida das classificações.
Nota final: 8

Heikki Kovalainen
Largou pesado demais, e isso talvez o tenha prejudicado. Segurou Kubica no fim para marcar um pontinho e bateu Fisichella fácil, fácil.
Nota final: 7

Robert Kubica
Os problemas da BMW parecem só acontecer com ele. Terminou fora dos pontos, mas fez uma belíssima corrida de recuperação, com ótimas ultrapassagens.
Nota final: 8

Ralf Schumacher
Não deu vexame. Porém, está longe de encantar. Mesmo em uma de suas pistas favoritas, foi incapaz de produzir um resultado realmente bom.
Nota final: 5

Jarno Trulli
De que adianta ir bem na classificação se perde de quatro a cinco posições na largada? Precisa melhorar bastante seu ritmo de corrida.
Nota final: 4

Vitantonio Liuzzi
Desempenho muito bom, apesar de ter ficado longe dos pontos. Conseguiu suas melhores posições de largada e de chegada do ano.
Nota final: 7

Rubens Barrichello
Superado claramente por Button. Sua tática de largar pesado não deu certo. No fim, ainda cometeu erros quando andava sozinho.
Nota final: 3

Adrian Sutil
Uma grata surpresa. Especialista de largadas, ganhou sete posições na primeira volta. Dessa vez, porém, manteve-se no pelotão intermediário até o fim.
Nota final: 8

Takuma Sato
Uma bela ultrapassagem, por fora, sobre Button. Bateu Davidson mas não tem muito o que comemorar. Sua equipe caiu muito.
Nota final: 6

Anthony Davidson
Atuação abaixo da média. Não acompanhou Sato nem no treino e muito menos na corrida. Fim de semana para esquecer.
Nota final: 4

Sakon Yamamoto
Não comprometeu, embora tenha sofrido um acidente na sexta e outro no sábado. Não é tão ruim quanto dizem.
Nota final: 4

Jenson Button
Recuperou um pouco da motivação. Parece mais consciente das limitações do carro, e isso ajuda a conseguir melhores desempenhos.
Nota final: 5

Alexander Wurz
Lamentável. Possivelmente, o pior do fim de semana. Mal na classificação, rodou na primeira volta, quebrou e foi amplamente batido por Rosberg.
Nota final: 2

David Coulthard
Vinha fazendo uma corrida razoável quando teve um problema hidráulico. Começa a perder a briga interna para Webber.
Nota final: 4

Sebastian Vettel
Mostra evolução, mas seu potencial ainda está longe de ser aproveitado. Abandonou porque, nas suas palavras, "o carro não virava para a direita".
Nota final: 5

Giancarlo Fisichella
Um Grande Prêmio terrível. Teve muito azar, é verdade. Porém, já mostra claramente não estar ao nível de Kovalainen.
Nota final: 2

Os destaques: Kimi Raikkonen, Nico Rosberg e Adrian Sutil
Os piores: Giancarlo Fisichella, Alexander Wurz e Rubens Barrichello

Análise das equipes:

McLaren
Perdeu feio para a Ferrari, mas tem uma virtude a ser considerada. O carro não quebra de maneira nenhuma.
Cotação: ***

Ferrari
Se os tiffosi acharam injusto o veredito do Conselho Mundial, os vermelhos deram a resposta na pista. O resultado não podia ser melhor.
Cotação: *****

BMW
Está mais perto de Renault e Williams do que de Ferrari e McLaren. Os problemas de câmbio voltaram para estragar o fim de semana de Kubica.
Cotação: ***

Renault
Por muito pouco não chegou na zona de pontuação. Kovalainen faz o que pode e Fisichella já deu o que tinha de dar.
Cotação: **

Williams
Passou a marcar pontos de forma consistente. Méritos de Rosberg. A carreira de Wurz na Fórmula 1, enquanto isso, vai chegando ao fim.
Cotação: ***

Red Bull
Ainda bem que foi Coulthard quem sofreu com problemas mecânicos. Webber, com um ótimo desempenho, mereceu os dois pontos marcados.
Cotação: ***

Toyota
Começou o fim de semana de forma promissora. Pena que os pilotos não ajudam muito. Dava para ter pontuado.
Cotação: **

Super Aguri
Sato chegou a executar uma belíssima ultrapassagem sobre Button. Mas os dois pilotos fecharam atrás de uma Spyker.
Cotação: *

Honda
Button fez o que pôde até ter problemas mecânicos. Barrichello andou sempre lá atrás e só apareceu quando saiu da pista.
Cotação: *

Toro Rosso
Liuzzi conseguiu seus melhores resultados do ano. Mas a equipe ainda está muito, muito longe da zona de pontuação. Vettel quebrou.
Cotação: **

Spyker
Deixou de ser a caçula do pelotão. Se ainda está longe dos pontos, ao menos não é mais a lanterna solitária do grid.
Cotação: ***

A destaque: Ferrari
A pior: Super Aguri

Análise da corrida:

A prova desse domingo teve um breve mas sensacional duelo entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, ainda na primeira volta. Mas foi muito pouco. Apesar das belas ultrapassagens de Robert Kubica, a corrida esteve longe de ser empolgante. Só não classifico como "fraca" porque já vi outras muito piores...
Nível final: Regular

O melhor momento da prova: A disputa momentânea mas espetacular entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, na Eau Rouge, durante a primeira volta.

Análise do campeonato:

Dois pontos separam Fernando Alonso e Lewis Hamilton. É muito pouco. Kimi Raikkonen ainda tem uma possibilidade remota, mas as chances de Felipe Massa são puramente matemáticas. O título ainda está completamente aberto e só deve ser decidido no Grande Prêmio do Brasil, última etapa do calendário.
Nível final: Ótimo

Em ascensão: Fernando Alonso, Nico Rosberg e Mark Webber
Em declínio: Giancarlo Fisichella, Alexander Wurz e David Coulthard

Em instantes, o Blog volta comentando as corridas de Fórmula Truck, GP2, MotoGP e Nascar. Até já!

10 comentários:

Anônimo disse...

análise equilibrada e justa, como sempre, gustavo. Eu também daria uma nota dez para Raikkonen. Penso ter sido justa a crítica para Barrichello, que nada fez durante a corrida. Acredito que a carreira dele já pode estar ao seu final.

Um abraço.

Anônimo disse...

gostei dessa análise. Minhas notas:

Alonso - 7
Hamilton - 5
Massa - 5
Raikkonen - 10
Heidfeld - 6
Kubica - 8
Kovalanen - 6
Fisichela - 0
Rosberg- 7
Würz - 1
Ralf - 4
Trulli - 3
Coulthard - 3
Webber - 8
Button - 6
Rubinho - 2
Vettel - 3
Liuzzi - 5
Sutil - 8
Yamamoto - 2

Valeu!

Anônimo disse...

faltam sato e davidson, esqueci!

sato - 4
davidson - 3

Valeu!

Net Esportes disse...

Só a largada mesmo teve emoção !!!!

Anônimo disse...

Achei a corrida do Kimmi perfeita. Ele foi perfeito no final de semana.

Anônimo disse...

Sutil pra mim tinha q ter nota 10, parecia um Roberto Pupo Moreno, rs
Kubica eu daria 9, pra ter 10 era só ter passado o Kovalainen...a F-1 foi mto cruel com ele hje

Anônimo disse...

10 para o KImi! Ele mereceu. e acho que Kubica e Sutil também!!

Felipe Maciel disse...

Não seja tão duro com o Heidfeld, se Alonso que tinha uma McLaren não criou oportuinidades, o Nick, coitado, fez aquilo que estava ao seu alcance.

Achei a corrida do hamilton meio fraquinha também. Ele foi lento no treino e na corrida, a estratégia não ajudou muito.

Essa foi mais uma corrida decidida na primeira curva, pelo menos para o grupo principal. Mas lá atrás teve muita gente brigando por posição: Webber, Trulli, Sutil, Kubica, Sato, Kovalainen...

Abs

Anônimo disse...

Gustavo,

Pra mim a cada prova o Alonso mostra mais sua falta de carater.
Se fosse com ele aquele chega pra lá em Hamilton,iria fazer cena como fez com o Massa.

Já o Hamilton necessita ser mais agressivo e arriscar mais se quiser ficar com o titulo.
Acho q ele deveria neste GP ter adotado a estrategia de apenas uma troca de pneus colocando os macios nesta única troca. Assim poderia chegar em 2º como esteve antes do 2º pit stop, pois fazê-lo ha apenas 9 voltas do fim foi ridiculo, o q vc acha?

Blog F1 Grand Prix disse...

Jean,

Também concordo quando você diz que o Massa errou ao usar os pneus macios por tão pouco tempo. Mas não sei se uma tática de uma parada daria certo. Com Kovalainen, o único que tentou, não surtiu muito efeito. Acho que o Massa perdeu a corrida nas voltas antes da primeira parada, quando ele foi bem mais lento do que o Raikkonen.

Grande abraço!