domingo, 16 de setembro de 2007

Weekend Update - MotoGP

Quatro corridas sem vitória é um jejum e tanto para Valentino Rossi. Já estava na hora do italiano voltar a triunfar. E hoje, no Grande Prêmio de Portugal da MotoGP, não deu outra. O heptacampeão venceu com uma atuação genial, derrotando, em luta direta, seus rivais Daniel Pedrosa e Casey Stoner.

Rossi saiu da terceira posição do grid e, como de costume, largou mal. Ele caiu para quinto na primeira volta, apenas para começar mais uma de suas pilotagens espetaculares. Mesmo tendo em mãos uma moto reconhecidamente inferior, o italiano foi se recuperando pouco a pouco.

Superou Marco Melandri logo de cara e, sem demorar muito, passou Nicky Hayden também. A partir daí, Rossi colou em seu principal adversário no campeonato, Casey Stoner, esperando por uma oportunidade. Ela veio na nona volta, quando o heptacampeão executou uma linda manobra sobre o australiano para tomar o segundo lugar.

Até o final, os espectadores no circuito do Estoril presenciaram uma intensa batalha entre Rossi e Daniel Pedrosa pela liderança da prova. O italiano chegou a tomar o primeiro lugar duas vezes mas, em ambas as oportunidades, perdeu a ponta logo depois. Finalmente, na penúltima volta, ele conseguiu a ultrapassagem definitiva sobre o espanhol.

Pedrosa ainda tentou reagir. Inutilmente. Rossi venceu com apenas 0.175s de vantagem para o piloto da Honda. Casey Stoner - o palpite do Blog - fechou na terceira colocação. O atual campeão Nicky Hayden, que havia largado da pole position, terminou em quarto, seguido de Marco Melandri.

As Suzuki tiveram um dia bem ruim. O melhor piloto da montadora, John Hopkins, foi apenas o sexto, enquanto Chris Vermeulen não passou de 13º. Por sua vez, o brasileiro Alexandre Barros, da Pramac D'Antin Ducati, abandonou a prova com problemas de motor.

Valentino Rossi deu um show dentro da pista e também fora dela, ao dedicar o triunfo a Colin McRae. O escocês, lenda do Mundial de Rally, faleceu na última sexta num desastre de helicóptero. Ele e Valentino eram amigos pessoais, e a homenagem do italiano foi emocionante.

Com os resultados do G.P. de Portugal, a diferença de Casey Stoner para Valentino Rossi caiu para 76 pontos: 287 a 211. Com quatro corridas sobrando, tudo o que australiano precisa para conquistar o título é chegar, apenas uma vez, na frente do italiano. Daniel Pedrosa, em terceiro com 188, tem chances remotíssimas de levantar o troféu de campeão.

A dupla da Suzuki vem logo a seguir na tabela de classificação. John Hopkins é o quarto, somando 150 pontos, e Chris Vermeulen vem em quinto, com 147. O brasileiro Alexandre Barros aparece na décima posição, com 83.

Logo abaixo, a classificação do Grande Prêmio de Portugal da MotoGP:

1. Valentino Rossi/Itália/Yamaha, 28 voltas em 45:49.911s
2. Daniel Pedrosa/Espanha/Honda, a 0.175s
3. Casey Stoner/Austrália/Ducati, a 1.487s
4. Nicky Hayden/Estados Unidos/Honda, a 12.951s
5. Marco Melandri/Itália/Honda, a 17.343s
6. John Hopkins/Estados Unidos/Suzuki, a 18.657s
7. Carlos Checa/Espanha/Honda, a 31.524s
8. Toni Elias/Espanha/Honda, a 40.515s
9. Loris Capirossi/Itália/Ducati, a 43.107s
10. Colin Edwards/Estados Unidos/Yamaha, a 44.674s

Agora, faltam apenas quatro etapas para o final da temporada da MotoGP. A próxima etapa será no circuito japonês de Motegi, no dia 23 de setembro. Na seqüência, fechando o calendário do ano, acontecem os G.Ps. da Austrália, da Malásia e da Comunidade Valenciana.

Nessa segunda, o Blog volta com a última edição do Weekend Update, destacando as corridas da Fórmula Truck e da Nascar. Além disso, teremos o temido Balanço dos Palpites do Bog. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

3 comentários:

Anônimo disse...

não cheguei a ver a corrida da motogp mas fico feliz pela corrida do Valentino. Sou fã dele, acho que já tava mesmo na hora de outra vitória. Essa homenagem ao Mcrae não vi mas deve ter sido bem emocionante mesmo.

Anônimo disse...

coitado do nosso alexandre, quebrou de novo. Me sinto tentado a chamar ele de Rubinho da Moto, mas acho maldade eheuheueh...

Anônimo disse...

grande vitória do rossi e linda a homenagem que ele fez ao mcrae. torço pelo doutor mas acho difícil ele levar esse ano. pensando bem, o stoner merece esse título.