terça-feira, 18 de setembro de 2007

Timo Glock lidera primeiro dia de testes coletivos em Jerez

Nove das onze equipes da Fórmula 1 entraram na pista nessa terça para testes coletivos no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. As atenções ficaram divididas entre inovações aerodinâmicas para a próxima temporada e pequenas melhorias visando os três últimos Grandes Prêmios do campeonato.

No fim do dia, a BMW ficou no topo da tabela de tempos graças aos esforços de seu piloto de testes, Timo Glock. O alemão - líder da categoria GP2 e forte candidato a uma vaga na Toyota em 2008 - rodou 71 voltas no total, cravando a mais rápida já no 18º giro. Ele superou em mais de meio segundo seu adversário mais próximo, Vitantonio Liuzzi.

O italiano da Toro Rosso foi, à exceção de Rubens Barrichello, o único dos 22 titulares da Fórmula 1 a trabalhar no dia de hoje. Na seqüência, em terceiro, veio o piloto de testes da Red Bull, Sebastien Buemi. O suíço teve problemas de transmissão mas, apesar disso, ainda conseguiu completar 59 voltas muito importantes para quem ainda está se adaptando a um carro de Fórmula 1.

A McLaren, com Pedro de la Rosa, não passou da quinta posição. E a rival Ferrari, representada por Luca Badoer, ficou no último lugar. Prova principal de que os tempos de hoje, realmente, não significaram muita coisa.

Nelson Angelo Piquet, que será o piloto da Renault ao longo de toda a semana de testes, fechou em sexto. Por sua vez, Rubens Barrichello foi apenas o sétimo. Durante todo o dia, houve apenas única bandeira vermelha, quando um defeito mecânico obrigou Luca Badoer a parar sua Ferrari no meio da pista.

A seguir, a tabela de tempos dos testes de hoje:

1. Timo Glock/Alemanha/BMW, 1:20.606s em 71 voltas
2. Vitantonio Liuzzi /Itália/Toro Rosso, 1:21.280s em 90 voltas
3. Sebastien Buemi/Suíça/Red Bull, 1:21.309s em 59 voltas
4. Franck Montagny/França/Toyota, 1:21.555s em72 voltas
5. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:21.651s em46 voltas
6. Nelson Piquet Jr./Brasil/Renault, 1:22.009s em 63 voltas
7. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:22.020s em 79 voltas
8. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:23.177s em 87 voltas
9. Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:23.432s em 36 voltas

Nos bastidores, o principal assunto foi uma briga extra-pista da Honda com a Super Aguri. Não é segredo para ninguém que o time de Rubens Barrichello e Jenson Button dá assistência técnica e até financeira à pequena equipe de Aguri Suzuki. Depois que a "filial" começou a superar a "matriz", porém, o constrangimento pelos lados da Honda foi enorme.

Até agora, no campeonato de construtores, a Super Aguri tem quatro pontos, dois a mais do que a Honda. Antes do G.P. da Bélgica, a equipe da montadora japonesa resolveu dar um basta na situação e proibiu a troca de informações entre os dois times. Um novo apêndice aerodinâmico, que seria usado também pela Super Aguri, ficou restrito à Honda.

Como não poderia deixar de ser, a medida causou reações furiosas da equipe de Takuma Sato e Anthony Davidson. Em entrevista à rede Speed TV, uma fonte do time revelou sentir-se "sabotado". Na verdade, a tentativa da Honda só surtiu efeito na classificação de Spa, quando Button e Barrichello conseguiram desempenhos bem superiores à dupla da Super Aguri.

No domingo, porém, veio o troco. Embora não tenha tido um resultado final muito bom, Takuma Sato realizou uma linda ultrapassagem por fora sobre Jenson Button, que valeu o dia. Se quiser bater a Super Aguri e todas as outras equipes, a Honda precisa concentrar-se no trabalho. Cortar o fluxo de informações com seu time "B", sinceramente, não vai mudar nada.

Hoje, em Jerez, Rubens Barrichello testou uma série de novidades aerodinâmicas para as provas derradeiras da temporada, como uma nova asa dianteira. Na Honda, o pacote ficou chamado de "Fuji Special" em alusão à pista onde vai ser sediado o G.P. do Japão. Pelo visto, a equipe não quer fazer feio correndo em casa. Tudo bem, mas...

Para quem deu vexame o ano inteiro, uma boa corrida apenas não vai fazer a menor diferença.


Incrível o número de rumores envolvendo o nome de Fernando Alonso. Os jornalistas que cobrem a Fórmula 1 não passam um dia sem especular o futuro do espanhol. Dessa vez, foi a publicação alemã Bild quem trouxe o mais novo boato cujo personagem principal é o bi-campeão.

Com o título "Adiós, Alonso!", a reportagem sugere que os advogados da McLaren estariam procurando brechas no contrato para propor um rescisão amigável entre as duas partes. Ron Dennis, na hipótese do Bild, teria percebido que a única forma de recuperar o bom ambiente na sua equipe seria dispensando o espanhol.

Alonso - cujo acordo com a McLaren encerra-se apenas no fim de 2008 - tem se mantido calado sobre seu futuro. A única palavra oficial sobre o assunto veio de seu empresário, Luis Garcia Abad, que garantiu a permanência do espanhol na equipe inglesa durante a próxima temporada.

Por enquanto, essa possibilidade ainda é a mais provável, apesar de toda a pressão das mídias inglesa e alemã. As duas colocam nas costas de Alonso a culpa pela multa de 100 milhões de dólares recebida pela McLaren, e exigem a demissão do espanhol. Uma visão um pouco cega, é verdade, mas compreensível. De qualquer forma, é a opinião de Ron Dennis é a que importa mais.

E, no cenário atual, ainda aposto que o chefe da McLaren prefere manter o bi-campeão.


A segunda versão do calendário 2008 da Fórmula 1 foi liberada hoje, sem grandes mudanças. Em comparação com o que havia sido divulgado anteriormente, houve apenas duas alterações: as corridas de Monza/Spa-Francorchamps, e Fuji/Shangai trocaram de data entre si.

Para quem ainda não sabe, o ano que vem terá duas novidades: os circuitos de rua de Valência e Cingapura. A corrida na cidade espanhola vai ser disputada em meados de agosto, após as férias européias. Como já existe um Grande Prêmio da Espanha, a prova será conhecida como "G.P. da Europa". Por sua vez, a etapa no paraíso asiático está marcado para o dia 28 de setembro, duas semanas após o G.P. da Itália.

Em 2008, a Fórmula 1 vai ter três rodadas duplas, quando as corridas acontecem em fins de semana consecutivos: Austrália/Malásia, Itália/Bélgica e Japão/China. O G.P. da Alemanha volta à Hockenheim e a prova da Turquia passa de agosto para maio.

Mais uma vez, o Grande Prêmio do Brasil - cujo contrato com a Fórmula 1 foi renovado até 2014 - fecha a temporada. Dessa vez, no dia de finados: 2 de novembro. Será a primeira oportunidade desde 1998 em que a categoria realiza uma corrida nesse mês do ano.

Logo abaixo, o calendário da Fórmula 1 para 2008:

16 de Março - G.P. da Austrália, em Melbourne
23 de Março - G.P. da Malásia, em Sepang
06 de Abril - G.P. do Bahrein, em Sakhir
27 de Abril - G.P. da Espanha, em Barcelona
11 de Maio - G.P. da Turquia, em Istambul Park
25 de Maio - G.P. de Mônaco, em Monte Carlo
08 de Junho - G.P. do Canadá, em Montreal
22 de Junho - G.P. da França, em Magny-Cours
06 de Julho - G.P. da Inglaterra, em Silverstone
20 de Julho - G.P. da Alemanha, em Hockenheim
03 de Agosto - G.P. da Hungria, em Hungaroring
24 de Agosto - G.P. da Europa, em Valência
07 de Setembro - G.P. da Bélgica, em Spa-Francorchamps
14 de Setembro - G.P. da Itália, em Monza
28 de Setembro - G.P. de Singapura, em Marina Bay
12 de Outubro - G.P. do Japão, em Fuji
19 de Outubro - G.P. da China, em Shangai
02 de Novembro - G.P. do Brasil, em Interlagos

Para 2009, a Fórmula 1 vai promover a entrada do G.P. dos Emirados Árabes Unidos, numa ilha artificial especialmente construída para a categoria. No ano seguinte, é a vez de Índia e Coréia do Sul fazerem suas estréias, em circuitos também recém-projetados. Nesse ritmo, não demora muito, a Ásia deve logo tomar a eterna hegemonia européia em quantidade de Grandes Prêmios. Azar de quem mora no Brasil.

Vamos perder mais algumas madrugadas de sono...


Desde que se mudou para a Nascar, Juan Pablo Montoya vive uma nova fase. Nos Estados Unidos, o ambiente é bem mais leve do que na Fórmula 1. Talvez por causa disso, o colombiano - conhecido bad boy em seus tempos de Williams e McLaren - tenha ficado um pouco mais descontraído. Prova disso é o mais novo comercial que ele estrela com Kasey Kahne, um de seus adversários na stock car americana:



O anúncio é do Dodge Avenger, carro que os dois pilotos usam na Nextel Cup. Pelo visto, não precisa de muita tradução...

Nessa quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, com o número 6 da lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do dia. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Testes (todas) - http://www.gpupdate.net/
Fernando Alonso - http://www.gpupdate.net/

8 comentários:

Anônimo disse...

Os testes não valem para muito coisa mas interessante essa história da Honda com a Super Aguri. A Honda já está apelando. Não consegue ganhar na pista e precisa desses artifícios ilícitos. Uma vergonha. Falta gente competente na Honda, simplesmente!

Valeu!

Anônimo disse...

gustavo, sobre o Alonso, penso igual à você. Ele não quererá sair da McLaren nem o Ron Dennis vai ter esse desejo. Para os dois, o melhor é que continue a parceria, na minha opinião.

Um abraço.

Anônimo disse...

Eu achava que o contrato do Alonso era de 3 anos. Se for só até o fim de 2008 é capaz de que a parceria com a Mclaren termine mesmo agora. Vou procurar esta informação da duração do contrato do Alonso; se achar retorno por aki....

Carlos Garcia disse...

Vou comentar o calendário, pois estou preocupado com o futuro do Grande Prêmio do Canadá.

Sem o GP dos EUA e com a atual crise financeira espero que arrumem uma boa solução, trazendo talvez para próximo do Grande Prêmio do Brasil, não sei...

Minha pista de preferência maior não pode ficar de fora!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

O contrato do Alonso dura só até 2008, com opção de renovação por mais um ano. Acho que, nessa altura, já temos quase certeza que Ron Dennis não vai exercer esse direito. Assim, em tese, o acordo do bi-campeão vai só até o fim da próxima temporada.

Grande abraço!

Blog F1 Grand Prix disse...

Garcia,

Eu também gosto muito de Indianapolis e torço pela sua volta ao calendário. Infelizmente, acho que vai ter de ficar para 2009. Isso se, realmente, existir o desejo de um retorno.

Grande abraço!

Net Esportes disse...

GP Brasil só em 2 de Novembro !!!!!!!! caramba !!!!!

Acho também uma pena que não tenha mais o GP dos EUA, eu gostava muito dessa corrida....

Anônimo disse...

eh, eu também vou sentir falta de indianapolis...