Agora ficou mais sério. Nessa quarta, a FIA divulgou a transcrição do encontro do Conselho Mundial da semana passada, que julgou a McLaren no caso de espionagem. A revelação não trouxe nenhuma novidade em relação ao imbróglio, em si, mas expôs ainda mais as rugas entre Fernando Alonso e seu chefe, Ron Dennis.
Segundo consta, o principal dirigente da McLaren teria admitido que sua relação com o espanhol é "fria". Pior, porém, são as palavras de Dennis quando ele se refere ao incidente do G.P. da Hungria, quando Alonso teria supostamente prejudicado seu companheiro Lewis Hamilton durante a classificação para a corrida.
Sobre esse assunto, o chefe da McLaren revelou ter tido uma séria discussão com o piloto espanhol, em que os dois disseram frases impublicáveis. Alonso estava irritado por ter perdido cinco posições no grid para a prova de Hungaroring e ameçou "vingar-se", levando à FIA o conteúdo de e-mails que poderiam comprometer a equipe inglesa no caso de espionagem.
Mas, ao contrário do que esperava o espanhol, Dennis não aceitou a ameaça e enviou - ele mesmo - as mensagens à entidade máxima do automobilismo. A relação entre os dois, que já não era das melhores, deteriorou-se ainda mais.
Para Dennis, Alonso é uma pessoa solitária e não entende a atenção dada a Lewis Hamilton. Além de tudo isso, o chefe da McLaren ainda admitiu não ter tido nenhuma outra conversa com o espanhol no período entre o G.P. da Hungria e a reunião do Conselho Mundial, mais de um mês depois. É muito tempo.
Agora, já não há mais dúvidas de que a situação de Alonso no time prateado é delicada. E só continua piorando: se não bastassem as revelações de Ron Dennis e a pressão das mídias alemã e inglesa, o espanhol também perdeu o apoio do principal dirigente da Mercedes, Norbert Haug.
O alemão disse ao jornal Bild que "se um piloto não quer ficar, então precisamos sentar e discutir isso". Haug não poderia ter sido mais claro. Sua frase é uma cutucada direta em Alonso. Pelo visto, o espanhol está conseguindo se tornar uma unanimidade na McLaren. Sim, porque ninguém mais gosta dele.
Apesar de tudo, ainda aposto que o bi-campeão continua na equipe inglesa no ano que vem. Por um único e simples motivo: ele não tem mais para onde ir. A BMW está com as portas fechadas e os outros times não são bons o suficiente para satisfazerem a vontade de Alonso: disputar o título.
De qualquer maneira, se Alonso deixar a McLaren no fim do ano, ninguém mais vai ficar surpreso.
Bancado por um patrocíno de 15 milhões de dólares, o espanhol Roldán Rodríguez está próximo de assinar contrato com a Spyker para a próxima temporada, segundo informações do diário As. De acordo com a publicação, o novato da GP2 pode anunciar o acordo já amanhã, em Madri, ou após o encerramento do campeonato de sua categoria, no fim do mês, em Valência.
Seria um desperdício. Com todo respeito a Rodríguez, mas ele não está preparado para subir à Fórmula 1. O espanhol não é lá tão ruim. Mas não possui a menor experiência para andar na principal categoria do automobilismo mundial. E é pior do que tanta gente...
Se o acordo for confirmado, Rodríguez vai ficar sempre lá atrás, sem maior destaque. Seu papel vai ser semelhante ao de Sakon Yamamoto na atual temporada. Os dois pilotos estão mais ou menos no mesmo nível.
Enquanto isso, Timo Glock e Lucas di Grassi, os dois líderes da GP2, lutam para garantir uma vaga apenas com talento próprio. O alemão é forte candidato a um cockpit da Toyota, enquanto o brasileiro deve ser o próximo piloto de testes da Renault.
Ambos já merecem, sem dúvida alguma, uma chance decente na Fórmula 1.
Dia de testes coletivos no circuito de Jerez de la Frontera. Na pista espanhola, nove das onze equipes da Fórmula 1 estiveram em atividade. O foco, mais uma vez, ficou dividido entre novidades para o ano que vem e melhorias visando as três últimas corridas da temporada.
No fim, o primeiro lugar ficou com o piloto de testes da McLaren, Pedro de la Rosa. Ele virou 1:19.267s, um segundo e meio mais rápido que o melhor tempo de ontem, de Timo Glock. Logo em seguida, na vice-liderança da tabela de classificação, apareceu o australiano Mark Webber, da Red Bull.
A Ferrari voltou a ser representada por Luca Badoer. Dessa vez, o italiano teve um desempenho bem mais satisfatório, terminando o dia na terceira posição. Ontem, para quem não lembra, ele havia sido o último.
Nelson Angelo Piquet foi o único brasileiro a entrar na pista hoje. Ele completou nada menos que 111 voltas, ficando com o sétimo tempo. O trabalho de Nelsinho para a Renault foi bem produtivo, apesar de duas saídas de pista que provocaram bandeiras vermelhas.
A seguir, os tempos dessa quarta:
1. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:19.267s em 70 voltas
2. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:19.947s en 106 voltas
3. Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:20.249s en 69 voltas
4. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:20.318s em 103 voltas
5. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:20.318s en 47 voltas
6. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:20.624s en 74 voltas
7. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:20.804s em 111 voltas
8. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:21.101s em 76 voltas
9. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.608s em 31 voltas
10. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:21.863s em 10 voltas
Os testes em Jerez terminam amanhã. Depois disso, a Fórmula 1 só volta às atividades no fim de semana do Grande Prêmio do Japão, entre os dias 28 e 30 deste mês.
O vídeo do dia é uma homenagem a Tony Kanaan, que se tornou papai, ontem, com o nascimento de seu primeiro filho, Leonardo. As imagens abaixo são da primeira vitória do baiano na CART, antiga principal categoria do automobilismo americano. Aconteceu em Michigan, 1999, quando o líder Max Papis ficou sem gasolina nos últimos metros e Tony herdou o triunfo:
Por muito pouco, o brasileiro não perdeu a vitória para Juan Pablo Montoya, que veio como um foguete logo antes da bandeirada e proporcionou uma chegada especular. Para Tony, foi o início de uma carreira de enorme sucesso nos Estados Unidos, que atingiu o auge com o título da IRL em 2004. Agora, só falta vencer as 500 milhas de Indianapolis...
Nessa quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, e o número 5 da lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Fernando Alonso e Ron Dennis - http://www.autosport.com/Fernando Alonso e sua McLaren - www.gpupdate.net
Lewis Hamilton - http://www.f1-live.com/
Norbert Haug - http://www.eitb24.com/
Roldán Rodríguez - http://www.gpupdate.net/
Lucas di Grassi - http://www.gpupdate.net/
Pedro de la Rosa - http://www.gpupdate.net/
Nelson Angelo Piquet - http://www.gpupdate.net/
4 comentários:
essa história da chantagem do Alonso tá mal contada. Muito estranho o próprio piloto peitar o patrão dessa forma. Sei lá, acho que tem mais coisa aí.
E sobre esse Roldan Rodriguez, concordo inteiramente com você: que desperdício!!!
Também acho que o Alonso não sai da McLaren e que o Roldán Rodríguez não é bom o suficiente para entrar na Fórmula-1. Vamos esperar para ver como estes assuntos vão terminar.
Valeu!
Somente agora eu passo a acreditar que ele possa mesmo sair da equipe, tá ficando insustentável a situação. A Renault talvez seja melhor opção. Se ele deixou o time francês e conseguiu um carro bom na mcLaren, por que não pode acontecer o inverso agora?
Bem, parecem ser duas opções: McLaren ou Renault. Acho que Dennis até facilitaria as questões de rompimento de contrato só pra se livrar de uma vez do Alonso.
Sensacional o final desta corrida, a velocidade com que o Montoya veio é alucinante, veio como uma bala mesmo!
O Tony é o Tony, talento puro, batalhador e uma figuraça do esporte a motor.
Não sei se o pessoal por aqui está sabendo, mas no blog do Tony está o link para uma promoção que nenhum fã do cara ou de automobilismo pode deixar para trás. Na promoção, a pessoa que der a resposta mais criativa para "o que você faria para ganhar um macacão autografado pelo Tony Kanaan" leva exatamente isso, um dos macacões do brasiliero - que é o que eu acho mais bonito dos que estão por aí. Mas ó, eu já ganhei essa...rs
Abraço, carah!
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