terça-feira, 18 de setembro de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Os Dez Erros Mais Constrangedores da História - Número 7

Continuamos, hoje, a nossa saga pelas maiores bobagens da história da Fórmula 1. Ao longo dessa semana, até quinta-feira, a lista chega aos números 7, 6 e 5. Sem perder mais tempo, vamos em frente:

10. Juan Pablo Montoya - Austrália/2006 - Rodou na volta de apresentação
9. Aguri Suzuki - México/1990 - Destruiu o carro ao aquecer os pneus na pré-classificação
8. Nick Heidfeld - Brasil/2002 - Colidiu com o safety car durante o treino de aquecimento
SÉTIMO LUGAR - David Coulthard no Grande Prêmio da Austrália de 1995
O erro: Bateu dentro dos boxes quando liderava a corrida

David Coulthard é um sujeito que não pode reclamar da sorte. Como qualquer piloto, ele até teve aquelas quebras nos piores momentos possíveis. Mas, analisando a trajetória do escocês na Fórmula 1, dá para perceber que "DC" é um cara meio iluminado.

Poucos pilotos tiveram a oportunidade de correr tantas anos seguidos em equipes de ponta. Coulthard ficou onze temporadas, entre 1994 e 2004, na Williams e depois na McLaren. É certo que nem sempre esses times estavam em condições de lutar por vitórias. Mas, de maneira geral, o escocês fazia sempre parte do pelotão da frente.

Por que, então, Coulthard não conseguiu mais do que um vice-campeonato? Por qual razão o escocês nunca conseguiu disputar o título até o fim? A resposta mais tentadora, para a maioria, é muito fácil: simplesmente, ele não era bom o suficiente.

Sim, mas existe uma outra razão. Por algum motivo, Coulthard era um daqueles pilotos que falhava quando não podia. Que perdia o embalo justamente nos momentos em que parecia estar em ascensão. Ou que cometia erros imperdoáveis para quem gostaria de se tornar um candidato ao título.

Um caso emblemático aconteceu no final de 1995. Coulthard não estava disputando nada na tabela de pontos. Afinal, Michael Schumacher já era o campeão e Damon Hill, o companheiro do escocês na Williams, também havia garantido o vice-campeonato. Para "DC", restava o terceiro lugar na classificação final. Mesmo assim não estando sob pressão, o escocês cometeu um erro que, até hoje, parece inacreditável.

A Fórmula 1 chegava à Adelaide para a disputa do Grande Prêmio da Austrália. Como de costume, a prova fechava o calendário da categoria. Até ali, na temporada, Coulthard havia tido um ano de altos e baixos. O melhor momento, é claro, foi sua primeira vitória, no G.P. de Portugal.

Mas o escocês também havia passado por situações bem ruins. Teve problemas mecânicos na Argentina e na Bélgica, corridas que poderia até ter vencido. Houve, além disso, aquele incidente bizarro no Grande Prêmio da Itália, em Monza.

Coulthard fez a pole mas, inacreditavelmente, jogou o trabalho fora ao rodar, sozinho, na volta de apresentação. Ficou fora da largada mas, num lance de sorte - lembram-se dela? - conseguiu voltar à prova. Um mega acidente envolvendo vários carros trouxe a bandeira vermelha, e o escocês teve a oportunidade de participar da nova largada.

No G.P. da Austrália, Coulthard não teria uma segunda chance. Ele era o segundo no grid, atrás de seu companheiro de equipe, Damon Hill. O principal adversário das Williams, Michael Schumacher, era o terceiro. O alemão, porém, largou mal e caiu para quinto na primeira curva, preso na traseira das Ferrari de Jean Alesi e Gerhard Berger.

Na luta particular da Williams, Coulthard saiu melhor do que Hill e tomou a ponta. Durante o primeiro período da corrida, os dois pilotos da equipe inglesa passearam. O escocês liderava, dando-se ao luxo de poupar o carro.

Seu parceiro Hill inaugurou os pit stops, na volta 17. Cinco giros depois, era a vez de Coulthard. Nada podia dar errado. Tudo estava sob controle. O escocês estava na frente e, provavelmente, ainda voltaria na liderança. Naquele momento, porém, "DC" fez uma das maiores bobagens já vistas na história da Fórmula 1.

Sem carro nenhum em volta para atrapalhar, Coulthard muda a trajetória rumo aos boxes. Mas calcula mal - muito mal - seu ponto de freiada. Quando percebe, não há mais como consertar. O escocês pega o lado sujo do pit lane, vira o volante mas o carro não responde.

O que se segue é inevitável: a Williams vai direto em direção ao muro. Coulthard já bate em velocidade reduzida. É o suficiente, porém, para entortar completamente a suspensão dianteira esquerda. Sem possibilidade de conserto, termina aí a corrida do escocês.

Entender as razões do acidente é difícil. Pelas imagem do erro, dá para perceber uma fina linha no asfalto que poderia ser óleo derramado por outro carro. Mas não há como garantir. Certo, mesmo, é que Coulthard jogou fora uma vitória certa da mais estúpida das maneiras.

Meio que para aliviar a culpa do escocês, Roberto Moreno roda sozinha na entrada dos boxes, algumas voltas depois. Mais tarde, Johnny Herbert perde a entrada do pit lane e passa reto. Ao menos, o inglês consegue continuar na corrida.

Para Coulthard, o erro custou muito mais caro. Naquela que seria sua última corrida pela Williams, o escocês abandonou de forma embaraçosa. Foi uma péssima maneira de encerrar a prova, a temporada e também sua carreira na equipe inglesa.

Em 1996, Coulthard mudou-se para a McLaren. A equipe que dominou as pistas entre 1998 e 2000. Mesmo assim, o escocês nunca chegou perto de conseguir um título. Talvez por não ser bom o suficiente, é verdade. Mas, também, por cometer erros como o da Austrália, em 1995.

Por ter jogado fora uma provável vitória da forma mais estúpida, por ter encerrado sua carreira na Williams da pior das maneiras e, pura e simplesmente, por ter conseguido a proeza de bater sozinho no pit lane enquanto liderava uma corrida, David Coulthard leva o sétimo lugar na lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História.

A seguir, o vídeo da pataquada. Infelizmente, por ter sido o único que encontrei, a narração é em alemão:



A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com o número 6 da nossa lista. E hoje, ao longo do dia de hoje, o Blog retorna com comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!

Crédito das fotos (na ordem):
Número sete - http://www.onflex.org/
David Coulthard - http://www.f1rejects.com/
David Coulthard e sua Williams I - http://www.f1-facts.com/
David Coulthard e sua Williams II - http://www.f1-facts.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

graaande DC! Sou fã do Coulthard mas não tem como negar: nesse dia, ele fez uma bobagem das mais incríveis mesmo!

Anônimo disse...

foi bem engraçada essa. Eu ainda era muito pequeno quando aconteceu mas já tinha visto o vídeo no review da fia de 1995. Eles dizem que o Coulthad passou sobre um mancha de óleo mas acho muito difícil isso ter acontecido. Acho que foi erro dele mesmo, e um erro bem engraçado!

Valeu!

Net Esportes disse...

nossa !!!! parece que o Coulthard dormiu e foi reto.... he he he

Com relação a ele ter sorte e ser ilunidado isso é verdade mesmo, uma vez escapou de um acidente de avião na França...........

Felipe Maciel disse...

Essa foi constrangedora meeeeeesmo. Barbeiragem das grandes.

Abs

Anônimo disse...

DEssa eu não lembrava !!!! ha ha foi boa mesmo !!!!!