quarta-feira, 19 de setembro de 2007

IRL é outra a apresentar seu calendário 2008

Parece que todas as categorias combinaram de revelar suas datas na mesma semana. Nessa quarta, foi a vez da Indy Racing League (IRL) apresentar seu calendário de 2008, que não teve grandes mudanças em relação à temporada recém-encerrada.

No total, vão ser 16 corridas, uma a menos do que em 2007. A única baixa é a etapa de Michigan. O super-oval não teve seu contrato renovado com a categoria e não vai fazer parte do próximo campeonato.

De forma geral, o formato não teve muitas alterações. Assim como neste ano, a categoria inicia suas atividades de 2008 em março, com a prova noturna de Homestead, Miami. A corrida final da temporada também não mudou de lugar: mais uma vez, será em Chicagoland.

Como de costume, o mês de maio é inteiramente ocupado pela programação das 500 milhas de Indianapolis. A corrida mais famosa do automobilismo americano está marcada para o dia 25 e vai ser a quinta do calendário.

Das 16 provas, cinco não vão ser em ovais: St. Petersburg, Watkins Glen, Mid-Ohio, Sonoma e Detroit. Além disso, apenas uma corrida - a de Motegi, no Japão - vai acontecer fora dos Estados Unidos.

O Brasil deve estar representando por três pilotos, os mesmos da temporada que acabou: Vítor Meira, Helio Castroneves e Tony Kanaan. Em 2008, a IRL vai estar desfalcada de Sam Hornish Jr. e Dario Franchitti, que somam quatro títulos da categoria. No ano que vem, os dois transferem-se para a Nascar.

Logo abaixo, o calendário 2008 da IRL:

29 de março - Etapa de Homestead
06 de abril - Etapa de St. Petersburg
19 de abril - Etapa de Motegi
27 de abril - Etapa de Kansas
25 de maio - Etapa de Indianapolis
01 de junho - Etapa de Milwaukee
07 de junho - Etapa de Texas
22 de junho - Etapa de Iowa
28 de junho - Etapa de Richmond
06 de julho - Etapa de Watkins Glen
12 de julho - Etapa de Nashville
20 de julho - Etapa de Mid-Ohio
09 de agosto - Etapa de Kentucky
24 de agosto - Etapa de Infineon
31 de agosto - Etapa de Detroit
07 de setembro - Etapa de Chicago

O sonho de uma etapa da IRL no Brasil é distante mas não impossível. Entre as possíveis sedes estão as cidades de Salvador e Vitória, que montariam circuitos de rua para a categoria, além de Jacarepaguá, a única pista brasileira com um traçado oval. De qualquer forma, o projeto só seria viável no médio prazo.

Por enquanto, quem gosta da IRL vai continuar acompanhando pela televisão mesmo.

Crédito das fotos: http://www.indycar.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

Jacarepaguá sediando IRL? Acho difíil. Ultimamente nem a GT3 eles conseguem...

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

Eu estava assistindo uma corrida onde o Luciano do Valle disse que a IRL pode sim vir para o Brasil no futuro. Ele falou dessas duas cidades, Vitória e Salvador, mas acho difícil acontecer alguma coisa. Não temos dinheiro nem infra estrutura. Enfim, é torcer mas hoje acho muito difícil.

Valeu!

Anônimo disse...

A situação vai ficar critica sem Hornish e Franchitti, quem vai pra IRL?

E essa temporada acaba mto cedo...

Felipe Maciel disse...

É a época dos calendários, pelo visto...