domingo, 16 de setembro de 2007

Domínio da Ferrari no G.P. da Bélgica: Kimi vence e Massa faz a dobradinha

O Grande Prêmio da Bélgica terminou exatamente como havia começado. Kimi Raikkonen não recebeu ameaças em nenhum momento e venceu tranqüilamente, perdendo a liderança apenas durante os pit stops. O domingo foi ótimo para a Ferrari, que fez a dobradinha com Felipe Massa, em segundo.

A McLaren esteve abaixo do esperado e jamais pressionou os carros vermelhos. Na disputa interna da equipe inglesa, Fernando Alonso bateu Lewis Hamilton, também sem maiores dificuldades. Como de costume, Nick Heidfeld foi o melhor do resto. Dessa vez, o alemão foi quinto.

Com a sexta posição, Nico Rosberg pontuou pela quarta vez consecutiva, finalmente superando seu companheiro Alexander Wurz na tabela do campeonato. Na seqüência, completando a zona de pontuação, vieram Mark Webber - com uma corrida segura e consistente em direção ao sétimo lugar - e Heikki Kovalainen, que segurou Robert Kubica para marcar um pontinho.

O momento de maior emoção, para variar, foi a largada. Kimi Raikkonen saiu bem, enquanto Fernando Alonso ficou dividido entre ultrapassar Felipe Massa e defender-se de Lewis Hamilton. Os dois pilotos da McLaren espremeram um ao outro no grampo La Source, e o inglês precisou usar a área de escape.

Voltou com velocidade e atacou Alonso na Eau Rouge. O espanhol, porém, manteve-se seguro e defendeu a terceira posição. Ao fim da primeira volta, a ordem era Raikkonen-Massa-Alonso-Hamilton. Até a bandeira quadriculada, nada mudaria.

Nas posições intermediárias, ao menos, a disputa foi intensa. Heikki Kovalainen, com um carro mais pesado, largou muito bem e ganhou três posições, de nono para sexto. Mas o finlandês da Renault não teve como segurar os pilotos que vinham atrás.

Seu primeiro algoz foi Mark Webber, que realizou uma bela manobra, por fora, na chicane Les Combes. Ao mesmo tempo, Robert Kubica passava David Coulthard de forma impressionante, travando os pneus numa tentativa ousada na nova Bus Stop. Logo depois, o polonês superou Ralf Schumacher e partiu para cima de Kovalainen.

A briga dos dois foi a principal animação do primeiro trecho da corrida. Até que Kubica conseguisse a manobra sobre o finlandês da Renault, foram várias voltas de duelo. Finalmente, o polonês passou com uma belíssima ultrapassagem na Bus Stop, seu ponto preferido.

Na 14ª volta, Nico Rosberg e Mark Webber inauguraram a rodada de paradas. Um giro depois, Kimi Raikkonen entrou junto com Fernando Alonso. Na seqüência, foi a vez de Felipe Massa e Lewis Hamilton. Quando voltaram, todos os quatro primeiros conservaram suas posições.

A única mudança foi na disputa pelo quinto lugar: Nick Heidfeld atrasou sua parada e, com voltas rapidíssimas antes de seu pit stop, superou Nico Rosberg. Nesse período, a única atração da corrida voltou a ser a corrida de recuperação de Robert Kubica. Dessa vez, o polonês ficou vários giros pressionando David Coulthard, até que o escocês precisou visitar os boxes.

Além do piloto da Red Bull, Heikki Kovalainen e Rubens Barrichello também estavam numa tática de apenas uma parada. Para o brasileiro, não deu muito certo. Com o carro muito pesado, Rubinho andou sempre lá atrás e só apareceu uma única vez, quando perdeu a freiada para o grampo La Source. Ele terminou num fraco 13º lugar.

Mais uma vez, Nico Rosberg foi quem deu início à nova rodada de pit stops, na volta 30. Todos os líderes fizeram suas paradas nas voltas seguintes, sem que houvesse alguma mudança na ordem. De interessante mesmo, nesse período, apenas a bonita ultrapassagem de Takuma Sato sobre Jenson Button, por fora, em Les Combes.

Nas últimas voltas, Felipe Massa chegou a tentar uma aproximação a Kimi Raikkonen, mas o finlandês tinha a corrida sob controle. Um pouco mais atrás, Lewis Hamilton cometeu um raro erro e saiu da pista na Pouhon. Contando com a larga zona de escape, porém, o inglês não perdeu mais do que três segundos.

Sem maiores problemas, Kimi Raikkonen venceu sua quarta corrida do ano e pela terceira vez consecutiva em Spa-Francorchamps. Esse também foi o 13º triunfo do finlandês em sua carreira. O G.P., é bom que se diga, não foi dos mais emocionantes. Se não fossem as disputas no pelotão intermediário, teria sido uma completa procissão.

Kimi Raikkonen foi absoluto, mas o domingo também teve outros destaques. Nico Rosberg e Heikki Kovalainen, por exemplo, confirmaram a excelente fase e pontuaram de novo hoje. Além deles, Adrian Sutil fez ótima prova com a Spyker. O alemão ganhou sete posições na primeira volta, brigou com a Red Bull de David Coulthard e terminou à frente dos pilotos da Super Aguri.

Por outro lado, a turma dos veteranos teve um fim de semana deprimente. Giancarlo Fisichella largou de último após precisar trocar o motor e quebrou na segunda volta. O italiano da Renault está em situação difícil em sua equipe. No ritmo atual, dificilmente emplaca 2007 no time da montadora francesa.

Por sua vez, Alexander Wurz rodou sozinho na Bus Stop, foi largamente batido por Nico Rosberg e também não chegou ao fim da prova. Outros que não viram a bandeira quadriculada foram David Coulthard, Jenson Button e Sebastian Vettel. Todos tiveram problemas mecânicos. O Grande Prêmio da Bélgica, dessa vez, não viu nenhum acidente.

A chuva também não deu as caras durante todo o fim de semana em Spa-Francorchamps. Isso não acontecia desde 1999, quando David Coulthard venceu uma prova tão sem-graça quanto a de hoje. Em 1987 - ano dado pela Rede Globo como o último em que o clima instável não teria visitado o G.P. da Bélgica - choveu na sexta e no sábado.

Com os resultados desse domingo, Fernando Alonso aproximou-se ainda mais de Lewis Hamilton na tabela do campeonato. O espanhol tem 95 pontos, apenas dois a menos que o inglês. Kimi Raikkonen é o terceiro, com 84, seguido de Felipe Massa, que soma 77. Nick Heidfeld é o melhor do resto, com 56, e Rubens Barrichello ainda não pontuou.

No Mundial de Construtores, a Ferrari fechou a fatura após a punição da McLaren no caso de espionagem. Com a perda dos pontos dos rivais, a equipe vermelha não pode mais ser alcançada pela BMW nem por qualquer outra adversária. Esse foi o 15º título de construtores da Ferrari, o time mais bem-sucedido da história.

Logo abaixo, a classificação final do Grande Prêmio da Bélgica:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 44 voltas em 1h20:39.066s
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, a 4.695s
3. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, a 14.343s
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, a 23.615s
5. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 51.879s
6. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 1:16.876s
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 1:20.639s
8. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, a 1:25.106s
9. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 1:25.661s
10. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, a 1:28.558s
11. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 1:43.633s
12. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, a 1 volta
13. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 1 volta
14. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, a 1 volta
15. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, a 1 volta
16. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, a 1 volta
17. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, a 1 volta
Não completaram:
Jenson Button/Inglaterra/Honda, Problema mecânico na volta 37
Alexander Wurz/Áustria/Williams, Problema mecânico na volta 35
David Coulthard/Escócia//Red Bull, Problema mecânico na volta 30
Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, Problema mecânico na volta 9
Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, Problema mecânico na volta 2

Melhor volta da corrida: Felipe Massa/Brasil/Ferrari - 1:48.036 na volta 34

A seguir, as tabelas dos campeonatos de pilotos e construtores:

Mundial de Pilotos: HAMILTON, 97 pts; Alonso, 95; Raikkonen, 84; Massa, 77; Heidfeld, 56; Kubica, 33; Kovalainen, 22; Fisichella, 17; Rosberg, 15; Wurz, 13; Webber, 10; Coulthard, 8; Trulli, 7; Schumacher, 5; Sato, 4; Button, 2; Vettel, 1; Barrichello, Speed, Davidson, Liuzzi, Sutil, Albers, Winkelhock e Yamamoto, 0.

Mundial de Construtores: FERRARI, 161; BMW, 90; Renault, 39; Williams, 28; Red Bull, 18; Toyota, 12; Super Aguri, 4; Honda, 2; Toro Rosso, Spyker e McLaren*, 0.
*= A McLaren perdeu todos os pontos no Mundial de Construtores pelo seu envolvimento num caso de espionagem industrial.

Ao longo do dia, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio. E, até o fim do domingo, comentários sobre as corridas de Fórmula Truck, GP2, MotoGP e Nascar. Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

9 comentários:

Anônimo disse...

muito bem o kimi. Não deu nem chance pro massa e o galvão ficou sem poder dar desculpas. No campeonato, se continuar assim acho que leva o Alonso. Valeu!

Anônimo disse...

as corridas de hoje em dia já não tem mais a emoção de antigamente. Mesmo em Spa, a maior pista da Fórmula-1, os pilotos não conseguem fazer ultrapassagens. A corrida foi tão chata que eu desisti e comecei a ver a motogp que estava com a 125cc ao mesmo tempo. E assim continua a história da Fórmula-1...

Anônimo disse...

alguns comentários:

- hoje ninguém ganhava do Raikkonen

- Massa vai ser segundo piloto da Ferrari

- Alonso vai ser campeão este ano

- Rosberg e Kovalanen são muito bons.

- Os veteranos, como você disse, ridículos. Especialmente Fisico, Wurz e o Rubinho também.

- Spa sem chuva é tão chato quanto o resto

Abs,

Maurício - RJ

kimi_cris disse...

Eu disse que o Kimi iria ganhar e o Massa em segundo, e Alonso a discutir com a Hamilton, e o que u disse concretizou-se e fosse sempre assim era bom.

Carlos Garcia disse...

Hoje tivemos uma largada realmente sensacional... a disputa entre Alonso e Hamilton mostrou que Alonso ainda tem sobre ele uma certa autoridade de bicampeão do mundo!!

Só não entendi o Felipe na corrida de hoje... seu carro se portou tão bem com pneus moles... ele testou o final de semana inteiro e não sabia disso?

Net Esportes disse...

Espero que o Hamilton volte a ser o piloto do começo do ano.......

sem querer ser chato mas ta marcado ali Alonso 85 pontos, e é 95..... esse espanhol colou no inglês !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

abraço

Anônimo disse...

Po, eu naum achei a corrida chata assim. Kubica e Sutil animaram mto a corrida pra mim e as ultrapassagens q o Kovalainen tomava tb (nada contra ele, rs). O problema é q o pelotão da frente tava boçal.

Na verdade, como fazem mta comparação da GP2 com a F-1, a GP2 na sua segunda bateria naum teve mtas emoções, parecia a propria F-1.

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Você tem razão. Gravei a corrida de hoje da GP2 e fiquei um pouco decepcionado. Foi a primeira vez em que eu acelerei o vídeo para ver quem ganhava logo...

Net Esportes,

Obrigado pela correção! Já está lá: Alonso, 95.

Grande abraço a todos!

Felipe Maciel disse...

Que isso gente, a corrida teve várias disputas na pista, eu gostei do GP.

O Massa deu bobeira com o acerto do carro, se tivesse colocado pneus macios na primeira parada, a combinação com o ajuste na asa dianteira poderia fazer efeito bem antes do final.