sábado, 15 de setembro de 2007

Empresário de Alonso garante que espanhol continua na McLaren em 2008

Os especialistas que apostavam numa mudança de equipe para Fernando Alonso no fim desse ano tomaram um balde de água fria hoje. Em entrevista à rede inglesa BBC, o empresário do espanhol, Luis Garcia Abad, garantiu que não há nenhum tipo de negociação entre o bi-campeão e outras escuderias da Fórmula 1. E que Alonso irá, sim, continuar na McLaren em 2008.

A boataria envolvendo o nome do espanhol já era intensa há algumas semanas. Após a última reunião do Conselho Mundial de FIA, então, ganhou ainda mais força. É de conhecimento geral que Alonso tem uma cláusula em seu contrato com a McLaren que o libera para outras equipes caso ele tenha tido algum tipo de dano à sua imagem.

O caso de espionagem em que o time prateado se meteu, obviamente, encaixa-se no perfil. Com a perda de todos os pontos no Mundial de Construtores, a McLaren perderia, em tese, o poder para segurar Alonso em seus quadro a partir do próximo ano. O bi-campeão foi dado como certo, por alguns, numa das vagas da Renault em 2008.

Segundo os que pensam dessa forma, Alonso mantém um relacionamento nada cordial com Ron Dennis. Tanto que teria tentado, inclusive, chantagear seu chefe no episódio dos e-mails comprometedores, ameaçando entregá-los à FIA. De acordo com essa tese, Dennis não aceitou a intimidação e - ele mesmo - relatou o conteúdo das mensagens ao presidente da entidade, Max Mosley.

Claro que nada disso é confirmado. A única certeza é que existe, sim, a tal cláusula no contrato de Alonso. Entretanto, pelo cenário que se desenha na pista e pela perspectiva que o espanhol teria em outras equipes, ainda acredito que o bi-campeão emplaca o ano que vem na McLaren.

É verdade que a Renault havia prometido para o Grande Prêmio da Itália o anúncio de sua dupla de pilotos de 2008. Não cumpriu, e levantou dúvidas: estaria tentando Alonso? Pois bem, mesmo que o atraso tenha acontecido por essa razão, o mais provável é que o espanhol ainda permaneça na McLaren na próxima temporada.

O depoimento do empresário de Alonso é mais significativo do que qualquer boato. No atual cenário, o bi-campeão continua onde está. Apesar da suposta briga com Ron Dennis, da guerra interna dentro da equipe e do desgaste causado pelo caso da espionagem. Na McLaren, ao menos, Alonso tem a certeza de que vai continuar brigando por vitórias.

Será que na Renault também seria assim?


Depois do veredito final, chegou a hora das explicações. Ontem, a FIA já entregou à imprensa o relatório oficial da reunião do Conselho Mundial. Nesse sábado, foi a vez do próprio presidente da entidade, Max Mosley, apresentar sua opinião sobre todo o caso de espionagem.

Para muitos, foi uma grande surpresa. Ao contrário do que se esperava, Mosley revelou ter sido voto vencido na decisão final. Na opinião dele, o correto era retirar os pontos da McLaren não só no Mundial de Construtores como também no de Pilotos.

Mosley perdeu para o lobby liderado por Bernie Ecclestone - quem mais? - que salvou Lewis Hamilton e Fernando Alonso de uma dura punição. Uma vez mais, o chefão da Formula One Management (FOA), a empresa que controla os direitos da categoria, provou todo o seu poder de influência.

Eram 26 os membros do Conselho Mundial. A maioria representantes de diferentes federações filiadas à FIA. Segunda a lógica, portanto, Mosley deveria ter mais força do que Ecclestone. No fim de tudo, porém, a história foi a mesma de sempre: a vontade de "Tio Bernie" foi realizada. O baixinho de cabelo grisalho é, de fato, o dirigente mais poderoso do automobilismo.

Alguém tem coragem de duvidar disso?


Apagado durante a maior parte da temporada, Nicky Hayden vem dando provas de evolução nas últimas corridas. No treino de classificação para o Grande Prêmio de Portugal da MotoGP, realizado hoje, o atual campeão foi o mais rápido, cravando sua primeira pole position da temporada.

Favorito destacado da imprensa e do Blog, Casey Stoner - líder do campeonato - precisou se contentar com a segunda posição. A diferença entre Hayden e o australiano, porém, foi bem pequena: apenas quatro centésimos. Em terceiro, um pouco mais longe, aparece o heptacampeão Valentino Rossi.

A grande surpresa do dia foi o japonês Makoto Tamada, o quarto. Completando os cinco primeiros do grid vem o espanhol Daniel Pedrosa, enquanto Alexandre Barros conseguiu apenas o 14º lugar. Amanhã, na corrida que tem largada às 11 horas de Brasília e transmissão ao vivo do Sportv2, o brasileiro vai precisar fazer outra prova de recuperação.

Na Fórmula Truck, o pole position da sexta etapa do ano, em Goiânia, foi Walmir Benevides. Ele manteve a ponta dos treinos de ontem e comandou o domínio da Volkswagen. A montadora fez a dobradinha no grid com Felipe Giaffone, primeiro colocado da temporada e aposta do Blog. Roberval Andrade, vice-líder na tabela de pontos, larga em terceiro.

Amanhã, a corrida tem início às 14 horas de Brasília. A Band mostra ao vivo.


Como a maioria de vocês já deve estar sabendo, morreu hoje uma lenda do Mundial de Rally. O escocês Colin McRae, campeão de 1995 e 25 vezes vencedor na categoria, faleceu após sofrer um trágico acidente de helicóptero. O vídeo do dia não poderia ter outro tema. Com vocês, toda a maestria de um gênio do esporte, numa sensacional câmera onboard:



Já falei do desastre, mais especificadamente, neste post. Ao grande McRae, minha sincera e singela homenagem.

Nesse domingo, o Blog volta com a cobertura total dos eventos do fim de semana. A Fórmula 1 tem atenção especial, é claro, incluindo os comentários da corrida e a seção Análise do Grande Prêmio. Além disso, Fórmula Truck, GP2, MotoGP, Nascar também vão estar em foco nas diferentes edições do Weekend Update. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Fernando Alonso (todas) - http://www.gpupdate.net/

4 comentários:

Anônimo disse...

alguns jornalistas chutam muito. é alonso na renautl, na mclaren, na toyota, na prodrive... só falta na ferrari!

Anônimo disse...

Penso o mesmo de você quando você diz que o Alonso deve continuar na Mclaren. EU também penso assim. Além disso, acredito que poucos pilotos de ponta torcam de equipe no ano que vem. Piquetzinho vai para a Renault com Kovalainen e Fisichela, no máximo, arruma lugar na Williams. Mas vamos ter que esperara para ver. Valeu!

Vinicius Grissi disse...

E será que ele vai ser campeão nesta temporada???

Este final promete ser emocionante, apesar de meio xoxo com relação aos construtores!

Anônimo disse...

Oi gente!Eu andava farto de procurar meios de ganhar algum online ate que axei um local para obter dinheiro sem arriscar,simpatizeimuito!
ponho aqui a url para a galera http://www.fulltiltbonus50gratis.pokersemdeposito.com/ !
PS:simpatizei mesmo muito o teu espaco online bos escrita!
Inte