domingo, 9 de setembro de 2007

Análise do Grande Prêmio - Itália/Monza - 09/09/2007

Análise dos pilotos:

Fernando Alonso
Corrida absolutamente perfeita. Bateu Hamilton e as Ferrari com tranqüilidade, alcançando seu segundo hat trick ( pole, vitória e volta mais rápida) do ano.
Nota final: 10

Lewis Hamilton
Foi derrotado em batalha direta com Alonso. Mas a ultrapassagem em cima de Raikkkonen, nas voltas finais, valeu a corrida.
Nota final: 9

Kimi Raikkonen
Prejudicado pelo acidente de sábado pela manhã, correu com fortes dores no pescoço. Não conseguiu manter um ritmo forte até o fim.
Nota final: 7

Nick Heidfeld
Pela quinta vez, foi quarto. Merecidamente, leva o título de "campeão do resto". Suas corridas são solitárias e eficientes.
Nota final: 8

Robert Kubica
Mesmo tendo perdido muito tempo num pit stop desastrado da BMW, foi quinto, chegando bem perto de Heidfeld. E ainda fez belíssima manobra sobre Rosberg.
Nota final: 8

Nico Rosberg
Está quase chegando em Wurz no campeonato. Fez bela manobra sobre Button e, apesar de ter perdido o quinto lugar para Kubica, marcou três valioso pontos.
Nota final: 8

Heikki Kovalainen
Pontuou pela quinta vez consecutiva. Constrasta com Fisichella, que vai em declínio. Já é o primeiro piloto da Renault.
Nota final: 7

Jenson Button
Um esforço gigantesco para chegar na zona de pontuação. Quando a Honda está melhor, o rendimento do inglês sobe junto.
Nota final: 8

Mark Webber
Superou Coulthard com enorme facilidade. Terminou na incômoda nona posição, a primeira fora dos pontos. No geral, foi bem.
Nota final: 6

Rubens Barrichello
Menos uma corrida para o brasileiro sair do zero. Faltando só quatro para o fim, Rubinho está perto do pior resultado da carreira.
Nota final: 6

Jarno Trulli
Perdeu quatro posições na primeira volta, jogando fora qualquer chance de pontos. Ao menos, continua sendo amplamente superior a Ralf.
Nota final: 5

Giancarlo Fisichella
Correndo em casa, foi muito mal na classificação e não conseguiu se recuperar na corrida. Vai precisar procurar emprego em outra equipe em 2008.
Nota final: 3

Alex Wurz
Mais uma prova mediana. Em condições normais, não tem a menor chance de bater Rosberg na disputa interna da Williams.
Nota final: 4

Anthony Davidson
Encontrou seu ritmo apenas na segunda metade do ano. É constantemente mais rápido do que Sato, mas não tem chances de pontuar.
Nota final: 6

Ralf Schumacher
Fraco e desmotivado, já deu o que tinha de dar na Fórmula 1. É incrível como a Toyota insiste em deixá-lo como titular.
Nota final: 2

Takuma Sato
Mostrou garra numa ultrapassagem sobre Yamamoto, ainda no início. Porém, não é mais o mesmo do início do ano.
Nota final: 4

Vitantonio Liuzzi
Não esteve bem na classificação, mas se recuperou na prova. Superou o companheiro de equipe, o único parâmetro para o seu desempenho.
Nota final: 5

Sebastian Vettel
Mostra sinais de evolução. Só que ainda precisa melhorar em corridas. Correu a maior parte do tempo em último, até conseguir passar as Spyker.
Nota final: 4

Adrian Sutil
Apesar de não conseguir sair da última fila do grid, continua andando bem. Até sua primeira parada, estava à frente de Sato e Vettel.
Nota final: 5

Sakon Yamamoto
Mostrou que não é tão ruim quanto dizem, apesar de ter cometido um erro grotesco na classificação. Acompanhou o ritmo de Sutil durante toda a corrida.
Nota final: 5

Felipe Massa
Sem culpa na quebra. De qualquer forma, não teria conseguido grande coisa. Como sua tática era de duas paradas, provavelmente terminaria atrás de Raikkonen.
Nota final: 6

David Coulthard
Lamentável. Rodou na classificação, atingiu Fisichella na largada e destruiu o carro ainda na segunda volta. Não podia ser pior.
Nota final: 1

Os destaques: Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Jenson Button
Os piores: Giancarlo Fisichella, Ralf Schumacher e David Coulthard



Análise das equipes:

McLaren
Como a análise só leva em conta o desempenho dentro da pista, a equipe inglesa ganha a nota máxima. Domínio completo, e melhor: na casa da principal rival.
Cotação: *****

Ferrari
Se não bastasse a atuação abaixo do esperado, ainda viu quebrar o carro de Massa. A tática de Raikkonen foi inteligente, mas não funcionou.
Cotação: **

BMW
Não chega a ameçar as duas principais equipes, mas é soberana entre o resto. Perde uma estrela pelas trapalhadas num pit stop de Kubica.
Cotação: ***

Renault
Não é nenhuma maravilha. Porém, segue pontuando. Se Fisichella não faz mais nada, ao menos Kovalainen continua mantendo um bom ritmo.
Cotação: **

Williams
Rosberg pontuou pela terceira corrida consecutiva, mostrando a evolução da equipe. Wurz, pura e simplesmente, não compromete.
Cotação: ***

Red Bull
Chegou perto da zona de pontuação com Webber. Coulthard, por outro lado, teve um fim de semana para esquecer.
Cotação: **

Toyota
Perdeu todas as chances de pontuar com a péssima largada de Trulli. Em corrida, o ritmo é muito fraco. Prova disso é que Ralf perdeu para a Super Aguri.
Cotação: *

Super Aguri
Outra boa corrida de Davidson, embora o inglês não chame a menor atenção. Sato fez uma prova mediana e terminou no grupo de trás.
Cotação: **

Honda
Mais um pontinho, aleluia! Dessa vez, conseguiu apresentar-se de forma mais digna. Bom mesmo é que Button parece ter recuperado a motivação.
Cotação: ***

Toro Rosso
Levou os dois carros ao final, e isso já é um avanço. Vettel vem aprendendo e, num futuro próximo, pode deixar Liuzzi para trás.
Cotação: **

Spyker
Seu carro "B" não trouxe tanta evolução assim. De qualquer forma, seus dois pilotos chegaram "apenas" uma volta atrás do vencedor.
Cotação: **

A destaque: McLaren
A pior: Toyota



Análise da corrida:

Ao contrário do esperado, a prova de Monza teve várias disputas por posição e algumas lindas ultrapassagens. Destaque, é claro, para a sensacional manobra de Lewis Hamilton em cima de Kimi Raikkonen, na luta pelo segundo lugar. A tática diferenciada do finlandês, a forte pancada de David Coulthard e as batalhas no pelotão intermediário também trouxeram emoção à corrida.
Nível final: Boa

O melhor momento da prova: A ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre Kimi Raikkonen, na volta 42



Análise do campeonato:

Com o domínio absoluto da McLaren, a luta pelo título vai ficando apenas entre os dois pilotos da equipe inglesa. A menos, é claro, que o time prateado receba uma punição dura na nova reunião do Conselho Mundial. Em condições normais, porém, apenas Lewis Hamilton e Fernando Alonso batalham pelo campeonato. Separados por apenas três pontos, a disputa ainda está completamente aberta.
Nível final: Ótimo

Em ascensão: Fernando Alonso e Nico Rosberg
Em declínio: Felipe Massa e Giancarlo Fisichella

Ao longo do dia, o Blog volta comentando as corridas de Fórmula 3 Inglesa, GP2, IRL e Nascar. Até mais!

7 comentários:

Anônimo disse...

análise eqüilibrada e correta, como sempre. Sò discordo quando voce diz que o Massa terminaria atrás do Raikkonen. Gustavo, acho que o Massa tinha um bom ritmo e um carro bem acertados. Acredito que se não tivesse quebrado teria chegado em terceiro.

Um abraço.

Anônimo disse...

10 para o Alonso, 9 para o Hamilton, 5 para o Kimi e 7 para o Massa. São minhas notas. Ah, e o Coulthard merece um belo ZERO !!

Anônimo disse...

Eu acho que o campeonato acabou para o Massa. Agora ele vai ter que correr para o Kimmi. Ou não se tudo mudar na quinta-feira.

Felipe Maciel disse...

Fisichella e Ralf, francamente, viu...
Coulthard até que de vez em quando apronta alguma coisa boa, embora esse não tenha sido o caso.

As Ferraris vão brigar pelo título de construtores (dependendo do resultado do julgamente) e entre si na disputa pela 3ª clocação na classificação. Agora não tem mais jeito mesmo, fica claro que aquela virtual vantagem nas corridas finais era apenas lenda.

Anônimo disse...

10 para o Alonso! Merecido, admito. Sei lá, não sei dizer onde o Massa chegaria se tivesse continuado...

Abs,

Maurício

Anônimo disse...

Nossa, é mta corrida para se fazer análise, não? Achei bem interessante o seu formato de comentário da F-1, dá pra ter uma geral de tudo. Eu, abandonei a corrida junto com o Massa e fui fazer outras coisas. Poxa, como assim, quebrar logo na casa da Ferrari? Triste...

Anônimo disse...

Resta-ns esperar pela reun~ião para sabermos a verdade. Ou não !!!