terça-feira, 11 de setembro de 2007

O boato (absurdo) do dia: Alonso pode correr na Renault até o fim da temporada

Se a McLaren for suspensa ou excluída da Fórmula 1 em virtude de seu envolvimento no caso de espionagem que abalou a categoria, Fernando Alonso vai correr as últimas provas do campeonato pela Renault. A afirmação é da revista italiana Autosprint. Sinceramente, algum de vocês acredita nisso?

De acordo com a publicação, Fernando Alonso (à esquerda, em 2006) entraria no lugar de Giancarlo Fisichella para a disputa dos Grandes Prêmios finais da temporada. Com a McLaren e - consequentemente - Lewis Hamilton impedidos de competir, o espanhol ficaria com o título nas mãos, precisando bater apenas a dupla da Ferrari.

Na versão da Autosprint, as conversas entre o espanhol e o chefe da Renault, Flavio Briatore, estariam em nível avançado. E teriam sido, inclusive, a principal causa do recente contra-ataque da McLaren, que já enviou à FIA documentos que supostamente comprovariam irregularidades técnicas no carro da equipe francesa.

Com o caso de espionagem ocupando quase todas as manchetes na mídia especializada, não é de se espantar que teorias mirabolantes como essa apareçam diariamente. Mas, na Fórmula 1 atual, é praticamente impossível que um piloto de ponta troque de equipe no meio de uma temporada. Ainda mais em se tratando de Fernando Alonso, aquele que - talvez - tenha o passe mais valorizado da categoria.

São muitos interesses ao mesmo tempo. Mudar de time entre temporadas já seria extremamente difícil para o espanhol. No meio da batalha pelo título, então, nem se fala. Na Renault, mesmo contando com a ausência de Lewis Hamilton, Alonso (à direita) seria facilmente batido por Kimi Raikkonen e Felipe Massa.

É verdade que o bi-campeão tem um cláusula que o libera do contrato com a McLaren caso a equipe inglesa seja punida no caso de espionagem. Mesmo assim, é fantasioso demais pensar que Alonso já conseguiria lugar na Renault logo no dia seguinte. Faça as contas: a reunião do Conselho Mundial é na quinta. O Grande Prêmio da Bélgica começa na sexta.

Vamos ter calma com todos esses boatos. No fim do ano, dá para fazer um bela lista com as Dez Notícias Mais Imbecis da Temporada.


Mais uma: a McLaren, se for suspensa do campeonato do ano que vem, vai ser comprada e competirá com outro nome. Sabe qual? Mercedes. Isso mesmo. Como forma de burlar a punição, o time inglês passaria a pertencer, de uma vez por todas, à parceira de tantos anos.

Esse boato, aliás, tem mais um gancho: na hipótese de exclusão da McLaren, Ron Dennis (à esquerda) entregaria o cargo de principal dirigente da equipe inglesa, ocupado há 27 anos. Dessa última possibilidade, sinceramente, não duvido tanto. Mas, antes, o time prateado precisaria sofrer uma forte sanção no encontro do Conselho Mundial da FIA.

A maioria dos rumores que têm circulado por esses dias leva sempre em conta essa pior hipótese. Nenhum considera uma absolvição ou pena leve para a McLaren. Estranho, porque essa ainda é a chance mais realista.

Não é possível que, no fim das contas, o fenômeno Lewis Hamilton (à direita) e a força da mídia inglesa não façam alguma diferença. Honestamente, não acho que o Conselho Mundial teria coragem de jogar por terra todo o trabalho fenomenal do novato-sensação da temporada. Por enquanto, o mais provável é que uma punição à McLaren não afete aos pilotos.

E a compra da equipe inglesa pela Mercedes? Nem comento. Essa, sim, é cascata das boas.


De concreto, mesmo, apenas a confirmação de que a FIA recebeu os documentos enviados pela McLaren sobre supostas irregularidades no carro da Renault. Agora é oficial. A equipe inglesa está realmente acusando os rivais franceses.

Só falta saber o que estaria errado no carro da Renault. E por qual motivo a McLaren escolheu a equipe da montadora do losango - e não a principal adversária, Ferrari - para contra-atacar. Ao que parece, as evidências contra o time francês devem ser mais fortes.

Nada que assuste Flavio Briatore (à direita), entretanto. Entrevistado pelos jornais Gazzeta sello Sport e Il Giornale, o chefão da Renault refutou as acusações da McLaren. Segundo ele, Ron Dennis estaria, apenas, "jogando pedras para todos os lados". No fim das contas, uma declaração bem ao estilo Briatore.

Com as informações preliminares, não dá para saber se realmente há algo errado no carro da Renault. Nem sabemos qual seria a irregularidade ainda! Por enquanto, a única certeza é que o caso não vai ser julgado no encontro do Conselho Mundial de quinta. Vai ficar para outra oportunidade.

E, até lá, muita coisa pode mudar...


Já estava quase desistindo quando encontrei, na minha busca diária por vídeos na internet, o final da corrida da IRL em Chicago, que decidiu o título desse ano da categoria. Para quem não viu, vale - e muito - a pena. As duas voltas derradeiras, com narração de Luciano do Valle, estão a seguir:



Um final de temporada histórico. Coisa de cinema, mesmo. Inclusive com o "vilão" Scott Dixon - o piloto que tirou o "mocinho" Dario Franchitti da pista na corrida de Detroit - ficando sem combustível na última volta. Para ver e guardar.

Nessa quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, contando o número 9 da lista dos Dez Erros Mais Constrangedores da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Fernando Alonso e sua Renault - http://www.f1brasil-blog.blogspot.com/
Fernando Alonso - http://www.f1-facts.com/
Lewis Hamilton - http://www.blogf1.co.uk/

9 comentários:

Anônimo disse...

concordo com você, essas estórias de Alonso na Renault e Mercedes comprando Mclaren são muito mentiras. Sobre a irregularidade no caso da Renault, não sei o que falar. Temos que esperar para ver qual é o erro. E muito obrigado pelo vídeo! Não tinha visto ainda, valeu!

Anônimo disse...

cara, como achou esse vídeo da IRL?? Procurei o dia inteiro e não achei... brigadão, blog!

Anônimo disse...

Gustavo,

Já q estão especulando absurdamente, tb vou entrar na onda.
Se o Alonso for mesmo pra Renault, o Hamilton deve romper amigavelmente seu contrato visto q a Maclarem ficará "p da vida" com o Alonso pela traição e o liberará. Sendo assim o inglês correrá o restante da temporada por outra equipe, provavelmente a Ferrari (já q disseram q a mesma andou aliciando-o). Sendo campeã de construtores e pilotos, realizando o desejo de ter a revelação Hamilton em sua equipe.
Delírios a parte, tudo pode acontecer neste cenário atual, não acha?

Unknown disse...

Ron Dennis já vinha se preparando para a aposentadoria há alguns anos. Eu acredito que se a temporada tivesse corrido tranqüila ele poderia deixar o comando da equipe ao fim do ano. Com um título de Lewis, nem se fala. O problema é que seu sucessor direto, o escolhido e preparado para ocupar seu lugar é Martin Whitmarsh, e os indícios são de que ele está mais afundado na m* que Dennis...

Carlos Garcia disse...

Nâo é tão viagem assim não... seria o golpe de mestre de Fernando Alonso, principalmente se ele conseguisse que Lewis Hamilton perdesse sua Superlicença...

E se isso acontecer, saibamos que ele a recuperaria em breve!!!

Net Esportes disse...

Se isso acontecer vai ser uma palhaçada com o Hamilton, fala sério...............

que chegada essa da IRL !!!!!!!! demais !!!!!!!!!

Anônimo disse...

muito bom o vídeo. obrigado, tinha procurado pela internet mas não tinha achado ainda.

Formula1Lionel disse...

Parabens pelo blog ATÉ QUE ENFIM achei um cara que ENTENDE DE FORMULA`1...CONCORDO PLENAMENTE ...acho que ninguém deveria ser culpado ...EU VOCÊ e o JACK STWART E O FRANK WILLIANS pensam do mesmo jeito roupa suja se lava em casa a FIA ESTA TOTALMENTE ERRADA em encostar Ron Dennis na parede de ficar ameassando os pilotos...se não falar olha vou suspender suas carteiras... e não vai comer docinho depois do jantar e vai lavar as mãos antes do jantar ....NÀO PARECE COISA DE CRIANÇA ???????E o Pior que TODO MUNDO CAI NESSA sai briga de todo lado e como o Jack Stwart falou quem sai prejudicado é a propria formula1 os patrocinadores correm o povo se desentusiasma etc etc etc..Eu mesmo conheço um monte de falcatrua do Briatore...e da Ferrari......acho que vou dar um jeito de falar com Ron Dennis por que ja tou cheio de ver tanta papagaiada....TOMARA À DEUS QUE AMANHÀ A FIA NÀO FASSA TANTA BESTEIRA ...e PARABENS PELOS SEUS COMENTARIOS INTELIGENTES.....

Felipe Maciel disse...

Lista de dez noticias mais imbecis da temporada? então você vai ter que fazer um concurso para as notícias, porque a competição vai ser apertada as candidatas são muitas, mas muitas, mas muitas, mas muitas, mas muitas, mas muitas, mas muitas mesmo.

Nunca vi tanto boato besta quanto em 2007, é muita gente inventando bobagem pra falar, o Bild nem se fala, esse é um dos mais aficcionados por mentiras em todo o mundo. A gente vai procurar notícias de credibilidade e acaba juntando os pontinhos pra descobrir se é verdadeiro ou falso o que sai nos sites e jornais. Eu já nem sei o que significa jornalismo mais...