sábado, 15 de setembro de 2007

Na GP2, Lapierre vence e di Grassi se aproxima de Glock

O francês Nicolas Lapierre venceu a primeira bateria da rodada dupla da GP2 em Spa-Francorchamps, mas o homem mais feliz ao fim do dia era Lucas di Grassi (à esquerda). Com seu terceiro lugar, o brasileiro recuperou-se no campeonato e aproximou-se do líder, Timo Glock, que não passou de 17º após ter sofrido com problemas na largada.

Na segunda posição veio Luca Filippi, o terceiro colocado na tabela de pontos. Atrás de di Grassi, Javier Villa, Mike Conway, Andy Soucek, Karum Chandhok e Ho-Pin Tung completaram a zona de pontuação. Xandinho Negrão quebrou a duas voltas da bandeirada, quando era sexto, enquanto Bruno Senna abandonou ao sair da pista.

Como de costume, a largada da GP2 foi confusa e teve vários carros parados no grid com problemas eletrônicos. Dessa vez, entre as vítimas estavam Timo Glock (à direita) e Bruno Senna. Os dois conseguiram voltar, mas perderam muito tempo. Além deles, Andreas Zuber e Kazuki Nakajima também não conseguiram sair do lugar.

Lucas di Grassi deu seu típico salto na primeira curva, passando de quarto para segundo. Por muito pouco, o brasileiro não tomou a ponta de Nicolas Lapierre, que havia largado da pole. Outros que saíram bem foram Adam Carroll, de sétimo para terceiro, e Xandinho Negrão, da 11ª posição ao sexto posto.

Além de Timo Glock, mais um favorito teve problemas logo de início: Giorgio Pantano. O italiano - quarto colocado no campeonato - desistiu com uma quebra de embreagem na segunda volta. Na frente, Lucas di Grassi pressionava Nicolas Lapierre (à esquerda), à espera de um erro do francês.

A oportunidade veio pouco antes da parada de ambos. Lapierre entrou mal na nova chicane Bus Stop, perdendo tempo e velocidade na reta de largada. Di Grassi chegou a colocar de lado, mas não arriscou-se além da conta. O francês manteve a posição na pista e, mais tarde, depois que ambos visitaram os boxes ao mesmo tempo.

Enfrentando dificuldades com pneus pouco aquecidos, di Grassi perdeu posições para Luca Filippi (à direita) e Adam Carroll, descendo para a quarta posição. Sem chances de atacar, o brasileiro poupou o carro e esperou pelos acontecimentos. Então, a sete voltas do final, veio um lance de sorte.

Dando o máximo para encostar em Filippi, Carroll rodou na segunda perna da curva Pouhon, indo de encontro à barreira de proteção. Era o fim da corrida do irlandês. Com isso, Lucas di Grassi passava para terceiro. Logo depois, Bruno Senna - nessa altura, andando na rabeira do pelotão - cometeria um erro parecido.

O sobrinho de Ayrton saiu da pista no "s" de Fagnes e bateu com certa velocidade. A suspensão dianteira direita de seu carro ficou completamente destruída, num péssimo desfecho para uma bateria que se desenhava promissora. Na prova de domingo, Bruno (à esquerda) vai largar das últimas posições do grid.

Até a bandeirada, não houve mais trocas de posições entre os líderes. Nicolas Lapierre venceu com facilidade e Luca Filippi foi segundo pela terceira corrida consecutiva. Para Lucas di Grassi, foi seu sexto podium da temporada e a 14ª vez em que ele finalizou nos pontos. Um desempenho notável.

Timo Glock, ao menos, somou um ponto ao cravar a volta mais rápida da corrida. Agora, ele tem 79 pontos, contra 73 de Lucas di Grassi. A seguir, aparecem Luca Filippi, com 58, e Giorgio Pantano, que tem 49. Bruno Senna é o oitavo, com 34, e Xandinho Negrão vem na 18ª posição, somando 8 pontos.

Logo abaixo, a classificação da corrida de hoje da GP2:

1. Nicolas Lapierre/França/DAMS, 26 voltas em 53:01.942s
2. Luca Filippi/Itália/Super Nova, a 4.836s
3. Lucas Di Grassi/Brasil/ART, a 7.994s
4. Javier Villa/Espanha/Racing Engineering, a 8.782s
5. Mike Conway/Inglaterra/Super Nova, a 17.157s
6. Andy Soucek/Espanha/DPR, a 29.016s
7. Karum Chandhok/Índia/Durango, a 30.418s
8. Ho-Pin Tung/China/BCN, a 31.899s
9. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, a 42.753s
10. Sebastien Buemi/Suíça/ART, a 48.106s

A primeira fila da bateria de amanhã, com grid invertido, vai ser formada pelos imprevisíveis Ho-Pin Tung e Karum Chandhok. Lucas di Grassi sai em sexto, Timo Glock larga de 17º, Xandinho Negrão aparece em 19º e Bruno Senna é apenas o 24º. A largada está marcada para as 5 horas da matina, com transmissão ao vivo do Sportv.

Até o fim do dia, o Blog volta comentando as atividades de MotoGP e Fórmula Truck, além das principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo para o Lucas. Ele bem que merecia depois daquele azar incrível em Monza. Acho que ainda dá para ele buscar essa taça!

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

di grassi foi sensacional hoje. Teve um lance com o Lapierre, ele fez que ia passar e na hora viu que ia bater. Recolheu e ali, conseguiu chegar ao final. Não faz idiotices como o glock, de vez em quando. O di Grassi merece muito mas esse título !!

Anônimo disse...

importante essa vitória do lucas, se bem que eu fiquei sem vontade de comentar depois da notícia do mcrae..

Felipe Maciel disse...

Pena o Bruno... Mas mandou bem o Lucas, tomara que faça uma boa corrida amanhã tb

abs