domingo, 9 de setembro de 2007

Alonso vence a quarta e se aproxima de Hamilton no campeonato

O Grande Prêmio da Itália tinha tudo para terminar exatamente como começou. De fato, a ordem dos dois primeiros foi a mesma da classificação. Mesmo assim, a prova de Monza foi animada e superou bastante as expectativas daqueles - como o escriba do Blog - que esperavam uma corrida chata e sonolenta.

Fernando Alonso (à esquerda) venceu pela quarta vez no ano, tornando-se o maior ganhador da temporada. Entretanto, o líder do campeonato ainda é Lewis Hamilton, que foi segundo ao executar uma linda ultrapassagem sobre Kimi Raikkonen, nas voltas finais. O finlandês - meu palpite para a corrida - foi terceiro. Ele foi a única Ferrari que terminou o G.P, já que Felipe Massa abandonou ainda no início.

Para Fernando Alonso, o momento mais tendo do dia aconteceu na partida para a volta de apresentação. Sua McLaren deu um pulo, sem sair do lugar. Por um instante, pareceu que o motor havia morrido, mas tudo não passou de um susto. O bi-campeão retornou à ponta da fila indiana e alinhou seu carro na posição de pole position.

Na largada (à direita), o espanhol não teve dificuldades para manter a primeira posição. Atrás dele, Lewis Hamilton conseguiu segurar Felipe Massa na chicane inicial. Os dois ficaram lado a lado, chegando a se tocar. O inglês da McLaren cortou a curva, mas não precisou devolver a posição porque já estava na frente do brasileiro.

Enquanto isso, Kimi Raikkonen fez boa largada e superou a BMW de Nick Heidfeld. No final da primeira volta, a corrida tinha duas McLaren na ponta, seguidas pela dupla da Ferrari e os dois pilotos da BMW. Então, David Coulthard passou por detritos ou teve uma quebra no carro - pelas imagens, não ficou claro - saindo direto da pista na Curva Grande.

O escocês bateu forte, mas saiu ileso. Safety Car (à esquerda) na pista. Bom para os pilotos que planejavam parar apenas uma vez, como Kimi Raikkonen. O carro de segurança saiu do circuito na volta seis, e a corrida recomeçou. Três giros depois, a Ferrari aprontou-se nos boxes, sem maiores explicações.

Para surpresa geral, Felipe Massa entrou para fazer sua parada. Seria uma tática diferenciada da equipe italiana? Nada disso. Uma volta depois, o brasileiro encostava seu carro na garagem da escuderia vermelha. A causa: uma provável quebra de suspensão, decorrida do forte impacto com as zebras de Monza.

Dos líderes, o primeiro a visitar os boxes para uma parada programada foi Lewis Hamilton, na volta 17. Em seguida, Fernando Alonso, Nick Heidfeld e Robert Kubica fizeram o mesmo. Por fim, Kimi Raikkonen (à direita) tomou o caminho do pit lane no 24º giro, indicando que poderia estar fazendo apenas um pit stop.

A tática do finlandês era exatamente essa. Quando ficou claro que Raikkonen não voltaria aos boxes, a dupla da McLaren precisou se superar para abrir distância suficiente na pista. Fernando Alonso conseguiu, e manteve a liderança. Mas Lewis Hamilton voltou atrás do finlandês.

O líder do campeonato, porém, não poderia se dar ao luxo de perder esses dois pontos, importantíssimos na briga pelo título. Sem hesitar, Hamilton (à esquerda) foi para cima de Kimi. E, na volta 42, realizou a ultrapassagem da temporada.

No final da reta principal, o inglês colocou por dentro, quando ainda parecia estar longe de seu rival. Hamilton travou seu pneu dianteiro direito, deixou escorregar levemente o carro e tomou a linha preferencial. Raikkonen, que ficou apertado por fora, nada pôde fazer. A segunda posição era de Lewis

Não foi a única bela manobra da corrida. Nico Rosberg (à direita) executou, ainda na primeira metade da prova, uma difícil ultrapassagem sobre Jenson Button. Foi por fora, na segunda chicane, quando os dois disputavam o sétimo lugar.

Mais tarde, o alemão da Williams passaria à vítima, quando Robert Kubica conseguiu uma manobra espetacular para ganhar a quinta posição. O polonês havia perdido tempo numa parada desastrada da BMW mas recuperou-se ao ultrapassar Nico Rosberg. Também foi por fora, só que dessa vez na chicane inicial, quando faltavam oito voltas para a bandeirada.

As voltas finais foram tranqüilas para Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que mantiveram suas posições sem dificuldade. Atrás deles, Kimi Raikkonen sofria com o desgaste dos pneus e dores no pescoço, decorridas de seu acidente na manhã de sábado. Mesmo assim, o finlandês ainda cruzou em terceiro, com boa distância para Nick Heidfeld (à esquerda).

O alemão da BMW foi quarto lugar pela quinta vez no ano. Logo atrás dele, veio seu companheiro de equipe, Robert Kubica. Nico Rosberg, Heikki Kovalainen e Jenson Button - marcando o segundo ponto da Honda no ano - fecharam a zona de pontuação. Rubens Barrichello fez corrida razoável e terminou em décimo.

Apenas Felipe Massa e David Coulthard abandonaram a corrida. Onze pilotos completaram na volta do líder, e ninguém tomou mais de duas voltas, uma prova do equilíbrio da categoria. Como de costume, a corrida de Monza foi uma das mais rápidas da temporada, tanto em velocidade média quanto em tempo total.

Na tabela de pontos, Fernando Alonso aproximou-se ainda mais de Lewis Hamilton. A diferença entre eles é de apenas três pontos: 92 a 89. Por sua vez, a dupla da Ferrari vai ficando para trás. Kimi Raikkonen soma 74 e Felipe Massa tem 69. Nick Heidfeld é o "campeão do resto", com 52. Já Rubens Barrichello continua sem ponto.

Logo abaixo, a classificação final do Grande Prêmio da Itália.

1. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 53 voltas em 1h18:37.606s
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, a 6.062s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 27.325s
4. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 56.562s
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 1:00.558s
6. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 1:05.810s
7. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, a 1:06.751s
8. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 1:12.168s
9. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 1:15.876s
10. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 1:16.958s
11. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 1:17.736s
12. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, a 1 volta
13. Alex Wurz/Áustria/Williams, a 1 volta
14. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, a 1 volta
15. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, a 1 volta
16. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, a 1 volta
17. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, a 1 volta
18. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 1 volta
19. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, a 1 volta
20. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, a 1 volta
Abandonaram:
Felipe Massa/Brasil/Ferrari, Problema mecânico na volta 10
David Coulthard/Escócia/Red Bull, Acidente na volta 2

A seguir, as tabelas de pontuação:

Campeonato de Pilotos: HAMILTON, 92 pts; Alonso, 89; Raikkonen, 74; Massa, 69; Heidfeld, 52; Kubica, 33; Kovalainen, 21; Fisichella, 17; Wurz, 13; Rosberg, 12; Webber e Coulthard, 8; Trulli, 7; Schumacher, 5; Sato, 4; Button, 2; Vettel, 1; Barrichello, Speed, Davidson, Sutil, Albers, Liuzzi, Winkelhock e Yamamoto, 0.

Campeonato de Construtores: MCLAREN, 166 pts*; Ferrari, 143; BMW, 86; Renault, 38; Williams, 25; Red Bull, 16; Toyota, 12; Super Aguri, 4; Honda, 2; Toro Rosso e Spyker, 0.
*= A McLaren não marcou pontos para o Mundial de Construtores no G.P. da Hungria como punição da FIA pelas ações da equipe no treino de classificação desse G.P.

A próxima parada da Fórmula 1 é no histórico circuito de Spa-Francorchamps, no dia 16 de setembro. Antes disso, na quinta-feira, 13, o destino da McLaren no caso de espionagem que abalou a categoria é decidido na nova reunião do Conselho Mundial da FIA, em Paris, na sede da entidade.

Em instantes, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, comentando as atuações de pilotos e equipes, o nível da corrida e a situação do campeonato. Até já!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

6 comentários:

Anônimo disse...

belo texto. Para mim, o Lewis roubou a cena. Sensacional a ultrapassagem dele sobre o Kimmi!! A televisão fez o favor de perder, o Galvão se enrolou um pouco mas no replay deu para ver que foi muito legal. O Alonso ganhou, acho até que ele tem chances de título mas vou torcer pelo Massa até o final. Que desgraça o que aconteceu com ele! Maldita Ferrari sempre dando mole com os pilotos brasileiros.

Valeu!

Anônimo disse...

Fiquei bolado com a ultrapasagem do Hamilton sobre o Raikonen. Cara ele travou roda, colocou de lado.. foi bem lindo. A tempos que a gente não vai coisas assim na Fórmula-1.

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

vamos ver se a dupla da Mclaren vai manter os pontos na reunião da corte das apelações. Eu torço para que eles sejem punidos mas nao o suficiente para que eles fiquem foram da disputa pelo campeonato . Gostei do post ficou bem legal o resumo da corrida.!

Anônimo disse...

A corrida naum foi dakelas mto emocionantes, mas teve boas brigas (embora rápidas). A ultrapassagem do Hamilton foi pra mim a mais bonita desse ano.
Quanto ao Massa...é né...as Mclarens não quebram, não batem...

Anônimo disse...

a corrida também superou as minhas espectativas. Com a experiência que tenho de fórmula-1, achava que Monza não teria muitas ultrapassagens e disputas de posição também. Mas a corrida foi bem emocionante.

Felipe Maciel disse...

O Hamilton mostrou a genialidade que tem nessa ultrapassagem. Que manobra!

Abs