sábado, 15 de setembro de 2007

Colin McRae (1968-2007)

O mundo do Rally - já entristecido pelo anúncio recente da aposentadoria de Marcus Grönholm - sofreu outro duro golpe na tarde desse sábado. Colin McRae, campeão mundial em 1995, perdeu a vida num acidente de helicóptero ocorrido nas redondezas de Lamark, cidade natal do escocês.

Segundo as primeiras informações, McRae era quem estava pilotando a aeronave. De início, não havia a certeza de que ele estaria entre as vítimas. Mas, infelizmente, a confirmação veio do empresário do campeão, Jean-Eric Freudiger, ao jornal britânico The Telegraph.

Além de McRae, o desastre também causou a morte de seu filho Johnny, de apenas cinco anos. Aparentemente, mais um homem e outra criança não identificados ocupavam o helicóptero, pertencente ao campeão. Sua esposa, Alison, e a filha do casal, Hollie, não estavam na aeronave.

As circunstâncias exatas do acidente ainda não foram esclarecidas. Ao que parece, as condições climáticas eram apropriadas para vôo, com boa visibilidade e vento leve, apesar de céu nublado. Em seu pronunciamento ao The Telegraph, o empresário Jean-Eric Freudiger disse não acreditar na hipótese de falha humanda. Para ele, McRae era "um piloto muito seguro".

Por hora, precisamos esperar por mais informações. Colin McRae foi campeão mundial de Rally em 1995, com a Subaru, conquistando um total 25 vitórias na categoria entre 1993 e 2002. Ele abandonou o WRC há quatro anos, passando a dedicar-se a outras competições.

Disputou o Rally Dacar e também as 24 horas de Le Mans, sempre com destaque. Além disso, lançou a bem-sucedida série de videogames Colin McRae Rally. Figura muito popular no seu meio, sua morte representa uma trágica perda para o esporte.

Colin McRae tinha 39 anos de idade.

3 comentários:

Anônimo disse...

não acredito no que estou lendo. Vi pela primeira vez no blog do speeder e, como ele, fiquei com medo do pior. infelizmente, aconteceu. A wikipedia ainda nem confirmou a morte dele, mas acho que já está mais do que provada. Uma grande perda para o esporte, não só para o rally..

Anônimo disse...

McRae era, como você disse, uma figura muito popular e sua morte é uma lásmita gigantesca. Depois da espionagem, pensei que o esporte não me deixaria mais chateado pelo fim de semana. Me enganei. Espero só que as más notícias cessem por um tempo.

Anônimo disse...

não sou lá muito fã de rally, mas entendo a comoção com a morte do mcrae. ele foi mesmo um dos grandes do esporte.