sábado, 15 de setembro de 2007

Kimi Raikkonen é pole e Ferrari monopoliza primeira fila do Grande Prêmio da Bélgica

Contrariando as expectativas de muitos - incluindo a do escriba do Blog - a Ferrari reagiu e dominou o treino classificatório do Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Kimi Raikkonen cravou a pole position, com seu companheiro de equipe, Felipe Massa, apenas dezessete milésimos atrás.

Para a McLaren, restou a segunda fila. Fernando Alonso chegou perto, mas conseguiu apenas o terceiro lugar. Por outro lado, Lewis Hamilton foi uma certa decepção. O inglês não passou de um apático quarto após perder tempo atrás de Robert Kubica na sua última volta rápida.

O polonês da BMW, aliás, bateu seu parceiro Nick Heidfeld na disputa interna da equipe. Porém, Kubica teve um problema de motor no treino da manhã e, com a substituição do propulsor, vai perder dez posições no grid. Amanhã, ele sai de 15º.

Assim, Nico Rosberg sobe para quinto, sua melhor posição de largada do ano. Completando os dez primeiros, aparecem Nick Heidfeld, Mark Webber, Jarno Trulli, Heikki Kovalainen e Giancarlo Fisichella, nessa ordem. Por sua vez, Rubens Barrichello não passou de 18º, a 0.999s de Jenson Button, que foi o 13º.

Já no treino da manhã, a Ferrari mostrava que tinha um carta na manga. Raikkonen fez o primeiro tempo, seguido de Massa, Alonso e Hamilton. A ordem se manteria à tarde, mas muita coisa ainda aconteceria nesse meio tempo.

Para começar, Felipe Massa tomou um susto no início da classificação. Quando ela já estava em andamento, mecânicos da Ferrari retiraram, subitamente, a carenagem traseira do carro para fazer ajustes de última hora. Não ficou claro se era um problema ou um acerto, mas o fato é que Massa continuou rápido.

Ele foi o segundo na primeira parte do treino, perdendo apenas para Fernando Alonso, por dois milésimos. Kimi Raikkonen foi terceiro e Lewis Hamilton veio em quarto. Na seqüência, os de sempre: Kubica-Heidfeld-Rosberg-Kovalainen.

Os eliminados na primeiro degola foram Sebastian Vettel, Rubens Barrichello, Takuma Sato, Adrian Sutil, Anthony Davidson e Sakon Yamamoto. Notável, aliás, o equilíbrio da Fórmula 1. A diferença do primeiro àquele altura - Alonso - para Davidson, o 21º, foi de apenas 2.1s. E isso na pista mais longa do calendário.

No segundo período da classificação, Raikkonen deu mostras de sua força e fez o melhor tempo de todo o fim de semana: 1:45.070s. Dessa vez, foi Hamilton quem chegou mais perto, seguido de Massa e Alonso.

Os "nocauteados": Giancarlo Fisichella, Ralf Schumacher , David Coulthard, Jenson Button, Vitantonio Liuzzi e Alexander Wurz. Todos, à exceção do inglês, ameaçados de ficar de fora da Fórmula 1 no curto e médio prazos. Coincidência ou não?

A situação era completamente indefinida quando chegou a superpole. Após o período inicial de queima de combustível, Massa foi o primeiro a fazer uma volta rápida. Ele errou em La Source, Stavelot e na nova Bus Stop, não conseguindo um tempo competitivo. Raikkonen foi primeiro, com Hamilton em segundo.

Alonso rodou em Rivage e, por muito pouco, não jogou todo o seu trabalho para o espaço. Mas o santo do espanhol é forte. Ele conseguiu voltar à pista sem danos aparentes ao carro, embora tenha precisado fazer ajustes na asa dianteira no momento em que parou nos boxes. Os quatro protagonistas da temporada voltaram, então, para uma última tentativa.

Massa melhorou seu tempo anterior em um segundo e parecia o favorito à pole. Mas Raikkonen se superou e bateu o companheiro por uma diferença minúscula. Alonso ficou a menos de um décimo do finlandês, em terceiro, enquanto Hamilton não chegou perto de disputar a primeira posição.

Foi a terceira pole de Raikkonen no ano. Agora, ele está empatado com Alonso e Hamilton nesse quesito. O líder da estatística é Massa, com cinco. Logo abaixo, o grid de largada para o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:45.994s
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:46.011s
3. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:46.091s
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:46.406s
5. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:47.334s
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:47.409s
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:47.524s
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:47.798s
9. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:48.505s
10. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:46.603s
11. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:46.618s
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:46.800s
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:46.955s
14. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:47.115s
15. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:46.996s*
16. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:47.394s
17. Sebastian Vettel/Itália/Toro Rosso, 1:47.581s
18. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:47.954s
19. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:47.980s
20. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:48.044s
21. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:48.199s
22. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:49.577s
* = punido com a perde de dez posições no grid por ter trocado o motor

Se quiser vencer, Fernando Alonso precisa, no mínimo, superar Felipe Massa na largada. O espanhol foi rápido na classificação e poderia ter conseguido a pole não fosse sua escapada na curva Rivage. Ali, o bi-campeão perdeu um pouco do acerto do carro, algo que fez diferença no final. Lewis Hamilton, por outro aspecto, foi claramente o mais lento do "G4". Culpa do tráfego ou do inglês mesmo?

Outra pergunta importante: a Ferrari está mais leve? Acho que não. O que aconteceu foi que muita gente - eu, inclusive - errou a previsão. Agora, Kimi Raikkonen é o grande favorito para a vitória. Felipe Massa vai precisar quebrar um tabu - o de ainda não ter triunfado em corridas em que não largou da pole - para bater seu companheiro de equipe.

O sábado foi razoavelmente ruim para a BMW. Robert Kubica fez um bom trabalho na classificação, mas vai precisar trocar o motor. Saindo de 15º, o polonês ainda tem boas chances de pontuar, mas não deve passar de sétimo ou oitavo. Já Nick Heidfeld esteve mais lento que o normal. Provavelmente, o alemão larga pesado amanhã.

Os pilotos da Renault vão dividir a quinta fila e devem partir para uma parada apenas. A maior indicação dessa possibilidade é que Heikki Kovalainen ficou muito longe dos outros na superpole, sendo sete décimos mais lento que o piloto imediatamente à sua frente. O finlandês é a principal esperança da equipe, que não tem em Giancarlo Fisichella um piloto muito competitivo.

Dia ótimo e promissor para a Williams. Nico Rosberg foi quinto, seu melhor resultado em grids da temporada. O alemão faz um grande trabalho e, segundo especulações recentes, poderia até correr pela McLaren no ano que vem. Bem diferente é a posição de Alexander Wurz. Saindo de 16º, o austríaco não pode esperar muito da corrida de amanhã. Nem de sua carreira na Fórmula 1, aliás.

Mark Webber conseguiu uma ótima posição de largada e voltou a bater - pela 13ª vez em 14 corridas - seu companheiro David Coulthard. É inegável o talento do australiano para voltas lançadas. Se mantiver o bom ritmo amanhã, pontua. Para o escocês, resta esperar pelos acontecimentos.

A Toyota, que havia mostrado potencial na sexta, voltou ao seu patamar normal nesse sábado. Jarno Trulli, como de costume, chegou à superpole e bateu Ralf Schumacher, sem maiores dificuldades. A equipe japonesa só pontua se o italiano não cair de produção. Para o irmão de Michael, está difícil...

Em queda livre continua a Super Aguri, cujos pilotos dividem com a dupla da Spyker as últimas duas filas do grid. Pela primeira vez em sete corridas, Takuma Sato bateu Anthony Davidson. Mas o japonês não tem motivos para comemorar seu 19º lugar. Menos animado ainda está o inglês, que não passou de 21º.

Rubens Barrichello ainda não baixou ao nível do "quarteto maravilha" - Coulthard, Fisichella, Ralf e Wurz - mas precisa tomar cuidado para não chegar lá. Batido em quase um segundo por Jenson Button, o brasileiro teve um desempenho bem ruim. Culpa, em parte, do péssimo balanço da Honda. Mas se Button consegue um 13º no grid, por que Rubinho não?

O italiano Vitantonio Liuzzi reagiu após ter sido o último da sexta-feira e terminou a classificação em 14º lugar. Um ótimo resultado, para os padrões da Toro Rosso. O novato Sebastian Vettel, é preciso dizer, também fez um bom trabalho. Por pouco não passou da primeira parte do treino, fechando em 17º.

Por alguns instantes, Adrian Sutil chegou a ser o 12º no grid. Mas, como sempre, a Spyker vai ficando para trás à medida que seus rivais vão melhorando seus tempos. O modelo "B" da equipe laranja trouxe evolução, mas ainda não foi o bastante para competir em igualdade com o resto. A propósito: Sakon Yamamoto bateu pela manhã e foi 1.4s mais lento que qualquer outro piloto na classificação.

Amanhã, o Grande Prêmio da Bélgica tem largada marcada para as 9 horas da manhã, com transmissão da Rede Globo. Em instantes, o Blog volta comentando a corrida da GP2, as atividades de MotoGP e Fórmula Truck, além das últimas notícias do mundo da velocidade. Até já!

Crédito das fotos: http://www.f1-live.com/

7 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente alguém para cutucar o Barrichello!! Ele foi muito mal hoje, não sei porque os analistas não dizem isso. Sobre o resto, pouco a dizer. Depois da vergonha do julgamento, desejo tudo de mal ao Alonso. Vai dar Kimi ou Massa amanhã, tanto faz.

Anônimo disse...

Kimi Räikönnen está forte mas não sei se consegue manter o ritmo amanhã. Felipe Massa tem uma boa posição de grid, pode ser que ele consiga bater seu companheiro de equipe da Ferrari. Ao Alonso, como você disse, resta a largada. Vamos ver. Valeu!

Anônimo disse...

rubinho lamentável hoje, como aliás já disseram...

Anônimo disse...

Gostei da atuação dele hoje. Vamos ver amanhã.

Abraços

Felipe Maciel disse...

Ou Hamilton tá muito pesado ou tá marcando bobeira. E acho que ele não tá com essa gasolina toda não.

E você com suas apostas, brincadeira hein... Acho que se você lançasse sua aposta só na volta final de cada corrida, o líder ia quebrar sempre hehehe

Abrç

Anônimo disse...

Ainda acho que nem você que o Alonso leva amanhã. Acho que ele tá mais pesado. Mas sei lá, é só um palpite...

Abs,

Maurício

Net Esportes disse...

iiiiiiiii não deu pro Hamilton, agora complicou !!!!!!